NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


IAOp inicia Avaliação Operacional do Envelope Infravermelho do H-36


Agência Força Aérea | Publicada em 06/05/2021 14:52

O Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), sediado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), realizará, até o dia 14 de maio, a Avaliação Operacional (AVAOP) do Envelope Infravermelho (IR) da aeronave H-36 Caracal.

O objetivo da atividade é mensurar as emissões de calor da aeronave que ocorrem no espectro infravermelho para que, no futuro, seja possível calcular qual a probabilidade dela ser detectada por armamentos guiados por este tipo de radiação.

Este cálculo, realizado pelo Módulo de Ameaça Infravermelha Superfície-Ar (MAISA), algoritmo desenvolvido pelo Instituto, permitirá desenvolver táticas de navegação que aumentem a probabilidade de sobrevivência dos pilotos em cenários onde haja a presença deste armamento.

O Gerente da AVAOP, Tenente Engenheiro Carlos Henrique Rodrigues da Silva, explica que a avaliação visa complementar as medições feitas em 2016.

“Desta vez, as medições serão feitas com a utilização de um supressor de calor instalado na aeronave. O objetivo é mapear totalmente o envelope infravermelho da aeronave H36 proporcionando, assim, a geração de técnicas e táticas operacionais para a melhor utilização da aeronave em ambientes hostis”, enfatiza.

Sob a supervisão do Comando de Preparo (COMPREP), contribuem para a avaliação militares do Esquadrão Puma (3º/8º GAV), da Ala 12, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São José dos Campos (DTCEA-SJ) e do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ).

Esta é a primeira Avaliação Operacional conduzida pelo IAOp este ano. As próximas serão a AVAOP do radar SAR da aeronave SC-105 Amazonas, a AVAOP do radar do P-95 Bandeirulha e a AVAOP do sistema Self Protect System da aeronave A-1M.

Aeroporto de Guarulhos opera com novos ILS substituídos pela CISCEA


Pedro Viana | Publicada em 06/05/2021 16:18

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) finalizou com sucesso a substituição de todos os Sistemas de Pouso por Instrumentos (ILS, do inglês Instrument Landing System) do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), em Guarulhos (SP).

O Sistema de aproximação por instrumentos dá uma orientação precisa ao avião que esteja na fase de aproximação final de uma determinada pista, principalmente em condições meteorológicas adversas.

Dividido em dois Sistemas, um mostra a orientação lateral do avião em relação à pista (Localizer) e o outro mostra o ângulo de descida ou orientação vertical (Glide Slope).

As substituições, coordenadas pela Divisão Técnica da CISCEA, foram iniciadas em 2019 e contaram com o apoio do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), do Subdepartamento de Operações (SDOP), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), de representantes da empresa Thales, da INFRAERO e da concessionária do aeroporto GRU Airport, em um processo que envolveu a coordenação operacional de modo a minimizar o impacto nas operações aeroportuárias, além de treinamento específico para a equipe de manutenção.

“Por uma questão de segurança e confiabilidade, todo auxílio à navegação aérea é submetido a uma série de testes técnicos antes de ser homologado e disponibilizado para a aviação geral”, explicou o Engenheiro Carlos Eduardo Moreira Ramos Schaefer, da Divisão Técnica da CISCEA.

O Aeroporto Internacional de São Paulo já contava com a operação ILS, Categorias I, II e III, para aproximações de precisão. O upgrade de Categoria dos equipamentos admitirá um incremento na segurança das operações de aproximação e pouso, tendo em vista que os novos equipamentos permitem que o ponto de decisão do piloto seja feito a 30 metros (100 pés) de altura e visibilidade horizontal sobre a pista de 175 metros.

Para interferir o mínimo possível no cotidiano de operações do aeroporto mais movimentado do País, os especialistas efetuaram uma análise do histórico de tráfego aéreo e da meteorologia da localidade, de forma a definir o período do ano com as melhores condições climáticas e o menor movimento de aeronaves para as substituições dos ILS, que ocorreram uma de cada vez.

Além disso, os novos ILS, mais modernos, agregarão novas funcionalidades como a capacidade de supervisão técnica à distância, outrora inexistente, que possibilitarão às equipes de manutenção em terra o acompanhamento online do status operacional do equipamento, bem como a realização de ajustes dos seus parâmetros remotamente.

Para o Coordenador de Manutenção de Sistemas de Navegação Aérea da Infraero, Marcelo Citrangulo, a substituição dos ILS antigos, que já estavam desatualizados por falta de peças no mercado, facilita muito a revisão.

