NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Base de Anápolis oferecerá cardápio com cinco refeições por dia e brinquedos para brasileiros vindos da China

Cidade goiana foi escolhida para abrigar os repatriados que saem de área de alta contaminação pelo coronavírus. Segundo FAB, grupo deve chegar até madrugada de domingo.

Sílvio Túlio E Vanessa Martins | Publicada em 06/02/2020 15:53

Os brasileiros vindos da China, que ficarão de quarentena na Base Aérea de Anápolis, a 55 km de Goiânia, já têm alguns detalhes da rotina definidos. O brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, da Força Aérea Brasileira (FAB), revelou que eles só poderão sair dos quartos usando máscaras cirúrgicas, receberão cinco refeições ao dia e terão acesso livre ao celular.

“Por hora, serão 34 brasileiros que retornarão. Compramos roupas de cama, berços, fraldas, brinquedos e até cortinas com material anti-alergênico para atender às solicitações”, afirmou.

Os repatriados viajarão 18,3 mil km entre Wuham e Anápolis. A média de idade dos repatriados é de 28 anos. Entre eles há casais, homens e mulheres solteiros, duas mulheres com filhos pequenos – que ficarão em quartos com cama e berço –, e ainda uma família com cinco integrantes que ficarão em quartos contíguos

O militar e outros membros de órgãos que atuam na Operação Repatriados, que trará brasileiros da China por conta dos riscos do coronavírus, falaram sobre a recepção do grupo durante coletiva na Base Aérea de Anápolis, nesta quinta-feira (6).

A FAB garantiu que os últimos detalhes dos quartos já estão sendo finalizados.

Segundo o brigadeiro, o grupo deve chegar à cidade goiana entre a noite de sábado (8) e a madrugada de domingo (9). A primeira previsão era de que eles pousassem ainda na madrugada de sábado - possibilidade descartada, de acordo com o militar.

Conforme já adiantado pelo G1, ele confirmou que o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, virá vistoriar o local na sexta-feira.

Coronavírus no Brasil

No Brasil há 9 casos suspeitos de coronavírus em investigação, de acordo com o Ministério da Saúde. A informação foi divulgada nesta quinta-feira por volta das 10h, durante uma reunião do ministro Luiz Henrique Mandetta com os secretários de saúde dos estados e capitais do país.

O levantamento anterior, das 12h de quarta-feira (5), apontava 11 casos suspeitos. Três deles foram descartados e outro, de Minas Gerais, foi acrescentado ao acompanhamento. Ao todo, 24 suspeitas já foram descartadas.

Assim, os casos suspeitos estão em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (1) e São Paulo (3).

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que, até as 14h10 desta quinta-feira, não havia “nenhum caso suspeito de Coronavírus em Goiás”.

Também de acordo com o órgão, “dos três casos que chegaram ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT), dois (02) já foram excluídos por não atenderem os critérios de definição de caso suspeito para Coronavírus definidos pelo Ministério da Saúde. Um (01) ainda segue em avaliação”.

Os balanços do governo federal e das secretarias estaduais ou municipais podem ter números diferentes. Eventuais divergências ocorrem porque os boletins diários, que passarão a ser informados diariamente às 16h, se baseiam em informações coletadas até o meio-dia. Segundo o Ministério, notificações enviadas após as 12h constarão no boletim do dia seguinte.

Confira a situação até as 10h desta quinta (6):

564 mortes por coronavírus na China

1 morte nas Filipinas

28.060 casos confirmados na China

Mais de 1,1 mil infectados já se recuperaram, na China

Mais de 200 casos confirmados em outros 24 países

Dois aviões presidenciais partiram nesta nesta quarta em busca dos brasileiros na China

Coronavírus: o que se sabe sobre o novo vírus que surgiu na China

PORTAL DEFESANET


Tripulação da FAB recebe cumprimentos ao embarcar para a China

O retorno está previsto para sábado (08), na Ala 2 - Base Aérea de Anápolis (GO)

Redação | Publicada em 06/02/2020 07:30

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, estiveram na manhã desta quarta-feira (05/02), na Ala 1 - Base Aérea de Brasília, para cumprimentar as tripulações que transportarão os brasileiros que estão em Wuhan, na China.

