NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


AM transfere mais 11 pacientes com Covid para tratamento no RJ

Até o momento, 529 pessoas diagnosticadas com a doença foram enviados para outros estados. Amazonas enfrenta colapso na Saúde.

Da Redação | Publicada em 08/02/2021 17:45

O Governo do Amazonas transferiu, na tarde desta segunda-feira (8), mais 11 pacientes com Covid-19 para tratamento no Rio de Janeiro (RJ). Com isso, chegou a 529 o número pacientes diagnosticados com a doença enviados a outros estados.

As transferências começaram a ser feitas no dia 15 de janeiro, após o sistema de saúde local entrar em colapso - com superlotação e falta de oxigênio nos hospitais. O estado enfrenta uma segunda onda da Covid-19, e registrou tristes recordes no mês de janeiro.

Para o Rio de Janeiro, já foram transferidos 45 pacientes com Covid, sendo 41 de Manaus e quatro da cidade de Iranduba (AM). A capital carioca também recebeu oito pacientes oncológicas para realização de cirurgia.

Na sexta-feira (5), o secretário de Saúde do RJ, Carlos Alberto Chaves, afirmou que a chegada de pacientes com Covid-19 vindos de Manaus foi uma surpresa. Apesar do Ministério da Saúde ter informado que a transferência foi realizada após um consenso, Chaves negou a afirmação e declarou que não houve notificação.

Nesta segunda, os pacientes foram transferidos de quatro unidades de saúde de Manaus. O embarque dos pacientes ocorreu por volta das 14h, na Base da Força Aérea Brasileira (FAB), no aeroporto Ponta Pelada, zona sul da capital.

As transferências contam com apoio logístico da Casa Militar do Amazonas, e estão sendo realizadas a bordo de um avião modelo C-99A da FAB, adaptado para o transporte hospitalar.

Os 11 pacientes estavam internados nos hospitais Platão Araújo (6) e 28 de Agosto (3), nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA) José Lins (1) e São Raimundo (1). Dos 11 transferidos, seis são pacientes do sexo masculino e cinco pacientes do sexo feminino. Os pacientes transferidos são avaliados pela equipe médica de suas respectivas unidades de saúde.

Até o momento, as cidades que receberam pacientes com Covid do Amazonas foram: Teresina (PI), São Luís (MA), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Natal (RN), Goiânia (GO), Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES), Recife (PE), Uberaba (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC) e Cruzeiro do Sul (AC).

PORTAL DEFESANET


FAB transporta mais de 500 pacientes da região Norte para outros estados

As aeronaves decolam do Amazonas (AM), de Rondônia (RO) e de Roraima (RR); os pacientes já foram removidos para 19 destinos diferentes

Agência Força Aérea | Publicada em 08/02/2021 09:30

Com o objetivo de minimizar os impactos no sistema de saúde da região Norte, a Força Aérea Brasileira (FAB) já realizou o transporte de 574 pacientes dos estados do Amazonas (AM), Rondônia (RO) e Roraima (RR) para outras localidades do Brasil. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é a Organização responsável pelo acionamento das aeronaves para o cumprimento das missões.

O primeiro voo, saindo da Ala 8, em Manaus (AM), transportando pessoas com COVID-19, ocorreu em 15 de janeiro do corrente ano. Desde então, os pacientes já foram removidos para 19 destinos diferentes: Teresina (PI), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Goiânia (GO), Brasília (DF), Belém (PA), Vitória (ES), Maceió (AL), Recife (PE), Uberaba (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Palmas (TO), Florianópolis (SC), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Campina Grande (PB).

Na quinta-feira (04), um C-99 decolou, às 18h55 (horário de Brasília), da Ala 8, em Manaus (AM), transportando 15 pacientes, e pousou, às 20h40, em Belém (PA). Na quarta-feira (03), outro C-99 decolou de Manaus para Campina Grande (PB), com 15 pacientes. Já na terça-feira (02), a bordo de um C-99, o Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor transportou, também de Manaus, para Santa Maria (RS), 15 pacientes.

O Comandante de uma das aeronaves, Capitão Aviador Márcio Delibaldo Blumer, destacou o orgulho por realizar a missão e contribuir com o transporte de mais de 500 pacientes. “Tendo em vista a situação vivenciada na região Norte e a dificuldade logística em termos geográficos, além da complexa estrutura montada na aeronave para viabilizar este tipo de operação, hoje tornou-se um dia muito especial na minha carreira de piloto militar”, disse o Oficial.