“As manutenções preventivas também são feitas com menos intervenção física no equipamento, já que muitos sistemas estão informatizados e podem ser acessados pelo Sistema de Controle Remoto instalado no prédio da Torre de Controle. Os novos ILS com DME possibilitaram também a desativação do marcador médio e externo, que são sítios que ficam a uma distância muito grande do aeroporto e que trazem frequentes problemas de manutenção e segurança local. Além disso, o equipamento novo, por possibilitar um ajuste via rede de computadores, facilita também a logística dos voos do GEIV, pois é possível fazer o voo de inspeção com menor número de técnicos presentes nos equipamentos”, afirma.

Atualmente, o Aeroporto Internacional de São Paulo é o único no Brasil que dispõe de um Sistema ILS CAT III, que quando operando associado a um Sistema de Luzes de Aproximação (ALS), permite ao piloto da aeronave pousar sem enxergar a pista de pouso.

Para o chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro Gustavo Erivan Bezerra Lima, os ILS instalados pela CISCEA são Sistemas de última geração que utilizam o mais recente projeto de tecnologia de estado sólido com maior confiabilidade e estabilidade de sinal.

“Estamos mantendo a regularidade da atualização e aprimoramento dos Sistemas de Auxílio à Navegação Aérea e restringindo ao máximo a possibilidade de inoperância por parte de algum equipamento”, afirmou. 

Para o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, o DECEA, por meio da CISCEA, está otimizando o fluxo aéreo, gerando maior economia de combustível para os usuários.

“A substituição dos ILS por modelos mais modernos permite manter a confiabilidade e a segurança nas operações aéreas dos aeroportos, além da maior disponibilidade destes Sistemas nos pousos, devido à menor quantidade de intervenções nos equipamentos para manutenção”, disse.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Em audiência na Câmara, Ministro e Comandantes das Forças apresentam ações e projetos das Forças Armadas


Mariana Alvarenga | Publicada em 06/05/2021 15:54

O combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus foi um dos temas ressaltados pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e pelos Comandantes das Forças Armadas em reunião na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, além de outros temas relacionados às ações e aos projetos estratégicos da Defesa e das Forças. O encontro foi na quarta-feira (05), a convite do presidente da Comissão, deputado Aécio Neves, para que as autoridades detalhassem temas de interesse público aos deputados federais.

O Ministro Braga Netto expôs as atividades do Ministério da Defesa e as operações em andamento, em especial a Operação COVID-19. Os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército, General Paulo Sérgio Nogueira; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, relataram atuações das suas respectivas Forças.

“Nós não paramos durante a pandemia, não só no enfrentamento à COVID-19, mas também em outras operações e treinamentos”, reforçou o Ministro da Defesa. Ele detalhou as ações realizadas, como o transporte de cilindros de oxigênio e insumos de saúde, a manutenção de respiradores e o apoio à vacinação indígena.

Em sua exposição, o Almirante Garnier falou, entre outros temas, sobre os Navios de Assistência Hospitalar, que prestam apoio a populações ribeirinhas da Amazônia. “Em 2020, foram mais de 24 mil atendimentos em 218 comunidades de 53 municípios", informou o Comandante da Marinha.

Por sua vez, o General Paulo Sérgio lembrou que as Forças Armadas "atuam em 50 postos de vacinação em apoio às secretarias estaduais e municipais”. O Comandante do Exército informou ainda que, na segunda-feira (03), foi aberto mais um local de vacinação com apoio militar, em Brasília.

Já o Brigadeiro Baptista Júnior relatou o empenho da Força Aérea no socorro aos pacientes contaminados pelo patógeno. “Fizemos uma verdadeira operação de guerra para fornecimento de oxigênio a Manaus. Certificamos a aeronave KC-390 para carregar cilindros líquidos. Somente as Forças Armadas podem transportar essa carga, pelo alto risco de explosão”, informou o Comandante da Aeronáutica.

Ministro da Defesa visita posto de vacinação noturno em Brasília


Lane Barreto | Publicada em 06/05/2021 12:51

Nessa quarta-feira (05), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, visitou o posto de vacinação contra a Covid-19, localizado na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano (SMU). Ele estava acompanhado pelos Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; e da Aeronáutica, Tenente- Brigadeiro do Ar Carlos Alberto Baptista Júnior.

Parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e as Forças Armadas, a unidade foi inaugurada na segunda-feira (03) e atende de segunda a sexta, no horário, das 18h às 23h. O ponto de vacinação funciona na modalidade drive-thru e é voltado ao grupo prioritário, conforme o calendário de imunização do GDF.

“As Forças Armadas estão empenhadas na Operação COVID-19 e nossa missão prioritária, hoje, é a vacinação. Lembro que os militares fazem a vacinação nesse horário exatamente para facilitar a vida de muitos que não podem vir no horário de expediente”, enfatizou Braga Netto.


A aplicação das doses é feita por militares do Comando Conjunto Planalto (CCP), que atuam na área da saúde e foram treinados pela Secretaria de Saúde do GDF. No local, são aplicadas a primeira e segunda dose do imunizante.

No momento da visita do Ministro, também estava presente o Secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto. Ele destacou a importância da prevenção com a vacina e agradeceu o apoio dos militares. “Iniciamos aqui para firmar cada vez mais esse nosso laço de cooperação com as Forças Armadas”, disse sobre a abertura do posto.

Para organizar melhor o atendimento, os profissionais se posicionaram em quatro pontos. Em cada um deles, técnicos de enfermagem da Marinha, do Exército e da Aeronáutica se dividem no preenchimento de formulários, em prestar orientação ao público e aplicar o imunizante.
O Chefe de Escalão de Saúde da 11ª Região Militar, Coronel Médico Rubens Ricardo Britto Coimbra, explicou que existem duas triagens na chegada ao drive-thru. Na primeira, são verificadas as condições clinicas da pessoa a ser vacinada e, na segunda, a documentação para confirmação dos grupos prioritários estabelecidos pela Secretária de Saúde.

Coordenadora técnica da equipe de vacinação, a enfermeira e 2º Tenente do Exército Raquel Borges supervisiona o trabalho dos profissionais de saúde que aplicam o imunizante. Ela reforçou a importância do cuidado no armazenamento da vacina, que necessita ficar em temperatura adequada até a aplicação. “Fico no controle de toda parte técnica, supervisionando as vacinas e os técnicos”, explicou.

Nos dois primeiros dias, 986 pessoas foram vacinadas no local. No momento, as Forças Armadas contam com 10 postos de vacinação contra a covid-19, sete no Rio de Janeiro e um posto em Belo Horizonte, Belém e Brasília.

No âmbito da Operação COVID-19, os militares apoiaram a aplicação de 197 mil doses em indígenas de áreas remotas. A ação é feita por meio de parceria entre os Ministérios da Defesa e da Saúde, por intermédio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados 10 Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA - Unidades da FAB apoiam vacinação na cidade do Rio de Janeiro


Agência Força Aérea | Publicada em 06/05/2021 08:32

Em uma ação conjunta entre o Comando Conjunto Leste (CCj Leste), a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Prefeitura do Rio de Janeiro, foi inaugurado, no dia 29 de abril, o segundo posto de vacinação contra a COVID-19, na Base Aérea do Galeão (BAGL). O primeiro foi inaugurado no Museu Aeroespacial (MUSAL), no dia 22 de abril.

O funcionamento do posto segue o calendário previsto no plano de vacinação estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), incluindo grupos, faixas etárias, doses de vacinas e todos os protocolos sanitários vigentes. A capacitação das equipes de militares que atuam nas unidades foi realizada pela SMS-Rio, com o apoio de hospitais, clínicas e centros de saúde do município. As informações sobre o calendário de vacinação podem ser encontradas no site da SMS-Rio.

Compareceram à inauguração do novo posto de vacinação da FAB, o Comandante do Comando Conjunto Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Comandante do Comando Aéreo Leste, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; o Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; o Subdiretor de Pessoal Militar da DIRAP, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto; o Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz; e o Subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo.

O Comando Conjunto Leste inaugurou diversos postos de vacinação no Rio de Janeiro. As duas unidades, de responsabilidade da FAB, estão localizadas no Campo dos Afonsos, no Museu Aeroespacial (MUSAL), e na Ilha do Governador, na Base Aérea do Galeão. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, e aos sábados, das 8h às 12 horas, na Base Aérea do Galeão. O atendimento ocorrerá na modalidade Drive-Thru.

Há um ano, desde o início da pandemia, o Comando Conjunto Leste vem empreendendo diversas ações de prevenção e controle do novo Coronavírus, como desinfecção de locais públicos, remoção de pacientes, transporte de material hospitalar, entre outros, não apenas na sua área de abrangência, como também em diversos Estados brasileiros em parceria com outros Comandos Conjuntos.