NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL MIDIAMAX (MS)


Indústria de Defesa registra recorde histórico com exportações

Até o mês de agosto de 2021, o setor registrou US$ 1,35 bilhão em vendas

Lucas Mamédio  | Publicada em 09/09/2021 18:22

A Indústria de Defesa no Brasil alcançou resultado histórico nas exportações. Até o mês de agosto de 2021, o setor registrou US$ 1,35 bilhão em vendas. A expectativa é de que os números continuem em crescimento e o segmento feche o ano com a marca de US$ 2 bilhões.

No último recorde, em 2019, o setor somou cerca de US$ 1,21 bilhão. Este ano, entre as principais demandas, destacam-se as vendas de armamentos, munições, tanques, aviões e sistemas de lançamento de foguetes.

O Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa (MD), Marcos Degaut, ressaltou, em entrevista ao Valor Econômico, fatores como o aumento da participação brasileira em feiras internacionais, uma postura mais proativa do País e a busca de soluções relativas ao financiamento e oferecimento de garantias para as exportações.

Ao Jornal, o Secretário enfatizou, ainda, o trabalho de inteligência e promoção comercial coordenado pelo Ministério da Defesa nos últimos anos. Ele destacou que as ações foram significativas para os bons resultados.

Ao falar da importância dos resultados alcançados, Degaut considerou que é necessário continuar a fomentar iniciativas no setor. “Esses são os números que justificam a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança, de investimentos nesse segmento, que, além de ter uma importância econômica muito grande, é responsável por grandes saltos tecnológicos, e, em última análise, por ajudar a manter a nossa autonomia estratégica e a nossa soberania", finalizou.

PORTAL AEROIN


Força Aérea Brasileira participa de treinamento em cenário de tsunami


Murilo Basseto | Publicada em 09/09/2021 18:21

Na segunda semana (6 a 9 de setembro) do Exercício Cooperación VII, na Colômbia, as Forças Aéreas participantes de vários países das Américas demonstraram suas capacidades durante o treinamento em um cenário simulado de tsunami, desencadeando inundações na área urbana. A simulação foi realizada ao norte do país, na cidade costeira de Coveñas, a 976 km da capital Bogotá.

Durante o treinamento, as vítimas que estavam ilhadas e naufragadas em áreas distantes da costa foram resgatadas, transportadas e atendidas numa primeira triagem.

Na sequência, foram encaminhadas para a área de sistematização do atendimento médico, onde passaram pela segunda triagem, realizada pelos militares da área da saúde, sendo classificadas de acordo com suas enfermidades e destinadas às seções de atendimento conforme a gravidade. Após todo esse processo, as vítimas foram preparadas para a evacuação aeromédica.

O Capitão Médico Gustavo Messias Costa, do Grupo de Transporte Especial (GTE), um dos integrantes da equipe médica da Força Aérea Brasileira (FAB) no Exercício, realizou atendimentos na segunda etapa de triagem, durante a simulação.

“Desenvolver técnicas e atendimentos é fundamental para que as vítimas sejam acompanhadas ao melhor tratamento. A interoperabilidade entre os profissionais de saúde das Forças Aéreas é muito importante para termos uma capacitação multidisciplinar”, avaliou o Capitão.

Um dos objetivos do Exercício é fornecer um ambiente simulado realista para o desenvolvimento das Forças Aéreas em operações de assistência humanitária, o que permite aos participantes avaliarem sua eficácia nas operações e aprenderem as melhores práticas das outras delegações.

Para o Tenente-Coronel Médico Dalton Muniz Santos, da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), que ocupa posição estratégica no Comando e Controle das atividades ligadas à saúde operacional, a atuação da FAB foi importante para o implemento das atividades conjuntas entre os países que compõem o Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA).

“Os militares da Força Aérea Brasileira ocuparam seu espaço com alto grau de profissionalismo, competência e comunicação. Foram dias de muito trabalho, nos quais foram realizadas várias capacitações e o desenvolvimento do Sistema, com a certeza de termos feito o melhor. Permanecemos mais unidos e aliados no propósito de salvar vidas”, concluiu.