A FAB, no intuito de dar celeridade ao transporte de pacientes, disponibiliza duas aeronaves C-99 do Esquadrão Condor, em alerta 24 horas por dia, na Ala 8, em Manaus, de onde partem a maioria dos voos transportando enfermos de COVID-19. Outras aeronaves, como o C-105 Amazonas, também são empregadas nas remoções.

Atuação dos profissionais de saúde

Nas missões que a Força Aérea realiza para o transporte de pacientes acometidos com o novo Coronavírus, profissionais de saúde atuam no acompanhamento durante todo o voo. A Chefe do Departamento de Urgência e Emergência da capital do estado do Amazonas e membro da equipe de Transporte de Remoção Interestadual, Enfermeira Bruna Alves Machado, destaca que as remoções significam a possibilidade de aumentar e otimizar o número de atendimentos hospitalares em Manaus.

“Esta ação dá, ainda, a possibilidade de uma continuidade no cuidado seguro para estes pacientes. Significa não somente dar mais qualidade ao tratamento, mas também permitir que, com respeito e compromisso, premissas da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, estas pessoas tenham uma breve recuperação”, destaca.

A enfermeira explica que, para a transferência de cada paciente, o processo se inicia com a avaliação médica e a abordagem psicossocial, ainda no leito das Unidades. Em seguida, a equipe do Complexo Regulador do Amazonas procede com a documentação necessária, como assinatura do termo de consentimento. A etapa seguinte é o acionamento do transporte terrestre até a Ala 8. “Os pacientes são conduzidos até a aeronave, conforme protocolo de transporte, sendo avaliados pela equipe médica e acomodados em seus lugares, com todo suporte assistencial necessário, para então serem transferidos para a Unidade de destino”, completa a profissional.

A Tenente Enfermeira Jaqueline Coutinho Silverio Ribeiro, que faz parte da equipe aeromédica do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), destaca a atuação durante as missões de transporte de pacientes. "É gratificante participar desse momento, prestando apoio e cuidando de pacientes com COVID-19, dando a eles todos os cuidados e o atendimento necessário e adequado nesse momento de pandemia",  completa.

Operação COVID-19

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, o novo Coronavírus no País. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes, e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no COMAE. Esses Comandos reúnem militares das três Forças, que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Exército inaugura sistema de energia renovável em Pelotão de Selva


Da Redação | Publicada em 08/02/2021 09:50

No dia 02 de fevereiro, foi realizada a solenidade de inauguração da planta de energia fotovoltaica no 5º Pelotão Especial de Fronteira (5º PEF), localizado em Auaris (RR), no contexto da Operação Auaris II. A planta proverá a energia elétrica demandada pelo 5º PEF/Auaris, do Comando de Fronteira Roraima/7º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron RR/7º BIS), subordinado à 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl).

O 5º PEF/Auaris dependia do transporte aéreo de óleo diesel para o abastecimento dos seus geradores, o que tornava a geração de energia mas cara e instável para a família militar. O Projeto foi elaborado pelo 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), com acoplamento à corrente alternada. Trata-se de um sistema modularizado de armazenamento de energia, com 198 kW de potência instalada e capacidade de 248,4 kWh.

A solenidade contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia (CMA), General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, do Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, do Comandante do 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E), General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho e do Tenente-Coronel Carlos Evando dos Santos, Comandante do 6º BEC.

OUTRAS MÍDIAS


Concursos públicos: veja principais novidades da manhã desta segunda-feira (8)

Processos seletivos do Ministério da Economia, da Marinha, da PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) e de prefeituras em SP, MS e CE estão entre os destaques do dia

Samuel Peressin | Publicada em 08/02/2021 12:07 | Atualizado em 08/02/2021 12:18

Ainda não conferiu as principais notícias do dia sobre concursos públicos? O JC Concursos apresenta um resumo com os destaques da manhã desta segunda-feira (8) em todo o Brasil.

O boletim reúne novidades sobre o andamento de seleções abertas, autorizadas e previstas para milhares de vagas distribuídas entre cargos de todas as escolaridades. Confira:

Ministério da Economia

Foi publicado o edital do concurso Ministério da Economia com 590 vagas, sendo 100 imediatas e 490 para cadastro reserva (CR). As inscrições começam hoje, a partir das 14h. Temporárias, as ofertas são trabalhar em Brasília e pagam até R$ 6,1 mil.

