NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Transporte de respiradores em regiões remotas é possibilitado com apoio das Forças Armadas


Por Redação | Publicada em 05/05/2020 15:57

A parceria do Ministério da Defesa, por meio das três Forças Armadas, com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) tem sido fundamental para viabilizar a manutenção de respiradores, equipamentos essenciais no combate à COVID-19, especialmente nas regiões mais remotas do Brasil. A avaliação é do diretor adjunto de Educação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Sérgio Moreira.

A iniciativa envolve as unidades do Senai em diversos Estados. “Sozinhos, não tínhamos condição de fazer essa logística. Além disso, o atendimento tem sido mais do que imaginávamos. Havíamos solicitado apoio aéreo, mas também recebemos transporte terrestre e até mesmo por água. Somente com este apoio é que conseguimos atender às demandas de estados como Amapá, Roraima e Amazonas”, avaliou o diretor adjunto Sérgio Moreira.

O Senai está envolvido com recuperação dos respiradores e atende não só as solicitações do Ministério da Defesa, que envolve diretamente a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), como de outros órgãos governamentais. De acordo com levantamento da SEPROD, entre os aparelhos transportados estão 17 que foram coletados em hospitais da capital do Amapá e outros sete coletados em Boa Vista, Roraima.

A ação, que integra a atividades desenvolvidas no âmbito da Operação COVID-19, conta com participação da Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG) por intermédio da Subchefia de Coordenação de Logística e Mobilização (SUBCLM).

O transporte de respiradores não se restringe à parceria com a CNI. A pedido do Gabinete de Crise, coordenado pela Casa Civil, também são transportados respiradores doados. De acordo com dados do Ministério da Defesa, até o momento 126 respiradores foram transportados pelas Forças Armadas, tanto pela Força Aérea Brasileira quanto por modal terrestre.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Transporte de insumos de saúde está entre prioridades no combate à Covid-19


Por Redação | Publicada em 05/05/2020 13:14

O transporte de insumos de combate ao novo Coronavírus está entre as ações priorizadas pelo Ministério da Defesa, que integra o esforço do Governo Federal de enfrentamento à pandemia provocada pelo vírus. Na segunda-feira (4), um C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou mais de duas toneladas de materiais de saúde para a capital do Amapá, Macapá.

A aeronave da FAB decolou de Manaus, no Amazonas, rumo à capital amapaense com carregamento de 18.650 máscaras, 2.200 toucas hospitalares descartáveis, 1.944 unidades de álcool em gel 500 ml, 1.050 aventais, 800 protetores faciais, 2.820 testes rápidos, 14 respiradores de UTI e seis respiradores de transporte. A carga soma 2.420 kg de materiais em apoio ao Ministério da Saúde. A aeronave pousou no começo da tarde no Aeroporto Internacional de Macapá.

Durante o fim de semana, mais de 30 toneladas de insumos de saúde foram entregues na capital amazonense. No domingo (03), uma aeronave C-130 Hércules da FAB transportou mais de sete toneladas de álcool em gel. O Hércules decolou de Guarulhos (SP) rumo a Manaus com material doado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

No mesmo dia, um segundo C-130 Hércules decolou de Manaus rumo a Tabatinga, também no Estado do Amazonas. A aeronave transportou 200 cilindros de oxigênio, abastecidos na capital amazonense, num total de 16 mil kg de carga. A ação teve como destino o Hospital de Guarnição de Tabatinga, que atende o Sistema Único de Saúde (SUS). Outra aeronave, um C-98 Caravan, transportou 2 mil máscaras tipo Face Shield, confeccionadas pela empresa Taurus, de Canoas, no Rio Grande do Sul, para o Rio de Janeiro.

Já no sábado (02), dois KC-390 Millenium transportaram até Manaus 452 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Foram 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel. Esses materiais foram doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura em parceria com o Ministério da Saúde. Também foram transportados para o estado 45 cilindros de oxigênio para o Hospital do Exército, que atende a população de Tabatinga.

Outra aeronave da FAB decolou de Guarulhos, em São Paulo, também com destino a Manaus, transportando 175 cilindros de oxigênio, seis respiradores hospitalares e 400kg de medicamentos. Essas missões são coordenadas pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Saúde e Governo do Estado do Amazonas, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da FAB.

