NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Tem paixão por aviões? Conheça museus aeronáuticos espalhados pelo mundo


Alexandre Saconi | Publicada em 01/02/2021 04:00

Os fãs da aviação contam com um amplo leque de museus espalhados pelo mundo para poder conhecer o objeto de sua paixão. Em grande parte desses locais é possível conhecer não só a história e exemplares de aeronaves, mas, também, objetos aeroespaciais, como, até mesmo, um ônibus espacial.

O Nossa destaca diversos museus para que os apaixonados por aviões (e helicópteros também!) possam conhecer um pouco mais dessas máquinas. Alguns contam com exposições virtuais para quem não quiser esperar o fim da pandemia para visitar e aprender sobre a história da aviação.

Musal - Rio de Janeiro (Brasil)

Fundado em 1976 no Campo dos Afonsos, localizado na cidade do Rio de Janeiro, o Musal (Museu Aeroespacial) conta com uma área de mais de 15 mil m² e um acervo de 137 aeronaves, algumas datadas do início do século 20. No acervo do museu, é possível conhecer réplicas do 14-Bis e Demoiselle (de Santos Dummont), aviões de guerra, como o caça Mirage 2000, e civis, como o Boeing 737-200 - VC-96, que foi usado para o transporte presidencial.

Atualmente, o Musal está fechado, mas disponibiliza experiências virtuais, onde é possível conhecer salas do museu ou "embarcar" nos aviões Demoiselle e 14-Bis, em uma experiência 360°.

Museu Imperial de Guerra - Duxford (Inglaterra)

Localizado a cerca de 90 km de distância de Londres, o Museu Imperial de Guerra em Duxford contém um dos maiores acervos de aviões da Segunda Guerra Mundial. Alguns desses exemplares costumam voar com frequência no local até hoje.

Um desses modelos é o Spitfire, avião monomotor de caça inglês fabricado entre 1938 e 1948. O museu oferece uma experiência aos visitantes com uma volta em torno da aeronave por 20 minutos, mostrando sua história e detalhes. Depois, é possível passar 15 minutos dentro do caça, conhecendo todos os controles e equipamentos do cockpit.

Como está fechado temporariamente em decorrência da pandemia do novo coronavírus, é possível ter uma experiência virtual de observação de caças. Durante a guerra, um grupo de voluntários observava os céus da Grã-Bretanha em busca de aeronaves inimigas. Hoje, o museu permite reproduzir essa atividade de maneira virtual com um celular.

Museu Nacional do Ar e Espaço - Washington D.C (EUA)

O Museu Nacional do Ar e Espaço, nos EUA, possui duas unidades, localizadas em Washington - DC e em Chantilly (Virginia), e é um dos principais museus do mundo. Ali, é possível encontrar, além de aviões, outros temas relacionados à exploração espacial.

As duas unidades dividem um amplo acervo, e é recomendado consultar o site do museu para escolher qual exposição visitar. Entre os itens disponíveis para visitação estão um ônibus espacial e os modelos X-15 e SR-71, alguns dos aviões mais rápidos do mundo.

A distância entre um museu e outro é de cerca de 35 quilômetros, o que torna possível conhecer os dois em uma mesma viagem. Mesmo estando fechados durante a pandemia, é possível fazer uma visita virtual e conhecer a cabine de diversos aviões.

Museu Aeroespacial do Aeroporto de Paris - Le Bourget (França)

Ligado às Forças Armadas da França, o Museu Aeroespacial do Aeroporto de Paris - Le Bourget se destaca pelo seu tamanho e acervo, um dos maiores do mundo. Possui uma biblioteca online que permite conhecer e baixar milhares de imagens, vídeos e outras informações sobre a aviação.

Algumas das curiosidades encontradas no local são as peças restauradas do avião Lockheed Lightning P38 F5B, no qual o aviador escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro "O Pequeno Príncipe", desapareceu em 1944. O museu ainda conta com exemplares do avião de guerra Spitfire, o supersônico Concorde (avião de passageiros aposentado em 2003) e do Boeing 747.

