NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Presidente Jair Bolsonaro visita Pirassununga para participar de cerimônia com militares da FAB

Essa é a terceira vez que o político participa de uma solenidade na cidade. A última passagem do presidente pela região foi há seis meses, também em evento da Força Aérea.

Por G1 São Carlos E Araraquara | Publicada em 09/07/2021 10:13

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumpriu agenda em Pirassununga (SP) nesta sexta-feira (9), onde participou da cerimônia de entrega de espadins a 205 novos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

Essa é a terceira vez que Bolsonaro acompanhou uma solenidade na cidade desde que foi eleito, em 2018. A última passagem do presidente pela região foi há seis meses, também em evento da Força Aérea.

A comitiva do presidente reuniu Hamilton Mourão, vice-presidente, Walter Braga Netto, ministro da defesa, Onyx Lorenzoni, ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Milton Ribeiro, ministro da educação, Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da casa civil, Carlos Alberto França, ministro das relações exteriores, Marcos Pontes, ministro da ciência e tecnologia e o General Heleno, chefe do gabinete de segurança institucional.

Além deles, também estavam presentes o senador Luiz Carlos Heinze (PP) e os deputados federais Bibo Nunes (PSL), Marcelo Moraes (PTB), Sanderson (PSL), Paulo Caleffi (PSD) e Osmar Terra (MDB).

Bolsonaro chegou na cerimônia usando máscara e durante quase todo o evento permaneceu com o item de proteção. Porém, no momento de cumprimentar os cadetes na entrega dos espadins, ele retirou o utensílio.

Neste evento, os militares também usavam máscara. Houve aglomeração durante a formatura no momento em que Bolsonaro tirou fotos com os cadetes.

A cerimônia terminou por volta das 11h. Às 12h01, o avião com a comitiva presidencial decolou da AFA.

Espadim

A entrega da pequena espada chamada espadim, que é o símbolo do cadete, é um dos marcos na formação dos militares que seguem rumo ao Oficialato na Força Aérea Brasiliera (FAB).

Por conta da pandemia de Covid-19, a cerimônia foi adequada às medidas necessárias de prevenção ao coronavírus e há número limitado de convidados e familiares, sendo obrigatório o uso de máscara para todos os presentes.

Segundo a AFA, só participam do evento os militares que estão diretamente envolvidos com a cerimônia.

Árion

Os 205 cadetes fazem parte da turma que recebeu o nome Árion, que é descendente dos deuses e visto como o mais veloz dos seres alados na mitologia grega.

Dos 205 cadetes, 138 são aviadores, 42 intendentes e 22 de infantaria. Desses, 171 são homens e 34 são mulheres. Três cadetes também são de Nações Amigas: Benin, Senegal e Togo.

TV BRASIL


Bolsonaro participa de evento da FAB em Pirassununga, SP


Redação | Publicada em 09/07/2021 19:00

O presidente Jair Bolsonaro esteve hoje (9) em Pirassununga, no interior de São Paulo.

Lá, Bolsonaro participou do ritual que marca um novo ciclo na carreira dos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira.

PORTAL AEROIN


Black Hawk da FAB realiza missão em apoio a 20 comunidades ribeirinhas

Militares do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera realizaram, durante o mês de junho, uma missão de integração nacional, juntamente com o Ministério da Defesa, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Acre (SESACRE).

Juliano Gianotto | Publicada em 09/07/2021 07:18

A bordo do helicóptero H-60L Black Hawk, mais de 20 comunidades ribeirinhas, em nove diferentes municípios, foram atendidas com a distribuição de vacinas. Quase três mil doses foram aplicadas, sendo mais de mil para o combate ao novo Coronavírus.

O homem de resgate do Esquadrão Pantera, Tenente Aviador Matheus da Rocha Machado, destacou a sinergia de todos para o cumprimento da missão.

“Voamos e vacinamos muito nessa Operação. O fator determinante para nosso número expressivo de vacinas foi o apoio de todos os envolvidos. Além da afinidade técnica, as explicações à comunidade sobre a importância da imunização marcaram esses felizes dias de troca de experiências no interior da selva acreana”, garante o Oficial.

