NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


EmbraerX anuncia parceria com Elroy Air para produzir drones decargas

Segundo empresa brasileira, parceria com a startup do Vale do Silício mira novas possibilidades diante da expansão do comércio eletrônico. Drone de carga será otimizado para funcionar sem aeroportos ou estações de recarga.

Por G1 Vale Do Paraíba E Região | Publicada em 08/01/2020 15:44

A EmbraerX, subsidiária da Embraer para novos negócios, anunciou um acordo de cooperação com a americana Elroy Air para produzir transportes de cargas aéreas não tripulados. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8) na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.

De acordo com a empresa brasileira, a parceria com a startup do Vale do Silício mira novas possibilidades diante da expansão do comércio eletrônico.O projeto de drone de carga ganhou nome de Chaparral e será otimizado para funcionar sem a necessidade de aeroportos ou estações de recarga - o carregamento e o descarregamento são automáticos.

O drone será capaz de transportar cargas entre 110 e 220 quilos a distâncias de até 480 quilômetros.Não foi divulgado um prazo para que o Chaparral entre em funcionamento.

Além do drone de cargas aéreas, a EmbraerX desenvolve um projeto de carro voador elétrico, que faz parte de uma parceria com a Uber.

Osasco foi palco do primeiro voo da América Latina há 110 anos

Dimitri Sensaud de Lavaud voou no aeroplano São Paulo sobre a Avenida dos Autonomistas em1910. Voo é considerado o primeiro da América Latina.

Abrahão De Oliveira | Publicada em 08/01/2020 15:42

No dia 7 de janeiro de 1910, Dimitri Sensaud de Layaud, espanhol naturalizado americano realizou o primeiro voo da América Latina. Ele sobrevoou a Avenida dos Autonomistas, em Osasco, na Grande São Paulo, por mais de seis segundos e caiu na sequência. Segundo o jornal O Correio Paulistano, ele deslizou por 70 metros antes de levantar voo. O aviador, sem ferimentos, foi aplaudido pelos presentes que compareceram na ocasião.

A efeméride foi lembrada na manhã desta quarta-feira (8) em Osasco, onde aconteceu um hasteamento de bandeiras em homenagem aos feitos do aviador. Estiveram presentes no local a bisneta de Dimitri, Fabiana Martine, e o neto de Lourenço Pellegatti, Caio Pellegatti, que foi um dos grandes amigos e mecânico de Dimitri. O aviador morava em Osasco.

Dimitri Sensaud de Lavaud nasceu no dia 18 de setembro de 1882, na cidade de Valladolid, Espanha e faleceu em Paris no dia 21 de abril de 1947, aos 64 anos de idade. Filho de mãe russa, Alexandrine Bognoff, e de um nobre francês, Evariste Sensaud de Lavaud, acabou vindo morar com a família na atual cidade de Osasco. A família de Dimitri foi a proprietária da famosa Cerâmica Osasco, que foi uma das marcas mais importantes do mercado paulista.

Segundo um livro publicado pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica em 2013, Dimitri era poliglota e, aos 15 anos, já falava russo, inglês, francês, espanhol, grego, italiano e português. Ele se tornou engenheiro por vocação, já que nunca cursou uma escola regular de engenharia.

Dimitri contratou como projetista e auxiliar, Lourenço Pellegatti, que à época tinha 17 anos. Ele havia estudado no Liceu de Artes e Ofiícios e se tornou o braço direito de Dimitri.

Juntos, eles construíram o "São Paulo", o primeiro avião inteiramente construído no Brasil. Sua fuselagem era baseada na de uma aeronave Blériot. A estrutura do avião era de pinho e peroba, com 18m² de superfície alar, cobertura de cretone envernizado, grampos e cabos de aço. Para finalizar, o trem de pouso era composto por rodas de bicicleta. Ainda segundo o livro da aeronáutica, a aeronave chegava a 54 km/h e seu motor, que fora totalmente construído e usinado no Brasil, pesava 25kgs.

Ele tinha entre 28 e 32 HP, com seis cilindros rotativos e 1200 rotações por minuto. A hélice do São Paulo tinha 2,10 metros de diâmetro, largura de 30 centímetros e era feita de Jequitibá.

Dimitri ainda enfrentava outro problema: no Brasil, na época, não existiam mecânicos e projetistas aeronáuticos e, o aviador, por seu vasto conhecimento, ensinou muitos desses profissionais pioneiros.

Vale o destaque de que Dimitri era um grande inventor e, ainda segundo o livro “Dimitri Sensaud de Lavaud: O Primeiro voo no Brasil e na América Latina", ele era o dono de centenas de patentes. Uma delas, inclusive, gerou grande polêmica à época e, segundo registros, foi a responsável por sua morte.

Uma de suas patentes, relacionada ao passo variável, que servia para melhorar o desempenho das hélices dos aviões, chegou a interessar para a Luftwaffe, força aérea nazista, que coagiu o inventor a demonstrar seu funcionamento. O livro relata que o inventor sabotou o próprio projeto para que ele não fosse funcional aos objetivos do partido nacional socialista alemão.

Após a Segunda-Guerra, entretanto, ele foi acusado de colaborar com os nazistas e acabou sendo preso. Graças à intervenção da diplomacia brasileira junto as Organizações das Nações Unidas (ONU), ele acabou sendo liberado após oito meses. Dimitri nunca esqueceu desse acontecimento e acabou falecendo aos 64 anos de idade, após um duplo infarto cardíaco e uma profunda depressão.

Sua antiga casa, conhecida como Chalé Brícola, é hoje o Museu de Osasco. Antes de ser a casa do aviador, foi a residência de um famoso banqueiro, Giovanni Brícola. O pioneirismo da aviação de Dimitri está integrado ao Brasão de Osasco, onde estão duas asas em sua homenagem.

 

Bolsonaro passa por exames de rotina em hospital de Brasília, dizPlanalto

Presidência não informou, no entanto, detalhes dos exames. No mês passado, Bolsonaro foi aomesmo hospital analisar lesões na pele

Pedro Henrique Gomes | Publicada em 08/01/2020 15:40

O presidente Jair Bolsonaro fez exames de rotina no Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB), em Brasília, nesta quarta-feira (8), de acordo com a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto. APresidência, no entanto, não informou detalhes sobre os procedimentos."

O presidente Bolsonaro fez exames de rotina esta manhã, no HFAB. Estas são as únicas informações disponíveis", informou a secretaria.

Há um mês, Bolsonaro foi ao mesmo hospital analisar lesões na pele que, segundo ele mesmo informou,eram suspeitas de câncer de pele. Dias depois, as suspeitas foram afastadas.

Nesta quarta, Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, por volta das 7h30. Antes de ir ao hospital, cumprimentou apoiadores e falou rapidamente com a imprensa.

“Vou para o hospital fazer exames de rotina”, afirmou.

A ida ao hospital não constou da agenda oficial do presidente. Após os exames, ele foi para o Palácio doPlanalto.