NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL SPUTNIK


FAB dispara contra aeronave hostil que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave de pequeno porte que entrou no espaço aéreo do país sem autorização por volta das 19h00 desta terça-feira (7).

Da Redação | Publicada em 09/09/2021 04:00

De acordo com a FAB, duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano e um avião radar E-99 foram enviados para monitorar e interceptar a aeronave invasora.

Os pilotos da FAB seguiram todos os protocolos de interceptação, contudo não obtiveram qualquer resposta, fazendo com que a aeronave fosse classificada como suspeita.

Posteriormente, as aeronaves da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório, porém o piloto não obedeceu às ordens. Foi feito um tiro de aviso e, não tendo havido reação, a aeronave passou a ser considerada hostil, fazendo com que os pilotos da FAB adotassem os procedimentos de tiro de detenção.

Após ser atingida, a aeronave, que tinha entrado no espaço aéreo brasileiro pela fronteira da Bolívia, fez um pouso forçado no norte do estado do Mato Grosso.

O piloto da aeronave fugiu antes da chegada dos policiais, que encontraram mais de 296 quilos de cloridrato de cocaína na aeronave.

PORTAL AEROIN


Em treinamento inédito, helicópteros da FAB pousam em navio em movimento


Agência Força Aérea | Publicada em 08/09/2021

Pela primeira vez na história das Forças Armadas, helicópteros Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto com a Marinha do Brasil (MB), realizam exercícios no Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico, com a embarcação em movimento. As Forças treinam, ainda, infiltração de Mergulhadores de Combate, Evacuação Aeromédica (EVAM) de feridos e tiro real sobre alvo à deriva.

Trata-se da Operação Poseidon 2021, coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), que ocorre no estado do Rio de Janeiro, no litoral Fluminense, a cerca de 80 quilômetros da costa de Cabo Frio. A atividade, que reúne 930 militares, acontecerá até o próximo sábado (4).

O exercício conjunto tem por finalidade o aumento contínuo da interoperabilidade, estimulando o desenvolvimento de doutrinas que priorizem e promovam, entre outros fatores, o aspecto da unidade entre as Forças.

Durante a Operação Poseidon 2021, os participantes treinam técnicas de infiltração por aeronaves, como o “Fast Rope”, no qual ocorre a descida de uma equipe de operações especiais com rapidez e surpresa, a partir de um helicóptero, utilizando um cabo especial para a descida. Também ocorre o exercício de qualificação e requalificação em pouso a bordo. Neste caso, as atividades são voltadas para a familiarização das tripulações, das aeronaves e do navio na operação de pouso e decolagem, com o navio em movimento. Isso contribui para a garantia da segurança das operações aéreas embarcadas.

Participam do adestramento aeronaves de asas rotativas das três Forças, sendo: UH-15 da Marinha; HM-4 do Exército; e H-36 Caracal da FAB. “A Operação consiste na qualificação de pilotos para o pouso a bordo em navios da Marinha. Esse evento mostra-se de elevado significado para nós, pois vislumbra o desenvolvimento e o aprimoramento da capacidade de operacionalidade de nossas aeronaves em um novo e importante Teatro de Operações, bem como proporciona maior versatilidade e projeção do poder militar no contexto regional”, afirma o Tenente Aviador Arthur Fernandes Mendes dos Santos, piloto do Esquadrão Puma (3°/8° GAV), sediado na Ala 12, no Rio de Janeiro (RJ).

Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Major Bazilius
Informações da FAB

Fotos: Ala 12

Caça da FAB intercepta e derruba aeronave no norte do Mato Grosso


Agência Força Aérea | Publicada em 08/09/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou por volta das 19 horas (horário de Brasília) desta terça-feira (7), no norte do Mato Grosso, uma aeronave de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. As aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano dos esquadrões 3º/3º GAV (Esquadrão Flecha) e 2º/3º GAV (Esquadrão Grifo), e o avião radar E-99 do 2º/6º GAV (Esquadrão Guardião) foram empregados para monitorar e interceptar o avião.

Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Na sequência, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico, porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário, então, que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considera hostil, e foram realizados os procedimentos de tiro de detenção.

Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo e entrou no espaço aéreo do Brasil pela fronteira da Bolívia, fez pouso forçado no norte do estado do Mato Grosso.  A partir de então a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O piloto se evadiu antes da chegada dos policiais e na aeronave foram encontrados mais de 200 quilos de cloridrato de cocaína.

De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), os radares identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro. O avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal, e contou com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON)/MT, do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER)/MT e das Polícias Militares dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. Essa ação, realizada na data da Independência do Brasil, mostra que o Sistema de Defesa Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País.