O Ministro da Defesa agradeceu e parabenizou a FAB pelo apoio prestado na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. “Agradeço à Força Aérea Brasileira pela presteza, rapidez e prontidão para cumprir esta missão”, enfatizou.

O Comandante da Aeronáutica também enalteceu a atuação da FAB. “Estamos orgulhosos de poder participar desta missão, na qual estão envolvidos, além do Ministério da Defesa e a FAB, os Ministérios das Relações Exteriores e da Saúde”, completou.

O Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Coordenador da Operação, disse que as expectativas para o transporte dos brasileiros são as melhores possíveis. “Estamos preparados em Anápolis, na nossa Base Aérea, tendo toda orientação da Anvisa. Estivemos lá durante a semana adequando nossos hotéis, com o Ministério da Saúde indicando as melhores práticas", frisou.

A operação

As duas aeronaves VC-2 da FAB decolaram às 12:20h, horário de Brasília. Estão a bordo dos aviões: tripulantes do Grupo de Transporte Especial, militares do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), além dos profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e dos médicos do Ministério da Saúde. As equipes médicas são capacitadas para realizar atividades de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).    

O Major Aviador Emanuel Garioli, um dos pilotos, enfatizou o orgulho de participar dessa missão. “Tudo foi planejado com muito cuidado e capricho. Essa missão nos enche de orgulho e ficará marcada em nossas vidas”, finalizou.

Os brasileiros serão transportados de Wuhan até a Ala 2 - Base Aérea de Anápolis, onde ficarão em regime de quarentena. O retorno ao Brasil tem previsão de acontecer neste sábado (08/02).

O Ministério da Defesa, por meio da FAB, em conjunto com o Ministério da Saúde, Ministério das Relações Exteriores e demais Órgãos do Governo, atuarão seguindo protocolos e instruções oficiais para garantir a segurança, tanto dos passageiros, quanto dos militares e profissionais de saúde envolvidos na missão.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA TV - Ministro da Defesa acompanha embarque de militares para a China


Redação | Publicada em 06/02/2020 13:00

Dois aviões Embraer 190, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolaram nesta quarta-feira (05), às 12h20, da Ala 1 (Base Aérea de Brasília), rumo a Wuhan, na China.

Antes de levantar voo, os 36 tripulantes, 18 de cada aeronave, foram cumprimentados pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, acompanhado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Antonio Carlos Moretti Bermudez.

“Sintam orgulho de estar participando de uma missão real, de uma ajuda humanitária real aos nossos brasileiros que estão em Wuhan”, saudou o Ministro.

A operação de repatriação dos brasileiros que estão no país asiático e temem contrair o Coronavírus deve durar 62 horas ininterruptas. A previsão é de que os dois aviões Embraer 190 da FAB cheguem à Base Aérea de Anápolis no próximo sábado (08).

O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, esteve na Ala 1, nesta quarta-feira, e explicou detalhes da operação.

“Os 34 passageiros serão divididos em dois aviões. Estamos em contato com o Ministério das Relações Exteriores, que é o responsável pelo controle desses passageiros. A partir de Wuhan haverá revezamento em voo dos nossos médicos que estarão em contato com essas pessoas. Além da tripulação, temos, em cada aeronave, seis médicos nossos e um médico do Ministério da Saúde”, informou o Brigadeiro.

O Embraer 190 é uma aeronave de transporte presidencial, com 36m de comprimento, e alcança 985 km/h de velocidade máxima. A disponibilidade para o transporte dos repatriados é de 30 passageiros em cada aeronave.

A missão envolve 52 militares divididos em quatro aeronaves. Duas aeronaves Legacy, que transportaram as tripulações de revezamento, decolaram de Brasília na terça-feira (04).

Por questão de limites de jornada de voo dos militares, as tripulações serão trocadas em Varsóvia (Polônia), tanto na ida quanto no retorno ao Brasil.

O objetivo da disponibilização de tripulações para troca é que o voo possa ocorrer de forma contínua, dentro dos padrões de segurança e sem interrupção decorrente da necessidade de descanso das tripulações.

O Ministério da Defesa, por meio da FAB, em conjunto com o Ministério da Saúde, Ministério das Relações Exteriores e demais órgãos do governo, atuarão seguindo protocolos e instruções oficiais para garantir a segurança, tanto dos passageiros quanto dos militares envolvidos na missão.