Os voos fazem parte da Operação Covid-19, coordenada pelo Ministério da Defesa que estabeleceu 10 Comandos Conjuntos espalhados por todo o País. Por meio dessa operação, são empregados mais de 29 mil militares, mil viaturas, 102 embarcações e 34 aeronaves.

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA DO RADIO - Covid-19: Manaus (AM) recebe quase meio milhão de EPI’s pelo Ministério da Defesa

A ação faz parte do enfrentamento à covid-19 e reuniu toda as Forças Armadas

Agência Do Rádio | Publicada em 05/05/2020 09:41

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou mais de 450 mil equipamentos de proteção individual a Manaus (AM) no último sábado (2). A ação é uma das medidas de enfrentamento do Governo Federal ao novo coronavírus, que já tem no Amazonas o estado com maior incidência da Covid-19. O estado vem batendo recordes de infectados pelo coronavírus por dia em todo o Brasil, com quase sete mil pessoas infectadas.  

Foram transportadas mais de 300 mil máscaras cirúrgicas, 17 mil máscaras N95, 130 mil pares de luvas, quatro mil óculos e 1.300 aventais, além de mais de mil litros de álcool em gel. 

Em coletiva com o governo local, no último domingo (3), o ministro da Saúde, Nelson Teich, reiterou que a pandemia é um problema coletivo e que será preciso união para passar por esse momento. 

“É uma situação única que o Brasil e o mundo estão vivendo. É uma doença que chega com uma capacidade enorme de sobrecarregar qualquer sistema de saúde, tanto que isso não é um problema só de Manaus, do Amazonas, é um problema no mundo. A gente tem certeza de que a única forma de ajudar de verdade a sociedade é trabalhando juntos, de forma planejada e estruturada.” 

Nessa mesma ação, também foram transportados 45 cilindros de oxigênio, que foram levados ao Hospital do Exército, localizado no município de Tabatinga (AM). 

O governador do Amazonas, Wilson Lima, confirmou que o recebimento dos equipamentos vai dar mais fôlego ao sistema de saúde e que a chegada de novos profissionais pelo programa do Governo Federal “O Brasil Conta Comigo” será um alívio para a população, sobretudo do interior do estado. 

“A gente tem feito um planejamento para os próximos dias, para a chegada de profissionais que serão importantes para ampliar a capacidade de atendimento.” 

O Ministério da Defesa ativou em março uma ação conjunta batizada de Operação Covid-19, que reuniu até agora 29 mil militares, mil viaturas, 102 embarcações e 34 aeronaves. A iniciativa é uma resposta à pandemia do novo coronavírus, que já fez mais de sete mil mortos no Brasil.   

Para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.

AEROFLAP - Com vídeo: FAB transporta suprimentos e materiais hospitalares para Manaus e Macapá


Força Aérea Brasileira | Publicada em 05/05/2020 17:35

Uma aeronave C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, entre esse domingo (03/05) e segunda-feira (04/05), ação de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19.

O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, transportou 11,86 toneladas de materiais hospitalares, do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) para Manaus (AM) e Macapá (AP). A missão foi designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde.

O FAB 2473 decolou da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), às 12h30 (horário de Brasília) e pousou na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, às 13h30 (horário de Brasília) transportando 1.650 kg de medicamentos e máscaras do tipo face shield. Em Guarulhos, a aeronave carregou mais 10.218 kg de materiais de saúde, sendo 7.798 kg de álcool em gel destinados a Manaus e 2.420 kg de Equipamentos de Proteção Individual, testes rápidos sars-cov2, respiradores de UTI e de transporte, que foram destinados a Macapá. Parte dos materiais foi doada pelo Hospital Albert Einstein.

A aeronave decolou de Guarulhos às 15h15 e pousou na Ala 8 – Base Aérea de Manaus às 20h45, onde parte da carga foi entregue. Já na segunda-feira (04), o FAB 2473 decolou às 10h40 de Manaus com destino a Macapá, local de desembarque de 2.820 testes rápidos, 14 respiradores de UTI, seis respiradores de transporte, além de  máscaras, toucas hospitalares descartáveis, álcool em gel, aventais e protetores faciais. A aeronave pousou na capital amapaense às 13h00 (horário de Brasília).