A aeronave envolvida no crime é um Cessna C182 de matrícula PT-INM, registrada em nome de TERRA NORTE EMPREEND.RURAIS E COM.SA e que possui o certificado de aeronavegabilidade vencido desde 2018, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro.

Fonte: CECOMSAER, por Ten Antonio Gonçalves | Edição: Agência Força Aérea – Revisão: TC Pinheiro

Informações da FAB

FAB apresenta em vídeo um resumo das atividades aéreas do Dia da Independência


Murilo Basseto | Publicada em 08/09/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou na noite de ontem, 7 de setembro, um vídeo apresentando um resumo sobre o evento da comemoração da Independência do Brasil em Brasília (DF), com foco nas atividades aéreas, que incluíram uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça e escrita no céu com os dizeres “Ordem e Progresso”.

A seguir, você assiste a duas gravações: a primeira, da apresentação completa da Esquadrilha da Fumaça em Brasília, e a segunda, dos destaques selecionados pela FAB:

A cerimônia do 199º aniversário da Independência do Brasil foi celebrada na frente do Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República. A solenidade contou com a presença do Presidente Jair Messias Bolsonaro, que estava acompanhado de autoridades civis e militares, dentre elas, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

O evento teve a presença de militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante a cerimônia, houve uma demonstração de salto livre de paraquedistas do Exército Brasileiro, que saltaram de uma aeronave C-105 Amazonas da FAB e aterrissaram no gramado com a Bandeira do Brasil. Em seguida, o Pavilhão Nacional foi hasteado ao som do Hino Nacional e do Hino da Independência, executados pela Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial. Durante a execução, foi realizada a salva de gala com 21 tiros de canhão.

Na ocasião, ocorreu também uma demonstração operativa da Marinha do Brasil com o destacamento do Grupamento de Mergulhadores de Combate, dos Fuzileiros Navais da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.

Esquadrilha da Fumaça

Quem compareceu ao evento, que teve público reduzido, pôde acompanhar, ainda, uma apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – a Esquadrilha da Fumaça – que fez uma demonstração repleta de manobras e acrobacias.

No céu da Capital Federal, a três mil metros do solo, as aeronaves A-29 Super Tucano, em formação “linha de frente”, realizaram a famosa escrita com fumaça em comemoração ao Dia da Independência: “Ordem e Progresso”, arrancando aplausos e atraindo os olhares do público de alguns pontos da cidade próximos ao Palácio da Alvorada.

O Chefe da Seção de Operações do EDA, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, comentou sobre o sentimento patriótico evocado pela Esquadrilha da Fumaça no Dia 7 de Setembro. “É uma satisfação fazer parte das comemorações do Dia da Independência, que já é um evento tradicional em Brasília. Para nós é um motivo de muito orgulho”, destacou.

 

PORTAL AEROFLAP


FAB intercepta e dispara contra Cessna com mais 200 quilos de cocaína


Gabriel Centeno | Publicada em 08/09/2021

Uma aeronave Cessna C182P Skylane, matrícula PT-INM, foi interceptada e alvejada por aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira depois de entrar no espaço aéreo brasileiro sem autorização, no norte do Mato Grosso, pro volta das 19h00 de terça-feira (07). Mais de 200 quilos de cloridrato de cocaína estavam a bordo do avião. 

A aeronave não tinha plano de voo e foi detectada adentrando no espaço aéreo brasileiro pela Bolívia. Uma aeronave de alerta aéreo antecipado E-99 do Esquadrão Guardião (2º/6º GAv) e aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano dos esquadrões Flecha (3º/3º GAv) e Grifo (2º/3º GAv) foram empregados para monitorar e interceptar o avião.

Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Na sequência, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico, porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário, então, que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considerada hostil, e foram realizados os procedimentos de tiro de detenção.

No tiro de aviso, o piloto da FAB realiza disparos ao lado da aeronave interceptada, com o intuito de persuadir o piloto a obedecer as ordens da defesa aérea. Já no tiro de detenção, a aeronave interceptada é alvejada pelos aviões da defesa aérea, impedindo o prosseguimento do voo da aeronave hostil.

Após a execução do tiro de detenção, a aeronave fez pouso forçado no norte do estado do Mato Grosso. A partir de então a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O piloto se evadiu antes da chegada dos policiais e na aeronave foram encontrados mais de 200 quilos de cloridrato de cocaína.

De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), os radares identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro. O avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal, e contou com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON)/MT, do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER)/MT e das Polícias Militares dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

A FAB destacou que a ação, realizada justamente na data da Independência do Brasil, mostra que o Sistema de Defesa Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País.

PORTAL CAVOK


FAB intercepta e dispara contra aeronave que entrou sem autorização no espaço aéreo brasileiro

Atuação da Força Aérea tem como objetivo defender o espaço aéreo e proteger as fronteiras do país

Fernando Valduga | Publicada em 08/09/2021 16:13

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou por volta das 19 horas (horário de Brasília) desta terça-feira (7), no norte do Mato Grosso, uma aeronave de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização.

As aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano dos esquadrões 3º/3º GAV (Esquadrão Flecha) e 2º/3º GAV (Esquadrão Grifo), e o avião radar E-99 do 2º/6º GAV (Esquadrão Guardião) foram empregados para monitorar e interceptar o avião. Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Na sequência, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico, porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário, então, que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considera hostil, e foram realizados os procedimentos de tiro de detenção.

Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo e entrou no espaço aéreo do Brasil pela fronteira da Bolívia, fez pouso forçado no norte do estado do Mato Grosso. A partir de então a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O piloto se evadiu antes da chegada dos policiais e na aeronave foram encontrados mais de 200 quilos de cloridrato de cocaína.

De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), os radares identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro. O avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal, e contou com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON)/MT, do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER)/MT e das Polícias Militares dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. Essa ação, realizada na data da Independência do Brasil, mostra que o Sistema de Defesa Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


FAB intercepta aeronave que entrou sem autorização no espaço aéreo brasileiro


Agência Força Aérea | Publicada em 08/09/2021 16:23

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou por volta das 19 horas (horário de Brasília) desta terça-feira (7), no norte do Mato Grosso, uma aeronave de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. As aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano dos esquadrões 3º/3º GAV (Esquadrão Flecha) e 2º/3º GAV (Esquadrão Grifo), e o avião radar E-99 do 2º/6º GAV (Esquadrão Guardião) foram empregados para monitorar e interceptar o avião. Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Na sequência, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico, porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário, então, que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considera hostil, e foram realizados os procedimentos de tiro de detenção.

Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo e entrou no espaço aéreo do Brasil pela fronteira da Bolívia, fez pouso forçado no norte do estado do Mato Grosso.  A partir de então a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O piloto se evadiu antes da chegada dos policiais e na aeronave foram encontrados mais de 200 quilos de cloridrato de cocaína.

De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), os radares identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro. O avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal, e contou com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON)/MT, do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER)/MT e das Polícias Militares dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. Essa ação, realizada na data da Independência do Brasil, mostra que o Sistema de Defesa Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País.

Militares das Forças Armadas Brasileiras realizam ação social na África


Agência Força Aérea | Publicada em 09/09/2021 02:29

Militares brasileiros que atuam na Missão das Nações Unidas para a estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) realizaram, no dia 31 de agosto, uma ação social em uma escola de ensino primário na cidade de Beni, localizada a leste do país africano. Na oportunidade, foram arrecadados materiais escolares e esportivos a serem utilizados pelos alunos, além de mesas e cadeiras novos doados aos professores e ao Diretor da escola.

Ao todo, foram beneficiados cerca de 240 alunos do ensino primário. A ideia da ação partiu de uma iniciativa conjunta dos militares do Exército Brasileiro (EB), da Marinha do Brasil (MB), e da Força Aérea Brasileira (FAB) que atuam como peacekeepers na MONUSCO e aproveitaram a oportunidade da proximidade das comemorações da Independência do Brasil, para poderem retribuir a receptividade do povo congolês aos brasileiros por meio de suas crianças.

Para o Capitão de Infantaria José Ivan Pedroza Bezerra Ribeiro, militar da Força Aérea membro da Equipe Móvel de Treinamento em Guerra na Selva, participar dessa ação foi muito gratificante. “Representar a FAB e o Brasil numa missão de Paz e poder ajudar a população é um grande orgulho e um grande engrandecimento para mim como militar e pessoa, com certeza a presença brasileira ficará marcada na vida dessas crianças”, disse.

Já para o Major Aviador Sérgio Roberto Prata Monteiro, Oficial de Estado-Maior da MONUSCO e que atua na interação Civil-Militar (CIMIC, na sigla em inglês), foi uma oportunidade de mostrar o espírito altruísta do militar brasileiro. “Nos sentimos orgulhosos de levar uma mensagem de esperança a todas essas crianças por meio dessa ação social. Esperamos que por meio dessa atitude simples, possamos contribuir para a construção de um futuro melhor para cada uma delas, bem como da República Democrática do Congo”, declarou.

Durante a distribuições dos itens doados, o sentimento em todos os brasileiros foi um misto de gratidão e orgulho. Para o Tenente-Coronel de Infantaria (EB) Flávio Luiz Lopes dos Prazeres, Líder da Equipe Móvel de Treinamento de Guerra na Selva (JWMTT, na sigla em inglês), especializada em ministrar treinamento de Guerra na Selva aos batalhões estrangeiros da MONUSCO, esta ação social mostra a verdadeira essência da missão dos militares brasileiros no Congo: a proteção de civis. “Em uma data tão importante para nós brasileiros, estarmos aqui contribuindo para o desenvolvimento destas crianças é algo realmente emocionante. Nos sentimos gratos por estar tendo esta oportunidade”, destacou o Oficial.

