NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Brigadeiro Marcelo Damasceno assume comando da Aeronáutica

Militar substitui Carlos Almeida Baptista Junior na função. Novo comandante já foi chefe da Base Aérea de Brasília e adido nas embaixadas do Brasil na Bélgica e na França.

Luiz Felipe Barbiéri | Publicada em 02/01/2023 12:32

O tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno assumiu nesta segunda-feira (2) o comando da Aeronáutica. Ele substitui o militar Carlos Almeida Baptista Junior na função.

O ministro da Defesa, José Múcio, compareceu à cerimônia de transmissão de cargo, realizada na Base Aérea de Brasília. Também estavam presentes os comandantes do Exército, general Júlio César de Arruda, e da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou as nomeações dos novos comandantes da Marinha e da Aeronáutica na sexta-feira (30), que foram publicadas no "Diário Oficial da União". Os nomeados foram escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Discurso

Em sua fala durante a posse, Damasceno disse esperar que o novo governo e a gestão do Ministério da Defesa continuem a dar atenção aos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB). "Como norte da nossa bússola estarão a governança, a ética e a transparência. Intensificaremos a qualificação, o amparo e o acolhimento das pessoas que dão vida à Força Aérea", destacou.

O brigadeiro defendeu ainda inovações em áreas temáticas do comando da Aeronáutica, mas após um "checklist com fases metodológicas como toda a ciência". "Sei que teremos um porvir cheio de desafios, mas unidos comentaremos a vitória. Que a comunicação com a sociedade divulgando feitos operacionais continuem sendo conduzidas pelo nosso órgão central em perfeita coordenação com os meios de imprensa de todo nosso país", afirmou.

“Como filho desta pátria tão idolatrada, eu não fugiria à luta, nem me furtaria à nobre missão. E que a incompreensão, principalmente de alguns mais próximos, revertam-se em futuro entendimento. Que as minhas limitações deem passagem à imensa energia que tenho de fazer o melhor pela missão e pelas pessoas da minha Força", concluiu.

 

Perfil

O brigadeiro Marcelo Damasceno é natural de Canos (RS) e ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1976. Ele é piloto operacional nas aviações de patrulha, asas rotativas e transporte. Damasceno tem cerca de seis mil horas de voo. O brigadeiro já foi comandante da base aérea de Brasília, adido de defesa e de aeronáutica junto à embaixada do Brasil em Bruxelas, na Bélgica, e em Paris, na França, além de secretário de economia, finanças e administração da aeronáutica e chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

AGÊNCIA BRASIL


Marcelo Kanitz Damasceno assume comando da Aeronáutica

Cargo era ocupado por Carlos Almeida Baptista Júnior

Paula Laboissière | Publicada em 02/01/2023 15:16

O tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno foi empossado hoje (2) como novo comandante da Aeronáutica. A cerimônia aconteceu às 10h30 na Base Aérea de Brasília e contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio.

A troca no comando da Aeronáutica já havia sido formalizada por meio de decretos publicados no Diário Oficial da União na última sexta-feira (30). O tenente-brigadeiro assume o posto até então ocupado por Carlos Almeida Baptista Júnior.

Perfil

Natural de Canoas (RS), Marcelo Kanitz Damasceno foi declarado aspirante em 1982. Foi comandante da Base Aérea de Brasília; adido de Defesa e de Aeronáutica junto à Embaixada do Brasil em Paris; adido de Defesa e de Aeronáutica junto à Embaixada do Brasil em Bruxelas; chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica; comandante do Quarto Comando Aéreo Regional; e chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

Formado em administração de empresas na Universidade de Santa Catarina, o comandante possui todos os cursos de carreira, além do Curso de Política Estratégica Aeroespacial, e 6 mil horas de voo. As principais condecorações incluem Ordem do Mérito da Defesa, grau Grande Oficial; Ordem do Mérito do Superior Tribunal Militar, Alta Distinção; Ordem do Mérito Rio Branco; Ordem do Mérito Judiciário Militar.

CNN BRASIL


Com troca de elogios, novo comandante da Aeronáutica é empossado

Marcelo Kanitz Damasceno fez homenagens ao antecessor, que também foi elogiado pelo novo ministro da Defesa

Pedro Duran | Publicada em 02/01/2023 14:58

O novo comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Marcelo Kanitz Damasceno, foi oficialmente empossado na manhã desta segunda-feira (2) na Base Aérea de Brasília. Ele assume o lugar do tenente brigadeiro do ar Carlos Almeida Baptista Júnior, que estava no cargo desde abril de 2021.

A cerimônia foi repleta de elogios e homenagens, com citações a filhos, netos, pais e esposas. O novo chefe da Aeronáutica e o antecessor chegaram a estudar juntos nos anos 1970. O tom cordial se estendeu à fala de José Múcio Monteiro, novo ministro da Defesa.

Logo no início, Múcio elogiou a fala de Baptista. “Falou com o coração, com uma absoluta sensação de dever cumprido”, destacando sua ‘elegância, cortesia e espírito público’ e fazendo, inclusive, referência ao pai dele, que também comandou a FAB e ao neto, que nasceu recentemente. A esposa de Baptista também foi homenageada.

Em seu discurso, Baptista agradeceu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela confiança. Damasceno e Múcio, no entanto, não citaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O tenente-brigadeiro que deixa o comando da Aeronáutica já havia usado as redes sociais para desejar ‘muitas felicidades e realizações’ aos escolhidos por Lula para as Forças Armadas. Ele chamou o sucessor de ‘amigo’, ‘líder nato, profundo conhecedor de todos os assuntos e com visão gerencial apurada’.

Em um discurso de 20 minutos, Damasceno fez elogios à tropa e destacou a ciência e tecnologia.

“O porvir será repleto de inovação e de boas novas nas múltiplas áreas temáticas da Aeronáutica, sem jamais nos olvidarmos de que mesmo a inovação segue seu checklist com fases metodológicas, como toda ciência”, disse.