Marinha

Saiu o edital do concurso Marinha com oferta de 20 vagas para admissão à Escola Naval, instituição de ensino superior instalada na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Estão em disputa oito oportunidades para homens e 12 para mulheres. Os candidatos devem possuir nível médio e idade entre 18 e 22 anos. As inscrições vão de 22 de fevereiro a 14 de março.

PF

Quem pretende participar do concurso PF (Polícia Federal) tem somente até as 18h de amanhã (9) para se inscrever. Estão em disputa 1.500 vagas distribuídas entre as carreiras de agente (893 postos e salário de R$ 12.522,50), escrivão (400 - R$ 12.522,50), delegado (123 - R$ 23.692,74) e papiloscopista (84 - R$ 12.522,50).

Aeronáutica

A Força Aérea Brasileira (FAB) encerra amanhã (9) as inscrições para o concurso Aeronáutica com 20 vagas destinadas ao Curso de Formação de Taifeiros. Estão em disputa dez postos para cozinheiro e dez para arrumador. Para ambas as especialidades, o salário básico é de R$ 2.210. Os candidatos devem possuir idade entre 17 e 24 anos (até 31 de dezembro de 2021), ensino médio e curso profissional básico na área de interesse.

PM SP

O prazo de inscrições para o concurso PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo), que se encerraria amanhã (9), foi prorrogado por mais dois dias. Agora, os candidatos terão até as 23h59 da próxima quinta-feira (11) para se cadastrar. Estão em disputa 190 vagas para aluno oficial na Academia do Barro Branco.

Prefeituras em SP, MS e CE

Novos concursos municipais oferecem vagas em prefeituras espalhadas entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Ceará.

Sejusp MG

Está prevista para março a divulgação do concurso Sejusp MG (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais). A informação foi confirmada pelo secretário Rogério Greco. O edital contará com 211 vagas para assistente executivo de desefa social.

PC GO

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás planeja abrir um novo concurso PC GO (Polícia Civil) neste ano. A pasta solicitou autorização ao Executivo para preencher 418 vagas. O pedido contempla 303 postos para agente e 115 para escrivão. O processo seletivo depende agora de autorização do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Sesau AL

A Sesau AL (Secretaria da Saúde de Alagoas) obteve parecer favorável da PGE (Procuradoria Geral do Estado) para abertura de um novo concurso com até 1.500 vagas. A expectativa é que o edital seja publicado em abril, conforme revelou recentemente o governador Renan Filho (MDB).

Sefaz RR

O próximo concurso Sefaz RR (Secretaria da Fazenda de Roraima) deve ter o edital publicado até junho, anunciou o atual chefe da pasta, Marcos Jorge de Lima. A seleção contará com 30 postos de auditor fiscal de tributos, sendo 20 para contratação imediata e dez para cadastro reserva.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Militares da FAB participam de vacinação contra a COVID-19


Agência Força Aérea | Publicada em 08/02/2021 17:43

A Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Subprefeitura da Ilha do Governador, a Prefeitura da Cidade Universitária e a Secretaria Municipal de Saúde promoveram, neste sábado (6), no Polo de Biotecnologia da Cidade Universitária do Rio de Janeiro, a campanha de repescagem para a vacinação em Drive-Thru contra a COVID-19 em idosos a partir de 90 anos.

Além de professores e voluntários da UFRJ, militares da área de saúde da DIRSA prestaram apoio durante o atendimento, assim como também realizaram aplicações da vacina. Foram vacinadas 77 pessoas de acordo com a faixa etária estipulada pelo cronograma do Programa Nacional de Imunização (PNI).

A primeira idosa a ser vacinada foi a senhora Emília Maria dos Santos, de 101 anos. Já a segunda paciente foi a senhora Bernadete Gaio, de 90 anos. “É ótima a sensação de ser vacinada”, declarou Bernadete. 

A Adjunta da Divisão de Saúde em Campanha da DIRSA, Capitão Farmacêutica Neila Conceição de Faria, destacou o orgulho de participar da campanha. “É gratificante participar da vacinação contra a COVID-19. Não é somente um momento de vacinar, mas também de dar esperança de que a liberdade de ir e vir se restabeleça e que muitos abraços possam ser dados”, disse.

O Coordenador Geral de Saúde de Atenção Primária da Área 3.1 (Zona Norte), Tiago Wendel, afirmou que a parceria entre os órgãos é muito importante nesse momento. “Para nós é muito importante sermos protagonistas desse momento tão esperado pela população. Nós que administramos as vacinas nos sentimos felizes e realizados tanto quanto os pacientes que as receberam. O resultado dessa parceria entre Força Aérea, UFRJ, Subprefeitura da Ilha do Governador, Prefeitura da Cidade Universitária e Secretaria Municipal de Saúde visa salvar vidas”, finalizou.