Durante o período de pandemia, a procura pelas vacinas tornou-se intensa. Para o piloto da aeronave, Tenente Aviador Josué Marcos Coelho Gonçalves, os percalços da missão eram grandes, contudo, todos superados.

“Havia condições meteorológicas adversas na Amazônia, a distância das comunidades e o difícil acesso aos locais de pouso para deixar os vacinadores. Porém, nada disso nos impediu de, com toda a segurança, levarmos gotas e doses de esperança à população ribeirinha do Acre”, comenta.

A cada missão cumprida, a cada morador de comunidade vacinado, a emoção e a satisfação eram conquistadas. “Sinto-me feliz em promover a integração nacional por meio dos rotores do nosso helicóptero. Desde que entrei no Esquadrão, sonho em participar de missões como essa, na qual devolvemos algo à sociedade. Partindo da premissa que ‘a verdadeira alegria, crê-me, é coisa muito séria’, julgo-me feliz e agraciado por estar aqui”, afirma o Mecânico da Aeronave, Sargento Claudio Silva Junior.

PORTAL AEROFLAP


Embraer Lineage 1000 será convertido em aeronave de patrulha para a Marinha do Paquistão


Gabriel Centeno | Publicada em 09/07/2021

O Governo Paquistanês e o conglomerado italiano Leonardo assinaram um contrato avilado em US$ 190 milhões para a conversão de três jatos executivos de grande porte Embraer Lineage 1000 em Aeronaves de Patrulha Marítima (MPA). 

Dentro do âmbito do projeto Sea Sultan, três aeronaves inicias serão convertidas pela Leonardo, recebendo uma suíte completa de computadores, sensores e demais equipamentos para patrulha naval e guerra antissubmarino. No total, 10 aeronaves deverão passar pelo processo de conversão, substituindo os P-3C Orion da Marinha Paquistanesa.

Antes de serem transformados em aviões militares, os três Lineage 1000 passarão pelo serviço de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão), realizado pelo grupo sul-africano Paramount. Uma das aeronaves já se encontra no Paquistão, enquanto as outras duas serão adquiridas no mercado. 

Segundo o portal Defense News, o Governo Paquistanês, a Leonardo e a Paramount não quiseram responder comentários, com a última afirmando “estritos acordos de confidencialidade.”

Ainda assim, o portal obteve informações “de uma fonte com conhecimento dos programas de defesa em andamento do Paquistão.” Em novembro de 2020 o Paquistão abriu uma concorrência fechada entre a Leonardo, da Rheinland Air Services da Alemanha e Turkish Aerospace Industries (TAI) com base na experiência das companhias na conversão de aeronaves de patrulha. 

A Rheinland anteriormente ganhou um pedido para a conversão de aeronaves de patrulha marítima Sea Eagle, baseadas no ATR 72, para a Marinha do Paquistão, superando uma oferta rival da TAI, que oferecia um pacote baseado no desenvolvido para o ATR-72 da Marinha Turca.

Enquanto a Rheinland foi selecionada para a conversão dos ATRs, a Leonardo foi escolhida para converter os Lineage 1000 da Embraer. Segundo o Defense News, a escolha pela companhia italiana tem como base o radar Leonardo SeaSpray instalado na aeronave RAS 72 Sea Eagle e nos helicópteros Sea King e nos ??sistemas de liberação de torpedo á instalados nas aeronaves da Marinha do Paquistão, e que certamente serão instalados no Sea Sultan.

Além disso, a Leonardo também forneceu os radares Grifo para os caças Mirage III e F-7PG Fishcan, além dos helicópteros AW139. A título de curiosidade, os radares Grifo são usados nos F-5EM/FM Tiger II da Força Aérea Brasileira, enquanto o SeaSpray equipa os P-95BM Bandeirulha da Aviação de Patrulha Marítima da FAB.

Após três meses de discussões técnicas detalhadas e a obtenção financiamento do Plano de Desenvolvimento das Forças Armadas do Paquistão, um contrato de US$ 190 milhões foi assinado entre o Ministério da Produção de Defesa e Leonardo na penúltima semana de junho.

Segundo o portal, a Embraer também estaria desenvolvendo um programa de aeronaves de patrulha marítima baseado na conversão do Lineage 1000 para substituir a frota de P-3 Orion da FAB, mas parece não haver cooperação entre os dois programas.

