NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Operação de FAB e PF apreende avião sobrevoando RO com 324 kg cocaína


Redação | Publicada em 01/08/2021 22:59

Uma operação da PF (Polícia Federal) e da FAB (Força Aérea Brasileira) apreendeu hoje uma aeronave que fazia um voo clandestino em Rondônia. O avião, modelo Cessna 182P, segundo a PF, estava com 324 kg de cocaína.

A apreensão ocorreu quando aviões da FAB identificaram a aeronave sobrevoando o espaço aéreo brasileiro, próximo à divisa de Rondônia com Mato Grosso, sem nenhum plano de voo. Os militares determinaram o pouso imediato.

Já no solo, as pessoas que estavam na aeronave conseguiram fugir na floresta após o pouso. Durante o dia, ninguém foi detido.

Policiais federais fizeram a vistoria na aeronave e encontraram os pacotes da droga acondicionados em tabletes no interior do avião.

A PF informou que os procedimentos legais e administrativos foram feitos na superintendência da PF em Vilhena, onde as investigações e as diligências continuam.

Ainda segundo a PF, a atividade faz parte de um esforço para a repressão a voos ilícitos de pequenas aeronaves carregadas com drogas que saem dos países produtores vizinhos do Brasil.

PORTAL G1


Avião com 324 kg de cocaína é interceptado pela FAB e PF em RO; aeronave não tinha plano de voo

Avião foi abordado por caças da FAB na divisa entre Rondônia e Mato Grosso. Droga estava em sacos e foi apreendida pela PF.

G1 Ro | Publicada em 01/08/2021 14:22

Um avião que transportava 324 kg de cocaína foi interceptado enquanto fazia um voo clandestino entre Machadinho D'Oeste (RO) e Colniza (MT). A interceptação foi feita pela Polícia Federal (PF) e Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo informações da PF, a FAB identificou que uma aeronave sem plano de voo havia entrado no espaço aéreo rondoniense e os caças da Força Aérea passaram, então, a seguir o avião e determinaram que o piloto pousasse.

O avião, do modelo Cessna 182P, pousou em uma pista localizada no meio da floresta em Rondônia. Ao revistarem a aeronave, os policiais encontraram 324 quilos de cocaína (em formato de tabletes) dentro de sacos.

A droga foi então apreendida e o piloto conseguiu fugir da polícia pelo meio da mata. A suspeita é que a aeronave tenha vindo da Bolívia.

Segundo a PF, a ação também teve o apoio do GEFRON de Mato Grosso. "Essa atividade faz parte de esforço conjunto e integrado das forças envolvidas para a repressão a voos ilícitos de pequenas aeronaves carregadas com drogas oriundas dos Países produtores vizinhos", informou a PF.

PORTAL AEROIN


Vindo da Bolívia com avião cheio de drogas, piloto não respeita ordens da Força Aérea


Murilo Basseto | Publicada em 01/08/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesse sábado, 31 de julho, uma aeronave classificada como suspeita, segundo informações de inteligência da Polícia Federal (PF), que ingressou no espaço aéreo brasileiro oriunda da Bolívia.

As ações envolveram dois caças turboélice Embraer A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

A aeronave modelo Cessna 182 Skylane sobrevoava o espaço aéreo de Rondônia quando foi interceptada às 17h46 (horário de Brasília) por um A-29A da FAB. O caça aplicou as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo de averiguação e intervenção, até ser ordenada ao piloto a mudança de rota

Tudo isso ocorreu sob a coordenação conjunta do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Quarto Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e da Polícia Federal.

A aeronave interceptada não respeitou as ordens e tentou se evadir, realizando um pouso em uma pista não homologada na divisa de Rondônia com o Mato Grosso. A partir de então a Polícia Federal, a bordo de um Helicóptero H-60 Black Hawk da FAB, assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O piloto se evadiu antes do pouso do H-60 e na aeronave foram encontrados mais de 300 quilos de cloridrato de cocaína.

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou o sucesso da operação conjunta. “O sucesso da missão ocorreu graças à prontidão da FAB e o apoio da Polícia Federal. Mais uma vez demonstramos que somos capazes de desencadear operações de defesa aérea 24 horas por dia sete dias por semana”, destacou.

As ações fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

PORTAL AEROFLAP


Comando de Preparo e comitiva visitam Ala 2 para tratar do novo caça F-39 Gripen


Agência Força Aérea | Publicada em 31/08/2021

Com a chegada do novo caça F-39 Gripen se aproximando, autoridades do Comando de Preparo (COMPREP), da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e membros do Grupo de Trabalho Fox se reuniram, no dia 22 de julho, com futuros pilotos da aeronave e com Oficiais da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN) responsáveis pela preparação e suporte à operação do avião.

A comitiva, liderada pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, foi recebida pelo Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez.

Também estiveram presentes o Chefe da Subchefia de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais do COMPREP, Brigadeiro do Ar André da Silva Ferreira, e o Chefe Interino da Subchefia de Avaliação e Doutrina, Coronel Aviador Alessandro Cramer.

O Tenente-Brigadeiro Almeida destacou a importância do preparo da Força para o recebimento da aeronave.

“Os pilotos foram previamente selecionados e preparados para este momento. Será um marco importante não apenas para a Força Aérea Brasileira, mas para o nosso País. Parabenizo a todos que trabalharam e ainda trabalham na capacitação de nossos profissionais e na implementação da infraestrutura necessária para o recebimento do F-39 Gripen”, disse.

