NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Santa Casa de BH vai receber pacientes não-Covid de Manaus, diz prefeitura

A transferência foi um pedido do Governo Federal e vai ocorrer por aviões da FAB.

G1 Minas | Publicada em 03/02/2021 18:44

Dezoito pacientes de Manaus, que não possuem Covid-19, mas precisam de hospitalização por causa de outras doenças, vão ser transferidos para a Santa Casa de Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta quarta-feira (3). Até a publicação desta reportagem, o hospital não havia se posicionado sobre o fato.

De acordo com a PBH, o pedido partiu do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. A transferência será feita por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os pacientes vão ficar em leitos de enfermaria não-Covid. Como medida de segurança, todos vão passar por testes ainda no aeroporto e ficarão em quarentena, em área devidamente isolada no hospital.

PORTAL PODER AÉREO


O Sistema de Guerra Eletrônica do Gripen E/F


Da Redação | Publicada em 03/02/2021

O programa Gripen NG dos caças JAS 39E/F que estão entrando em operação na Força Aérea Sueca (Flygvapnet) e na Força Aérea Brasileira (FAB), introduz novas tecnologias também na área de sensores e sistemas de guerra eletrônica.

O caça Saab Gripen E/F carrega uma variedade de medidas ativas e passivas para interromper os esforços inimigos e proteger a si mesmo e outras unidades amigas. Seu avançado sistema de guerra eletrônica, semelhante a um escudo eletrônico, permite bloquear a capacidade do inimigo de funcionar de forma eficaz.

Isso pode ser usado para ajudar na destruição de alvos inimigos ou simplesmente para reduzir o entendimento e a capacidade de reação do inimigo. Tudo isso garantindo o sucesso da missão, usando as mais recentes armas e contramedidas.

O Gripen E/F reduz sua probabilidade de ser detectado confiando em seus sensores passivos ou através de interferência ativa, conhecida também como “active stealth”.

O novo Gripen possui uma nova arquitetura eletrônica (Net Centric Warfare – NCW) considerada dez vezes mais rápida que seus concorrentes.

O novo sistema central PPLI (Participant Precise Location and Identification) conecta todos os sensores internos e externos (Radar AESA Raven, IRST, EW e pod ATFLIR) e oferece as melhores respostas às ameaças.

Seu sistema de Guerra Eletrônica (EW) aprimorado, conhecido como MFS-EW (Multi Functional System), é baseado na família de produtos EW chamada Arexis. A Arexis emprega tecnologia digital de banda larga desenvolvida especificamente para robustez no complexo ambiente de sinais da atualidade.

As principais tecnologias da Arexis são receptores digitais de banda ultralarga e dispositivos de memória de frequência de rádio digital (DRFM – Digital Radio Frequency Memory), transmissores de jammer de varredura eletrônica ativa (AESA) de estado sólido de nitreto de gálio (GaN) e sistemas de detecção de direção interferométrica.

A DRFM funciona capturando digitalmente a assinatura da ameaça guiada por radar e, em seguida, emitindo um sinal de interferência para confundir o míssil atacante, geralmente dando-lhe um “alvo falso”.

A proteção eletrônica é fornecida na faixa de frequência que varia de 0,5 GHz até 40 GHz.

O MFS-EW é feito para lidar com o ambiente de sinais de hoje e no futuro usando receptores digitais de banda ultralarga, processamento de sinal avançado e capacidade de processamento extensiva que pode distinguir os sinais de ameaças reais de outras.

O MFS EW é totalmente integrado a outros sistemas táticos de missão a bordo da aeronave, e também há fusão de sensores em várias camadas da aeronave, combinando todos os sensores táticos no Gripen E, como o radar AESA, sensores eletro ópticos, IRST e também link de dados.

Essas fontes e sensores são integrados em um sistema de alto nível de fusão de sensores e consciência situacional para que o piloto realize a missão com eficácia.

Equipado com uma arquitetura aviônica inteligente, os algoritmos antigos podem ser substituídos por novos sem reduzir a alta disponibilidade da aeronave.

