NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


ITA tem calouro superdotado de apenas 15 anos

Bernardo Dias, de São José dos Campos, é o estudante mais jovem do Instituto e conta um pouco de como é ingressar em um curso superior tão jovem

érica Caetano | Publicada em 30/04/2019 10:30

A aprovação no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é um dos maiores feitos que um estudante pode alcançar no Brasil. A complexidade do processo seletivo exige anos de preparação e cursinho, o que torna difícil a aprovação no ano de conclusão do ensino médio. Difícil, mas não impossível. Bernardo Dias, de São José dos Campos, conseguiu este feito e com apenas 15 anos.

O estudante paulista é o mais novo entre os calouros do ITA. Considerado superdotado, ou seja, com o QI (Quociente de Inteligência) acima da média, Bernardo passou por um processo de avanço de séries no 1º e no 4º ano do Ensino Fundamental, fazendo com que ele concluísse o ensino médio dois anos mais cedo do que a média nacional.

Bernardo fez as provas do ITA duas vezes. A primeira vez em 2017, como treineiro, e um ano depois, em 2018, como candidato, quando conquistou a aprovação. “Eu gritei muito quando disseram que tinha passado, estava até tremendo por receber a ligação”, conta o jovem.

Já com cerca de dois meses de aula, Bernardo conta como está sendo sua rotina no ITA e do seu sonho de se formar em Engenharia Aeronáutica.

A recepção

No ITA não há uma idade mínima para o ingresso, mas Bernardo é o único com 15 anos entre todos os alunos. A idade máxima de entrada aceita pelo Instituto é 23 anos e, geralmente, os estudantes ingressam entre 19 e 21 anos. 

Apesar da pouca idade, Bernardo acredita que não esteja tendo um tratamento diferente que dos demais calouros. “Fui bem recebido como todos os calouros, ninguém me tratou diferente pela minha idade”, conta o jovem. 

Rotina no ITA

Bernardo revela que entrar numa instituição militar acabou somando novas responsabilidades que antes ele não tinha. E mesmo sendo uma experiência nova, está sendo tudo tranquilo, apesar da intensa rotina de estudos.

A preparação para o vestibular do ITA foi bem puxada, com poucos momentos livres. Agora, ele afirma ter um tempo livre maior para aproveitar e se dedicar a outras atividades, que na época de preparação para o vestibular não era possível.

“Muita coisa eu tive que cortar de lazer da minha rotina para conseguir entrar no ITA. Confesso que o tempo e o espaço para eles eram bem restritos”. (Bernardo Dias)

Bernardo também comenta estar gostando desta nova fase, já que conseguiu se adaptar bem ao ITA. Além das aulas de Engenharia, a instituição também oferece espaços para ele desenvolver habilidades como liderança, oratória e trabalho em equipe.

Sobre o curso, ele afirma que não criou muita expectativa sobre a graduação: “Eu sabia das dificuldades acadêmicas, mas percebi que com um estudo forte é possível superá-las assim como o meu esforço para estar aqui hoje”, reforça.

Qual Engenharia seguir? 

Bernardo está gostando e bem animado com essa nova fase em que está vivendo. Ele afirma que não pretende seguir carreira militar, apesar de ter explicado que no 1º ano de curso todos os calouros são considerados militares.

Sobre o curso de Engenharia Aeronáutica, ele ainda tem 1 ano e seis meses para decidir se realmente pretende seguir a carreira. Está empolgado com o início do curso e vislumbra possibilidades para o seu futuro, como estudar ou trabalhar no exterior envolvido com algo ligado à educação.

O curso de Engenharia Aeronáutica do ITA forma engenheiros aptos a projetar e construir aeronaves. O aluno estuda disciplinas que envolvem o estudo de aerodinâmica, estruturas, motores e turbinas, além de mecânica do voo. Também desenvolvem projetos para esta área. O aluno precisa gostar muito de ciências exatas, de aviões, helicópteros e foguetes. A graduação no ITA é considerada uma dos melhores do país.

Depois de formado, há grandes chances do profissional ingressar nas indústrias do setor aeroespacial e de defesa, como fábricas de aviões e helicópteros. Institutos de pesquisa aeroespacial, empresas de transporte aéreo - tanto de passageiros quanto de cargas -, empresas de manutenção de aeronaves, fabricantes de peças aeronáuticas, empresa de consultoria e até a Força Aérea Brasileira estão entre as opções de oportunidade de trabalho do Engenheiro Aeronáutico.

 

REDE TV


É Notícia com Ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva

É Notícia recebeu o Ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva.

Publicada em 01/05/2019 05:00

É Notícia é um programa semanal de entrevistas com personalidades que são destaque em suas áreas de atuação.