Falando ao site, Justin Bronk, um especialista do Royal United Services Institute, afirmou que as expectativas de cooperação internacional nos programas de conversão do Lineage não eram realistas.

“Os sistemas de missão MPA são na verdade alguns dos programas mais sensíveis no mundo da aviação de defesa e, portanto, pode haver razões de segurança pelas quais o Paquistão e/ou o Brasil optariam por não cooperar na conversão do Lineage 1000”, disse ele.

Esquadrão Guará completa o 50º transporte de órgão em 2021


Gabriel Centeno | Publicada em 09/07/2021 20:50

O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), o Esquadrão Guará, realizou na madrugada da segunda-feira (06), o 50º transporte de órgão no ano de 2021. O fígado, captado em Sorocaba (SP), seguiu na aeronave Embraer U-100 Phenom do 6º ETA para a cidade de São José do Rio Preto (SP), onde encontrou o recebedor.

Dotado de quatro tipos diferentes de aeronaves operacionais – dentre elas dois jatos -, atualmente o Esquadrão Guará é o que mais realiza esse tipo de missões no Brasil pela FAB.

“Fico muito honrado em poder conduzir um dos vetores da FAB que leva esperança para os brasileiros mais necessitados” disse o Capitão-Aviador Leandro Janducci Carrera, Comandante da Aeronave.

Conforme regulamenta o Decreto n° 9.175, de 18 de outubro de 2017, em seu artigo 55, o Ministério da Saúde pode requisitar o apoio da Força Aérea Brasileira para o transporte de equipes médicas e órgãos. A FAB mantém permanentemente disponível, no mínimo, uma aeronave exclusivamente para esse propósito.

Como ocorrem as missões

Coordenadas na FAB pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), as missões de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) têm início nas Centrais Estaduais de Transplante (CET), que informam sobre a existência de órgãos para transplante. De posse da informação, a CNT consulta companhias civis para verificar a disponibilidade logística e, caso não existam voos disponíveis na linha comercial, a FAB é acionada para o cumprimento da missão.

Por conta das restrições impostas pelo tempo de isquemia – tempo no qual o órgão ainda se mantém sadio fora do corpo humano – as missões exigem prontidão e agilidade das tripulações. Não raro, o tempo decorrido entre o planejamento, o acionamento da missão, a preparação da aeronave e a decolagem, é de cerca de duas horas, podendo acontecer a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia da semana.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo, garantido pelo Sistema Único de Saúde, responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos mais de 60 mil transplantes realizados a cada ano.

Município gaúcho é reconhecido como `Cidade do Avião`


Gabriel Centeno | Publicada em 09/07/2021 07:27

A cidade de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, foi oficialmente reconhecida como “Cidade do Avião” pelo governo estadual do Rio Grande do Sul. O projeto de lei foi aprovado no dia 15 de junho e foi sancionado na quinta-feira (08) pelo Governador Eduardo Leite. 

Em 1937, quando ainda fazia parte do município de Gravataí, foi instalado um campo de aviação do Exército em Canoas. Hoje, a cidade abriga o Comando Aéreo Sul (V COMAR) e a Ala 3, Base Aérea de Canoas, uma unidade da Força Aérea Brasileira que abriga três esquadrões com aeronaves: 5º Esquadrão de Transporte Aéreo, o Pégaso, que opera os aviões C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan; o 2º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação, o Phoenix, unidade de patrulha marítima, com o P-95 Bandeirulha; e o 1º/14º GAv, o Esquadrão Pampa, que opera com os caças F-5EM/FM Tiger II. 

Todos os anos, no dia 12 de Outubro, a base realiza a tradicional Expoaer, evento que ocorre há 34 anos, onde os portões são abertos para que os visitantes possam conhcer as instalações e aeronaves da FAB. Na última edição em 2019, cerca de 10 mil pessoas estiveram na base. 