A arquitetura também é a base para fazer atualizações rápidas de hardware e armas.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Operação Culminating – O KC-390 lança os paraquedistas


Agência Força Aérea | Publicada em 04/02/2021

O avião multimissão KC-390 (FAB 2055) realizou, na madrugada desta terça-feira, 02 de fevereiro, o lançamento de paraquedistas em voos em conjunto com as aeronaves C-17 e C-130J da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), durante o Exercício Operacional Culminating, em Alexandria, Louisiana, EUA. A missão foi um marco no projeto de desenvolvimento da aeronave, pois teve a oportunidade de operar, cumprindo todos os objetivos traçados, com aviões militares de transporte já consagrados e empregados em cenários de combate ao redor do mundo.

“Era um sonho imaginar que um produto da indústria aeronáutica nacional, fruto de décadas de desenvolvimento, poderia atuar lado a lado, em pé de igualdade, com aeronaves historicamente consagradas. Acabamos de provar que alcançamos, sim, esse tão desejado nível de maturidade técnica e operacional”, ressaltou o Oficial de Operações do 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), tenente-coronel aviador Daniel Silva Fortes.

O KC-390 integrou um voo de pacote, que é quando aeronaves decolam em um curto espaço de tempo para cumprir ações de Força Aérea complementares, visando a um objetivo comum. Nesse caso, a meta foi realizar o lançamento de paraquedistas para conquistar uma posição por meio aéreo.

Cerca de 120 paraquedistas do Exército Brasileiro (EB), que participam do exercício em conjunto com o Exército dos Estados Unidos (US Army), foram lançados do KC-390 na Zona de Lançamento do Joint Readiness Training Center, unidade especializada em receber esse tipo de treinamento conjunto.

De acordo com o coordenador da missão, major aviador Daniel Elias Souza, a coordenação teve uma complexidade maior, porque as diversas aeronaves que integravam o voo de pacote partiram de localidades diferentes e se encontraram em um ponto comum. “Dentro desse desafio, nós percebemos que nosso planejamento foi adequado às metas que tínhamos e conseguimos atingir todas elas”, ressaltou.

Além do KC-390, participaram dos voos nove aeronaves C-17 e quatro aeronaves C-130J, todas da USAF. Foram lançados cerca de 1.600 paraquedistas, além de 22 plataformas com equipamento pesado. “Nós percebemos que o KC-390 é uma aeronave que está compatível com esse tipo de cenário, assim como, a doutrina da FAB”, complementou.

Outra etapa conquistada pelos militares do 1° GTT durante o exercício foi a operacionalidade completa da tripulação em lançamentos de paraquedistas. Pela primeira vez, o KC-390 realizou a missão de salto de militares com tripulação operacional 100% composta por militares da Força Aérea.

Em visita ao exercício, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, ressaltou a interoperabilidade das Forças Armadas Brasileiras ampliada pela participação conjunta, no Exercício Operacional Culminating, do KC-390 da FAB e da Brigada Paraquedista do EB.

“É um dia histórico para as Forças Armadas Brasileiras nesse exercício inédito, o Culminating, com o lançamento dos paraquedistas da Brigada de Paraquedistas, também utilizando a nova aeronave da FAB: o KC-390”, ressaltou.

Millenium

O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à Força Aérea em setembro de 2019. E, após cerca de um ano e meio operando a aeronave multimissão, a FAB atualmente conta com quatro KC-390 em sua frota realizando missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.

A participação do KC-390 em treinamentos como o exercício Culminating é fundamental para o aprimoramento da utilização da aeronave. A capacidade operacional e de atuação do KC-390 são obtidas mediante o acúmulo de experiências em exercícios conjuntos, o que também possibilita o desenvolvimento doutrinário para a utilização segura da aeronave.

PORTAL AEROFLAP


SAAB disponibiliza wallpapers do Gripen F-39 brasileiro para celulares e computadores


André Magalhães | Publicada em 03/02/2021

A SAAB disponibilizou em seu site fotos de alta definição do caça Gripen F-39E (FAB 4100), que podem ser usadas como wallpapers para celulares e computadores.

As imagens mostram o caça sobrevoando os mais famosos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro-RJ.

O primeiro Gripen F-39 brasileiro está no Brasil desde setembro de 2020, desde então o caça segue com a campanha de ensaios em voo na planta da Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto-SP.

O caça foi apresentado oficialmente no dia 23 de outubro Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, na ALA-1 em Brasília-DF.

