ENSINO

Aula Magna marca o início do ano letivo no ITA

O evento contou com palestra de um profissional renomado que é ex-aluno do instituto
Publicada em: 05/03/2015 15:45
Imprimir
Fonte: DCTA

Os estudantes dFoto 3  S1 Lucaso Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), participaram nesta segunda-feira (02/03) de uma aula magna. A cerimônia marcou o início do ano letivo e contou com uma palestra ministrada pelo Professor Doutor Carlos Cesnik, ex-aluno do ITA e atual docente da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

O Professor Cesnik falou sobre diversos assuntos, como desafios tecnológicos, desenvolvimento de aeronaves no século XXI, diminuição do impacto ambiental, programas de pesquisas em países competitivos e a eficiência do transporte aéreo.

Segundo ele, o ITA vive um momento histórico de evolução estrutural e de extensão acadêmica que trará novas oportunidades aos alunos. "A mão de obra especializada é decorrente do contínuo investimento em educação, uma vez que é preciso desenvolver a mentalidade de pesquisador e a inovação, sendo esse o grande desafio nas áreas de pesquisa funFoto 4  S1 Lucasdamental e aplicada. Já atingimos um progresso enorme, mas muitos desafios virão pela frente e oportunidades ainda maiores de crescermos”, afirmou Cesnik.

Durante o evento foi realizada a entrega de prêmios aos alunos que se destacaram em suas atividades no ano de 2014 e foi assinada a primeira Cátedra Embraer no ITA, posição de destaque criada por meio da doação privada para uma instituição acadêmica com o objetivo de trazer nomes reconhecidos internacionalmente no campo aeronáutico a fim de desenvolver atividades na instituição.

Este ano o ITA recebeu cerca de 170 novos estudantes. De acordo com a caloura cearense de 20 anos, Talize Facó, ser aluna do instituto representa a concretização de um sonho. "Estudar aqui permite amadurecimento pessoal e engradecimento profissional, além de oferecer um leque de oportunidades futuras", afirmou.

A aula foi transmitida ao vivo e, a partir desta quinta-feira (05/03), poderá ser assistida no link: http://itv.netpoint.com.br/ita. O vídeo estará disponível por 30 dias.