NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Governo anuncia distribuição de 500 mil equipamentos de proteção individual para municípios

Em pronunciamento nesta quinta (2), Paulo Câmara disse que materiais seguem para 184 cidades, que precisam estar preparadas para receber pacientes com coronavírus.

G1 Pe | Publicada em 02/04/2020 21:15

Em um pronunciamento feito nas redes sociais nesta quinta-feira (2), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou que os 500 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) enviados pelo Ministério da Saúde serão encaminhados a 184 cidades. “Decidimos também ajudar os municípios que têm uma rede que precisa estar preparada para receber pacientes da Covid-19”, afirmou.

Na quarta-feira (1º), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) carregado com nove toneladas de equipamentos de proteção individual e álcool 70% em gel para o combate ao novo coronavírus pousou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana.

Máscaras do tipo N95 e respiradores não estão entre os itens enviados pelo governo federal. “Apesar de não termos recebido os kits de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e os respiradores prometidos, a gente está buscando comprar. Estamos em contato com empresas chinesas e de países que fabricam esse respirador e não vamos descansar enquanto todos os nossos leitos de UTI não estiverem equipados”, disse.

Durante o pronunciamento, Câmara também citou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) se mobilizaram para consertar respiradores da rede estadual de saúde. “Fizemos essas parcerias para consertar os equipamentos que estavam quebrados. A gente tem uma parceria fundamental para que a gente possa ajudar a salvar vidas”, afirmou (veja vídeo acima).

Segundo o governador, Pernambuco adquiriu 1,2 milhão de itens como máscaras, luvas, óculos e álcool para abastecer os hospitais. “Estamos nos preparando para as próximas semanas, com aquisição pelo governo do estado de mais de 5 milhões de EPIs. Isso vai garantir o abastecimento nas próximas semanas das nossas unidades”, declarou.

Ele pediu, ainda, que a população siga as recomendações de isolamento social. “As restrições são duras, mas buscam salvar vidas. As medidas de isolamento social são fundamentais para que a gente possa atravessar esse período de pandemia”, disse.

O governador mencionou, também no pronunciamento, a plataforma Educa PE, criada para alunos da rede pública estadual. Os estudantes podem assistir a aulaS através da TV Pernambuco e da internet.

Coronavírus em Pernambuco

Nesta quinta-feira (2), Pernambuco registrou 106 casos da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, que estão espalhados por 12 municípios e no arquipélago de Fernando de Noronha. Desse total, nove pacientes faleceram no estado.

A 9ª morte foi de uma mulher de 37 anos, que estava internada em um hospital particular no Recife e, antes da Covid-19, sofria de problemas cardíacos.

PORTAL DEFESANET


FAB cede 78 camas para hospitais adaptados em Canoas (RS)

Ala 3 também mobiliza efetivo militar em campanha de doação de sangue

Maj Monteiro, Ten Cintra, Ten Daniela, Asp Flávia | Publicada em 02/04/2020 11:55

A Ala 3, Organização da Força Aérea Brasileira (FAB) sediada em Canoas (RS), realizou a entrega de 78 camas para o Hospital Nossa Senhora das Graças e para o Hospital da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). As camas foram transportadas em caminhões tropa por militares do Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GDS-CO) e foram cedidas para aumentar a capacidade de recebimento de pacientes infectados pela COVID-19.

Os dois hospitais, sob coordenação da Prefeitura do Município, realizam  atendimento às vítimas do novo Coronavírus em áreas adaptadas separadas do restante do hospital, para garantir a segurança e minimizar as chances de contágio. No hospital universitário, foi montado em espaço anteriormente destinado a salas de aula, para manter a área separada do restante do hospital.

Segundo o Comandante da Ala 3 e Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto Sul para o combate ao COVID-19, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, a ação se insere no contexto de coordenação conjunta do Ministério da Defesa. "A nossa participação mostra o esforço coletivo de preparar os hospitais da nossa região para melhor enfrentar os desafios do combate ao COVID-19", completou.