O Brasil terá 36 unidades do caça que ficarão sediados na ALA-2, em Anápolis-GO. Das 36 unidades 28 serão da versão E (monoposta) e 8 da versão F (biposta). A previsão é que as quatro primeiras unidades operacionais cheguem no final de 2021.

Dos 36 caças 13 serão produzidos na Suécia, oito começam ser produzidos na Suécia e serão finalizados no Brasil, por fim 15 serão totalmente construídos no país.

Em um único voo, Forças Armadas transportam para Manaus grande volume de oxigênio


André Magalhães | Publicada em 03/02/2021

O avião cargueiro KC-390 Millenium transportou um isocontainer, tanque com grande capacidade, com oxigênio líquido de Belém, no Pará, para Manaus, no Amazonas na segunda-feira (01).

O equipamento pesava cerca de 17 toneladas, com um volume de 6.047m³ de oxigênio líquido. Com as perdas consideradas no transporte, o oxigênio disponibilizado aos hospitais é capaz de abastecer cerca de 580 cilindros de oxigênio de tamanho padrão.

Trata-se de um voo inédito, realizado após testes, que permitiu o transporte de um grande volume em um curto espaço de tempo, duas horas de voo. Tal quantidade levaria aproximadamente seis dias para ser deslocada de embarcação. 

Após esse primeiro voo, existe a previsão de dois voos diários para abastecer o estado do Amazonas com cerca de 15 mil litros de oxigênio líquido por dia. O transporte da carga foi em parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa White Martins. Essa ação faz parte de mais um dos diversos esforços logísticos para amparar os pacientes do estado. 

Vídeo alusivo ao Dia da Aviação de Asas Rotativas é lançado pela FAB


Agência Força Aérea | Publicada em 03/02/2021

A Aviação de Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB) tem sua data comemorativa em 3 de fevereiro. O fato notório que deu origem à escolha desse dia ocorreu em 1964, em uma Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), na região de Katanga, no Sul do Congo, quando a tripulação de um Sikorsky H-19 da FAB pousou em meio à vegetação subsaariana, sob disparos de grupos rebeldes locais, para realizar o resgate de tripulantes, missionários e freiras a bordo de outro helicóptero.

Por suas conhecidas características de voo, essas aeronaves podem decolar e pousar em locais de difícil acesso, bem como manter o voo pairado, o que as tornam ideais para missões de busca e salvamento, infiltração, exfiltração, dentre outras.

FAB e BNDES assinam acordo de cooperação técnica


Agência Força Aérea | Publicada em 04/02/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram, nesta quarta-feira (03/02), no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), um acordo de cooperação técnica para planejamento preliminar de projetos de estruturação imobiliária.

Participaram do ato o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais; o Presidente do BNDES, Gustavo Henrique Moreira Montezano, e membros da Diretoria do Banco.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez enalteceu a importância da assinatura.

“A celebração do acordo de cooperação técnica entre o Comando da Aeronáutica e o BNDES tem como objetivo desenvolver atividades de planejamento de projetos de estruturação imobiliária, visando à possibilidade de alienação direta, mediante venda ou permuta, concessão de direito real de uso, dentre outros instrumentos permitidos em lei. O dia de hoje é muito especial, pois assinala um importantíssimo marco nesta trajetória de amizade e frutífera interação. Com certeza, o maior ensinamento que se pode extrair resume-se à realidade de que somente a sinergia das iniciativas e das ações, voltadas para um nobre propósito como este, pode, de fato, produzir bons frutos no interesse de toda a sociedade”, ressalta o Oficial-General.

Com a assinatura do Acordo, o Comando da Aeronáutica (COMAER) busca ações que gerem aumento da eficiência da gestão de seu patrimônio, redução de despesas e racionalização de gastos, além de alternativas para geração de receitas complementares, visando à destinação econômica de parte de seu patrimônio imobiliário.

O Presidente do BNDES, Gustavo Henrique Moreira Montezano, destacou a cooperação com a Força Aérea.

“Procuramos reforçar a parceria e aproximar cada vez mais – não só as relações pessoais, mas no contexto institucional – o Banco Nacional de Desenvolvimento às Forças Armadas”, salienta. 