MINISTÉRIO DA DEFESA


Cadetes recebem espadim na Academia da Força Aérea


Mariana Alvarenga | Publicada em 09/07/2021 21:21

Pirassununga (SP), 09/07/2021 – Dedicação, persistência e foco fizeram parte da rotina de 205 jovens, que agora integram a Turma Árion e tornam-se Cadetes da Aeronáutica. Como marco da conquista, os alunos receberam o espadim, nesta sexta-feira (09), na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, compareceu ao evento, ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Após o primeiro semestre de estudos, receber o espadim, símbolo do Cadete, representa o êxito dos novos alunos, com o ingresso na Academia da Força Aérea. A partir de agora, eles são oficialmente cadetes e vão cursar mais três anos e meio na Academia. Eles escolhem a especialização que querem seguir: Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar, Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica, e Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica. Entre os 205 alunos, há 34 mulheres, sendo que 13 querem ser aviadoras e 24, intendentes.

Na ocasião, o Ministro da Defesa parabenizou os estudantes, aprovados em disputado exame de admissão nacional. "O sucesso nessa empreitada reside em buscar o contínuo aprimoramento intelectual, a higidez física e o fortalecimento dos valores éticos e morais", ressaltou.

Os jovens receberam o espadim das mãos dos seus padrinhos e madrinhas, orgulhosos pela conquista dos afilhados. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, lembrou que, “nos próximos anos, muitos degraus serão colocados em seus caminhos. O que exigirá de cada um resiliência, perseverança e espírito de renúncia".

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-Presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Luis Roberto do Carmo Lourenço, ministros, deputados e demais autoridades.

Primeiros colocados

A Turma Árion é composta por 138 aviadores, 42 intendentes e 22 infantes. O Cadete Renan Pavan Sá foi o primeiro colocado no Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Ele contou que sempre foi maravilhado pela aviação e viu na Força Aérea a concretização de um sonho. “Eu espero continuar descobrindo todas as possibilidades incríveis que a Força Aérea pode proporcionar. Pretendo continuar me esforçando para fazer valer tudo que está sendo investido na formação de todos que optaram por seguir essa nobre carreira”, disse.

A Intendência teve como primeiro colocado o Cadete Davi Spinelli Mariano. Seu avô, que já foi sargento da Marinha, foi sua inspiração para tornar-se militar. “A jornada não foi fácil. Foram horas de muito estudo para conseguir alcançar a primeira colocação”, contou.

Já o Cadete Vitor Hugo Garcia Moreira obteve a primeira colocação na área de Infantaria. “Sinto-me muito lisonjeado com essa oportunidade. A AFA sempre me encheu os olhos e, agora que estou aqui, posso ver o quão grandiosa ela é, assim como a FAB”, disse ele.

Homenagem

A Turma Árion foi assim denominada por representar o mais veloz dos seres alados da mitologia grega. Integram esse grupo de alunos três cadetes estrangeiros, oriundos do Senegal, Benin e Togo, países do continente africano.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DEFESA - Comando Aéreo Amazônico e SENAI-AM firmam Protocolo de Intenções para capacitação


Publicada em 09/07/2021 07:30

O Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Regional do estado do Amazonas (SENAI-AM), em Manaus (AM),  assinaram, na última quarta-feira (30), um Protocolo de Intenções para a capacitação de militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, ressaltou a importância do acordo. “Ao aprimorar os nossos militares, obtemos um resultado imediato na qualidade de seus atributos em prol do apoio ao homem, bem como preparamos o futuro profissional desses militares, ao prover uma reconhecida capacitação que em muito contribuirá para suas imediatas readmissões no mercado de trabalho. Ganha a Força Aérea Brasileira, ganha também a sociedade manauara e a indústria local”, disse.

O protocolo tem como objetivo capacitar militares, por meio de cursos presenciais e à distância, para futura contribuição no desenvolvimento da indústria nacional. Além disso, esta qualificação visa à diminuição de custos para a administração pública, na medida em que as necessidades de terceirização de alguns serviços deixam de ser necessários.

O Diretor Regional do SENAI-AM, Rogério Azevedo Pereira, valorizou a contribuição que a capacitação trará para a região. “O convênio é importante para nós, quer seja pela realização da nossa missão institucional, formando pessoas para a Amazônia, quer seja pelo atendimento a um parceiro estratégico para o SENAI que são as Forças Armadas”, concluiu.

SENAI

O SENAI-AM tem como missão promover soluções integradas e inovadoras que contribuam para o desenvolvimento social, competitivo e sustentável da indústria amazonense.