O museu também conta com exposições online, visitas guiadas virtuais e a imersão em 360° nas cabines de diversas aeronaves, como o Boeing 747 e o próprio Concorde.

Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos - Dayton (Ohio)

Considerado o maior e mais antigo museu da aviação militar do mundo, o Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos dispõe de um acervo formado por mais de 350 veículos aeroespaciais e mísseis em exibição. Fica localizado na Base Aérea Wright-Patterson, próximo a Dayton, Ohio, nos EUA.

Entre os modelos históricos de seu acervo, há o polêmico B-29 Bockscar, que lançou a bomba atômica em Nagasaki (Japão), o russo MiG-15, os mais recentes B-52, F-22A Raptor, além do Reaper e do Global Hawk, aviões pilotados remotamente. No museu também está disponível o bombardeiro stealth B-2, o único exemplar aberto ao público para visitas no mundo.

O museu pode ser visitado virtualmente também.

Memorial Aeroespacial Brasileiro - São José dos Campos (São Paulo)

Um participante de honra dessa lista é o Memorial Aeroespacial Brasileiro, ligado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, da Aeronáutica. O local não tem a estrutura de um museu, mas possui uma área total de 75 mil m², tendo na sua área de exposição externa com oito aeronaves, um radar e oito maquetes de foguetes em tamanho natural.

Seu acervo busca manter viva a memória dos projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos no Brasil pela Aeronáutica. Ali, além do segundo protótipo do avião Bandeirante (que deu origem à Embraer) e do AT-26 Xavante (primeiro avião a jato produzido no país), é possível encontrar o primeiro protótipo da Urna Eletrônica e maquetes em tamanho natural de veículos espaciais nacionais.

Outros museus

Diversos museus aeroespaciais mundo afora também merecem ser conhecidos (presencialmente ou virtualmente). Entre eles, Nossa destaca:

Museu de Aviação da Ucrânia, em Kiev

Museu de Aviação e Espaço do Canadá, em Ottawa

Museu do Voo, em Seattle (EUA)

Museu da Aviação Naval, em São Pedro da Aldeia (Rio de Janeiro)

Museu da Força Aérea Central da Rússia, em Monino, na capital Moscou

Museu da EAA, em Oshkosh (Wisconsin, EUA)

Museu aeroespacial Pima, em Tucson, no Arizona (EUA)

Museu da Aviação Carolinas, em Charlotte, na Carolina do Norte (EUA)

Museu de Aeronáutica e Astronáutica, em Madrid (Espanha)

Museu do Voo da Delta, em Atlanta, na Geórgia (EUA)

PORTAL G1


Tocantins vai receber 18 pacientes com coronavírus transferidos do Amazona

Amazonenses serão transportados por avião da FAB e devem chegar em Palmas no fim da noite deste domingo (31). Pacientes ficarão internados em leitos clínicos do Hospital Estadual de Combate à Covid-19.

Publicada em 31/01/2021 18:27

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o Tocantins receberá 18 pacientes do estado do Amazonas que foram diagnosticados com coronavírus. Os amazonenses serão transferidos na noite deste domingo (31) em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os pacientes serão acompanhados por uma equipe médica durante a transferência. A aeronave que vai trazê-los deve pousar no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, entre 23hh15 e 23h30.

Os pacientes estão com sintomas leves e moderados. Eles serão internados em leitos clínicos do Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas. De acordo com a SES, a chegada destas pessoas não causará prejuízo ao atendimento da população tocantinense.

Segundo os dados do portal Integra Saúde, da SES, até às 17h30 deste domingo (31) a unidade tem 25 dos 60 leitos clínicos ocupados. A taxa é de 42% de ocupação no hospital.

A Secretaria de Saúde afirmou o Tocantins se disponibilizou a receber os pacientes e a estratégia faz parte de uma força-tarefa interestadual, com o apoio do Ministério da Saúde e Força Aérea Brasileira (FAB). A transferência de pacientes do Amazonas vem acontecendo devido ao colapso da rede de saúde do estado.