Campanha de doação de sangue

A Ala 3 também mobiliza o efetivo militar em uma campanha de doação de sangue intitulada “Por uma gota a mais”. O objetivo é repor os baixos estoques de sangue dos hemocentros na região, ocasionado em virtude das atuais restrições de locomoção da sociedade em função do combate à crise do novo Coronavírus.

No intuito de amenizar o problema da diminuição das doações de sangue, o Comandante da Ala 3 solicitou a toda a Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO), que reúne 16 organizações militares da FAB nas cidades de Canoas e Porto Alegre, o engajamento das orientações do Ministério da Saúde em busca de voluntários na missão de manter os estoques e a rede de abastecimento de sangue.

"Em momento no qual o estoque de sangue está reduzido, o gesto de solidariedade do efetivo da GUARNAE-CO é de grande significado. As ações também se inserem no contexto da Operação COVID-19 do Ministério da Defesa", frisou o Brigadeiro Mauro Bellintani.

Segundo informações publicadas pelo Ministério da Saúde, a doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. Os locais de doação estão disponibilizando condições de lavagem de mãos e uso de antissépticos, minimizando, assim, a exposição e a aglomerações de pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros.

Operação COVID-19: Transporte Aéreo Logístico

Foram transportadas 9,6 toneladas de EPIs e álcool em gel que serão utilizados no enfrentamento ao novo coronavírus

Tcel Santana, Ten Cristiane, Asp Letícia Faria | Publicada em 02/04/2020 11:50

Em mais uma ação da Operação COVID-19, nesta quarta-feira (1º/4), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de insumos para utilização no enfrentamento ao novo coronavírus.

A missão interministerial foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

Uma aeronave C-130 Hércules do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo - prestou apoio aéreo logístico no transporte de 9,6 toneladas de álcool em gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de Guarulhos (SP) para Recife (PE). 

 

De acordo com o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Ítalo Holanda de Oliveira: "O Esquadrão Gordo, por meio do COMAE, foi acionado por ter a mobilidade e capacidade adequadas para transportar essa quantidade de material".

Entre os itens que serão distribuídos pelo Ministério da Saúde, estão EPIs como máscaras, luvas, aventais, óculos, toucas e sapatilhas.

 

 

 

 

Montagem de hospitais de campanha reforçam o enfrentamento à COVID-19


Marcelo Barros | Publicada em 02/04/2020 11:01

Desde o dia 20 de março, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica têm atuado conjuntamente em função da ativação do Centro de Operações Conjuntas (COC), situado no Ministério da Defesa (MD), em Brasília (DF), que está interligado a dez Comandos Conjuntos, distribuídos por todo o território nacional, para combater o surto de COVID-19.

Com a intenção de apoiar o sistema de saúde brasileiro devido ao grande número de pessoas que poderão ser infectadas pelo coronavírus, as Forças Armadas iniciaram as ações de coordenação e cooperação que envolvem Hospitais de Campanha (H Cmp) Militares e Civis.

A Comandante Cíntia Lobo, da Marinha do Brasil, explica que o Hospital de Campanha é uma unidade hospitalar móvel, que temporariamente cuida de pessoas atingidas por situações de emergências e calamidades públicas. “Independente se o H Cmp é militar ou civil, oferta serviços de atenção à saúde, com apoio de equipes multiprofissionais, em atendimentos de urgência e emergência, atendimento ambulatorial, internações, remoções, realização de procedimentos cirúrgicos, exames laboratoriais e de imagem. O processo só é finalizado com as altas e as transferências dos pacientes”, explica a Comandante da Marinha.

Cada Hospital de Campanha pode apresentar diferentes aspectos em seus projetos e composições estruturais e organizacionais para atender às suas finalidades específicas nas atividades de saúde, e podem ser construídos também por civis, como está acontecendo em muitos estados brasileiros. As Forças Armadas já utilizaram Hospitais de Campanha em situações de enchentes, terremotos no Haiti e no Chile e está compartilhando a expertise com instituições para salvar vidas. 

Na operacionalização do apoio de saúde, por meio do emprego do H Cmp militar ou civil, diversas ações devem ser planejadas, de forma geral, envolvendo três processos básicos: o atendimento, o apoio logístico e o apoio administrativo. Além dos protocolos assistenciais, deve ser estabelecido um fluxo de fornecimento de medicamentos, materiais e recolhimento dos resíduos sólidos.