Os militares conheceram os aspectos relacionados ao curso realizado, na Suécia, pelos cinco pilotos do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar para operar a aeronave F-39 Gripen e, ainda, inspecionaram a preparação que está sendo realizada, com o objetivo de aperfeiçoar as ações e orientar os trabalhos.

“Receber o Comandante de Preparo e comitiva é uma excelente oportunidade para mostrar toda a preparação da Ala 2 a fim de implantar projetos importantes para a Força Aérea Brasileira (FAB), bem como colher as orientações do COMPREP para melhoria contínua dos processos”, comentou o Coronel Pestana.

FAB intercepta aeronave com mais de 300 quilos de drogas


Agência Força Aérea | Publicada em 31/08/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesse sábado (31 de julho), uma aeronave classificada como suspeita, segundo informações de inteligência da Polícia Federal (PF), que ingressou no espaço aéreo brasileiro oriunda da Bolívia.

As ações envolveram dois caças A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

A aeronave modelo Cessna 182 Skyline sobrevoava o espaço aéreo de Rondônia quando foi interceptada às 17h46 (horário de Brasília) por um A-29A da FAB.

O caça aplicou as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo de averiguação e intervenção, até ser ordenada a realizar uma mudança de rota.

Tudo isso ocorreu sob a coordenação conjunta do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Quarto Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e da Polícia Federal.

A aeronave interceptada tentou se evadir e realizou o pouso em uma pista não homologada na divisa de Rondônia com o Mato Grosso. A partir de então a Polícia Federal, a bordo de um Helicóptero H-60 Black Hawk da FAB, assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O piloto se evadiu antes do pouso do H-60 e na aeronave foram encontrados mais de 300 quilos de cloridrato de cocaína.

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou o sucesso da operação conjunta.

“O sucesso da missão ocorreu graças à prontidão da FAB e o apoio da Polícia Federal. Mais uma vez demonstramos que somos capazes de desencadear operações de defesa aérea 24 horas por dia sete dias por semana”, destacou.

As ações fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

PORTAL DIÁRIO DO PODER


FAB e PF interceptam avião carregado com mais de 300 kg de cocaína em RO

O piloto pousou em uma pista no meio da floresta em Rondônia e conseguiu fugir pela mata

Da Redação | Publicada em 01/08/2021 16:44

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram um avião que fazia o transporte de 324 quilos de cocaína entre as cidades de Machadinho D’Oeste, em Rondônia, e Colniza, no Mato Grosso.

De acordo com a PF, a aeronave, que não tinha plano de voo definido, foi identificada e perseguida por caças da FAB, que forçaram o pouso.

O piloto do pequeno avião, de modelo Cessna 182P, aterrissou em uma pista de pouso na região de floresta em Rondônia. A nave foi inspecionada e a PF encontrou diversos sacos cheios de tabletes da droga.

O avião foi encontrado sozinho, o piloto conseguiu fugir pela mata e a suspeita levantada pela investigação é que a cocaína tenha origem da Bolívia.

OUTRAS MÍDIAS


SÓ NOTICIAS - Caça da FAB intercepta e obriga avião pousar em Mato Grosso; 320 kg de drogas apreendidos


Publicada em 01/08/2021 16:00

A operação conjunta, neste sábado à tarde, resultou na apreensão de uma aeronave que transportava cerca de 324 quilos de cloridrato de cocaína, e foi forcada a pousar em Colniza (1.022 km de Cuiabá). A Força Aérea Brasileira foi comunicada, pela Polícia Federal, que o avião estava com o carregamento. Dois caças A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, entraram em ação. Um caça aplicou as medidas de policiamento do espaço aéreo de averiguação e intervenção, quando o Cessna estava sobrevoando Rondônia (provavelmente vindo da Bolívia) até ser ordenada a fazer mudança de rota.

O piloto que levava a droga ainda tentou se evadir e fez pouso em uma pista não homologada, em Mato Grosso. Policiais federais, a bordo de um Helicóptero H-60, da FAB, assumiram as medidas de controle de solo. O piloto fugiu imediatamente ao pousar o Cessna com mais de 300 quilos de cloridrato de cocaína.

O comandante de Operações Aeroespaciais, tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou o sucesso da operação conjunta. “O sucesso da missão ocorreu graças à prontidão da FAB e o apoio da Polícia Federal. Mais uma vez demonstramos que somos capazes de desencadear operações de defesa aérea 24 horas por dia sete dias por semana”, disse, através da assessoria.

A operação contou com o apoio do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) da PM de Mato Grosso que avalia o prejuízo ao crime organizado em mais de R$ 8,7 milhões.

A aeronave e entorpecentes foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Porto Velho (RO).

PLANTÃO EM FOCO - FAB intercepta avião com mais de 300 quilos de cocaína


Brenda São Paio | Publicada em 01/08/2021

Um avião foi interceptado neste sábado (31) por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), fazendo a transportação de mais de 300 quilos de cocaína para o Brasil. O piloto conseguiu fugir assim que chegou ao solo, antes do pouso das aeronaves da força e segue foragido. Ação, realizada em parceira com a Polícia Federal, faz parte da Operação Ostium, que tem como objetivo coibir o tráfico de drogas internacional através das vias aéreas brasileiras.

Segundo a FAB, a aeronave, modelo Cessna 182 Skyline, vinha da Bolívia e sobrevoava o espaço aéreo de Rondônia quando foi interceptada. Para a operação, a força utilizou dois caças A-29 Super Tucano e um H-60 Black Hawk.