Covid no Tocantins

Neste domingo o Tocantins registrou 127 novos casos de coronavírus e mais seis mortes em decorrência da doença neste domingo (31). Conforme os dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estadual de Saúde (SES), o estado passou a somar 1.382 óbitos e 102.217 diagnósticos por Covid-19.

O estado tem 205 pessoas internadas com coronavírus. São 149 em leitos públicos e 56 em particulares. Entre as internações na rede pública, 67 estão em vagas clínicas e 82 em UTIs.

Pacientes de Manaus com Covid-19 chegam a SC para tratamento

Jato da Força Aérea chegou por volta das 2h30min da madrugada em Florianópolis com 11 pacientes. Oito pessoas foram levadas ao Hospital Nereu Ramos e três ao Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.

Da Redação | Publicada em 01/02/2021 11:48

Onze pacientes de Manaus desembarcaram neste domingo (31) em Santa Catarina para continuar o tratamento contra a Covid-19. Eles foram levados para duas unidades de saúde em Florianópolis após o governo catarinense oferecer leitos para amenizar o cenário de colapso vivido no Amazonas.

O jato da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu de Manaus às 20h15 e chegou por volta das 2h30 na Base Aérea. Oito pessoas foram levadas ao Hospital Nereu Ramos e três ao Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), sete pacientes são homens e quatro mulheres. Eles têm entre 33 e 55 anos e não precisam de tratamento intensivo no momento. Por isso, foram colocados em leitos de enfermaria.

Um protocolo de segurança para todos os profissionais foi feito pela SES. As medidas incluem testagem regular e visam reforçar a biossegurança de Santa Catarina durante o apoio.

Recepção

A chegada em Santa Catarina mobilizou cerca de 50 pessoas entre profissionais de saúde, bombeiros e policiais militares. Eles atuaram na recepção e transporte dos pacientes, bem como em equipes de retaguarda nos hospitais para iniciar o tratamento nas unidades de saúde.

No pátio da base da FAB, 11 ambulâncias de suporte básico e avançado estavam preparadas para fazer o transporte dos pacientes até os hospitais.

Covid-19 em SC

Santa Catarina ultrapassou 6,3 mil óbitos por coronavírus e chegou a 575.616 casos confirmados de Covid-19, com 6.325 mortes. Os números são do boletim do governo do estado divulgado na noite de sábado (30).

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública baixou para 73,87%. Na sexta, era de 75,1%. A região que mais preocupa é a área mais a Oeste do estado. Por lá, a ocupação é de 95,59%.

Mais de 340 pacientes são transferidos do Amazonas para tratamento em outros estados

Doentes foram levados para 13 estados e ao Distrito Federal. Na semana passada, ministro afirmou que até 1,5 mil pessoas serão transferidas.

Da Redação | Publicada em 31/01/2021 13:03

O número de pacientes do Amazonas transferidos para tratamento em outros estados chegou a 343 no sábado (30). Do número total de transferidos, 335 são pacientes com Covid-19 e oito em tratamento oncológico.

Dos doentes levados a outros locais, 96 já retornaram curados o estado, segundo informou a Secretaria da Saúde

A iniciativa de realocar pacientes do Amazonas em outros estados é uma das ações implementadas pelo Ministério da Saúde para desafogar o sistema local. O ministro Eduardo Pazuello informou que cerca de 1,5 mil pacientes podem ser transferidos. O número é seis vezes maior do que o objetivo inicial, que era transferir 235 pessoas.

Dos 343 pacientes transferidos do Amazonas, 48 foram para Goiás, 41 para o Rio Grande do Norte, 39 para o Maranhão, 36 para o Espírito Santo, 30 para Alagoas, 27 para Pernambuco, 23 para o Piauí, 23 para o Pará, 18 para Minas Gerais, 17 para o Paraná, 15 para o Distrito Federal, 15 para a Paraíba, oito para o Rio de Janeiro e três para o Acre.

