NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB – A incrível história do Tenente Danilo Moura

Uma das mais fantásticas aventuras da Segunda Guerra Mundial foi vivida por um piloto brasileiro da FAB.

Luis Padilha | Publicada em 04/07/2021 12:28

Presidente Jair Bolsonaro voou no KC-390 com Kit VIP


Luiz Padilha | Publicada em 04/07/2021 13:38

Pela primeira vez, desde que entrou em serviço na Força Aérea Brasileira (FAB) em setembro de 2019, o Embraer KC-390 Millenium realizou uma missão Presidencial, ou seja, como “Força Aérea 01” (FAB 01). O voo entre Brasília (SABR) – Ponta Porã (SBPP) foi realizado pelo FAB 2856 do 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) “Esquadrão Zeus”, sediado na Base Aérea de Anápolis (Ala 2) no dia 30 de junho.

A decolagem ocorreu as 11h05 horário de Brasília, com o FAB 01 voando no FL360 (36.000 pés). Durante o voo, o FAB 01 foi interceptado por um F-5EM do 1º GDA, que fez uma saudação ao Presidente.

Além do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a comitiva incluiu entre outra autoridades o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto e o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadero do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O objetivo era inaugurar o novo sítio de radar de Ponta Porã/MS, que é vinculado ao CINDACTA II.

Normalmente as missões Presidenciais são cumpridas pelo Grupo de Transporte Especial em aeronaves VC-1 e VC-2 ou helicópteros VH-35 ou VH-36. Porém a partir de agora estas missões VIPs poderão ser feitas pelo KC-390, que de certa forma roubou as atenções na inauguração de radar de Ponta Porã. Isto porque foi empregado pela primeira vez um kit VIP na KC-390.

O kit com duas fileiras de assentos duplos (lado a lado) permite acomodar pelo menos 48 passageiros e uma configuração muito similar a de um aeronave comercial, inclusive com banheiro. Ele modelado para ser rapidamente instalado pela rampa traseira. Além dos assentos, o kit comtempla painéis e anteparos laterais, que dão mais conforto e deixam a cabine mais próxima a uma aeronave comercial.

PORTAL CAVOK


Gripen e sua solução de suporte inteligente


Por Fernando Valduga | Publicada em 04/07/2021 20:41

O Gripen é um sistema de caça exclusivo, trazendo um equilíbrio perfeito entre desempenho e economia. Ao longo de todo o projeto e construção, a Saab garantiu que o Gripen fosse fácil de fazer manutenção e consertar, tornando possível oferecer custos operacionais e de manutenção moderados que nenhuma outra aeronave chega perto de igualar.

A história da solução de suporte inteligente do Gripen remonta a mais de 80 anos.

Tudo começou em 1937, quando ficou claro que a Europa estava à beira de um grande conflito. Na Suécia, um pequeno país neutro com paz por mais de um século, o governo e a indústria decidiram se preparar para o pior. A Saab foi fundada com a missão de garantir o suprimento de aeronaves militares do país como parte de seu esforço para manter a segurança e a soberania nacionais.

Por ser um país com recursos pequenos e muito limitados, mas ao mesmo tempo localizado em um local estratégico e, portanto, vulnerável, logo ficou claro que algo muito especial era necessário para mitigar as ameaças dentro dos limites dos recursos disponíveis. O governo sueco, as forças de defesa e a Saab conseguiram chegar a um acordo sobre alguns requisitos básicos que se aplicariam a todas as aeronaves projetadas e produzidas; requisitos que são tão válidos hoje quanto eram em 1937.

  • Em suma, o acordo incluía o seguinte:
  • A aeronave deve ser capaz de operar a partir de uma estrada regular sueca com uma reta de pelo menos 1 km, em bases rodoviárias secretas. Isso significava que, em caso de guerra, era possível espalhar as operações para um grande número de pontos por todo o país, ao invés de ficar preso nas bases aéreas militares oficiais. Essa disseminação tornou quase impossível para qualquer inimigo tirar a Força Aérea Sueca da equação.
  • A aeronave também deve ser tão fácil de manter, que a manutenção possa ser feita por uma pequena quantidade de mecânicos conscritos e apenas um técnico certificado.
  • A aeronave deve permitir uma rotação ar-ar muito rápida em uma base rodoviária, bem como uma substituição muito rápida do motor, se necessário.
  • Após a decisão final de implementar o sistema básico de estradas na década de 1950, a rede de estradas na Suécia foi adaptada para atender aos requisitos.

Solução de suporte eficiente

Durante a guerra fria, a Suécia se sentiu ameaçada pelos países do Pacto de Varsóvia. O país precisava de uma aeronave que pudesse superar e manobrar uma força maior de caças avançados.

O norte da Suécia é uma terra implacável com invernos longos e gelados e áreas em grande parte despovoadas. Apresenta um ambiente hostil para operar uma aeronave – mas foi neste local que nasceu o Gripen. A defesa dessas vastas áreas exigia um caça que pudesse realizar missões ar-ar, ar-superfície e de reconhecimento.

O orçamento de defesa relativamente pequeno da Suécia e as difíceis condições sob as quais o Gripen foi projetado levaram a Saab a tornar o caça o mais eficiente possível. Um aspecto fundamental dessa abordagem é a arquitetura aviônica aberta e modular do Gripen e sua manutenção eficiente, que permite a integração de produtos prontos para uso sempre que possível, bem como o desenvolvimento contínuo de novas funções para atender às necessidades futuras.

A decisão de desenvolver o Gripen foi tomada em 1982, e o primeiro voo foi realizado em 1988. Projeto instável e equipado com sistema fly-by wire, muitos compostos e outras tecnologias de ponta, era uma aeronave completamente diferente se comparada aos seus predecessores. A manutenção básica e os requisitos básicos da estrada eram, no entanto, os mesmos, e a solução de suporte exclusiva foi, portanto, integrada ao design desde o início e, eventualmente, tornou-se inerente ao sistema.

O sistema de suporte do Gripen permite uma pegada logística muito baixa. Ele vem com ferramentas multifuncionais de tipo especial extremamente eficientes e outros equipamentos inteligentes para garantir que a disponibilidade seja maximizada o tempo todo. Todo o equipamento também é desdobrável.

Alguns exemplos:

  • Um turnaround ar-ar, incluindo reabastecimento e rearmamento, é feita em menos de dez minutos usando apenas um técnico e cinco mecânicos conscritos (apenas dez semanas de treinamento necessárias).
  • Duas aeronaves Gripen em uma missão de duas semanas requerem apenas o que cabe em um contêiner padrão de 20 pés.
  • O equipamento aviônico complexo (por exemplo, o radar) ou a substituição do motor pode ser realizada dentro de uma hora.
  • Nenhuma instalação fixa é necessária.
  • A unidade de alimentação auxiliar torna o Gripen autossuficiente em energia.
  • Pode pousar ou decolar usando uma pista de 800×16 metros em vez de uma pista típica de 2.400×45 metros.
  • Totalmente compatível com a OTAN.
  • A alta disponibilidade do Gripen leva a um maior efeito operacional.
  • A pegada logística reduzida do Gripen o torna extremamente adequado para operações IMPLANTADAS.
  • A solução de suporte do Gripen é eficiente, econômica e sob medida para os requisitos operacionais do cliente.
  • O custo do ciclo de vida do Gripen é o mais baixo de todos os caças comparáveis.