AGÊNCIA CÂMARA


Proposta assegura aos militares o direito de livre manifestação do pensamento


Ralph Machado | Publicada em 30/04/2019 12:57

O Projeto de Lei 1015/19 assegura aos militares o direito de livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. O texto acrescenta dispositivo ao Código Penal Militar (Decreto-Lei 1.001/69). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O autor, deputado Capitão Augusto (PR-SP), afirmou que a alteração é necessária para ajudar as normas militares à Constituição de 1988, que considera a liberdade de expressão como direito fundamental do cidadão.

“Está comprovado que todos os militares e civis podem buscar, receber e difundir informações e ideias, não podendo o Estado ou instituições proibir ou cercear esse direito sob o pretexto de ‘segurança nacional’ ou ‘hierarquia e disciplina’, visto que a liberdade de expressão é fundamento de um Estado Democrático de Direito”, afirmou Capitão Augusto.

Conforme o texto, o militar em atividade estará sujeito aos regulamentos disciplinares e ao Código Penal Militar quando praticar excessos, garantido ao ofendido o direito de representação nos crimes contra a honra. A mesma regra valerá para o militar da reserva remunerada e o reformado quando incorporados ao serviço ativo ou quando praticarem atos em áreas sob administração militar e contra instituição militar.

Já os militares nos cargos de direção ou representação de associação ou de clubes, quanto à manifestação do pensamento, não estão sujeitos aos regulamentos disciplinares e ao Código Penal Militar. Eles deverão responder, nos termos da legislação, pelos excessos que praticarem.

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

PORTAL TERRA


Maduro reaparece e diz que continua a contar com apoio dos militares


Publicada em 30/04/2019 23:59 | Atualizado em 01/05/2019 06:20

Após 15 horas sem fazer aparições em público, líder venezuelano fez pronunciamento na TV rodeado de membros das Forças Armadas e afirmou que levante convocado pela oposição foi derrotado.O líder venezuelano Nicolás Maduro rompeu o silêncio que manteve ao longo do dia com um pronunciamento na televisão do país na noite desta terça-feira (30/04). Foi a primeira aparição pública de Maduro após a oposição convocar um levante popular e militar para derrubar o regime chavista.

Em seu pronunciamento, Maduro classificou o levante, que foi convocado no início da manhã pelo oposicionista Juan Guaidó, de uma "escaramuça golpista que foi derrotada". Maduro também disse que o regime continua contando com o apoio dos comandos militares.

Mais cedo, Guaidó, o líder da Assembleia Nacional que foi reconhecido como presidente interino da Venezuela por cerca de 50 países, garantiu que os militares haviam se voltado contra o governo e aderido ao levante, que marcou uma nova escalada da crise política que atinge o país.

"Eles [a oposição] fracassaram em sua convocação, porque o povo da Venezuela - com exceção de uma minoria - quer paz", disse Maduro. "Nunca nos renderemos às forças imperialistas (...) Estamos enfrentando formas de violência, diversas modalidades de golpe de Estado por causa do esforço obsessivo de um grupo da ultradireita venezuelana e do imperialismo."

Maduro também lançou novos ataques aos Estados Unidos, à União Europeia e à Colômbia, que segundo ele, apoiaram o levante. "Com que cara os governos da Europa vão ficar após esse apoio a uma intentona golpista da ultradireita venezuelana?"

O líder também afirmou que envolvidos no levante estão sendo interrogados pelas forças de segurança do regime. Ele também disse que todos os "participantes devem se render". "Isso não vai ficar impune", afirmou.

Maduro ainda desmentiu que tivesse a intenção de deixar o poder e refugiar-se em Cuba, como afirmou mais cedo o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo. Sem mostrar provas que respaldassem suas afirmações, Pompeo afirmou ainda que Maduro só permaneceu na Venezuela após ser instado pelo governo da Rússia. "Que falta de seriedade", disse Maduro sobre a fala do secretário americano.

As imagens divulgadas pelo canal estatal VTV mostraram Maduro em uma sala do Palácio de Miraflores, em Caracas, ao lado de outros homens fortes do regime, como o presidente da Assembleia Constituinte, Diosdado Cabello, e o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, além de vários militares de alta patente.

Ao longo do dia, Maduro havia se limitado a escrever uma mensagem no Twitter, na qual disse que continuava a contar com o apoio dos comandos militares do país.

Enquanto Maduro permaneceu em silêncio, a Venezuela foi mais uma vez sacudida por protestos. A reação do regime foi dura. Forças de segurança atiraram balas de borracha e gás lacrimogênio em manifestantes. Imagens mostraram um tanque militar atropelando manifestantes em Caracas. Ao menos 69 pessoas ficaram feridas e um homem morreu.

