NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


F-39 Gripen: COMPREP e COPAC visitam a ALA 2 visando os preparativos para chegada do novo caça da FAB


Guilherme Wiltgen | Publicada em 02/08/2021 14:33

Com a chegada do novo caça F-39 Gripen se aproximando, autoridades do Comando de Preparo (COMPREP), da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e membros do Grupo de Trabalho Fox se reuniram, no dia 22 de julho, com futuros pilotos da aeronave e com Oficiais da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN) responsáveis pela preparação e suporte à operação do avião.

A comitiva, liderada pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, foi recebida pelo Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez. Também estiveram presentes o Chefe da Subchefia de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais do COMPREP, Brigadeiro do Ar André da Silva Ferreira, e o Chefe Interino da Subchefia de Avaliação e Doutrina, Coronel Aviador Alessandro Cramer.

O Tenente-Brigadeiro Almeida destacou a importância do preparo da Força para o recebimento da aeronave. “Os pilotos foram previamente selecionados e preparados para este momento. Será um marco importante não apenas para a Força Aérea Brasileira, mas para o nosso País. Parabenizo a todos que trabalharam e ainda trabalham na capacitação de nossos profissionais e na implementação da infraestrutura necessária para o recebimento do F-39 Gripen”, disse.

Os militares conheceram os aspectos relacionados ao curso realizado na Suécia pelos cinco pilotos, do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, para operar a aeronave F-39 Gripen e, ainda, inspecionaram a preparação que está sendo realizada, com o objetivo de aperfeiçoar as ações e orientar os trabalhos. “Receber o Comandante de Preparo e comitiva é uma excelente oportunidade para mostrar toda a preparação da Ala 2 a fim de implantar projetos importantes para a Força Aérea Brasileira (FAB), bem como colher as orientações do COMPREP para melhoria contínua dos processos”, comentou o Coronel Pestana.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Comandante da EPCAR é paraninfo de turma da PMMG

Oficial-general foi escolhido como paraninfo pelos formandos do Curso de Formação de Soldados da 13ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais

Publicada em 02/08/2021 16:10

Na manhã desta sexta-feira (30/07), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da 13ª Região de Polícia Militar (13ª RPM), com sede em Barbacena (MG), formou 61 novos policiais militares componentes do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da turma de 2020. Mesmo diante da grande parceria que há entre a PMMG e Força Aérea Brasileira (FAB), na cidade representada pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), tal fato seria algo natural não fosse pelo paraninfo da turma: o Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes. Comandante da EPCAR e homenageado pelos formandos na condição de paraninfo, o oficial-general foi tido pelos alunos do curso como referência de militar através de sua conduta, sendo sua carreira motivo de admiração e inspiração para os novos profissionais militares.

Para o Coronel PM Robson Garrido de Paiva Silva, o Brigadeiro Silva Mendes representa o fortalecimento de todos os valores militares, de ensino e treinamento, além de atuar de maneira tal a fortalecer os laços institucionais que já existem há muitos anos entre as instituições. “Termos como referência o Comandante da EPCAR, sendo o paraninfo da turma, só fortalece todos os valores militares, na oportunidade onde ele se torna, sem sombra de dúvidas, uma referência e um exemplo para a instituição Polícia Militar, não só para os alunos, mas para todos nós. A parceria de cooperação entre as instituições já é muito forte em todos os seguimentos, em especial, no seguimento dos treinamentos, sendo a EPCAR uma escola de referência em todo o país e, por estarmos próximos, também nos auxilia muito com todo o seu conhecimento, sua estrutura e suas diretrizes. Por isso, em nome da Polícia Militar, estamos imensamente gratos por esta participação”, afirmou o Comandante da 13ª RPM, que presidiu a solenidade militar.