MINISTÉRIO DA DEFESA


Brasil e Estados Unidos realizam exercício combinado entre Forças Armadas


Cap Viviane | Publicada em 03/02/2021 12:51

Militares de uma Companhia Paraquedista do Exército Brasileiro participam da Operação Culminating, treinamento combinado inédito entre o Brasil e os Estados Unidos da América (EUA). Para acompanhar a capacitação, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, esteve em Fort Polk, no estado de Louisiana, nos Estados Unidos. Ele foi recebido pelo Comandante do Comando do Sul dos EUA, Almirante Craig Faller, e pelo Comandante-Geral das Forças do Exército dos Estados Unidos, General Michael Garrett.Fernando Azevedo emocionou-se ao dirigir-se aos paraquedistas, recordando a importância do momento e a parceria entre as Forças Armadas dos dois países. “A nossa história começa na II Guerra Mundial. A Força Expedicionária Brasileira ombreou com os americanos, nos campos da Itália, contra o nazi-facismo. Em seguida, uma equipe de paraquedistas pioneiros veio para a 82ª Divisão Aerotransportada colher os ensinamentos da tropa aeroterrestre e iniciou a atividade do paraquedismo militar no Brasil. Em 2021, voltamos ombro a ombro neste exercício, inédito para uma tropa sul-americana”, discursou o Ministro.

Durante a visita do ministro à tropa, o Almirante Craig Faller dirigiu-se aos militares. “Vocês serão testados. Tenho plena confiança nas suas lideranças e habilidades”, afirmou. O Comandante do JRTC, Brigadeiro-General David Doyle, explicou que os militares passam por intenso processo de avaliação junto com os combatentes norte-americanos.

Os brasileiros fazem parte da Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) e, ao se unirem a equipe americana, passaram a integrar o 1-505 Regimento de Infantaria Paraquedista da 82ª Divisão Aerotransportada, organização militar norte-americana. Militares do Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro também participam da Operação Culminating.

As autoridades militares acompanharam o início das atividades, que se deu com o salto noturno dos paraquedistas, lançados pela aeronave brasileira KC-390 Millennium. Essa é a primeira participação da aeronave em um exercício operacional.

Depois do salto, os militares realizaram uma marcha para o combate e conquistaram a fictícia Vila Pennsylvania, protegendo a população local contra o inimigo. O Comandante da Companhia brasileira da Operação Culminating, Capitão Falcão, destacou a preparação da tropa para cumprir a missão. "Nos preparamos, tendo diversas instruções específicas para qualificação dos nossos militares. Fizemos oito exercícios de nível companhia, envolvendo atividades que nos preparassem para o momento que estamos vivendo agora”, afirmou.

Integraram a comitiva do Ministro da Defesa, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão Affonso da Costa, e o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Helder Braga. Em solo americano, uniram-se às autoridades os adidos do Exército nos Estados Unidos, General de Divisão Josias Pedrotti, e da Aeronáutica e de Defesa, Brigadeiro do Ar Ramiro Pinheiro; o Subcomandante de Interoperabilidade do Exército Sul (ARSOUTH), General de Brigada Alcides Faria Junior; e o Vice-Diretor do Diretório de Estratégia Política e Planos do Comando Sul (SOUTHCOM), Brigadeiro do Ar David Alcoforado.

Exercício Conjunto

A Operação Culminating é um treinamento com elevada simulação de combate e aplicação de modernas técnicas de simulação dos exercícios para operações reais que uma Grande Unidade militar - Brigada - pode realizar. O exercício combinado iniciou dia 3 de janeiro e termina dia 21 de fevereiro, no JRTC, em Fort Polk, nos Estados Unidos. A Operação Culminating finaliza o Plano Conjunto de atividades realizadas entre os Brasil e Estados Unidos ao longo de cinco anos.

Operação Covid-19 entrega 3,8 toneladas de medicamentos ao Amazonas


Viviane Oliveira | Publicada em 03/02/2021 19:19

Em quase um mês de operações emergenciais, as Forças Armadas entregaram 3,8 toneladas de medicamentos ao Amazonas. Uma ampla estrutura logística permite ao Ministério da Defesa apoiar o estado no enfrentamento a pandemia de Covid-19.