Os voos partem da capital amazonense, Manaus, e dos municípios de Parintins e Tabatinga. São realizados pela Força Aérea Brasileira (FAB), em aeronaves com estrutura e equipamentos adequados para o transporte dos pacientes.

As oito pacientes oncológicas removidas de Manaus, todas com câncer de mama, foram recebidas para cirurgia no Hospital de Câncer 3, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro/RJ, na última sexta-feira (29). Mais voos para pacientes com outras enfermidades estão previstos para a próxima semana.

Paraná vai receber 36 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus, diz governo

Pacientes serão encaminhados para tratamento no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região de Curitiba. Voos chegam entre a noite deste domingo (31) e madrugada de segunda (1º).

Da Redação | Publicada em 31/01/2021 13:04

O Paraná vai receber 36 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus (AM), de acordo com o governo. Serão dois voos operados pela Força Aérea Brasileira (FAB), com 18 pacientes cada.

O desembarque será no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), entre a noite deste domingo (31) e madrugada de segunda-feira (1º).

Eles serão encaminhados para tratamento no Hospital do Rocio, em Campo Largo.

Conforme o governo, o Paraná se colocou à disposição para prestar assistência em saúde ao Amazonas - que enfrenta colapso no sistema de saúde, causado por recorde de internações por Covid-19 e falta de oxigênio.

Outras transferências para o estado

O Governo do Amazonas transferiu, na quinta-feira (28), 17 pacientes internados com o novo coronavírus para Curitiba.

No total, foram transferidos oito pacientes do sexo masculino e nove pacientes do sexo feminino. Eles são pacientes em estado moderado, com suporte de oxigênio. No mesmo voo, vieram dois médicos e quatro enfermeiros para dar suporte no atendimento.

Os pacientes estão internados no Hospital Vitória e no antigo Instituto de Medicina do Paraná.

Na terça-feira (26), o Hospital Vitória e a Santa Casa de Curitiba, somados, reservaram 30 leitos de enfermaria para receber pacientes de Rondônia com a Covid-19.

Os pacientes também foram transferidos para outras regiões do Brasil porque o sistema de saúde de Rondônia enfrenta alta taxa de ocupação em UTI.

Os transferidos estão com o estado de saúde estável. Dez profissionais de saúde acompanham os pacientes.

A Feas disse que o Hospital Vitória reservou 18 leitos de enfermaria. Na Santa Casa são 12 vagas. A ajuda humanitária foi oferecida pela Prefeitura de Curitiba.

 

PORTAL R7


Pacientes de Manaus com Covid-19 chegam a Florianópolis

Grupo foi trazido a Florianópolis para tratamento da Covid-19; eles chegaram às 2h25 em um jato da FAB (Força Aérea Brasileira) e são pacientes clínicos

Da Redação | Publicada em 31/01/2021 09:04

Um grupo de 11 pacientes de Manaus, capital do Amazonas, que está recebendo tratamento da Covid-19 desembarcou na madrugada deste domingo (31), em Florianópolis. Eles chegaram de madrugada, em um jato executivo da FAB (Força Aérea Brasileira), que pousou na Base Aérea de Florianópolis às 2h25.

Dos 11 pacientes, oito foram acolhidos no Hospital Nereu Ramos e três no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, o HU.

Governo de SC ofereceu ajuda aos pacientes de Manaus

O Governo do Estado não vai divulgar o nome dos pacientes de Manaus acolhidos no Estado. Disse, no entanto, que eles estão em tratamento clínico da Covid-19, ou seja, não são pacientes de UTI.

Manaus está com dificuldades no enfrentamento ao coronavírus, com hospitais superlotados e falta de insumos básicos. Foi lá, por exemplo, que faltou oxigênio para o tratamento de pacientes da Covid-19.

O Governo catarinense, então, se colocou à disposição para ajudar e, nesta madrugada, recebeu os primeiros pacientes da capital amazonense.