O material foi entregue à Secretaria de Saúde de Macapá, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento à pandemia.

O Comandante do C-130, Major Aviador Rosemberg Gomes da Silva, avalia que a missão é uma oportunidade para o combate à pandemia. “É com muita satisfação que cumpro essa missão. Esse material que transportamos será de grande valia para as pessoas atendidas”, enfatizou.

Para o Sargento Rodrigo Jorge Vieira Lima, que desempenha a função de mecânico da aeronave, é uma grande honra participar de uma missão de âmbito nacional. “Não há palavras para descrever o orgulho que sinto em poder ajudar as pessoas da região norte, que tanto necessitam desses insumos que transportamos”, declarou.

OPERAÇÃO COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

CANAL ITACOATIARA - Hospital de Guarnição de Tabatinga recebe 200 cilindros de oxigênio do Governo do Amazonas


Por Redação | Publicada em 05/05/2020 22:24

O Governo do Amazonas entregou, neste domingo (03/05), com o apoio da Força Aérea Brasileira, 200 cilindros de oxigênio de 10m³ ao Hospital de Guarnição de Tabatinga (HGuT). A unidade também é referência para atendimento de média e alta complexidade para outros municípios do Alto Solimões e precisará realizar reparos na usina de oxigênio.

A aquisição foi feita com recursos do Estado. No sábado (02/05), o município já havia recebido 50 cilindros para o hospital e para UPA local, e hoje também foi entregue um respirador. No total, são cinco respiradores para Tabatinga, que também recebeu 500 testes rápidos e medicamentos.

“Os cilindros permitirão que a usina possa parar pelo menos três dias para reparos. O Hospital de Tabatinga é importante naquela região, pois atende sua população e a de seu entorno”, explicou o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo.

Ainda segundo o secretário, após o conserto da usina, os cilindros serão distribuídos a outros municípios, ficando apenas o suficiente para dar suporte ao HGuT.

Neste domingo, foi encaminhado um respirador para Silves. No sábado, Itacoatiara recebeu três respiradores para o Hospital José Mendes. Durante a semana, serão entregues testes rápidos e novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o interior. Itacoatiara receberá um tanque de oxigênio na próxima terça-feira (05/05).

A secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, destaca que o suporte dado aos municípios é resultado da união de esforços entre os governos estadual e federal. Parte dos equipamentos e insumos distribuídos ao interior foi enviada ao Amazonas pelo Ministério da Saúde, e a outra parte é aquisição do Governo do Estado.

Substituição – Com a nova aquisição, a Susam passa a ter 920 cilindros de oxigênio aplicados nos 61 municípios do interior do Amazonas. Segundo o Departamento de Logística da secretaria, o Governo do Estado está finalizando a compra de outros 300 desses equipamentos, o que aumentará para mais de 1.200 a quantidade aplicada no interior.

Em paralelo, como parte do planejamento para o combate à pandemia de Covid-19, a secretaria também está remanejando cilindros da capital para os demais municípios. Isso tem sido possível graças à instalação de tanques estacionários de oxigênio em hospitais e serviços de pronto atendimento de Manaus, permitindo a liberação dos cilindros antes usados nessas unidades.

PORTAL PONTA PORÃ INFORMA - Covid-19 Manaus (AM) recebe quase meio milhão de EPI’s pelo Ministério da Defesa

A ação faz parte do enfrentamento à covid-19 e reuniu toda as Forças Armadas

Publicada em 05/05/2020 14:10

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou mais de 450 mil equipamentos de proteção individual a Manaus (AM) no último sábado (2). A ação é uma das medidas de enfrentamento do Governo Federal ao novo coronavírus, que já tem no Amazonas o estado com maior incidência da Covid-19. O estado vem batendo recordes de infectados pelo coronavírus por dia em todo o Brasil, com quase sete mil pessoas infectadas.

Foram transportadas mais de 300 mil máscaras cirúrgicas, 17 mil máscaras N95, 130 mil pares de luvas, quatro mil óculos e 1.300 aventais, além de mais de mil litros de álcool em gel.

Em coletiva com o governo local, no último domingo (3), o ministro da Saúde, Nelson Teich, reiterou que a pandemia é um problema coletivo e que será preciso união para passar por esse momento.

