NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Será possível assistir à Esquadrilha da Fumaça neste final de semana no interior paulista


Juliano Gianotto | Publicada em 05/05/2023 17:54

A Esquadrilha da Fumaça estará na cidade de Tabatinga, interior de São Paulo, neste domingo (07), às 16h, em frente ao “Laguinho”. O município comemora 98 anos de emancipação e receberá os sete aviões do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB).

A primeira apresentação do EDA na cidade foi há 18 anos, ainda com as aeronaves T-27 Tucano. Nesta ocasião, a apresentação contará com os A-29 Super Tucano que levam a bandeira do Brasil na cauda. A apresentação terá cerca de 50 manobras e duração de até 35 minutos. “Será mais uma demonstração no interior paulista, cumprindo uma campanha de apresentações em cidades no interior de São Paulo, relativamente próximas a Pirassununga (SP), onde estamos sediados na Academia da Força Aérea (AFA). E, retornar a um local que viu uma demonstração da Fumaça há muito tempo, é sempre um privilégio. Pois, são aviões mais modernos e com um perfil de apresentação mais atualizado”, afirma o Capitão Aviador Filipe Pereira Santos.

A Esquadrilha da Fumaça é o segundo esquadrão de demonstração aérea mais antigo do mundo, ficando atrás apenas dos Blue Angels, da Marinha dos Estados Unidos da América. Este ano, o esquadrão brasileiro completa 71 anos de idade, no dia 14 de maio e, recentemente, superou a marca das quatro mil demonstrações.

Próximas demonstrações

Além de Tabatinga, as próximas cidades que receberão as manobras e acrobacias em maio estão nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Confira abaixo as datas, locais e horários.

20/05 – Juiz de Fora (MG)- 16h00 – Aeroporto da Serrinha

21/05 – Governador Valadares (MG) – 16h00 – Aeroporto de Governador Valadares

23/05 – Vila Velha (ES) – 16h10 – Praia da Costa (Saída da Av. Champagnat)

27/05 – Passos (MG) – 16h00 – Aeroporto de Passos

28/05 – Franca (SP) – 16h00 – Aeroporto de Franca

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica.

Departamento de Controle do Espaço Aéreo apresenta as realizações do Programa SIRIUS em 2022


Murilo Basseto | Publicada em 05/05/2023

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) disponibilizou nesta semana o Relatório de Realizações do Programa SIRIUS/2022, conforme apresentado no vídeo a seguir e nas demais informações abaixo nesta matéria, incluindo o link para acessar o documento completo.

Mediante a exposição de dados, métricas, indicadores e imagens, relacionados aos projetos de cada um dos 32 Empreendimentos do Programa, o documento reúne os resultados alcançados na aplicação do SIRIUS ao longo do ano passado.

O Programa Estratégico do DECEA (Programa SIRIUS Brasil) é o instrumento do Comando da Aeronáutica que tem por objeto a modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), diante das demandas do crescimento do tráfego aéreo no País e da evolução tecnológica na aviação.

Por meio do emprego de soluções de alta tecnologia, procedimentos sustentáveis e de ações voltadas para o aumento da produtividade e da capacitação dos recursos humanos, o Programa tem permitido à sociedade brasileira usufruir de um sistema de navegação aérea ágil, seguro, sustentável ambientalmente, de alto rendimento e adequado aos níveis de interoperabilidade mundial, bem como de uma infraestrutura de defesa da soberania do espaço aéreo adequada às necessidades do Brasil.

PORTAL AIRWAY


Mais dois caças Gripen da FAB desembarcaram em Santa Catarina


Thiago Vinholes | Publicada em 05/05/2023

Mais dois caças Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) foram desembarcados nesta sexta-feira (5) no porto de Navegantes (SC). As aeronaves importadas da Suécia iniciaram a viagem ao Brasil em 14 de abril, a bordo no navio MV Mitiq, de bandeira holandesa. Os aviões recém-chegados são o quinto e o sexto caça Gripen operacionais enviados à FAB.