Em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus, durante a ação, foram tomados todos os cuidados necessários para evitar a sua propagação. Foram distribuídas máscaras para todos os presentes, além de recipientes suficientes de álcool em gel sempre à disposição de todos.

MONUSCO

Estabelecida no ano de 1999 e com um efetivo de aproximadamente 14.000 militares e civis, a Missão das Nações Unidas para a estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) é uma das maiores missões de paz conduzidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em regiões de conflito. A MONUSCO tem por objetivos principais a proteção dos civis, o apoio à estabilização do país, o fortalecimento das instituições públicas e às principais reformas de governança e segurança.

O Brasil tem um importante histórico de participação na MONUSCO ao longo de sua história, sendo reconhecido internacionalmente por sua liderança em missões dessa natureza. Atualmente, as forças de paz são comandadas pelo General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa, sendo este o quarto Oficial General brasileiro a liderar a missão, o que atesta a confiança da ONU no trabalho do Brasil em missões de paz.

OUTRAS MÍDIAS


AGORAMT - Força Aérea Brasileira intercepta avião com 200 Kg de cocaína em Mato Grosso


Redação Com Assessoria | Publicada em 08/09/2021 21:39

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou no norte do Mato Grosso, no município de Campo Novo do Parecis uma aeronave de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. As aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano dos esquadrões 3º/3º GAV (Esquadrão Flecha) e 2º/3º GAV (Esquadrão Grifo), e o avião radar E-99 do 2º/6º GAV (Esquadrão Guardião) foram empregados para monitorar e interceptar o avião.

Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Na sequência, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico, porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário, então, que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considera hostil, e foram realizados os procedimentos de tiro de detenção, acertando a aeronave.

FRP10 - Forças Armadas realizam exercícios com o maior navio da Marinha Brasileira


Fabricio Oliveira | Publicada em 08/09/2021 18:50

Um gigante de 200 metros de comprimento que pode transportar até 1.100 tripulantes. Esse é o Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico, a maior embarcação da Marinha Brasileira. Ele é um porta-helicóptero com uma pista que comporta a operação de até sete aeronaves ao mesmo tempo.

Na semana passada, o navio serviu de base para a Operação Poseidon, um treinamento realizado desde 2018 pela Marinha. Neste ano, pela primeira vez, o exercício com o navio em movimento também contou com a participação de helicópteros do Exército e da Força Aérea Brasileira. Foram mais de 800 militares das três Forças participando do treinamento. Os exercícios foram realizados na Região dos Lagos, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

“O Ministério da Defesa trabalhou, desde 2018, nessa programação do adestramento dos pilotos, principalmente. No ano passado nós fizemos o nosso primeiro adestramento, em conjunto, com as três aeronaves das Forças e o navio estava parado, como se fosse um aeroporto. Isso deu certo, nós qualificamos os pilotos, e agora passamos para uma nova fase desse exercício, já com o navio navegando. Isso tem uma diferença sensível, principalmente para os pilotos que precisam se qualificar”, explicou o Almirante de Esquadra Petrônio Augusto de Aguiar, chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.

Entre as dificuldades no treinamento estão enfrentar o vento forte em alto mar e fazer o pouso em uma pista que está em movimento. A partir de agora, os pilotos estão capacitados para fazer esse tipo de operação em missões reais.

A Operação Poseidon é a terceira etapa de qualificação de pilotos do Exército Brasileiro e da Força Aérea a bordo de navios da Marinha.

Aeródromo Multipropósito Atlântico

O Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico é o Capitânia da Esquadra da Marinha. Ele pertencia à Marinha do Reino Unido e foi adquirido pelo Brasil em 2018. Além das tarefas de controle de áreas marítimas, com uso de helicópteros, a embarcação é também é apropriada para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e em operações de manutenção de paz. O navio comporta em seu hangar até 12 helicópteros de médio porte e mais quatro de pequeno porte.

“Esse é um navio multipropósito, então, ele é feito tanto para operações aéreas, que é o que navios aeródromos são, uma plataforma, um aeroporto, que leva o aeroporto onde a ação está. Mas ele tem infinitas outras capacidades, como transportar tropas para uma situação, embarcar equipamentos de combate anfíbio, carros lagartos anfíbios. Temos capacidade de assistir em questões de apoio à saúde, uma região que precise de apoio de saúde por um desastre ambiental ou por uma questão de conflito. Então, o Atlântico é um navio muito versátil”, ressalta o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Comandante da Marinha.