NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DIÁRIO DA REGIÃO (SP)


FAB traz fígado de Sorocaba a Rio Preto


Millena Grigoleti | Publicada em 09/07/2021

Teve alta da unidade de terapia intensiva (UTI) nesta quinta-feira, 8, o paciente que recebeu um transplante de fígado na segunda-feira, 5, no Hospital de Base de Rio Preto. O órgão foi transportado pelo 6º Esquadrão de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB), e veio de Sorocaba.

De acordo com Renato Silva, responsável pelos serviço de transplante de fígado do HB, o paciente é um home de 45 anos que apresentava um quadro de cirrose. "Essa cooperação da FAB é muito importante", diz o médico, explicando que, ao ser retirado do doador, o órgão precisa ser reimplantado no receptor no menor tempo possível - existe um prazo para isso ser feito sem que o órgão morra.

Nessa "corrida" existem muitos fatores, como transporte e a equipe cirúrgica, que devem estar alinhados. Quanto menor o tempo sem circulação sanguínea, melhor para quem está recebendo o transplante. "É uma logística muito louca. Tenho que devolver sangue para o fígado. É o tempo de isquemia. O transporte da FAB diminuiu em seis horas o tempo de isquemia", afirma Silva.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Base Aérea de Porto Velho auxilia na vacinação contra a Covid-19

Ação contou com a participação de mais de 300 militares

Publicada em 08/07/2021 17:29

A Base Aérea de Porto Velho (BAPV) realizou, no domingo (4), a vacinação na modalidade drive-thru destinada aos cidadãos civis na faixa etária acima dos 38 anos. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Porto Velho (Semusa) e foram vacinadas, aproximadamente, 3.000 pessoas.

Mais de 300 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram das atividades de segurança, controle de trânsito, cadastramento e aplicação das vacinas, além da atuação de profissionais e voluntários, sob coordenação da Semusa. "Os militares prestam importante contribuição nos pontos de vacinação, organizando e mantendo a ordem para que o fluxo de pessoas siga normalmente", destacou a Secretária de Saúde de Porto Velho, Eliana Pasini.

Esta foi mais uma das diversas ações realizadas pela FAB no combate ao Coronavírus. A FAB já auxiliou no transporte de mais de 10 toneladas de insumos e 135 milhões de litros de oxigênio, na remoção de 60 pacientes para outras localidades, além de campanhas de doação de sangue e de cestas básicas às populações carentes de Porto Velho.

Com informações do Ministério da Defesa

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


FAB certifica míssil em helicóptero da Marinha


Da Redação | Publicada em 09/07/2021

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), realizou, de 14 a 25 de junho, a campanha de certificação do míssil AM39B2M2 Exocet, empregado pela primeira vez a nível mundial em um helicóptero H225M. A ação foi um trabalho conjunto entre o Subdepartamento Técnico (SDT), a Divisão de Projetos (DPJ), o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) do DCTA, visando aumentar a capacidade operacional da Marinha do Brasil (MB).

A campanha consistiu em dois lançamentos do míssil Exocet em uma área de ensaio selecionada pela MB, afastada mais de 130 milhas do litoral. A operação contou com a participação de diversas outras companhias e organizações militares, como a Airbus Helicopters/Helibras, a MBDA e a MB.

De acordo com o coordenador-geral da operação (CGO), coronel-aviador José Ricardo Scarpari, “mais do que uma etapa contratual, a certificação de integração do míssil AM39 Exocet ao H225M versão Naval, viabilizará o aumento da capacidade de emprego da MB, que obterá novamente a capacitação de lançamento dessa categoria de armamento inteligente, a partir de uma plataforma de asas rotativas. É a Força Aérea Brasileira (FAB) contribuindo para o poder dissuasório das Forças Armadas”, afirma.

Ainda segundo o oficial, a campanha exigiu meses de planejamento e preparação, sendo realizadas ações de treinamento e de simulações para tornar possível o ensaio com o nível de segurança apropriado. Dentre as atividades preparatórias, destacam-se o treinamento no laboratório de testes de sistemas da Helibras (“complete system integration bench” – CSIB), o treinamento na unidade de treinamento de escape para aeronaves submersas (UTEPAS) e a qualificação de pouso a bordo em navio da MB.

Preparação para a campanha

O treinamento no CSIB foi realizado em abril, na cidade de Itajubá (MG), local onde fica a sede da empresa Helibras. Na oportunidade, pilotos e engenheiros de prova puderam se familiarizar com o sistema embarcado na versão Naval do helicóptero H225M, bem como analisar e ajustar os detalhes operacionais e de segurança relativos aos voos da campanha de certificação.

O treinamento UTEPAS, ocorrido no mês de maio, foi realizado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), na cidade de São Pedro da Aldeia (RJ). Desenvolvido pela MB, o treinamento teve a finalidade de melhorar a possibilidade de sobrevivência das tripulações de ensaio em caso de queda da aeronave no mar. Foram feitas simulações de queda do helicóptero na água e o treinamento de escape pelos tripulantes.

A qualificação de pouso a bordo em navio da MB foi realizada em duas etapas, nos meses de março e junho. Na primeira, pilotos e engenheiros de prova puderam acompanhar os procedimentos para pouso a bordo no navio-aeródromo multipropósito (NAM) Atlântico. Na segunda etapa, ocorreu a qualificação para pouso a bordo do navio boca multipropósito (NDM) Bahia, navio utilizado em apoio à campanha de certificação, com instruções teóricas e práticas. As instruções teóricas ocorreram no aeródromo da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e as instruções práticas ocorreram no NDM Bahia navegando em alto-mar. A qualificação ocorreu com o navio em movimento no mar e seguiu o mesmo programa de formação realizado pelos pilotos da MB.

De acordo com o piloto de prova principal da campanha (PP1), major-aviador Javé Ferreira da Costa, “o planejamento e as ações realizadas em período anterior da campanha permitiram que os objetivos dos ensaios fossem alcançados com segurança”, disse.

Após a realização da campanha, as próximas etapas serão finalizar discussões contratuais e ensaios entre o DCTA/IPEV e a Helibras/Airbus Helicopters, de maneira que se possa viabilizar o recebimento da primeira unidade da versão Naval ainda no ano de 2021.