"É uma situação única que o Brasil e o mundo estão vivendo. É uma doença que chega com uma capacidade enorme de sobrecarregar qualquer sistema de saúde, tanto que isso não é um problema só de Manaus, do Amazonas, é um problema no mundo. A gente tem certeza de que a única forma de ajudar de verdade a sociedade é trabalhando juntos, de forma planejada e estruturada."

Nessa mesma ação, também foram transportados 45 cilindros de oxigênio, que foram levados ao Hospital do Exército, localizado no município de Tabatinga (AM).

O governador do Amazonas, Wilson Lima, confirmou que o recebimento dos equipamentos vai dar mais fôlego ao sistema de saúde e que a chegada de novos profissionais pelo programa do Governo Federal "O Brasil Conta Comigo" será um alívio para a população, sobretudo do interior do estado.

"A gente tem feito um planejamento para os próximos dias, para a chegada de profissionais que serão importantes para ampliar a capacidade de atendimento."

O Ministério da Defesa ativou em março uma ação conjunta batizada de Operação Covid-19, que reuniu até agora 29 mil militares, mil viaturas, 102 embarcações e 34 aeronaves. A iniciativa é uma resposta à pandemia do novo coronavírus, que já fez mais de sete mil mortos no Brasil.

Para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.

PORTAL INFORME BRASIL - Profissionais da Saúde iniciam treinamento contra o covid-19 por Militares


Publicada em 05/05/2020 12:06

Profissionais da Saúde iniciam treinamento contra o covid-19 por Militares. Hospitais militares começaram a treinar, nesta terça-feira (5), profissionais de saúde das Forças Armadas, para atuar em emergências clínicas e cuidados intensivos com pacientes de covid-19.

Durante dois dias, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem vão adquirir mais conhecimento técnico-científico sobre o novo coronavírus; suas manifestações clínicas e as normas de proteção individual adequadas.

Assim, os profissionais também receberão treinamento necessário para atuar nas unidades de terapia intensiva e realizar os procedimentos de forma segura.

Desse modo, coordenados pelo Ministério da Defesa, os cursos abordarão protocolos de intubação, tratamento e uso de ventilação de arritmias mecânica.

Então, em um primeiro momento, o treinamento será voltado para militares, mas a intenção, segundo o Ministério da Defesa, é abrir também para profissionais civis, conforme a demanda e a disponibilidade de vagas.

Com 40 alunos por turma e carga horária de oito horas por dia, foram abertas inicialmente 480 inscrições distribuídas no Hospital das Forças Armadas (HFA); em Brasília (DF), na Escola de Saúde do Exército (EsSEx); no Rio de Janeiro (RJ), e no Hospital de Aeronáutica de Canoas (Haco), em Canoas (RS).

Ações do Militares contra o covid-19

As ações por todo o Brasil de enfrentamento à COVID-19 não param. Desse modo, Comando Conjunto Amazônia, por intermédio da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou, a bordo de um C-130 Hércules, duas toneladas de materiais de saúde, de São Paulo (SP) para Macapá (AP), dentre eles: máscaras, aventais, respiradores e testes rápidos.

Uma outra aeronave, KC-390 Millennium, decolou também de Guarulhos transportando 8,4 mil unidades de álcool em gel com destino a Manaus (AM).

No âmbito do Comando Conjunto Sudeste, militares do 2° Grupo de Artilharia Antiaérea transportaram materiais de Organizações Militares da Baixada Santista para o munícipio de Peruíbe (SP).

Onde esses materiais serão utilizados para equipar um hospital de campanha. No Sul do País, militares transportaram, entre os municípios gaúchos de São Borga e Santiago, cestas básicas.

Então, em outro ponto do País, durante abordagens às embarcações, militares da Agência Fluvial de Cáceres, subordinada à Capitania Fluvial de Mato Grosso; aproveitam as inspeções navais para orientar a população sobre a prevenção ao novo coronavírus.

Já os militares do 5º Batalhão de Infantaria de Selva esclarecerem moradores de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, durante operação em um posto de triagem.

Assim, ações de prevenção também foram realizadas por militares do Comando de Fronteira Rio Negro nas Comunidades indígenas Balaio e Yanomami, na mesma localidade.