A escolha pelo desembarque dos F-39 no porto de Navegantes é adequada devido à proximidade do terminal portuário ao aeroporto do município catarinense. Depois de desembarcados, os Gripen são descolocados pelas ruas da cidade até o aeródromo, de onde decolam rumo a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), local onde são feitos os procedimentos de aceitação das aeronaves. Seguindo a ordem de designação dos caças que já estão no Brasil, é provável que os novos aparelhos recebam os registros FAB 4105 e FAB 4106.

O primeiro Gripen chegou ao País em setembro de 2020. Este modelo, o FAB 4100, no entanto, é exclusivo para testes de desenvolvimento, que são realizados na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Os demais aviões na configuração final (FAB 4101, FAB 4102, FAB 4103 e FAB 4104) chegaram em Navegantes em abril de 2022.

Os caças trazidos de navio da Suécia são parte da encomenda da FAB por 36 aeronaves, sendo 28 modelos na versão E monoposto e oito na opção F, para dois pilotos – que ainda está em desenvolvimento. Os aviões importados são produzidos na planta da Saab em Linköping. Como parte do acordo de transferência de tecnologia acertado entre o Brasil e a fabricante sueca, 15 jatos na versão F-39E serão finalizados na instalação da Embraer em Gavião Peixoto.

JORNAL O LIBERAL


Hospital Público do Araguaia promove cirurgia de captação de órgãos e beneficia três famílias

Força-tarefa envolvendo diversas instituições do Estado garantiram transporte de fígado para o estado do Rio de Janeiro e de rins e córneas para Belém

Da Redação | Publicada em 05/05/2023 12:40

No mês de abril, na cidade de Redenção, região de integração do Araguaia, ocorreu uma doação de órgãos que envolveu a retirada de fígado, rins e córneas de uma doadora falecida. O procedimento cirúrgico, que durou três horas, foi realizado no Hospital Regional Público do Araguaia e contou com a colaboração de vários profissionais da saúde, Força Aérea Brasileira (FAB) e Central Estadual de Transplante (CET).

Durante o procedimento cirúrgico, que durou cerca de três horas, no momento uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e outra do Grupamento Aéreo do Estado do Pará (GRAESP) aguardavam para transportar a equipe e os órgãos para Rio de Janeiro (fígado) e para Belém (rins e córneas), localidades onde os receptores aguardavam para serem transplantados.

“A doação de órgãos é comparada a uma engrenagem com a participação de dezenas de pessoas, cada uma atuando de forma específica em cada etapa do processo, em que só se pode avançar para etapa seguinte se tudo der certo na fase que está sendo executada. E para que isto aconteça, todos os profissionais envolvidos precisam atuar harmonicamente e a Central Estadual de Transplantes/SESPA tem a responsabilidade de coordenar todo o processo à luz da legislação Brasileira e das diretrizes Estadual”, afirma Ierecê Miranda, coordenadora da Central de Transplantes do Pará.

Como é feito o processo de retirada de órgãos?

O médico Evandro de Souza explica que o processo envolve vários especialistas da saúde. Após o diagnóstico de morte cerebral, a equipe médica inicia o protocolo humanizado, que é o momento em que a família recebe a notícia e pode decidir pela doação de órgãos ou não. Esse processo é acompanhado pela equipe de psicólogos, que oferecem auxílio psicossocial durante todo o processo de decisão.

Além disso, o HRPA também oferece para a família as visitas humanizadas, nas quais os parentes conseguem expandir o tempo de acompanhamento e permitir que mais familiares consigam se despedir da pessoa amada.

“O papel da psicologia é um dos principais auxílios nesse processo, pois acompanha desde o início até o final as etapas da decisão e doação, oferecendo todo suporte necessário que a família precisa. Além de acolher os desejos religiosos e ajudar na ressignificação dos processos do luto”, falou Cecilia Alves de Oliveira , psicóloga da CIHDOTT.

