NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Coronavírus: aeronave da FAB faz entrega de 4 mil litros de álcool em gel e 6 respiradores para o AP

Produtos chegaram nesta quinta-feira (9), no aeroporto de Macapá.

John Pacheco, Caio Coutinho E Ronaldo Brito | Publicada em 09/04/2020 22:34

Aterrissou nesta quinta-feira (9), no aeroporto de Macapá, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trouxe para o Amapá 6 respiradores e 20 mil frascos de álcool em gel, de 180 mililitros cada, para uso dos pacientes mais graves e também por profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus, respectivamente; ambos são frutos de doações de empresários.

O álcool em gel foi fabricado por uma empresa do ramo de bebidas e integra ação da operação Acolhida, dos ministérios da Saúde e Defesa. Os respiradores mecânicos, para uso em pacientes graves no Centro de Atendimento Intensivo Covid-19, foram doados por um grupo hospitalar privado, intermediada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

A remessa foi recebida na pista de pouso pelo governador Waldez Góes e o prefeito Clécio Luís.

Segundo o governador, a remessa de álcool em gel será dividida em duas partes, 10 mil frascos para unidades hospitalares da rede estadual; e as outras 10 mil para a rede municipal de Macapá.

"Para ver o quanto é importante a mobilização de todos. A bancada federal, sob a liderança do presidente Davi, está unida com a articulação que eu e o prefeito Clécio e os demais prefeitos estamos fazendo", frisou.

O prefeito Clécio Luís relembrou da dificuldade mundial que os países enfrentam durante a pandemia para adquirirem respiradores e outros equipamentos de proteção individual (EPI) para a luta contra o novo coronavírus.

"É extraordinária a doação dos respiradores, que são equipamentos caros. Não têm para vender. Estamos enfrentando um desabastecimento mundial de respiradores mecânicos e hoje estamos recebendo os seis respiradores que vão para a rede estadual de saúde e vão salvar vidas", detalhou.

O chefe de gabinete do senador Davi Alcolumbre, Jardel Nunes, representou o parlamentar na entrega dos produtos e contou que o momento é de união de forças, humildade e solidariedade com o próximo, principalmente com os profissionais de saúde, que são linha de frente na "guerra".

"Estamos aqui nesse processo de solidariedade e humildade e estamos numa guerra. Essa guerra não é dos generais, é dos cientistas, então nós precisamos estar solidários com todos eles. Esse é um gesto em benefício dos municípios", completou.

PORTAL R7


FAB transporta materiais de saúde para enfrentamento da covid-19

Carga é levada em avião do aeroporto de Guarulhos (SP) para Macapá (AP) e tem 20 mil unidades de álcool em gel, totalizando 4,46 toneladas

Redação | Publicada em 09/04/2020 11:50

Uma aeronave C-130 da FAB (Força Aérea Brasileira) transporta, nesta quinta-feira (9), materiais para auxiliar na prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. A carga, que é transportada do aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, para Macapá, no Amapá, é de 20 mil frascos de álcool em gel, totalizando 4,46 toneladas. A missão foi designada pelo Ministério da Defesa em apoio ao Ministério da Saúde e faz parte da Operação Covid-19.

A decolagem de Guarulhos aconteceu antes das 11h da manhã desta quinta-feira, com previsão de chegada às 15h30 (horário de Brasília).

A FAB tem atuado ativamente no enfrentamento à pandemia da covid-19. Na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, foram repatriados brasileiros e familiares que estavam na China. Eles também receberam suporte durante a quarentena na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis.

Em outra ação, duas aeronaves C-130 Hércules foram usadas na repatriação de um grupo de 66 brasileiros que estavam no Peru. Nas últimas semanas, os aviões da FAB estão sendo usados para transporte de medicamentos e equipamentos entre as diversas regiões do país.

PORTAL DEFESANET


Profissionais do HAAF recebem treinamento para atender pacientes com COVID-19

As aulas teórico-prática tiveram objetivo de orientar sobre a sequência rápida de intubação orotraqueal

Agência Força Aérea | Publicada em 09/04/2020 12:20

O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), localizado no Rio de Janeiro (RJ), convocou profissionais de saúde da Unidade para um treinamento da sequência rápida de intubação orotraqueal em pacientes portadores do novo Coronavírus. As aulas teórico-prática iniciaram no mês de março,  encerram nesta segunda-feira (6), e foram ministradas pela equipe de instrução com apoio da Divisão Médica, Seção de Cardiologia e Unidade de Terapia Intensiva.

Como a síndrome gripal do COVID-19 evolui para a insuficiência de oxigênio no sangue (hipoxemia), é necessário realizar a intubação orotraqueal, um procedimento de suporte avançado em que o médico, com um laringoscópio, visualiza a laringe e por meio dela introduz um tubo na traqueia.

A equipe de instrução contou com as orientações do Chefe da Unidade de Terapia Intensiva, Tenente Médico Hugo Nascimento Silva e a coordenação da Chefe da Seção de Cardiologia, Major Médica Gabriela de Moura, que ressalta a relevância dos treinamentos no âmbito hospitalar. “A alta transmissibilidade viral facilita a contaminação do ambiente e da equipe de saúde envolvida, por isso, o procedimento de entubação orotraqueal necessita ser realizado de uma maneira rápida e sem múltiplas tentativas, a fim de minimizar o risco de contágio para os profissionais”, explica.

PORTAL R3 (SP)


FAB transporta material de saúde para prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus


Redação | Publicada em 09/04/2020

Uma aeronave C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, nesta quinta-feira (09), o transporte de materiais para auxiliar na prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa em apoio ao Ministério da Saúde, faz parte da Operação COVID-19.

A carga transportada de Guarulhos (SP) para Macapá (AP) consiste de 20 mil unidades de frascos de álcool em gel, totalizando 4,46 toneladas.

A Força Aérea Brasileira tem atuado ativamente em apoio aos brasileiros no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, a FAB repatriou brasileiros e familiares que estavam na China, prestando todo o suporte durante a quarentena destes cidadãos na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis. Em outra missão, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (MD), duas aeronaves C-130 Hércules foram empregadas na repatriação de um grupo de 66 brasileiros que estavam no Peru. Nas últimas semanas, as aeronaves da FAB têm atuado no transporte de medicamentos e equipamentos entre diversas regiões do país no enfrentamento ao COVID-19.

 

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DEFESA AÉREA E NAVAL - Inovação: fácil operação com o Gripen


Guilherme Wiltgen | Publicada em 09/04/2020 12:36

No último episódio da série, nossa diretora de Inovação, Lisa Åbom, aborda a fácil operação do novo caça brasileiro.

“Quando você ganha uma nova habilidade no videogame, você aprende à usá-la instintivamente”. Da mesma forma ocorre com o Gripen em relação à interface Homem-Máquina.

DIÁRIO DO AMAPÁ - Prefeitura de Macapá recebe doação de 10 mil frascos de álcool em gel para o combate e prevenção ao Coronavírus

O material doado será utilizado por profissionais que atuam na linha de frente no combate e prevenção ao Coronavírus.

Redação | Publicada em 09/04/2020 21:33

A Prefeitura de Macapá recebeu na tarde desta quinta-feira, 9, por meio de articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com o Grupo Ambev, a doação de 10 mil frascos de álcool em gel. O material doado será utilizado por profissionais que atuam na linha de frente no combate e prevenção ao Coronavírus.

Ao todo, a aeronave da Força Aérea Brasileira transportou 5 toneladas de álcool 70% de Guarulhos (SP) para a capital amapaense. “No total, foram 20 mil frascos de álcool em gel doados pelo Grupo Ambev para dividir entre Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá. O senador Davi Alcolumbre conseguiu, por meio de um pedido pessoal, para que este reforço viesse a ser utilizado na rede de saúde, segurança e fiscalização do Município, que trabalha no combate ao Coronavírus”, informou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

“O Grupo Ambev não fabrica álcool em gel. Porém, esta tiragem foi extraordinária para ajudar neste momento em que estamos vivendo. A Prefeitura de Macapá recebeu 10 mil frascos, que foram encaminhados ao Departamento de Assistência Farmacêutica e, assim, serem distribuídos em nossas Unidades Básicas de Saúde e demais setores que estão no combate direto ao Covid-19”, esclareceu Clécio Luís.

Durante a entrega, o prefeito tornou a alertar que a única forma segura de controlar a incidência do vírus é ficando em casa. “O distanciamento e isolamento social são fundamentais neste momento e é necessário que se faça a higienização correta de mãos e rosto. E agora uma orientação a mais: use máscaras. Qualquer tipo de atividade econômica já foi decretado o uso obrigatório de Equipamento de Proteção Individual e recomendamos aos demais o uso de máscaras se precisar sair de casa”, informou o prefeito.

Doações

Além dos frascos de álcool em gel para o Governo do Estado e Prefeitura de Macapá, por meio de articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foram doados pelo Grupo D’or seis respiradores para a rede hospitalar de alta complexidade do Governo do Estado do Amapá.

DEFESATV - Carregamento de álcool gel é transportado para Macapá (AP)


Marcelo Barros | Publicada em 09/04/2020 19:45

Aeronave C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Guarulhos (SP) para Macapá (AP) com carregamento de 20 mil unidades de frascos de álcool em gel, totalizando 4,46 toneladas. Os materiais são para auxiliar na prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa em apoio ao Ministério da Saúde, faz parte da Operação COVID-19. A previsão de chegada em Macapá é às 15h30 (horário de Brasília).