NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Barbacena neste sábado

Evento, que contará com a participação da Banda de Música da Epcar, começa às 16h no aeroporto local.

G1 Zona Da Mata | Publicada em 03/03/2020 11:25

Uma grande festa nos céus de Barbacena está prevista para ocorrer neste sábado (7) com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, a partir das 16h.

O grupo de pilotos de Força Aérea Brasileira exibirá uma série de acrobacias aéreas num espetáculo organizado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).

Na programação está prevista também a apresentação da Banda de Música da EPCAR, além da prestação de serviços de saúde e odontologia.

Também será montado no pátio do Aeroporto de Barbacena uma estrutura com praça de alimentação para atender o público presente.

O evento tem entrada franca, mas as vagas de estacionamento são limitadas. A orientação dos organizadores é que o o público utilize serviços de transporte público e também carona solidária para acessar o aeroporto.

Os portões serão abertos às 12h.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Aeroporto de Guarulhos é o primeiro do país a implementar mínimos de separação reduzidos entre aeronaves


Redação | Publicada em 03/03/2020 13:55

Entrará em vigor no dia 30 de março, a aplicação dos mínimos de separação reduzidos entre aeronaves que utilizam a mesma pista (RRSM) no Aeroporto Internacional de São Paulo, mais uma iniciativa que faz parte do Projeto AGILE GRU.

A operação é inédita em aeroportos do Brasil e promove maior eficiência no gerenciamento do tráfego aéreo, trazendo benefícios à comunidade aeroportuária e aos usuários do sistema.

O procedimento pode ser aplicado entre uma aeronave que decola e uma aeronave que pousa subsequente, entre duas aeronaves que decolam na mesma pista ou entre duas aeronaves que pousam na mesma pista.

De acordo com o Coordenador do DECEA no AGILE GRU, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marcos Roberto Peçanha dos Santos “a implementação do RRSM está bem alinhada com o objetivo do Projeto AGILE GRU, que é o aumento da eficiência das operações de aproximação, pouso e decolagem e a consequente melhoria da performance e fluxo operacional do Aeroporto”, esclarece.

O Projeto AGILE GRU é resultado do trabalho conjunto entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a International Air Transport Association (IATA), com apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Benefícios

De acordo com o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, a iniciativa prioriza o processo de tomada de decisão colaborativa, no qual todos os envolvidos participam ativamente de todas as etapas do projeto: “O novo procedimento proporcionará melhorias no fluxo das chegadas e partidas no aeroporto, contribuindo para a redução no consumo de combustível e emissões de poluentes, além da otimização do trabalho dos controladores e pilotos”, pontua o oficial-general.

Para o Comandante da LATAM Airlines, Luciano Oliveira, a iniciativa, além de estar de acordo com as melhores práticas operacionais, promove maior eficiência, pontualidade e sustentabilidade às operações aéreas.

“É um procedimento de baixa complexidade para o piloto, que faz com que permanecemos com os níveis de segurança desejados, além de ter mais flexibilidade operacional, reduzindo o número de arremetidas”, avalia.

Todos os critérios relacionados com a aplicação de mínimos de separação reduzidos estão estabelecidos na ICA 100-37 e nas publicações AIP Brasil e AIC, disponíveis no Portal AISWEB, fonte oficial de Informações Aeronáuticas do Brasil.