Em solo catarinense, cerca de 50 profissionais participaram da operação, que recebeu os pacientes de Manaus com Covid-19 e os levou para os dois hospitais da Capital.

Ainda não se sabe como será o retorno deles a Manaus, o que depende, claro, da recuperação de cada um.

Amazonenses em outros estados

A capital do Amazonas está recebendo ajuda de outras cidades brasileiras desde o dia 15 de janeiro. Além de Santa Catarina, os pacientes do Amazonas com a Covid-19 foram levados para outras 13 cidades brasileiras.

No último sábado (30), por exemplo, 14 pacientes infectados com o novo coronavírus foram transferidos para o Hospital Universitário de Natal, no Rio Grande do Norte.

Antes da chegada dos 11 pacientes em Florianópolis, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, 349 pacientes foram transferidos do Amazonas para outros estados. Agora, portanto, o total é de 360 pacientes.

Amazonas transferiu 360 pacientes com Covid-19 para 15 estados; Paraná recebeu 17 infectados

“Se não removermos 1.500 pessoas, vai continuar morrendo de 80 a 100 pessoas por dia porque não há UTIs e não se cria uma UTI do dia para noite”, disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

Da Redação | Publicada em 31/01/2021 10:35

Até a manhã deste domingo (31), 360 pacientes com Covid-19 foram transferidos do Amazonas para 15 estados do país por conta do colapso causado por superlotação e falta de oxigênio no sistema de saúde local. No deslocamento, 11 pessoas não resistiram à doença e morreram.

A última transferência aconteceu na madrugada de hoje, em Santa Catarina. Um grupo de 11 pacientes com Covid-19 de Manaus desembarcou em Florianópolis. Eles chegaram em um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles foram levados para hospitais da capital catarinense.

Transferências

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta sexta-feira (29) que a única solução para evitar mortes no Amazonas é a transferência de 1.500 pacientes das unidades de saúde amazonenses para hospitais de outros estados.

“Se não removermos 1.500 pessoas do atendimento especializado, vai continuar morrendo de 80 a 100 pessoas por dia porque não há UTIs e não se cria uma UTI do dia para noite. Aumentar leitos, trazer oxigênio, criar UTIs. Quantas? 20, 30? Eu tenho que remover 1.500 pacientes. Não vou montar 1.500 leitos de UTI nunca em Manaus”, justificou o ministro.

Na operação, que começou há duas semanas, o transporte tem sido realizado em aeronaves da FAB, adaptadas com equipamentos que garantem a estabilidade e segurança dos pacientes. Para viajar, todos os pacientes precisam apresentar quadro clínico favorável para suportar a viagem, até que sejam internados na unidade de saúde onde darão prosseguimento ao tratamento.

Até o momento, um total de 360 pacientes com Covid-19 foram transferidos para os estados do Piauí (23), Maranhão (39), Brasília (15), Paraíba (15), Rio Grande do Norte (55), Goiânia (48), Alagoas (30), Espírito Santo (36), Pará (23), Acre (3), Pernambuco (27), Minas Gerais (18) e Paraná (17) e Santa Catarina (11). Nesta segunda-feira (1º), o Rio Grande do Sul vai receber 18 pacientes com Covid-19 de Manaus.

Paraná

O Governo do Amazonas transferiu, na tarde de quinta-feira (28), 17 pacientes internados com Covid-19 para Curitiba. Os pacientes estão internados no Hospital Vitória e no antigo Instituto de Medicina do Paraná, em Curitiba.

Na última segunda-feira (25), o Paraná recebeu 13 pacientes com a Covid-19 transferidos de Rondônia. Deste grupo, 7 pessoas foram levadas para o Hospital Vitória, administrado pela Feas. As outras 6, para o Instituto de Medicina do Paraná, administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

Paraná vai receber 36 pacientes com Covid-19 de Manaus

Os pacientes de Manaus serão encaminhados para tratamento no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba

Da Redação | Publicada em 31/01/2021 13:57

O Paraná vai receber mais 36 pacientes com Covid-19, neste domingo (31), transferidos de Manaus, capital do Amazonas. Serão dois voos operados pela Força Aérea Brasileira, com 18 pacientes cada. O desembarque será no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, por volta das 20h30 e, depois, na madrugada de segunda-feira (1º), às 01h30.