As ações emergenciais de socorro aos amazonenses iniciaram no dia 08 de janeiro e prosseguem enquanto houver demanda. Durante operação de escolta à balsa que transporta tanque de oxigênio, Navio-patrulha, da Marinha, resgatou, nesta quarta-feira (03), três náufragos que ficaram à deriva por mais de três horas. As vítimas estavam nas proximidades do município de Santarém-PA.

O Navio-Patrulha saiu de Belém (PA), no dia 30 de janeiro, e faz a escolta da balsa que transporta o tanque com 90 mil m³ de oxigênio líquido que abastecerá hospitais na cidade de Manaus (AM). O equipamento está previsto chegar à capital no fim dessa semana.

Já na terça-feira (02), aeronaves da Força Aérea Brasileira transportaram mais uma usina de produção de oxigênio para o Amazonas. O avião C-130 partiu de Guarulhos, em São Paulo. No mesmo dia, dois voos foram realizados para o transporte de um tanque de oxigênio líquido e um isocontainer e outros dois deslocamentos de equipes de saúde. As aeronaves C-105 e C-98, foram responsáveis por levar os profissionais para o município de São Joaquim (AM) para a vacinação de comunidades indígenas e para Carauari (AM) com o objetivo de prestar apoio a unidades de saúde do interior.

Até o momento, o sistema de saúde amazonense recebeu 18 usinas de produção de oxigênio, 332 tanques de oxigênio líquido, além de 4.306 cilindros e 57 respiradores. Os voos da FAB somam cerca de 1150 horas de deslocamento com o transporte de 1213 toneladas de carga.

PORTAL DEFESANET


Missões de amparo ao Amazonas somam mais de mil horas de voo


Pandemic War | Publicada em 03/02/2021 10:10

As Forças Armadas, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), atingiram a marca de cerca de 1070 horas de voo durante as missões emergenciais de amparo ao Amazonas. O estado recebe auxílio 24 horas por dia desde 08 de janeiro para reforço das unidades de saúde pública que atendem pacientes acometidos pela Covid-19.

Até esta segunda-feira (01), foram realizados cerca de 140 voos entre operações para apoio logístico e transferência de pacientes para outros estados. Para atender a alta demanda por auxílio, a FAB emprega diversas aeronaves durante as missões, como o avião cargueiro KC-390 Millennium, o C-130 Hércules, o C-105 Amazonas e o C-99. Ao todo, a quantidade de carga transportada ultrapassa 990 toneladas.

Uma operação inédita também foi executada com sucesso no dia 1º, o deslocamento de um isocontainer com capacidade para 6.047m³ de oxigênio líquido. O equipamento de 17 toneladas foi transportado, por meio do KC-390, de Belém, no Pará, para Manaus, no Amazonas, onde abastecerá cerca de 580 cilindros de oxigênio de tamanho padrão dos hospitais.

Dentre outras ações dedicadas a reduzir os impactos do surto de Covid-19 no Amazonas, destaca-se o transporte de 4.034 cilindros de oxigênio, 252 tanques de oxigênio líquido, 18 usinas de produção do insumo hospitalar, 57 respiradores e 3,1 toneladas de medicamentos.

Em um único voo, Forças Armadas transportam para Manaus grande volume de oxigênio

O avião cargueiro KC-390 Millenium transportou um isocontainer, tanque com grande capacidade, com oxigênio líquido de Belém, no Pará, para Manaus, no Amazonas na segunda-feira (01). O equipamento pesava cerca de 17 toneladas, com um volume de 6.047m³ de oxigênio líquido. Com as perdas consideradas no transporte, o oxigênio disponibilizado aos hospitais é capaz de abastecer cerca de 580 cilindros de oxigênio de tamanho padrão.

Trata-se de um voo inédito, realizado após testes, que permitiu o transporte de um grande volume em um curto espaço de tempo, duas horas de voo. Tal quantidade levaria aproximadamente seis dias para ser deslocada de embarcação.

Após esse primeiro voo, existe a previsão de dois voos diários para abastecer o estado do Amazonas com cerca de 15 mil litros de oxigênio líquido por dia. O transporte da carga foi em parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa White Martins. Essa ação faz parte de mais um dos diversos esforços logísticos para amparar os pacientes do estado.

