NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


FAB realiza Transporte Aéreo Logístico para a nova Estação na Antártica

Missão ocorreu entre os dias 26 e 28 de agosto. Foi o primeiro transporte realizado após a reinauguração da Estação

Agência Força Aérea | Publicada em 31/08/2020 08:50

Uma aeronave C-130 Hércules, operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) - Esquadrão Gordo, localizado no Rio de Janeiro (RJ), transportou, pela primeira vez após a reinauguração da Estação Antártica Comandante Ferraz, que fica na ilha Rei George, na Baía do Almirantado, cerca de duas toneladas de materiais.

A carga transportada era composta por alimentos, medicamentos e equipamentos que serão usados pelos integrantes da Estação que há cinco meses não recebia apoio logístico, devido ao cumprimento dos protocolos e métodos de biossegurança para enfrentamento ao novo Coronavírus. 

Para tanto, o Esquadrão Gordo foi engajado na Ação de Força Aérea de Transporte Aéreo Logístico com Ressuprimento Aéreo pelo método CDS (Container Delivery System), modelo de apoio prestado em épocas de inverno, quando a única forma de ressuprimento da Estação Brasileira é via lançamento de carga, devido ao congelamento da Baía do Almirantado.

Segundo o Comandante da aeronave, Major Aviador André Nicolazzi da Rocha, apesar das intempéries do local a missão foi cumprida conforme o previsto. "Realizamos o lançamento da carga em nove passagens e todo material foi entregue na Estação com precisão", explica o oficial.

O Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita as pesquisas científicas na região. Ao longo desses 37 anos, por meio do apoio aéreo, a FAB tem contribuído para viabilizar a presença do Brasil, uma vez que as características geográficas e o clima extremo dificultam o acesso ao continente.

Helicóptero da FAB mantém apoio no combate ao incêndio no Pantanal

H-60L Black Hawk apoia missões de Combate a Incêndio

Agência Força Aérea | Publicada em 31/08/2020 11:39

Uma aeronave H-60L Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB), operada pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, segue engajada na missão de Transporte Aéreo Logístico na Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa. A ação teve início em 27 de julho, no Mato Grosso do Sul (MS) e, desde o dia 5 de agosto, foi estendida para o Mato Grosso (MT).

O H-60L Black Hawk cumpriu, do dia 24 ao dia 29 de agosto, missões de Transporte Aéreo Logístico em apoio ao combate às chamas que atingem a região do Pantanal. A aeronave transportou na segunda-feira (24) e terça-feira (25) brigadistas do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul até a Ilha Camargo Correa e proximidades da Rodovia Transpantaneira, respectivamente, para combate ao fogo.

Já na quarta-feira (26), o voo foi de reconhecimento para monitorar as chamas. Na quinta-feira (27), o H-60L Black Hawk transportou equipamentos do município de Poconé (MT) para Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, em apoio à Marinha do Brasil. Na sexta-feira (28), brigadistas do Corpo de Bombeiros e profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram levados até o município de Santo Antônio de Leverger (MT) para combater os incêndios. No sábado (29), o helicóptero transladou os brigadistas até o porto da fazenda Santa Maria, no município de Poconé (MT).

O Sargento Leandro Pataro, especialista em Guarda e Segurança e tripulante da aeronave, relatou a atuação da equipe em ajudar no combate aos incêndios. “Muito gratificante poder ajudar bombeiros e militares do Brasil que estão empenhados em salvaguardar vidas e o patrimônio natural", disse.

Operação Pantanal

A Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa, conta com a atuação das Forças Armadas, empregando aeronaves no combate a incêndios e atuando em parceria com agências federais e estaduais, por conta das queimadas na região.

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da FAB responsável pelo emprego das aeronaves, realiza a coordenação junto ao Ministério da Defesa (MD), que atendeu à solicitação dos governos estaduais. Para cumprir a demanda, o MD estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário (MS). Também participam das ações helicópteros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

OUTRAS MÍDIAS


ARIQUEMES ONLINE - Indígenas recebem com gratidão profissionais de saúde das Forças Armadas

Na sexta-feira (28), a equipe de Saúde das Forças Armadas foi recebida pelos indígenas da Aldeia Boa Esperança com um ritual de dança terena

Fonte Gov.br Ministério Da Defesa | Publicada em 31/08/2020 09:57

Brasília (DF) – Na sexta-feira (28), a equipe de Saúde das Forças Armadas foi recebida pelos indígenas da Aldeia Boa Esperança com um ritual de dança terena. Essa foi a forma encontrada pelos seus integrantes de manifestar a alegria e a gratidão pelas ações desenvolvidas na Terra Indígena Pilad Rebuá, em Miranda, Mato Grosso do Sul.

Após a apresentação, o cacique da aldeia, Édno, fez questão de agradecer a presença das Forças Armadas na comunidade, para prestarem atendimentos de saúde especializados e, também, para ajudarem no enfrentamento à Covid-19.

A Sargento da Força Aérea Ana Paula Soares, da equipe de enfermagem do Hospital Central de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, recebeu um presente em nome dos integrantes da aldeia, como mais uma demonstração de afeto e de agradecimento.

