NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL MIDIAMAX (MS)


Amazonas transferiu para outros estados 506 pacientes com covid-19


Da Redação | Publicada em 05/02/2021 00:25

Ação conjunta do Ministério da Saúde, do governo do Amazonas e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares conseguiu transferir daquele estado 506 pacientes com covid-19 para tratamento em outras unidades da Federação. O objetivo é desafogar os hospitais e reorganizar o sistema de saúde local, pressionado pelo aumento da curva de casos de covid-19.

Os pacientes transferidos estão sendo colocados em hospitais universitários e unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Segundo o Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (4), dois voos da Força Aérea Brasileira (FAB) levaram 34 pacientes com covid-19 para hospitais em Belém e no Rio de Janeiro. Desse total, 12 pacientes do município de Tefé, no Médio Solimões, e quatro de Manaus, seguiram para a capital do Pará. Os demais foram para o Rio de Janeiro.

De acordo com a pasta, o percentual de alta dos pacientes transferidos para outros estados já alcançou 32%. Houve ainda oito remoções para realização de cirurgia oncológica no Hospital do Câncer III, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), localizado na capital fluminense.

Arrojo

O Ministério da Saúde anunciou ainda que, em parceria com o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, está preparando logística mais arrojada para o transporte de pacientes de covid-19 para outros estados. A iniciativa tem apoio de uma empresa aérea comercial, que já teria recebido capacitação para fazer esse tipo de voo. No momento, estão sendo organizados os fluxos, a identificação de locais de acolhimento e os perfis de pacientes que podem ser transferidos.

A meta é transportar 80 pacientes por voo, de modo a atingir com maior rapidez o número projetado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de remover 1,5 mil pacientes, com o objetivo de abrir vagas para aqueles que estão em estado mais grave e aguardam internação.

PORTAL AEROFLAP


Seis anos do primeiro voo do KC-390 Millennium


André Magalhães | Publicada em 04/02/2021 00:01

Neste mês de fevereiro completam-se seis anos do primeiro voo do KC-390 Milllenium, essa especial aeronave alçou voo no dia 3 de fevereiro de 2015 a partir da planta da Embraer, em Gavião Peixoto-SP.

De lá para cá muitos acontecimentos com o KC-390 se tornaram realidade, os vários ensaios de voo para a certificação da aeronave em suas várias capacidades de missões.

Em setembro de 2019 a primeira de 28 aeronaves foi entregue a FAB, hoje a FAB conta com quatro unidades do KC-390, os aviões operam a partir da ALA-2, em Anápolis-GO, sob comando do 1º GTT-Esquadrão Zeus.

Desde o ano passado o KC-390 tem se mostrado muito último coo uma aeronave de transporte logístico, isso devido aos trabalhos por conta da Pandemia de Covd-19, a aeronave foi usada em diversas missões humanitárias, transportando insumos hospitalares, oxigênio e vacinas.

O ano de 2021 já foi marcado pela primeira missão operacional internacional da aeronave. Um KC-390 com militares da FAB e do Exército Brasileiro estão nos EUA participando da Operação Culminating em conjunto com a força aérea e o exército estadunidense.

Durante estes seis aos outros importantes fatores aconteceram com o KC-390, como por exemplo, a venda de cinco aeronaves para Portugal, bem como a venda de duas aeronaves para a Hungria, abrindo assim leque de vendas internacionais da aeronave brasileira.

PORTAL IG - ÚLTIMO SEGUNDO


KC-390 da FAB realiza lançamento de paraquedistas em conjunto com a Força Aérea Americana

Participando do Exercício Operacional ‘Culminating’, nos Estados Unidos, o KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na madrugada de terça-feira (2) o lançamento de paraquedistas em voos em conjunto… O post KC-390 da FAB realiza lançamento de paraquedistas em conjunto com a Força Aérea Americana apareceu primeiro em Contato Radar - Notícias de aviação.