O curso teve duração de nove meses e, na presente data, 61 novos soldados de primeira classe se formaram para atuar nas mais diversas cidades que são de abrangência desta Região que tem sua sede em Barbacena. Durante a cerimônia, o agora Soldado de Primeira Classe Jhone Júnior de Souza Costa, de 27 anos e natural da cidade de Entre Rios de Minas (MG), foi o responsável por discursar em nome da turma. O policial afirmou que pouco sabia sobre a EPCAR e a Força Aérea, e que, na figura do Brigadeiro Silva Mendes, a turma passa a ter uma fonte inspiradora, além de um excelente exemplo da grandiosidade da Força Aérea. “O Comandante da EPCAR representa muito para nós. Na nossa turma há militares que já serviram aqui na FAB, em Barbacena, e que já haviam falado bem da instituição e da pessoa do Brigadeiro. Temos uma grande admiração pela sua extensa e valorosa carreira, sendo uma pessoa que inspira muito respeito e traz uma excelente imagem da Força Aérea Brasileira. Hoje, através dele, vejo que a FAB é uma instituição de muito respeito, tradição, compromisso e ética”, finalizou o orador da turma.

Ao total, foram 56 soldados do sexo masculino e 5 soldados do sexo feminino que concluíram o CFSd com aproveitamento, estando agora aptos a aturem nas mais diversas atividades inerentes à carreira de policial militar. Dentre estes, dez já sentiram o gosto de concluir um curso militar e já experimentaram a participação em solenidades militares, seja através de desfiles, paradas diárias ou em outras atividades que são pertinentes a vida castrense. Este número representa o quantitativo de formandos que já serviram na EPCAR. Um deles é o Soldado de Primeira Classe PM Luiz Henrique Bertolin Ferreira, que ingressou na Força Aérea no ano de 2008, como soldado e encerrou o seu tempo de serviço ativo na FAB no ano de 2016, na graduação de cabo. Natural de Barbacena (MG) e atualmente com 31 anos de idade, o militar afirmou que, estimulado pelo pai, sempre sonhou em seguir esta carreira e que a FAB muito representou para o seu processo de formação, agora, na Polícia Militar. “Desde novo eu sempre almejei ser militar. O meu pai foi militar. Comecei a realizar este sonho na EPCAR, o qual tive muito orgulho em servir por oito anos. A Força Aérea Brasileira foi a minha base, pois, ao ingressar na PM, já sabia como lidar com as particularidades da profissão”, enfatizou, destacando que o Brigadeiro Silva Mendes é um grande exemplo para todos os integrantes da turma. “O Comandante da EPCAR representa muito ao ser nosso paraninfo, pois além de ser um exemplo como militar, hoje ele nos representa e traz para nós toda a sua sabedoria”, concluiu.

“Agradeço imensamente pelo convite para ser paraninfo e me sinto extremamente honrado. De fato, como comandante de uma instituição de formação militar da Força Aérea Brasileira, sinto-me especialmente homenageado por poder compartilhar um pouco de meus pensamentos sobre o futuro profissional militar, pensamentos que se aplicam tanto às Forças Armadas quanto à Polícia Militar, pois compartilhamos valores e princípios”, disse, em seu discurso, o Brigadeiro Paulo Ricardo da Silva Mendes, enaltecendo o trabalho da PM junto à sociedade e também, trazendo aos formandos uma mensagem sobre os valores a serem desempenhados na profissão e na vida cotidiana. “A Polícia Militar de Minas Gerais, esta tradicional instituição brasileira, tem os seus próprios valores. E não se criam valores da noite para o dia. Valores são construídos com o tempo, formando a identidade própria das instituições. Correção, verdade e justiça, conceitos tão caros a qualquer sociedade, como tantos outros, constam, de uma forma ou de outra, no rol de valores atualmente praticados pela PMMG e que foram prestados no compromisso que assumiram. Parabenizo a todos os instrutores, formandos, bem como seus familiares, que fazem parte importante dessa conquista. Desejo muitas felicidades a todos”, discursou o Comandante da EPCAR, durante a solenidade militar.

Logo após o discurso, o paraninfo foi homenageado com a execução do Hino dos Aviadores, sob os acordes da Banda de Música do 9° Batalhão de Polícia Militar (9° BPM), e cantado pelos formandos e pelos demais presentes, além de receber, das mãos do Comandante da 13ª RPM e por um integrante da turma, uma réplica do helicóptero AS 350 B2 – Esquilo, que compõe a frota de aeronaves utilizadas pela PM em suas operações, acompanhada de uma placa.