“Foi uma surpresa emocionante. Não ganhei só um colar indígena, ganhei muito mais: me senti orgulhosa, acolhida, respeitada e valorizada. É minha primeira vez em uma missão desse cunho, com indígenas, e me sinto privilegiada por levar assistência e esperança a todos eles”, disse emocionada.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo Capitão do Exército Fabricio da Costa Guio, clínico geral, oriundo do Hospital de Guarnição de Natal, Rio Grande do Norte. “Fazemos a diferença na vida dessa população tão carente. É muito gratificante participar desse trabalho humanitário e, ainda, receber esse reconhecimento deles”, completou o oficial.

Na Aldeia Cachoeirinha, para onde também foi deslocada equipe militar de Saúde, a recepção, da mesma forma, foi a melhor possível, além de surpreendente. Logo na chegada dos militares à comunidade, um indígena entoou a canção do Exército Brasileiro na língua aruaque terena, como forma de dar as boas-vindas. “O acolhimento, o carinho e a integração demonstrados pelos povos indígenas aos profissionais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ratificam a credibilidade e a confiança nas Forças Armadas. Essa missão representa, para todos nós, a oportunidade de uma valorosa experiência profissional, além de estreitar os laços com a comunidade indígena no contexto do apoio de saúde prestado”, destacou o Coronel Luiz Alexandre Vieira da Costa, Comandante do 9° Batalhão de Engenharia de Combate, de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, que coordena a logística da Missão Miranda.

O Comandante também ressaltou o entusiasmo e a motivação da equipe de saúde e dos militares do Batalhão para o bom cumprimento da missão: “a enorme integração com todos os entes envolvidos é motivo de realização profissional, que fortalece a convicção na grandeza da missão do Exército Brasileiro e das Forças Armadas”, destacou. Ao final do dia de ações nas aldeias Cachoeirinha e Boa Esperança, foram contabilizados 642 atendimentos médicos e 900 procedimentos de enfermagem. Junto a essas comunidades indígenas, também foram realizados testes rápidos para Covid-19, coleta de exames preventivos, palestras sobre higiene pessoal e distribuição de medicamentos, entre outros.

Resultados
Até 28 de agosto, após quatro dias de operações, a iniciativa interministerial das Pastas da Defesa e da Saúde, sob a coordenação do Comando Conjunto Oeste, realizou 2.553 atendimentos para 1.391 pessoas nas aldeias de Miranda.

Nos dias 29 e 30 de agosto, os atendimentos prosseguirão nas aldeias de Miranda, sendo que, no dia 30, serão realizados atendimentos nas aldeias Bananal, Água Branca, Lagoinha e Ipegue, no Distrito de Taunay, em Aquidauana.

As equipes são compostas por clínicos gerais, ginecologista obstetra, infectologista, além de enfermeiros e técnicos em enfermagem. São 23 profissionais de Saúde, sendo oito do Exército, sete da Marinha e oito da Força Aérea (14 médicos e nove enfermeiros/técnicos de enfermagem), oriundos de Organizações Militares de todo o Brasil.

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

RUSSIA BEYOND - Documentário “Senta a Pua”, sobre Força Aérea brasileira na 2ª Guerra, será exibido na Rússia

Iniciativa faz parte das comemorações dos 75 anos da vitória sobre os nazistas.

Pável Rítsar | Publicada em 31/08/2020 16:00

O documentário brasileiro “Senta a Pua!” (1999), sobre a participação da Força Aérea brasileira na Segunda Guerra Mundial, será exibido pela primeira vez na Rússia.  O filme retrata a história do 1° Grupo de Aviação de Caça do Brasil e sua atuação no teatro de guerra, na Itália.

A iniciativa, promovida pela embaixada do Brasil, em cooperação com o Museu da Vitória em Moscou, faz parte das comemorações dos 75 anos da vitória sobre os nazistas. 

De acordo com os produtores do evento, o filme será exibido em dezenas de cidades russas até o fim do ano. A exibição de estreia ocorrerá em 4 de setembro, às 11 horas, no World Trade Center de Moscou, no âmbito do Festival Internacional “Dias do Cinema Histórico de Guerra”, que acontece de 2 a 6 de setembro.

ZONA MILITAR - Hércules C-130 de la FAB realiza primera misión de transporte a la Estación Antártica Comandante Ferraz


Publicada em 31/08/2020 15:28

Entre el 26 y 28 de agosto, una aeronave Hércules C-130 de la Fuerza Aérea Brasileña realizó la primera misión de transporte hacia la recientemente reinaugurada Estación Antártica Comandante Ferraz.

En total, fueron transportadas dos toneladas de materiales a la Isla Rey Jorge, en la Bahía del Almirantazgo. La estación recibió alimentos, medicamentos y equipos. Debido a la Pandemia COVID-19, y la implementación de nuevos protocolos de seguridad, desde hacia 5 meses que la Estación Comandante Ferraz no era reaprovisionada.

Debido a las condiciones meteorológicas, donde la pista de aterrizaje localizada en la Estación se encontraba congelada, la carga fue lanzada desde paracaídas por medio del sistema CDS (Container Delivery System). Brasil es uno de los países que han firmado el Tratado Antártico, estableciendo su presencia en el continente blanco a través de la investigación científica. Desde hace 37 años la Fuerza Aérea Brasileña viene apoyando las operaciones permitiendo que la presencia de Brasil en la Antártida sea factible.