Gabriel Araújo | Publicada em 04/02/2021 14:42

Participando do Exercício Operacional ‘Culminating’, nos Estados Unidos, o KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na madrugada de terça-feira (2) o lançamento de paraquedistas em voos em conjunto com aeronaves da Força Aérea Americana (USAF).

De acordo com a FAB, a missão foi um marco no projeto de desenvolvimento do KC-390, pois a aeronave teve a oportunidade de operar, cumprindo todos os objetivos traçados, com aviões militares de transporte já consagrados e empregados em cenários de combate ao redor do mundo.

Além do jato brasileiro, participaram dos voos nove C-17 e quatro C-130, todas da USAF. Foram lançados cerca de 1.600 paraquedistas, além de 22 plataformas com equipamento pesado. Pela primeira vez, o KC-390 realizou a missão de salto de militares com tripulação operacional 100% composta por militares da Força Aérea.

 

PORTAL SPUTNIK BRASIL


Paraquedistas da FAB conquistam posição `inimiga` durante exercícios nos EUA (VÍDEO)

Na madrugada de terça-feira (2), a aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um lançamento de paraquedistas em voos conjuntos com aeronaves C-17 e C-130 da Força Aérea dos EUA.

Da Redação | Publicada em 05/02/2021 06:57

A aeronave tem sua participação no Exercício Operacional Culminating (Culminante) até o dia 5 de fevereiro em Louisiana, nos EUA.

O avião KC-390 teve a oportunidade de operar, cumprindo todos os objetivos traçados, integrando um voo de pacote, que é quando aeronaves decolam em um curto espaço de tempo para cumprir ações de Força Aérea complementares, tendo um objetivo comum.

No caso da missão, a FAB tinha como missão realizar o lançamento de paraquedistas para conquistar uma posição por meio aéreo.

De acordo com a FAB, aproximadamente 120 paraquedistas do Exército brasileiro foram lançados do KC-390 na zona de lançamento de uma unidade do Exército norte-americano, especializada em receber este tipo de treinamento conjunto.

O major aviador Daniel Elias Souza, coordenador da missão, informou que esta teve uma maior complexidade, pois as aeronaves que integravam o voo de pacote partiram de diferentes localidades para se encontrarem em um ponto em comum.

Além disso, a FAB realizou o exercício com operacionalidade completa da tripulação em lançamentos de paraquedistas, com o KC-390 realizando pela primeira vez uma missão de salto de militares com tripulação operacional 100% composta por militares da Força Aérea.

O KC-390 Millennium é uma aeronave multimissão de fabricação e desenvolvimento nacional que foi concebida tendo como característica fundamental sua interoperabilidade, podendo integrar não só as missões da Força Aérea do Brasil, mas também do Exército e da Marinha.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA NET - FAB e BNDES assinam acordo de cooperação técnica


Da Redação | Publicada em 05/02/2021 06:56

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram, nesta quarta-feira (03), no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), um acordo de cooperação técnica para planejamento preliminar de projetos de estruturação imobiliária.

Participaram do ato o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais; o Presidente do BNDES, Gustavo Henrique Moreira Montezano, e membros da Diretoria do Banco.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez enalteceu a importância da assinatura. “A celebração do acordo de cooperação técnica entre o Comando da Aeronáutica e o BNDES tem como objetivo desenvolver atividades de planejamento de projetos de estruturação imobiliária, visando à possibilidade de alienação direta, mediante venda ou permuta, concessão de direito real de uso, dentre outros instrumentos permitidos em lei.

O dia de hoje é muito especial, pois assinala um importantíssimo marco nesta trajetória de amizade e frutífera interação. Com certeza, o maior ensinamento que se pode extrair resume-se à realidade de que somente a sinergia das iniciativas e das ações, voltadas para um nobre propósito como este, pode, de fato, produzir bons frutos no interesse de toda a sociedade”, ressalta o Oficial-General.