Os H Cmp militares estão localizados no Rio de Janeiro, Recife e Campo Grande. Esses hospitais foram criados para emprego em operações militares e humanitárias, pois possuem poucos leitos e precisariam ser adaptados às condições da presente pandemia. No caso da COVID-19, haja vista a possibilidade de elevada demanda e da limitada disponibilidade de H Cmp das Forças Armadas o apoio será avaliado com especial cuidado pelo Ministério da Defesa.

Em Boa Vista (RR), embora chamado de Hospital de Campanha, as Forças Armadas montaram uma Área de Proteção e Cuidados para atender, a princípio, 80 brasileiros e venezuelanos com suspeita ou confirmação de coronavírus. Com a participação das agências da ONU, o local terá capacidade para 1.200 leitos hospitalares e mil leitos para pessoas infectadas ou com suspeita de infecção. Uma vez inaugurado, o espaço também servirá para atender brasileiros que vivem em comunidades fora de Boa Vista e não possuem local para ficar na capital de Roraima.

Já a prefeitura de Guarujá (SP) solicitou o hangar da Base Aérea de Santos para que seja transformado em um H Cmp civil. O local está sendo adaptado para atender a população brasileira. O Comandante da Base Aérea de Santos, Tenente-Coronel Aviador Francisco José Formaggio informa que haverá no local 50 leitos de internação e 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para atender casos mais graves. “É uma parceria inédita na região que busca salvar vidas. A empresa contratada pela Prefeitura do Guarujá é a mesma que está montando o Hospital Municipal de Campanha no Estádio do Pacaembu. A previsão é que a estrutura fique pronta até o final da primeira quinzena de abril”, comenta Formaggio.

Em cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul, Criciúma, Rio Grande (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Valinhos (SP), Campinas (SP) e outras, as Forças Armadas estão apoiando com a instalação de tendas de triagem para atender pacientes com sintomas gripais.

O diretor-técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) de Porto Alegre, médico Francisco Zancan Paz, destaca que o apoio das Forças Armadas com a montagem das tendas, no atual momento foi importante e fundamental para receber todos os pacientes com sintomas da COVID-19 fora dos hospitais. “Vamos centralizar toda a triagem nos postos de atendimento montados. É fundamental que pessoas com sintomas não tenham contato com outros pacientes no hospital, evitando o colapso do serviço de emergência pelo acúmulo de suspeitos que não tenham gravidade. Desta forma, chegarão ao hospital apenas pacientes graves que realmente necessitam de cuidados”, explica Paz. O GHC é composto por quatro hospitais públicos.

Até o momento, a Operação Covid-19 envolve a participação de mais de 5,5 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Cerca de 660 viaturas, 53 embarcações, três aeronaves estão sendo empregadas pelos 10 Comandos Cojuntos e pelo Comando Aeroespacial permanente.

PORTAL TERRA


Forças Armadas higienizam hospitais e ruas em Brasília

Militares do Exército, da Aeronáutica e da Marinha têm ido a espaços de grande circulação

Dida Sampaio | Publicada em 02/04/2020 22:29

BRASÍLIA - Militares do Exército, da Aeronáutica e da Marinha têm ido às ruas de Brasília para higienizar e desinfetar espaços com grande circulação de pessoas, como a rodoviária, a estação central do metrô e hospitais que estão recebendo pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Nesta quinta-feira, 2,o Estado identificou uma equipe das Forças Armadas vestida com macacão, máscaras e luvas, em plena operação para aplicar produtos à base de cloro na região do Setor Militar Urbano.

A limpeza foi feita nas imediações do Hospital Militar da Área de Brasília.

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que já foram registrados 400 casos de infecção e cinco mortes pelo novo coronavírus na região.

 

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Equipe brasileira realiza primeiro ensaio em voo do Gripen NG do Brasil


André Magalhães | Publicada em 02/04/2020 12:00

Uma equipe de engenheiros brasileiros que está na Suécia trabalhando com o Programa Gripen NG do Brasil (também conhecido como F-39), fizeram no mês passado com sucesso o primeiro ensaio prático de voo do novo caça da FAB.