PORTAL IG - ÚLTIMO SEGUNDO


Rotores em festa – Aviação de Asas Rotativas da FAB comemora mais um ano

Os primeiros helicópteros da Força Aérea Brasileira foram recebidos em 1953 e executavam missões de SAR, transporte e apoio tático, contudo a data alusiva a Aviação de Asas Rotativas surge… O post Rotores em festa – Aviação de Asas Rotativas da FAB comemora mais um ano apareceu primeiro em Contato Radar - Notícias de aviação.

Lucas Ulhôa | Publicada em 03/02/2021 12:50

Os primeiros helicópteros da Força Aérea Brasileira foram recebidos em 1953 e executavam missões de SAR, transporte e apoio tático, contudo a data alusiva a Aviação de Asas Rotativas surge apenas em meados de 1960. Em apoio a missões de paz da ONU, o Brasil envia 179 militares da Força Aérea Brasileira para o Congo, na África Central.

Tais militares eram pilotos e tripulantes de helicópteros Sikorsky H-19 e aeronaves Douglas C-47 e, tinham como principal missão o resgate e transporte de missionários e freiras de zonas de conflito para regiões pacificadas. No dia 3 de Fevereiro de 1964, após o resgate de 4 freiras congolesas de uma vila na região de Katanga, no Sul do Congo, o H-19 sob comando do Tenente Aviador Ércio Braga apresentaria um vazamento abundante de óleo hidráulico e, o pouso de emergência em meio a vegetação subsaariana seria a única saída para evitar a queda do helicóptero.

Após o pouso, e em meio a cortina de poeira levantada pelo rotor, disparos de arma de fogo eram ouvidos e rebeldes deslocavam-se em direção ao helicóptero. Outro H-19 sob o comando do Tenente Aviador Milton Naranjo também participava da missão e, mesmo diante do fogo inimigo, decidiu executar um pouso próximo ao local do incidente, resgatando todos os passageiros e tripulantes do primeiro H-19. Por não possuírem sistemas de auto defesa, o H-19 poderia ser um alvo fácil para os rebeldes e, o ato do Ten. Av. Milton Naranjo de extrema bravura seria visto como um ato heroico por parte do Comando das Missões da ONU. Sendo considerado o primeiro resgate real em combate realizado por um helicóptero da Força Aérea Brasileira, a data marcaria o Dia da Aviação de Asas Rotativas.

Atualmente, a Aviação de Asas Rotativas na Força Aérea Brasileira é composta por oito unidades aéreas assim descritas:

Esquadrão Gavião (1º/11º GAv) à sediado em Natal – RN, o Esquadrão Gavião é a unidade aérea responsável pela formação dos pilotos de helicóptero de FAB. Atualmente o Esquadrão opera os helicópteros Helibrás H-50 Esquilo.

Esquadrão Falcão (1º/8º GAv) à sediado em Natal – RN, o Esquadrão Falcão foi a primeira unidade a receber helicópteros com capacidade REVO. O primeiro H-36 Caracal equipado com sonda para reabastecimento em voo foi recebido em meados de 2016. Dentre as funções exercidas pelos H-36 Caracal do 1º/8º GAV destacam-se missões de infiltração de tropa, busca e salvamento (SAR e C-SAR) e missões de apoio humanitário.

Esquadrão Puma (3º/8º GAv) à sediado em Santa Cruz – RJ, o Esquadrão Puma opera aeronaves modelo H-36 Caracal sendo responsáveis por executar missões de transporte aéreo, apoio aéreo a missões humanitárias, missões de operações especiais em apoio ao Exército e Marinha, missões SAR e C-SAR.

Esquadrão Poti (2º/8º GAv) à sediado em Porto Velho – RO, o Esquadrão Poti é atualmente a única unidade de asas rotativas a operar helicópteros de ataque. Incorporados em Abril de 2010, os helicópteros russos Mil Mi-35M Hind receberam a designação AH-2 Sabre na FAB e, atualmente com 12 unidades em operação, os Sabres tem como principais funções: missões de ataque ao solo, apoio aéreo aproximado e escolta armada.