Ao final do dia, a oposição parecia longe do objetivo anunciado pela manhã: a derrubada de Maduro. Conforme o governo reagia e os manifestantes iam sendo repelidos, ia ficando claro que a convocação de Guaidó ainda não foi suficiente para garantir a adesão das altas patentes militares que controlam as tropas do país.

Ao cair da noite, o movimento demonstrava sinais de enfraquecimento. Vinte e cinco militares de baixa patente que haviam decidido apoiar Guaidóprocuraram refúgio na embaixada do Brasil em Caracas. O líder oposicionista Leopoldo López, que preside o partido de Guaidó, seguiu o exemplo e foi inicialmente para a embaixada do Chile - depois procurou refúgio na sede da missão diplomática da Espanha.

Apesar de o levante não ter conseguido atingir o objetivo pretendido, Guaidó voltou a insistir na noite desta terça-feira que Maduro perdeu o "respeito das Forças Armadas" da Venezuela. "Hoje foi um dia histórico para a Venezuela, o início da fase definitiva da Operação Liberdade", disse.

"Maduro não tem apoio nem respeito das Forças Armadas, muito menos do povo da Venezuela, porque não protege ninguém, não oferece resultados, não oferece soluções", afirmou Guaidó em um vídeo divulgado nas suas redes sociais.

Ele também pediu que os venezuelanos continuem a manter a pressão contra o regime com novos protestos na quarta-feira. "Nós vamos continuar por toda a Venezuela, nós vamos estar nas ruas", disse Guaidó na noite de terça-feira.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL FOLHA GO - Forças de Segurança promovem campanha para reforçar o estoque do Banco de Sangue de Barra do Garças


Publicada em 30/04/2019 01:04

As forças de segurança de Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia lançaram nesta segunda-feira (29), uma campanha inédita para auxiliar a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Barra do Garças a reforçar o estoque disponível à população. 

Denominada “A Força no Sangue”, a campanha reúne a Aeronáutica (Força Aérea Brasileira), Exército, Polícias Militar e Civil de Mato Grosso e Goiás, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros e Sistema Penitenciário.


A iniciativa consiste na doação voluntária de sangue pelos integrantes das forças de segurança das três cidades e desta forma, evitar que o Banco de Sangue continue enfrentando dificuldades para repor o seu estoque diário. A meta é receber 10 voluntários diariamente.

Segundo a coordenadora da unidade, Nilvacy Rodrigues, a campanha lançada pela Aeronáutica com o apoio das demais instituições é de extrema importância diante da escassez do estoque.  “Nós estamos com muita procura e essa iniciativa vem cumprir essa necessidade”, destacou.

Idealizador da ideia, o comandante do Centro Integrado de Controle de Tráfego Aéreo de Barra do Garças (Aeronáutica), Capitão Cássio Volek observou que a meta é sensibilizar a população de Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia para a doação de sangue. “A partir de hoje todas as forças de segurança são parceiras do Banco de Sangue para a reposição diária do seu estoque. Todos estão unidos por essa causa”.

Para a secretária de Saúde de Barra do Garças, Clênia Monteiro, a mobilização das forças de segurança mostra o compromisso dessas instituições e reafirma o compromisso do Governo Roberto Farias com a saúde. “Doar sangue é um ato de amor e com essa manifestação das instituições, a escassez de sangue no Banco já foi cessada”. 

A campanha conta com o apoio das Câmaras de Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia que estiveram representadas pelos vereadores Garrincha dos Animais (Barra), Regina Célia (Aragarças) e Fabiana Corte (Pontal).

RONDONIA AO VIVO - PARCERIAS: Esquadrões Aéreos de RO participam de Exercício Operacional em Campo Grande

O treinamento acontecerá entre os meses de abril e maio na Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), e envolverá centenas de militares e diversos esquadrões aéreos de todo o Brasil

Publicada em 30/04/2019 10:05

Representando a aviação de caça (Esquadrão Grifo) e a aviação de asas rotativas (Esquadrão Poti), os Esquadrões Aéreos da Ala 6 participarão do Exercício Operacional Tápio 2019.

As atividades irão simular um cenário de guerra irregular e combate contra forças insurgentes ou paramilitares, cenários constantemente encontrados em missões da ONU.

O exercício operacional Tápio é resultado do processo de reestruturação que a Força Aérea Brasileira vem desenvolvendo desde 2015, com o objetivo de otimizar seu treinamento e atuação, trazendo maior operacionalidade e eficiência.