O Governo do Paraná se colocou à disposição para prestar assistência em saúde aos pacientes de Manaus, que passa por dificuldades no enfrentamento ao coronavírus. Eles serão encaminhados para tratamento no Hospital do Rocio, em Campo Largo. O primeiro voo deverá sair da Capital do Amazonas às 15h e o segundo às 20h.

Caos em Manaus

Até a manhã deste domingo (31), 360 pacientes com Covid-19 foram transferidos do Amazonas para 15 estados do país por conta do colapso causado por superlotação e falta de oxigênio no sistema de saúde local. No deslocamento, 11 pessoas não resistiram à doença e morreram.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta sexta-feira (29) que a única solução para evitar mortes no Amazonas é a transferência de 1.500 pacientes das unidades de saúde amazonenses para hospitais de outros estados.

“Se não removermos 1.500 pessoas do atendimento especializado, vai continuar morrendo de 80 a 100 pessoas por dia porque não há UTIs e não se cria uma UTI do dia para noite. Aumentar leitos, trazer oxigênio, criar UTIs. Quantas? 20, 30? Eu tenho que remover 1.500 pacientes. Não vou montar 1.500 leitos de UTI nunca em Manaus”, justificou o ministro.

Na operação, que começou há duas semanas, o transporte tem sido realizado em aeronaves da FAB, adaptadas com equipamentos que garantem a estabilidade e segurança dos pacientes. Para viajar,todos os pacientes precisam apresentar quadro clínico favorável para suportar a viagem, até que sejam internados na unidade de saúde onde darão prosseguimento ao tratamento.

Até o momento, um total de 360 pacientes com Covid-19 foram transferidos para os estados do Piauí (23), Maranhão (39), Brasília (15), Paraíba (15), Rio Grande do Norte (55), Goiânia (48), Alagoas (30), Espírito Santo (36), Pará (23), Acre (3), Pernambuco (27), Minas Gerais (18) e Paraná (17) e Santa Catarina (11). Nesta segunda-feira (1º), o Rio Grande do Sul vai receber 18 pacientes com Covid-19 de Manaus.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Santa Catarina recebe pacientes transportados pelas Forças Armadas


Da Redação | Publicada em 31/01/2021 18:54

Na começo da madrugada deste domingo (31), aeronave C-99 da Aeronáutica pousou na Base Aérea de Florianópolis (SC). A bordo, 11 pacientes com Covid-19 transferidos de Manuas (Amazonas). No pátio da Base, cerca de 50 pessoas, entre militares, bombeiros e profissionais de saúde, e 11 ambulâncias estavam prontos para o transporte dos doentes até unidades de saúde da capital catarinense.

Ainda neste domingo, aeronave SC-105 levou seis pacientes, de Manaus para o Rio de Janeiro. Outras aeronaves prestam apoio à vacinação indígena, com o transporte de imunizantes para localidades de difícil acesso no médio Solimões e afluentes, e no médio Purus. Equipes de saúde e vacinas também são transportadas pela FAB até comunidades indígenas Yanomamis. Em outra frente, o município de Parantins, no Amazonas, é abastecido com tanques e cilindros de oxigênio.

As atividades recentes somam-se às inúmeras outras de apoio logístico desenvolvidas sete dias por semana, sem interrupção, pelas Forças Armadas. Desde a deflagração da Operação Covid-19, em março do ano passado, são empregados meios e pessoal, para mitigar os efeitos da pandemia.

PORTAL AEROIN


Em meio à Covid, pacientes com câncer são retirados de Manaus em voo da FAB


Carlos Ferreira | Publicada em 31/01/2021 17:00

Um C-97 Brasília da Força Aérea Brasileira (FAB), pertencente ao Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA), cumpriu, nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, missão de apoio à Operação COVID-19.