DEFESA EM FOCO


Força Aérea Brasileira recebe prêmio por melhor parceria estatal nos EUA


Por Marcelo Barros, Via Agência Força Aérea | Publicada em 05/05/2023 11:00

Força Aérea Brasileira (FAB) foi premiada com o SPP Award (State Partnership Program Award) em Denver, Estados Unidos, em 20 de abril. A FAB, junto com a Guarda Aérea Nacional do estado de Nova York (NYANG), foi reconhecida como a melhor parceria estatal. A integração do Centro de Operações Espaciais (COPE) da FAB com os esquadrões da NYANG tem contribuído significativamente para a construção das capacidades de monitoramento de objetos espaciais e de acesso ao espaço, potencializando ações nos domínios terrestre, marítimo, aéreo e cibernético.

O Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), expressou orgulho pelo reconhecimento da FAB como a melhor parceria estatal dentre mais de quarenta países. Ele enfatizou a importância de investir na dimensão espacial e consolidar as capacidades espaciais no Brasil.

Antes da premiação, a comitiva da FAB participou do 38º Simpósio Espacial em Colorado Springs, EUA, onde estabeleceu contatos e discutiu temas importantes nos diversos segmentos dos Sistemas Espaciais. A participação brasileira nos exercícios e operações internacionais relacionados ao domínio espacial reforça a posição do Brasil na exploração segura do espaço exterior.

O Brigadeiro Luciano afirmou que as parcerias são excelentes ferramentas para fortalecer o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e consolidar o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

 

 

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno rastreia veículo espacial lançado na Guiana Francesa

CLBI realiza rastreamento do veículo ARIANE VA-260, que transporta a espaçonave JUICE em missão para explorar luas de Júpiter

Marcelo Barros, Via Agência Força Aérea | Publicada em 05/05/2023 14:00

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), rastreou no dia 14 de abril o veículo ARIANE VA-260, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), em Kourou, na Guiana Francesa. A operação teve como objetivo coletar dados de telemetria e enviá-los em tempo real para o Centro de Controle da missão no CSG.

O lançamento do veículo ocorreu às 09h15 (horário de Brasília), e a Estação Natal, segunda na cadeia de rastreamento, executou todos os protocolos estabelecidos no Acordo de Cooperação Internacional para o sucesso da missão, a partir de 09h22m, durante seis minutos.

O veículo transportou a espaçonave interplanetária JUICE (Jupiter Icy Moons Explorer), com a missão de explorar três luas de Júpiter: Ganimedes, Calisto e Europa, analisando ambientes possivelmente habitáveis.

Durante a operação, alunos de graduação e doutorado na área de física e astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membros do Escritório Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB) conheceram as atividades realizadas nas operações de rastreamento. A iniciativa visa ampliar o escopo de conhecimentos e incentivar o grupo nas áreas de ciência, tecnologia e espaço.

O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, destacou o comprometimento e profissionalismo da organização no cenário nacional e internacional. “A Força Aérea Brasileira mantém seu histórico de compor esse time internacional, que rastreia e coleta informações cruciais de um veículo lançador no seu percurso até a órbita desejada. É realmente uma satisfação ver que vários avanços tecnológicos no planeta, e até fora dele, têm a participação de nosso time”, afirmou.

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


Jornal do Guará - FAB realiza sonho de criança em conhecer aviões


Da Redação | Publicada em 05/05/2023 17:05

Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) sempre encantaram o pequeno João Guilherme, de apenas 6 anos, que embora com tão pouca idade, é sinônimo de superação. O sonho do menino de conhecer de perto as aeronaves foi realizado, no dia 17/04, pelo Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) – Esquadrão Guará, localizado na Base Aérea de Brasília (BABR).

A visita marcada por emoção foi possível por meio da coordenação da ONG Make-a-Wish, cujo foco é realizar sonhos de crianças com doenças críticas. João já enfrentou pelo menos nove cirurgias, inclusive um transplante hepático, e ainda está em tratamento hospitalar. Por isso, o Esquadrão Guará abriu as portas para o pequeno, acompanhado dos pais e dos seus dois irmãos.

