NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Grupo das forças armadas vai realizar descontaminação do Hospital Santo Antônio

Descontaminação biológica está marcada para os dias 4, 5 e 6 de maio. Hospital Santo Antônio precisou transferir seus pacientes recentemente por causa do alto número de casos de Covid-19

Da Redação | Publicada em 01/05/2020 17:26

O Comando Conjunto Bahia, formado por Exército, Marinha e Aeronáutica, vai realizar a descontaminação biológica do Hospital Santo Antônio, administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce, nos dias 4, 5 e 6 de maio.

A ação visa ajudar as autoridades em saúde pública a frear o avanço do coronavírus.

Depois que 64 profissionais de saúde e 30 pacientes foram confirmados com coronavírus, o Hospital Santo Antônio precisou transferir 200 pacientes.

Os pacientes começaram a ser transferidos de volta na última segunda-feira (27), após a unidade passar por uma limpeza para evitar o contágio e ganhar uma câmara de descontaminação de profissionais de saúde.

Dois profissionais do Hospital Santo Antônio morreram por causa da Covid-19: os técnicos de enfermagem Rosana do Santos Cerqueira e Antônio César Ferreira Pitta de Jesus.

Forças armadas devem atuar na próxima semana no sul da BA: Vamos distribuir panfletos e rodar com carros, diz secretário

De acordo com Fábio Villas Boas, secretário de saúde, o trabalho das forças armadas nas cidades de Ilhéus e Itabuna será educativo em combate ao coronavírus.

Da Redação | Publicada em 01/05/2020 14:41

As forças armadas devem começar a auxiliar no combate ao coronavírus no sul da Bahia a partir da próxima semana. O governador Rui Costa havia solicitado o apoio na quinta-feira (30).

De acordo com o secretário de saúde do estado, Fábio Villas Boas, forças do exército, marinha e aeronáutica serão deslocadas para Ilhéus e Itabuna, dois dos principais focos da Covid-19 na Bahia. De acordo com ele, não se trata de repressão, mas sim de uma “campanha educativa”.

“Já fiz reunião com o comando militar, que reúne exército, marinha e aeronáutica. Estamos estruturando, porque a intervenção precisa de um efeito superior ao que existe aqui em Ilhéus e Itabuna. Deverá ser deslocada forças de outros municípios para reforçar a campanha de educação. Não se trata de repressão. Vamos distribuir panfletos e rodar com os carros ajudando as pessoas a se conscientizar de que elas precisam permanecer em casa”, disse.

O sul da Bahia é um dos principais focos de disseminação da Covid-19 no estado. São dessa região as cidades com maior proporção de pessoas infectadas por 1.000.000,00 de habitantes: Ilhéus, Uruçuca, Coaraci e Gongogi.

Fábio Villas Boas visitou nesta sexta-feira (1º) a unidade de atendimento exclusivo da Covid-19, que é o ponto de entrada para casos leves e de médica complexidade para conhecer o espaço. Ele falou sobre a compra de respiradores e os novos leitos que serão criados na região.

“São várias compras feitas. A última deverá ser entregue ao longo da próxima semana. Vamos ter 350 respiradores top de linha para entregar. Por enquanto, estamos fazendo o remanejamento de outros ventiladores de unidades hospitalares que não são Covid-19, para que possamos abrir os leitos destinados exclusivamente para pacientes infectados”.

Serão disponibilizados 110 novos leitos exclusivos da Covid-19 na região, uma ampliação três vezes maior do que estava sendo esperado.

Fábio Villas Boas também anunciou que o governo baiano vai interditar, por meio de decreto, a Central de Abastecimento do bairro do Malhado, na cidade de Ilhéus.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Pescadores e ribeirinhos recebem apoio das Forças Armadas durante a pandemia


Da Redação | Publicada em 01/05/2020 09:00

Sem possibilidade de garantir o próprio sustento, devido à pandemia da Covid-19 e a adoção de medidas de isolamento social, comunidades de pescadores e populações ribeirinhas vêm contando com o apoio das Forças Armadas. Militares entregaram mais de uma tonelada de alimentos a moradores dos povoados ribeirinhos da Ilha Mem de Sá, Caibros e a uma vila de pescadores localizada às margens do Rio Vaza-Barris, em Sergipe.

A arrecadação foi feita entre as guarnições das organizações militares envolvidas na distribuição e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju, da Força Aérea Brasileira (FAB), com contribuição da Sociedade Amigos da Marinha e da Associação de Oficiais da Reserva do Exército. A entrega dos alimentos foi realizada por militares da Marinha e do Exército.

As doações beneficiaram, também, mais de 100 tripulantes das embarcações de transporte de passageiros do Rio Sergipe, conhecidas como “tototós”. Eles têm enfrentando dificuldades provocadas pela diminuição no fluxo de passageiros e da atividade pesqueira.

Em Corumbá (MS), a Marinha prestou apoio à Prefeitura Municipal em ações de prevenção à Covid-19, na região do Taquari. A parceria teve por objetivo superar a dificuldade de acesso a serviços e atendimentos socioassistenciais às populações ribeirinhas do Pantanal. Três caminhões do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas deslocaram-se com 230 kits de alimentação e cobertores para as famílias ribeirinhas.

Na sequência, uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste disponibilizou dois profissionais de saúde, um médico e um enfermeiro, para atendimentos na região do Taquari: Porto do Corichão, Cedrinho, Rio Negro, Porto Santana e Porto Sairú.

Na Região Norte do Brasil, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas promoveu ação de conscientização sobre medidas preventivas no combate à propagação do novo coronavírus no mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA). O local é conhecido pelo comércio de peixe e de açaí, praticado pela população ribeirinha, que vive em regiões isoladas e, por isso, tem acesso limitado à informação.

Já em Porto Seguro (BA), a Marinha, em parceria com o Rotary Club e a Sociedade Amigos da Marinha do município, arrecadou cestas básicas e produtos de prevenção ao novo coronavírus. Meia tonelada de alimentos foram doados para pescadores da colônia Z-22.

Além dessas ações, os militares realizam, também, a descontaminação de locais públicos, buscando atender os profissionais que vivem do mar e as populações que estão em regiões afastadas das grandes cidades.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DEFESA TV - Força Aérea Brasileira transporta EPIs de Canoas (RS) para Brasília (DF)


Da Redação | Publicada em 01/05/2020 13:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na última quarta-feira (29), uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. A aeronave C-98 Grand Caravan, pertencente ao Esquadrão Pégaso (5º ETA), transportou 2300 máscaras do tipo face shield, doadas por cooperativas de empresas.

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde. 

O FAB 2743 decolou da Ala 3 – Base Aérea de Canoas (RS), às 9h, e pousou na Ala 1 – Base Aérea de Brasília (DF) às 15h40. Os equipamentos serão distribuídos para a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (GO), que receberá 300 protetores; para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Anápolis que receberão 500 protetores cada um; e para a Polícia Civil do Distrito Federal, que  receberá mil protetores.

O Comandante da aeronave, Tenente Aviador Anderson de Freitas Goulart, destaca a satisfação em atuar nesta missão. “Para o Esquadrão Pégaso é uma satisfação participar das ações de combate ao vírus, através do cumprimento da nossa missão de Transporte Aéreo Logístico”, disse.

Para o mecânico do C-98, Sargento Anselmo Vicente Sabah Drumont, “é um orgulho participar dessa missão pela Força Aérea Brasileira, transportando equipamentos que vão auxiliar no combate à COVID-19”, finaliza.

PORTAL AEROFLAP - Curiosidade: Principais Esquadrões Militares de Demonstração


André Magalhães | Publicada em 01/05/2020 10:00

O mundo da aviação é repleto de times militares de demonstração. As equipes de demonstração despertam sonhos em muitas pessoas e reforçam a capacidade das aeronaves e pilotos de cada força aérea.

Em todo mundo existem diversas forças aéreas com suas equipes de demonstração, cada uma organizada de sua maneira, mas que no geral assemelham-se uma com a outra.

Abaixo vamos viajar pelo mundo dos principais esquadrões militares de demonstração aérea:

Brasil

Esquadrilha da Fumaça:

A Esquadrilha da Fumaça é um dos principais times militares do mundo, com 68 anos já teve aeronaves ícones em sua frota como o T-6 Texan, Fougar Magister, T-25 universal, e o T-27 Tucano.O time que atualmente usa o A-29 Super Tucano, tem um vasto histórico de apresentações no Brasil e no exterior. O esquadrão ainda tem dois recordes mundiais e é conhecido por fazer manobras plásticas, chamadas de ballet aéreo.

Chile

Halcones:

A esquadrilha chilena também é destaque no cenário mundial, usando o Extra 300, a equipe tem como destaque as manobras rápidas feitas com a aeronave acrobática. O time chile tem mais de 30 anos de história e já participou de diversas apresentações no país e em demais nações, como o Brasil, por exemplo. Em relação as manobras típicas, podemos incluir as solo do avião número 5, e a estrala chilena desenhada no céu pela equipe.

Estados Unidos

Nesta viagem vamos falar também dos times dos EUA (que devem ser os mais conhecidos do mundo). Lá se dividem entre esquadrilhas e equipes solo. Vamos começar pela USAF, passando pela Us Navy e por no fim deste artigo, as equipes solos.

Thunderbirds:

Esse clássico time da Força Aérea dos EUA, tem 67 anos, desde o início teve como meta mostrar o que há de mais moderno na indústria aeronáutica do país. O diferencial do time foi a introdução de aeronaves a jato, com combinação de velocidade e precisão. O time usou aeronaves ícones do cenário norte-americano, como o F-84G Thunderjet, F-84F Thunderstreak, F-100C Super Saber, F-105B Thunderchief, F-4E Phantom II, T-38A Talon, e por último o F-16 Fighting Falcon.

Blue Angels:

O time de demonstração aérea da Marinha dos EUA, é o mais antigo do mundo, foi criado nos anos 40. O esquadrão começou suas atividades com aeronaves convencionais F-6F Hellcat e o F8F Bearcat. Logo após, já introduziu aviões a jato em suas demonstrações, como o Pantera F-9F-2, F-9F-5 Panther, F-9F-8 Cougar, F-11F-1 Tiger, F-4J Phantom II, A-4F Skyhawk II, e por último, em 1986 o F/A-18 Hornet A/B, e desde 2010 o F/A- 18C/D. O time deverá fazer uma nova troca de aeronaves em 2021, passando para o F/A-18E/F Super Hornet. O time é uma referência em manobras de precisão, proximidade e sincronia.

Trio Europeu:

No velho continente também há esquadrilhas de destaque, começando pelos ingleses, temos os Red Arrows, que começou suas atividades em 1965. Como destaque de sua apresentação as cores da bandeira inglesa e a sutileza do jato inglês Bae Hawk, são os pontos de destaque da equipe.

A vizinha França também tem seu esquadrão de demonstração aérea, a Patrouille de France, que também é um dos mais antigos do mundo. Em suas manobras o charme francês é perceptível e as aeronaves usadas pela equipe francesa também segue o molde de usar produtos feitos no país. O time usou o Fouga Magister e o Dassault MD-454 Mystère, antes de usar a aeronave atual, o Alphajet.

A terceira equipe a ser comentada no âmbito europeu é a italiana, Frecce Tricolori, foi criada em 1961.Seguindo a tradição alegre, colorida e numerosa do país, o ponto alto das exibições da equipe são as cores e o número de aviões, ao todo são 10 aeronaves voando, o que tá o título de maior equipe demonstração do mundo. No passado a equipe usou os aviões Canadair F-86E e o Fiat G. 91 PAN. Atualmente eles usam o também italiano, Aeromacchi MB-339A PAN.

Rússia:

É claro que não poderíamos deixar os russos de fora desta viagem pelas principais equipes militares de demonstração aérea. Os Russian Knights, foram criados em 1989, e como primeira aeronave já introduziram um ícone da aviação militar, o SU-27 Flanker. O time russo tem como destaque as incríveis manobras de seus caças. A aeronave mais recente a fazer parte da equipe russa é o SU-30, caça que com fator alto de manobrabilidade.

Equipes solos de aeronaves especiais:

Além das esquadrilhas acima mencionadas, nos EUA principalmente, existem algumas equipes de demonstração solo de aeronaves ícones que fazem parte da frota de aeronaves da USAF. Como por exemplo as equipes do F-22 Raptor, F-35A e F-16. Estas equipes tem como objetivo mostrar a capacidade das aeronaves de produção norte-americana, além é claro, de servirem como marketing de venda e demonstração de poder bélico.