A vacinação ocorrerá aos sábados durante os próximos 3 meses.

GAUCHA ZH - Trinta e seis pacientes de covid-19 vindos de Rondônia e de Manaus seguem internados no RS

Até o momento, 14 pacientes já tiveram alta, todos de Rondônia

Da Redação | Publicada em 08/02/2021 19:01

Dos 50 pacientes com coronavírus vindos de Rondônia e do Amazonas para fazer tratamento no Rio Grande do Sul no final de janeiro, 36 seguem no Estado. Desses, 32 são de Manaus — até agora, nenhum manauara voltou para casa —, que estão internados em hospitais de Porto Alegre, Canoas e Santa Maria. Os outros quatro são de cidades de Rondônia.

Em 29 de janeiro, a primeira paciente de Rondônia voltou para casa. Outros cinco pacientes retornaram para seu Estado em 1º de fevereiro. Na última quinta-feira (4), mais oito moradores de Rondônia embarcaram em Porto Alegre, por volta das 13h, em uma aeronave do Corpo de Bombeiros Militar daquele Estado rumo a Porto Velho. Todos já estavam caminhando e conversando, diferentemente da situação em que chegaram ao Rio Grande do Sul.

Apenas um ex-paciente precisou fazer uso de oxigênio, do tipo óculos nasal, durante a decolagem, por precaução e para manter a respiração estável.

— Agradeço por ter sido tão bem tratada aqui no Rio Grande do Sul. Indescritível o cuidado que cada uma das pessoas teve comigo no hospital — disse Antusa Jandira Nobre das Neves, uma das recuperadas.

O Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde (SES) aproveitou a vinda do avião para pedir que o governo de Rondônia cedesse, por meio de permuta, medicamentos que estão com os estoques críticos no Rio Grande do Sul. Foram trazidos 14 mil comprimidos dos medicamentos Raloxifeno e Fludrocortisona, que servem para tratamento das doenças hiperplasia adrenal congênita e osteoporose, respectivamente. Em contrapartida, o Estado enviou para Rondônia medicamentos que somam o mesmo valor, de R$ 33 mil.

Pacientes de outros Estados

O voo trazendo de Rondônia os primeiros pacientes com coronavírus chegou a Porto Alegre na madrugada de 27 de janeiro. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu por volta das 18h do dia 26 da capital Porto Velho e aterrissou no aeroporto Salgado Filho pouco antes das 2h. Em 1º de janeiro, chegaram também os primeiros pacientes de Manaus, após o colapso no sistema hospitalar da cidade.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Centro de Comunicação Social da Defesa será inaugurado nesta terça


Viviane Oliveira | Publicada em 08/02/2021

A intensa produção de conteúdo institucional à sociedade, no âmbito da atuação militar, conferiu ainda mais notoriedade ao Ministério da Defesa (MD) nos últimos anos. Por isso, nesta terça-feira (09), a Pasta inaugura o Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD) em substituição a antiga Assessoria de Comunicação (Ascom). A cerimônia acontecerá às 15h no Salão de Honra do 6º andar do MD.

A criação do setor foi instituída pela Portaria nº3.980 de 26 de novembro de 2020. O CCOMSOD subordina-se diretamente ao Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo, a quem presta assistência na formulação e na execução da política de comunicação social de defesa.

A ampliação da estrutura tem o objetivo de aproximar ainda mais a sociedade civil das atividades realizadas pelas Forças Armadas, buscando promover a transparência e a democratização da informação. Além de manter o relacionamento aberto com a imprensa para garantir mais agilidade nos processos de resposta, possibilitando entrevistas, coberturas especiais e esclarecimentos para a correção de erros ou distorções.

Segundo a portaria, o Centro de Comunicação também pode contar com o apoio, em caráter temporário, de técnicos das Forças Armadas e, inclusive, de outros órgãos da administração central da pasta. Compete ainda ao CCOMSOD coordenar a atuação e integrar a comunicação social das Forças Armadas como órgão central do Sistema de Comunicação Social de Defesa, sem relação de subordinação.

Durante a inauguração, o Arcebispo Militar, Dom Fernando Guimarães, fará a bênção das instalações de trabalho e da equipe integrada por servidores, militares e funcionários terceirizados.