NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


NOTIMP 123/2021 - 03/05/2021

Publicado: 03/05/2021 - 08:50h
DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB realiza seminário de fomento da Indústria Aeroespacial


Guilherme Wiltgen | Publicada em 02/05/2021 17:50

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), realizará, em 12 de maio, o 1º Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial. O evento discutirá o papel estratégico do acúmulo de capacidades pelas empresas aeroespaciais, por meio das compensações tecnológicas, industriais e comerciais (offset) advindas das aquisições da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento contará com a participação do Tenente Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, que durante sua carreira atuou na negociação de importantes aquisições do Comando da Aeronáutica e de seus respectivos Acordos de Compensação (Offset), tendo sido ainda Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa.

Também participarão das discussões, representantes do Estado-Maior da Aeronáutica como o Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, que foi gerente do Projeto do caça Gripen (F-39) e do míssil A-Darter, além de exercer outras importantes funções nos programas de aquisição da FAB, e o Coronel Aviador José Renato de Araújo Costa, Chefe da Seção de Ciência, Tecnologia, Inovação e Offset do Escritório de Projetos do Estado-Maior da Aeronáutica, tendo sido também diretor do IFI.

Durante o evento, também será apresentado o Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial, uma ferramenta que permitirá o mapeamento das capacidades tecnológicas do setor aeroespacial que possibilitando a otimização das ações de fomento da indústria, das quais pode se destacar a participação de empresas nacionais em transações de transferência de tecnologia, subcontratação por fornecedores estrangeiros, convênio para incentivo fiscal dentre outros.