NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Com apoio das Forças Armadas, Distrito Federal inaugura posto de vacinação noturno


Redação | Publicada em 01/05/2021 13:02

Brasília (DF), 30/04/2021 - Nesta segunda-feira (3), as Forças Armadas iniciam operação de apoio à vacinação contra a Covid-19 na capital federal, em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF). O posto será instalado na Praça dos Cristais, em frente ao Quartel General do Exército e o funcionamento será à noite, das 18h às 23h. A vacinação seguirá o mesmo calendário determinado pelo GDF e serão aplicadas a primeira e a segunda doses. Com atendimento drive-thru, contribuirá para a organização e a segurança do local. Esse sistema possibilita a aplicação dos imunizantes sem que a pessoa saia do automóvel, o que evita aglomerações e exposições desnecessárias. 

Os militares do Comando Conjunto Planalto (CCP) trabalharão diretamente no processo de imunização. As equipes de militares da área de saúde, que vão atuar na vacinação, foram capacitadas e receberam treinamento específico oferecido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Combate à pandemia

Desde o início da pandemia, o Comando Conjunto Planalto empreendeu diversas ações de prevenção e controle no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na capital federal. Esse Comando Conjunto, assim como os demais ativados pelo País, foi ativado a partir da deflagração da Operação Covid-19 pelo Ministério da Defesa. O CCP é formado por militares da Marinha, por intermédio do Comando do 7º Distrito Naval, do Exército, por meio do Comando Militar do Planalto, e pela Aeronáutica, com militares da ALA 1, a Base Aérea de Brasília.

Os militares do Comando Conjunto Planalto já realizaram 142 campanhas de doação de sangue, com quase 1.500 doadores, distribuíram centenas de cestas de alimentos e kits de higiene para famílias de baixa renda, transportaram 420 toneladas de cargas em apoio a órgãos de saúde e segurança pública, produziram 52 mil máscaras para proteção das tropas empregadas no combate ao novo coronavírus, descontaminaram mais de 300 espaços públicos, além de empregarem 11 aeronaves no transporte de pacientes.

Coordenação

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados 10 Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

PORTAL DEFESANET


Cerimônia marca passagem da Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional

Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita passou o cargo para o Brigadeiro do Ar Cláudio Wilson Saturnino Alves

Redação | Publicada em 01/05/2021 10:10

A cerimônia militar de transmissão do cargo de Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República ocorreu na quinta-feira (22) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita passou o cargo para o Brigadeiro do Ar Cláudio Wilson Saturnino Alves.

A solenidade contou também com a presença do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira; além de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ao despedir-se do cargo de Secretário Nacional do Gabinete de Segurança Institucional, o Major-Brigadeiro Ary destacou que foi um período de crescimento profissional, bem como um privilégio. Em seu discurso, elencou as diversas ações e pareceres que coordenou à frente da Secretaria e agradeceu toda a equipe pelo apoio e dedicação em cada missão cumprida, em prol do País. "Estou certo de que a missão a mim determinada só foi possível pelo desvelo de cada militar e civil, que se multiplicaram em esforços e iniciativas para atingir as metas estipuladas", destacou.

Neste mês de abril, o Major-Brigadeiro Ary assumiu a Chefia do Gabinete do Comando da Aeronáutica (GABAER).  Como Chefe do GABAER, o Oficial-General destacou suas expectativas em assumir mais uma missão na carreira. “Nesses 37 anos de serviço, em cada Organização Militar por onde passei, busquei, de pronto, alinhar-me com a sua missão atribuída, para atender às expectativas da forma mais rápida possível. Nessa minha nova passagem, a expectativa é muito maior do que em outros momentos, pois a missão é mais complexa: prover assessoria ao dirigente máximo da Força Aérea, a quem sou muito grato pelo convite formulado. Acredito que, nesta atividade, poderei contribuir com os destinos da Aeronáutica e com o cumprimento de sua missão constitucional", salientou. 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ITA realiza doação de sangue coletiva

Servidores e alunos do ITA participaram de ação solidária

Da Redação | Publicada em 01/05/2021 08:36

Como parte das atividades previstas para a Semana Criativa do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no dia 29 de abril, membros do efetivo do ITA realizaram um gesto de cidadania e participaram de um ato de doação de sangue voluntária. Cerca de 65 pessoas, dentre servidores militares e civis e alunos, compareceram ao Hemonúcleo de São José dos Campos para abastecer o banco de sangue da cidade, que necessita de doações constantes em virtude de grande demanda regional. A iniciativa, além de colaborar com a manutenção dos estoques de sangue, ainda propõe conscientização sobre a importância da doação voluntária. Durante a ação, todas as medidas de segurança sanitárias foram respeitadas, com o apoio da equipe do Hemonúcleo.

“É importante sabermos que cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Proporcionarmos essa experiência para nossos alunos, considerando ser essa a primeira vez de muitos deles, demonstra um objetivo muito maior do que apenas um gesto social. A ação está fortemente aliada ao pensamento do Marechal Casimiro Montenegro Filho: formar o técnico competente e o cidadão consciente, premissas básicas na formação dos alunos do ITA!”, ressaltou a chefe da DAE, Professora Cristiane Lacaz. A Semana Criativa proporciona diversas atividades para alunos e funcionários, tais como: oficinas de dança, yoga, meditação, origami, ginástica, leitura, cinema, rodas de conversa e doação de sangue voluntária. Em virtude do COVID 19 e das medidas preventivas adotadas pelo ITA, as ações propostas foram adaptadas e realizadas virtualmente. A organização das atividades esteve sob a responsabilidade do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), em parceria com a Divisão de Assuntos Estudantis (DAE).

Assista ao vídeo da atividade clicando no link abaixo: https://cloud.ita.br/s/6KenZKANGK9PXgA