O intuído foi realizar a remoção de oito pacientes em tratamento oncológico, e seus acompanhantes, para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a fim de disponibilizar vagas na rede pública de saúde de Manaus (AM) para atendimento de pacientes com o novo Coronavírus.

O FAB 2015 decolou da Ala 8, em Manaus (AM), às 11 horas (horário de Brasília), com destino à Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), onde pousou às 18 horas. Um dos pilotos da aeronave, Tenente Aviador Rafael Félix Raposo da Costa Pereira, comentou sobre o cumprimento da missão. “Muito gratificante auxiliar na transferência desses pacientes de modo a colaborar com a rede pública de saúde de Manaus no enfrentamento da pandemia”, completou o Oficial.

Operação COVID-19

As Forças Armadas estão, desde o início da Operação COVID-19, dedicando seus esforços no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. O Comando da Aeronáutica emprega seu efetivo e suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira.

PORTAL AEROFLAP


FAB já ultrapassa as 915 horas de voo em apoio ao Amazonas


André Magalhães | Publicada em 31/01/2021 19:04

Entre os dias 08 e 29 de janeiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou mais de 915 horas de voo, transportou 968 toneladas de carga e transferiu 349 pacientes no âmbito da Operação COVID-19 em apoio ao Estado do Amazonas, que sofre com o colapso do seu sistema de saúde desde o início do mês. 

Ontem (30), um KC-390 Millennium transportou usinas de geração de oxigênio para Manaus. Na sexta-feira (29), pacientes oncológicos foram transportados de Manaus para o Rio de Janeiro através de um C-97 Brasília e um C-98 Caravan transportou 226 doses da vacina contra o COVID-19 de Boa Vista (RR) para Uiramutã (RR).

Na segunda e terça-feira, a FAB realizou a transferência de pacientes com COVID-19 de Porto Velho (RO) para Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), empregando aeronaves C-105 Amazonas na ação.

A Força Aérea foi acionada pelo Ministério da Defesa no dia 08 de janeiro, e desde então segue transportando pacientes, oxigênio, material logístico e hospitalar e módulos de hospital de campanha para a capital manauara. No início da pandemia, em 2020, a FAB já havia sido acionada para auxiliar o Estado do Amazonas. 

Além disso, a FAB também realiza a distribuição das vacinas contra o novo coronavírus, transporte realizado também por companhias aéreas civis. 

Estão sendo empregados aviões C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-99, C-105 Amazonas, C-130 Hércules e KC-390 Millennium dos esquadrões Cobra, Condor, Arara, Onça, Gordo e Zeus, além da participação das diversas organizações militares do Exército, Marinha e da própria FAB. 

A-29 Super Tucano: A aposta em um caça leve que deu certo


André Magalhães | Publicada em 31/01/2021 15:31

Sem dúvidas o A-29 Super Tucano é uma das aeronaves de maior destaque na categoria caça-leve.

A Embraer iniciou o projeto desta aeronave em ainda nos anos 90 e na época o A-29 (ou EMB-314) que hoje conhecemos se chamava ALX Super Tucano, um Tucano modificado, mais robusto, e agora preparado para missões de combate.

O primeiro voo do exemplar foi em 2 de junho de 1999 e os devidos testes para a certificação aconteceram.

A FAB, a maior interessada no projeto, recebeu suas primeiras unidades em 2004, ao todo foram encomendadas 99 aeronaves, sendo que 49 seriam A-29A (monoposto) e 50 A-29B (biposto).

A introdução desta aeronave na Força Aérea Brasileira foi uma estratégia da aeronáutica aliada a sua reformulação, com uma aeronave de ataque leve a força aérea poderia ter uma maior patrulhamento de fronteiras, missões de ataque específicos e treinamento de pilotos.