Informações da Força Aérea Brasileira

PORTAL CAVOK


Integração de sistemas de navegação em andamento para o Gripen da FAB


Fernando Valduga | Publicada em 09/09/2021 20:33

Demonstrando um bom exemplo de transferência de tecnologia e colaboração, engenheiros brasileiros e suecos juntos avançam para integrar os sistemas de navegação por rádio do Gripen – VOR (VHF Omnidirecional Range Equipment) e TACAN/DME (Tactical Air Navigation/Distance Measuring Equipment).

Isso é um marco importante no programa Gripen brasileiro. Os engenheiros dos dois países trabalharam juntos perfeitamente, com ligações semanais para acompanhar o progresso até chegar a esse estágio. Todo o processo de integração será realizado na Rede de Design e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), localizada nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, no estado de São Paulo.

Um pouco sobre os sistemas de navegação – o VOR usa transmissões de rádio entre um transmissor terrestre e um instrumento na aeronave para medir o curso de uma aeronave. Já o TACAN / DME serve para medir a distância e o curso da aeronave até um transmissor terrestre ou aéreo. O TACAN / DME é um recurso exclusivo do Gripen F-39 da Força Aérea Brasileira.

Como parte do pacote de transferência de tecnologia da Suécia e da Saab, engenheiros e técnicos brasileiros têm trabalhado em estreita colaboração com seus colegas da Saab há mais de cinco anos. Eles foram enviados à Suécia para participar de vários pacotes de trabalho que incluem treinamento, compreensão de como o Gripen funciona, seus vários sistemas, softwares, aviônicos, armas etc. Depois de completar o treinamento na Suécia, eles voltam ao Brasil e trabalham com seus colegas na GDDN para desenvolver sistemas Gripen em áreas como sistemas veiculares, engenharia aeronáutica, projeto de fuselagem, instalação de sistemas, integração de sistemas, aviônica, interface homem-máquina e comunicações.

“Os engenheiros brasileiros da Embraer têm experiência avançada no desenvolvimento de software que é crítico para o voo e segurança. Compartilhamos informações sobre a operação do dispositivo com eles, para que pudessem desenvolver o conceito e testá-lo no S-Rig, o primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen fora de Linköping. Em seguida, tivemos uma reunião para avaliar se a obra está de acordo com os requisitos operacionais. A experiência dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de softwares críticos para a segurança é uma grande vantagem, pois é difícil encontrar engenheiros com esse tipo de experiência na Suécia”, afirma Andreas Bergström, chefe dos sistemas Flight Data & Navigation do Gripen E/F.

A integração com o VOR deve ser concluída em 2021 e a do TACAN em 2023.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL DE FLORIPA - Começa hoje a nova era da comunicação aeronáutica no Brasil


Redação | Publicada em 09/09/2021 08:07

Na tarde desta quinta-feira, dia 9 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do seu Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou a inauguração do Projeto LANDELL – a nova era das Comunicações Aeronáuticas no espaço aéreo continental brasileiro.

Fruto de um projeto do Programa SIRIUS Brasil, a ferramenta de comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo por enlace de dados, CPDLC, está sendo inaugurada simultaneamente nos Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III e IV), respectivamente no Recife (PE) e em Manaus (AM).

A ativação concentra-se em setores específicos das Regiões de Informação de Voo (FIR) de Belém e de Recife, controladas pelos Centros de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ) e Recife (ACC-RE), e trará grandes benefícios para as comunicações, como a complementação do atual sistema VHF por meio do uso de link de dados entre sistemas de bordo e terrestre acima do nível de voo 245, permitindo, ainda, o incremento da segurança operacional, reduzindo falhas de entendimento nas comunicações aeronáuticas ao disponibilizar um meio sem ruídos ou interferências.

A cerimônia de inauguração contou com as palavras do diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, do chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE), Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim, e dos comandantes dos CINDACTAs III e IV, respectivamente Coronel Aviador Edson Luiz Vieira Neto e Coronel Aviador Alexander Santopietro de Sousa.

Mais informações sobre o Projeto LANDELL podem ser obtidas no vídeo da live em que o DECEA explicou todos os detalhes sobre as mudanças: clique aqui para assistir.

Informações do DECEA