Esquadrão Pantera (5º/8º GAv) à sediado em Santa Maria – RS, o Esquadrão Pantera realiza missões de transporte aeroterrestre, ligação e observação, evacuação aeromedica e missões operacionais especiais. O Esquadrão opera os helicópteros Sikorsky BlackHawk, designados na FAB como H-60L.

Esquadrão Harpia (7º/8º GAv) à sediado em Manaus – AM, o Esquadrão Harpia utiliza aeronaves H-60L BlackHawk para realizar missões de apoio social e humanitário junto a população ribeirinha e indígenas, infiltração e exfiltração de tropas e missões SAR e C-SAR.

Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv) à sediado em Campo Grande – MS, o Esquadrão Pelicano é a unidade aérea responsável pela Busca e Salvamento no âmbito nacional, mantendo 24 horas por dia equipes de prontidão para acionamentos do serviço de Salvaer. Único Esquadrão a operar aviões de asa fixa e asas rotativas, o Pelicano conta atualmente com três H-60L preparados para ações de Busca e Salvamento.

O Grupo de Transporte Especial (GTE) à sediado em Brasília – DF, a unidade é responsável pelo transporte de autoridades civis e militares, abrangendo desde o transporte do Presidente da República, Ministros de Estado e autoridades do Poder Legislativo e Judiciário. O GTE é a única unidade a operar os helicópteros Eurocopter VH-35, contendo duas dessas aeronaves em operação. Juntamente com os VH-35, o GTE possui ainda dois VH-36 Caracal.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA AGENCIA DE NOTICIAS - DECEA e Embry-Riddle Aeronautical University promovem a ampliação da capacidade de controladores na língua inglesa


Assessoria De Comunicação Social Do Decea | Publicada em 03/02/2021 16:36

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) inaugurou, no dia 1º de fevereiro de 2021, um projeto de grande relevância para a capacitação de controladores de tráfego aéreo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A data referenda o início do programa de capacitação “Aviation English for Air Traffic Control” – extenso e criterioso treinamento virtual de língua inglesa, especialmente destinado aos controladores brasileiros.

Desenvolvido pelo corpo docente da Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), o curso é mais um resultado dos três anos de parceria entre o DECEA e a organização.

Desde 2018, a universidade já vinha recebendo turmas de controladores brasileiros para treinamentos de curto prazo (duas semanas) em seu próprio Campus. Uma imersão efetiva no ambiente acadêmico/aeronáutico da Embry-Riddle, onde os brasileiros puderam dedicar-se a aulas, palestras e, sobretudo, ao ambiente de interação com alunos de outras nacionalidades e um time de especialistas em linguística aeronáutica.

Em um ranking do U.S. News & World Report, a Embry-Riddle ficou em primeiro lugar no programa de Graduação de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, e foi eleita entre as cinco melhores instituições de cursos online dos Estados Unidos da América nos últimos seis anos (em quatro, foi a primeira). Publicações do Military Times, Military Advanced Education, e G.I. Jobs também endossaram a Embry-Riddle como umas das melhores universidades para militares ativos ou veteranos dos EUA.

Para o chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, o programa da parceria DECEA/Embry-Riddle viabilizará uma evolução oportuna ao SISCEAB com a elevação do nível dos controladores brasileiros na língua inglesa:

“Trata-se de mais uma ação objetiva do Departamento de Controle do Espaço Aéreo na busca do aprimoramento contínuo do inglês aeronáutico para os controladores de tráfego aéreo. A partir desta data, o DECEA reforça ainda mais a importância do Brasil no tráfego aéreo internacional, destacando a capacitação especializada aos profissionais que controlam os voos que se utilizam do espaço aéreo brasileiro.”

O contrato, assinado pelo DECEA em 10 de julho de 2020, prevê a participação anual de 325 controladores de tráfego aéreo de todo o Brasil até 2024. Ao final desse período, cerca de 1.300 controladores terão aprimorado ainda mais sua capacitação na língua inglesa.

Customizado para os controladores da Força Aérea Brasileira, o programa não só irá aprimorar a capacidade de interação desses profissionais no âmbito de atuação operacional, como também poderá servir de preparação ao Exame de Proficiência em inglês Aeronáutico do SISCEAB.

Ao final de cada ano, os 14 melhores do curso poderão participar de um treinamento intensivo no campus da Embry-Riddle, em Daytona Beach, FL – EUA.