Não é à toa que hoje o A-29 tem mercado não apenas aqui no Brasil, mas também em várias nações do globo. Por exemplo, as linhas de montagem no Brasil e nos EUA, pela empresa Sierra Aviation.

A aeronave de combate leve

Muitas aplicações podem ser feitas com o A-29, mas de fato a aeronave é um caça-leve, o que faz com que ele seja empregada em missões de policiamento aéreo, interceptação de aeronaves de baixa velocidade, ataque ar-superfície, entre outras atividades.

O custo benefício da aeronave é um dos fatores positivos, bem como a barata manutenção da aeronave em comparação a outros aviões.

Outra característica positiva da aeronave é a capacidade de operações em pistas não preparadas, como por exemplo, em ambientes desérticos e arenosos. Ou mesmo sua operação em ambientes com alta umidade, como é o caso da Amazônia.

A aviônica do Super Tucano é outra vantagem da aeronave pois possibilita ao piloto estra incluso na modernidade da aviação atual, além claro de proporcionar facilidade no trabalho.

O emprego em missões diurnas e noturnas com a essa aeronave também é um destaque, tais ações são possíveis graças ao sistema EO/IR que coleta imagens para um ataque de alta precisão.

A capacidade multimissão do A-29 permite que aeronave também seja empregada em missões de treinamento avançado, um exemplo disso é o uso das aeronave pelo Esquadrão Joker, que faz a formação dos pilotos de caça da FAB.

A potência da aeronave, velocidade, poder de fogo e manobrabilidade são aspectos que favorecem tais operações.

Aqui no Brasil os A-29 Super Tucanos são usados pela Esquadrilha da Fumaça, o time de demonstração da FAB usada a aeronave desde 2015 e com ela o time pode incorporar novas manobras no display, como o chumbóide e o lancevak.

Contudo, vale reforçar que o propósito principal do A-29 são as missões de ataque leve, vigilância, patrulhamento, treinamento avançado, e apoio aéreo. No entanto, nada impede que o Super Tucano seja usado para manobras, mas algumas adaptações foram necessárias.

Super Tucano em zona de combate

O Super Tucano já tem ações de combate registrados em seu histórico, é o caso do uso das aeronaves no Afeganistão pela força aérea afegã.

No mês de agosto do ano passado aconteceu a Operação Tápio na ALA-5, em Campo Grande/MS. Nesta grande operação em conjunto entre as aeronaves da FAB, o A-29 teve um papel de destaque, veja o que este aviador da FAB explicou sobre o emprego e as capacidades do Super Tucano.

Até o momento, o Super Tucano foi selecionado por 15 forças aéreas em todo o mundo e mais recentemente pelas Filipinas.

PORTAL IG - ÚLTIMO SEGUNDO


FAB transporta vacinas para o extremo norte do país


Calebe Murilo | Publicada em 31/01/2021 15:40

A Força Aérea Brasileira realizou na última sexta-feira, 29, o transporte de 226 doses da vacina contra o novo Coronavírus para a cidade de Uiramutã. Conforme o Ministério da Saúde, os imunizantes são destinados para pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.

Com isso, a FAB empregou uma aeronave C-98A Caravan, pertencente à Ala 7, em Boa Vista (RR), em apoio a Operação “COVID-19”. O município em questão, é localizado ao extremo norte do estado de Roraima e abriga grandes reservas indígenas.

O FAB 2721 decolou no último dia 29, da Ala 7, às 10h05, com destino ao município de Uiramutã, que faz fronteira com a Guiana e a Venezuela, transportando 70 doses de vacinas. E, na última segunda-feira, dia 25 de janeiro, realizou o transporte de mais 156 doses.

Um dos pilotos da aeronave, Tenente Aviador Renato Valim Klink, demonstrou sua alegria ao cumprir a missão. “Tive a feliz oportunidade de realizar o transporte das vacinas. Neste momento tão delicado que passamos, levar as vacinas é o início da superação de todas as dificuldades que vivemos desde o ano passado”, garante o Oficial.