Os engenheiros da Embraer estiveram na fábrica da SAAB, em Linköping, base do departamento de Ensaios em Voo da Saab Aeronautics, para trabalhar em sistemas táticos do Gripen E em outubro de 2019. Desde então os técnicos brasileiros ganharam experiência e treinamento prático.

Neste voo que durou quase duas horas e que foi coordenado pela equipe brasileira houve uma verificação geral, o que incluiu  testar o Head Up Display (HUD), o novo altímetro de radar e as funções de edição em todos os níveis.

“O time brasileiro deu um grande passo na direção correta desse teste conjunto. Nós testamos muitas funções novas, que beneficiam tanto o programa brasileiro como o sueco, mas o teste mesmo foi liderado pela primeira vez pelos engenheiros de teste brasileiros”, disse Mikael Olsson, Head do departamento de Ensaio em Voo.

 “Estamos muito felizes em ter realizado a primeira sessão de voo no Gripen E. Num primeiro momento, foi estressante monitorar todos os dados online do ensaio em voo, pois tem muitas coisas para acompanhar ao mesmo tempo. Mas agora estou aliviado e sentindo muita satisfação, visto que a execução foi como planejamos”, disse Denner Cunha, Engenheiro de ensaios em voo da Embraer, que fez parte do time que conduziu o voo.

O trabalho da equipe brasileira deverá ser finalizado até o meio do ano e com as devidas experiências a equipe retorna ao Brasil.

O voo inaugural do primeiro Gripen NG do país foi em agosto passado, desde então o caça está passando por vários testes necessários para a certificação.

“Nós esperamos que no final deste ano, os engenheiros brasileiros estejam prontos para conduzir os ensaios em voo de sistemas táticos no Centro de Ensaios em Voos do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center), no Brasil. Entraremos em uma fase emocionante, então agora devemos estabelecer as bases para permitir que eles construam boas relações e network com a Saab. Estes são fatores essenciais que garantirão o sucesso da continuidade do trabalho conjunto”, sinalizou Anna Arildsson, Gerente de Sistemas Táticos no Departamento de Ensaio de Voo.

Essa passagem do Gripen E pelo Brasil vai ser para testes junto à Embraer. A entrega oficial do caça à FAB está prevista para 2021. É importante lembrar que algumas das 36 unidades do caça serão construídas no Brasil e os caças ficaram baseados na ALA 2, em Anápolis- GO.

MIDIA MIX - Forças Armadas realizam limpeza extraordinária no aeroporto de Campo Grande em combate ao Covid-19


Karina Campos E Dayene Paz | Publicada em 02/04/2020 15:53

A Aeronáutica, Marinha e Exército Brasileiro realizaram na tarde desta quinta-feira (2) uma ação de limpeza extraordinária no Aeroporto Internacional de Campo Grande. A medida é em combate ao novo coronavírus (Covid-19), a pedido a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), pois o local tem grande fluxo de pessoas diariamente, e é um dos principais ambientes de aglomeração e contágio do vírus.

Conforme o Comandante do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas do Comando do 6º Distrito Naval, Capitão de Fragata Costa Santos, a força-tarefa contou com 21 militares da marinha e 20 do exército. A limpeza foi feita nos ambientes externos e internos do aeroporto com técnicas de lavagem utilizando produtos de hipoclorito de sódio, álcool 70 e álcool isopropílico.

“Objetivo é de descontaminar o aeroporto para que as pessoas possam andar sem risco de ter contaminadas. As forças do Exército Brasileiro continuam adotando medidas para ajudar a população em combate contra o coronavírus”, salientou.

O Tenente-Coronel Comando Conjunto Oeste, Sergio Alves, ressaltou que além deste apoio, são 1,5 mil militares que estão intensificando os trabalhos de prevenção na linha de fronteira do Estado e também em Mato Grosso. “As forças armadas estão se preparando em campanhas de prevenção ativa e podemos realizar outras ações como essa”, finaliza.

Confira: