NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


KC-390 Millennium da FAB transporta 4,3 toneladas de álcool em gel para Boa Vista


André Magalhães | Publicada em 04/06/2020 15:55

Nesta quinta-feira (4/6), um KC-390 Millennium da FAB decolou de Brasília/DF transportando 4,3 toneladas de álcool em gel e equipamentos de proteção individual para Boa Vista/RR. Os materiais serão utilizados no combate à COVID-19.@DefesaGovBr @minsaude#FAB #COVID19 pic.twitter.com/SbyKV1JxFa

— Força Aérea Brasileira (@fab_oficial) June 4, 2020 Um KC-390 Millennium da FAB decolou hoje (4/06) de Brasília/DF transportando 4,3 toneladas de álcool em gel e equipamentos de proteção individual para Boa Vista/RR. Os materiais serão utilizados no combate à COVID-19.

Os dois KC-390 da FAB estão transportando vários equipamentos que auxiliam na luta contra à Covid 19. Uma dessas missões um KC-390 transportou uma ambulância e demais cargas para Manaus-AM.

Além do KC-390, outras aeronaves da FAB, como o C-105 Amazonas, o C-208 Caravan, o C-130 Hércules e o C-95 bandeirante também estão na Operação Covid-19.

Os KC-390 da FAB, pertencem ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT)-Esquadrão Zeus. As aeronaves ficam sediadas na ALA-2, em Anápolis-GO, uma importante base aérea que garante a defesa do espaço aéreo do Centro-Oeste e sobre tudo da capital federal. A ALA-2 abriga o 1º GDA, um dos esquadrões de caça da FAB que já operou o Mirage III, o Mirage 2000 e atualmente os F-5EM/FM. A partir de 2021 começam a chegar os novos caças da FAB, Gripen F-39.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas levam por água, terra e ar, apoio a todos os cantos do país


Tenente Indira Efel | Publicada em 04/06/2020 18:02

Militares da Força Aérea Brasileira transportaram, na manhã dessa quinta-feira (04), mais de 4 toneladas de álcool em gel e equipamentos de proteção individual para Boa Vista, em Roraima. Os itens, que foram carregados em um KC-390 Millennium, serão utilizados no combate ao novo coronavírus.

Pelas águas, militares iniciaram o transporte fluvial de equipes de saúde e tropas para atuarem no apoio às comunidades indígenas. Os médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e tropas foram transportados no Ferry-Boat Marechal Bittencourt e estão levando apoio médico e orientação às comunidades do Rio Jutaí, na região do Médio Solimões.

Além disso, as Forças Armadas realizam campanha de doação voluntária de sangue em todas as regiões. Em Campo Grande (MS), militares do 9º Batalhão de Suprimento contribuíram com os estoques do banco de sangue do Hemosul.
Em Pirassununga (SP), militares participaram da campanha “Ajudar está no nosso sangue”, organizada pelo Exército Brasileiro. As doações beneficiaram o Hemocentro da Unicamp. A Escola Preparatória de Cadetes em, Campinas (SP), também entrou na campanha e iluminou toda a fachada do prédio para incentivar a doação, neste período de pandemia.

No Rio de Janeiro, no Comando Conjunto Leste, militares apoiaram a campanha de vacinação do SEST/SENAT, no Terminal Rodoviário de Campo Grande. Durante a ação, foram aplicadas 250 doses de vacina contra gripe. Ainda na capital carioca, a Marinha do Brasil realizou capacitação e desinfecção na Unidade Socioeducativa, da Secretaria de Educação, na Ilha do Governador.

Na Região Norte, militares limparam a Procuradoria da República do Rio Grande do Norte, em Natal. Do outro lado do País, na Região Sul, a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada higienizou áreas públicas com grande circulação de pessoas.
Já no Comando Conjunto Oeste militares descontaminaram 100% das unidades de saúde do munícipio de Guia Lopes da Laguna, no Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram limpos 16 locais públicos. Em Manaus, foi feita a descontaminação das instalações internas da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

 

PORTAL DEFESANET


Gripen NG Brazil - F-39

SAAB lançou nesta quinta-feira, em seu canal do Youtube, mais um episódio da websérie Colaboração Real 3.

Por Redação | Publicada em 04/06/2020 10:00

Neste segundo vídeo, você poderá saber mais como a Força Aérea Brasileira está se preparando para a chegada do Gripen Brasileiro, desde a parte de infraestrutura em Anápolis até os treinamentos dos pilotos.

FAB participa do 2º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

Encontro online debateu formas de interação e cooperação para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras à Defesa, com aplicabilidade no meio militar e civil

Agência Força Aérea | Publicada em 04/06/2020 11:30

O 2º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, coordenado pela Escola Superior de Guerra (ESG), foi realizado no dia 21 de maio. O encontro on-line teve como tema “As Contribuições da P&D da Área Militar para a Tríplice Hélice”, onde foram debatidas formas de interação e cooperação para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras à Defesa, com aplicabilidade no meio militar e civil. 

O objetivo do evento, que contou com a participação simultânea de 240 pessoas em um ambiente virtual, foi reunir executivos e industriais visando a capacitação em áreas de importância para a defesa nacional com ênfase na sinergia entre os três elementos inter-relacionados: governo, indústria e universidade.

Segundo o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, que participou como palestrante, "a relação da academia com a indústria pode ser identificada com a presença de parques tecnológicos e políticas governamentais, assim como está acontecendo hoje no evento, com a participação de representantes da indústria, academia e governo”, afirmou.

Neste cenário, todas as instâncias possuem papéis importantes: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), como centro de inovação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, atua na formação de profissionais de alto nível; a indústria analisa as demandas práticas e realiza a fabricação; e o governo age como facilitador, seja reduzindo as burocracias ou por meio de programas de incentivo à pesquisa, com apoio de políticas públicas gerindo modelos contratuais das parcerias.

Um exemplo de parceria citada pelo Diretor-Geral do DCTA foi o projeto do Veículo Suborbital Brasileiro – VSB-30. A certificação do VSB-30 foi finalizada em 2009 e a transferência de tecnologia para a indústria está prevista para este ano.

“O sucesso do VSB-30 se tornou um exemplo do modelo da Tríplice Hélice nos setores de inovação e tecnologia”, acrescentou o  Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

Forças Armadas apoiam ação de agentes de fiscalização ambiental durante Operação Verde Brasil 2


Por Redação | Publicada em 04/06/2020 11:40

Em áreas remotas da Amazônia Legal, os militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica apoiam as atividades de órgãos de fiscalização ambiental e segurança pública durante a Operação Verde Brasil 2.

Nos Estados de Acre, Amazonas e Rondônia, o Comando Conjunto Príncipe da Beira coordena as ações e, nessa terça-feira (02), os militares atuaram com agentes do IBAMA, da Polícia Federal, do ICMbio e da Força Nacional, além dos órgãos estaduais de Rondônia: Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental.

As madeireiras da região foram fiscalizadas e houve patrulha motorizada terrestre, fluvial e aeromóvel, inspeção naval e postos de bloqueio e controle de estradas.

As ações do Príncipe da Beira resultaram na apreensão de embarcações, veículos, equipamentos, armamentos, munição e 12,25 quilos de pasta base de cocaína. Quase R$ 4 milhões foram aplicados em multas.

O Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea intensificou as ações de conscientização da população do Pará quanto a temas ambientais. Em Marabá, a atividade é coordenada pelo 52º Batalhão de Infantaria de Selva.

Na malha fluvial paraense, as embarcações da Marinha prosseguem as inspeções navais em diversas localidades. Também foram cumpridas ações de patrulha motorizada, apoio logístico a órgãos civis e reconhecimento terrestre. Nas últimas horas, 21 embarcações foram revistadas no âmbito do 4º Distrito Naval.

Em Mato Grosso, o Comando Conjunto Barão de Melgaço escolta o transporte de madeira apreendida em apoio ao IBAMA. Através de Organizações Militares do Exército, o Comando também estabeleceu postos de bloqueio e controle de estradas, além da realização de patrulha terrestre e reconhecimento aéreo em parceria com agentes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso e da Força Nacional. Mais de 50 veículos foram vistoriados pelo Comando.

Resultados

Desde a deflagração da Operação Verde Brasil 2, em 11 de maio, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram inspeção naval em 1,3 mil embarcações, das quais 91 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas, vistoriaram quase 3 mil veículos, retendo 63 desses por irregularidades. Mais de 7,8 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foram confiscados. Até o momento, quase R$ 24 milhões foram aplicados em multas e termos de infração.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA).
Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

 

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA BV - Mais de quatro toneladas de EPIs chegam a Roraima

O transporte dos insumos, feito por aeronaves da Força Aérea Brasileira foi viabilizado pelo senador Telmário Mota

Por Folha Web | Publicada em 04/06/2020 10:40

Mais de quatro toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de equipamentos e respiradores para o combate da Covid-19, chegaram nesta quinta-feira, 4, em Roraima.

Os insumos foram transportados por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), após solicitação do senador Telmário Mota (PROS-RR), durante audiência realizada no dia 27 de maio, com o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Ramos, e com o chefe da Casa Civil, ministro general Braga Neto.

“Recebemos respostas positivas sobre ações do governo federal, em relação ao enfrentamento da Covid-19, em Roraima. Os ministros garantiram a liberação de aeronaves da FAB, para, o mais breve possível, realizar o transporte das mais de quatro toneladas dos EPIs destinadas à segurança pública do estado, que foram doadas pelo Ministério da Saúde”, informou o senador.

“Além do transporte, o ministro Luiz Ramos também garantiu mais equipamentos e materiais para a área da saúde, como álcool, aventais, máscaras cirúrgicas, toucas, protetores faciais e respiradores”, acrescentou Telmário.

Para Telmário, a união dos poderes para combater esse inimigo invisível e letal, é fundamental na missão principal, que é a de salvar vidas.

“A prefeitura de Boa Vista não vem cumprindo com a prestação de serviços na atenção básica, o que sobrecarrega o Hospital Geral e o pronto socorro. Nesse momento de perdas de entes queridos, de dor e de incertezas, é preciso deixarmos as diferenças políticas de lado, e trabalharmos unidos, para salvar o máximo de vidas possíveis”, completou.

Poder Aéreo - Colaboração Real 3 – Episódio 2: A preparação da Ala 2 para a chegada do Gripen


Por Redação | Publicada em 04/06/2020 13:30

Estamos todos mobilizados para a chegada do novo Gripen Brasileiro. Pensando em cada detalhe – tanto para recebê-lo como para operar o caça.

Com isso, está ocorrendo uma preparação da infraestrutura em Anápolis até o treinamento dos pilotos do Gripen.