“Para ele, foi uma felicidade imensa porque desde mais novo ele é fascinado por tudo o que envolve as Forças Armadas. Ele sempre sonhou em conhecer os aviões. E para mim, como mãe, foi também foi um momento muito especial vê-lo feliz”, contou a mãe de João, Adriele da Silva Ferreira Dourado. “A gente faz de tudo para realizar as vontades dele, principalmente porque, desde o primeiro mês de vida, começaram os desafios pela sobrevivência. Ele brinca, corre, anda de bicicleta, mas quem olha para ele, não imagina o que já enfrentou”, acrescentou.

O caçula de três filhos de Adriele foi recebido pelo Comandante do 6º ETA, Tenente-Coronel Aviador André Luiz Cornélio Maia, que apresentou a importância da educação escolar e mostrou algumas atividades desenvolvidas pela FAB. O garoto teve a oportunidade de conhecer de perto um pouco do dia a dia dos militares que atuam na Unidade Aérea, conversou com os pilotos e tirou diversas dúvidas.

Segundo o Comandante, visitas como a de Lucas são extremamente motivadoras. “É uma simbiose. Certamente foi uma experiência marcante para o João Guilherme e a família. Para nós, tripulantes, conhecer um pequeno guerreiro de apenas 6 anos de idade e que já superou inúmeros desafios é gratificante. Vimos, na prática, que nunca será em vão uma decolagem de um Guará/Brasília  para salvar vidas!”, disse.

Antes de ir embora, João realizou outro sonho ao ganhar de presente um macacão de voo personalizado, réplica do 8º uniforme, utilizado pelos aeronavegantes (pilotos, mecânicos, comissários, entre outros).

PORTAL ÁREA MILITAR - Força Aérea participa da terceira edição do SpaceBR Show, em São Paulo


Da Redação | Publicada em 05/05/2023

Com palestras, workshops e exposições de empresas do setor, a 3ª Edição da SpaceBR Show irá ocorrer, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP), entre os dias 9 e 11 de maio.

Considerado um dos maiores eventos do setor realizado no Brasil e com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), o propósito da feira é mostrar o potencial de novos negócios provocados pela exploração espacial para a comunidade da América Latina. Para isso, o evento vai conectar empresas privadas, governo, universidades, institutos de pesquisa, startups, investidores e usuários das soluções que vêm do espaço.

Como referência no setor aeroespacial mundial, a Força Aérea Brasileira (FAB) participa da feira com um estande de 44 m², onde, durante os três dias, irá mostrar aos visitantes como funciona um de seus principais projetos estratégicos, o Centro de Lançamento de Alcântara, envolvendo o conhecimento sobre os vetores VSB-30, VS-30 e V-40, bem como os satélites ITASAT-2 e SPORT. Além disso, militares especialistas no assunto irão participar de fóruns, fortalecendo, assim, o debate com as empresas e centros de pesquisa.

De acordo com o coordenador do evento pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Coronel Aviador Edgard Vale Ribeiro, este ano, novamente, a Força Aérea Brasileira se fará presente na SpaceBR Show, que está se consagrando como a maior feira no Brasil direcionada para o setor espacial. “Como grande expoente na condução do tema, o COMAER estará presente como instituição que atua fortemente nesta área, desenvolvendo projetos voltados para veículos lançadores, centros de lançamento, satélites e estações de recepção no solo. A expectativa da presença da FAB na feira é repetir o sucesso do ano de 2022, mostrar a capacidade já existente, fortalecendo laços com o setor e abrindo caminho para futuras parcerias”, salientou.

SpaceBR Show

A SpaceBR Show é realizada anualmente e tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento sobre o espaço e incentivar o desenvolvimento de tecnologias e soluções para a exploração espacial. Em 2023, a previsão é que a feira receba 5 mil participantes, 100 expositores, 30 países e 180 palestrantes. Além disso, de forma simultânea, acontecem outros dois eventos com grande sinergia: o MundoGEO Connect, sobre geotecnologias; e a DroneShow, sobre drones.