NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Brasileiros em quarentena não têm sintomas do novo coronavírus

Os brasileiros que estavam em Wuhan, na China, onde começou o surto, e a equipe de resgate estão isolados na base aérea de Anápolis, em Goiás, e passam por exames.

Jornal Nacional | Publicada em 10/02/2020 22:07

Os brasileiros trazidos da China já estão em quarentena há mais de 30 horas e sem nenhum sintoma da doença.

As 58 pessoas, os repatriados e a equipe de resgate, chegaram à Base Aérea de Anápolis às 6h05 de domingo (9) e foram direto para o hotel onde vão passar os próximos 18 dias.

Nesta segunda-feira (10), receberam orientações da equipe médica e passaram por avaliações, como medição de temperatura, pressão e frequência cardíaca. O estudante Vítor Campos disse que já está adaptado à rotina.

“O segundo dia aqui já foi um pouco mais dinâmico e ativo, porque depois do primeiro dia de descanso, nós já acordamos, socializamos uns com os outros, e depois do almoço tivemos uma orientação sobre a base, o que fazer, quais os serviços. O serviço é exemplar, ainda mais comparando com outros amigos meus que estão em quarentena em outros países, eu acho que nós estamos de nota dez. Para falar a verdade, existem vários serviços disponíveis, desde internet, televisão, uma comida ótima, muito gostosa mesmo, e todo tipo de serviço, desde apoio não só de saúde, mas também psicológico e religioso”, contou.

O Laboratório Estadual de Goiás, na capital Goiânia, começou a analisar as amostras de material, como a saliva coletada de todas as pessoas que estão na quarentena. O laboratório vai verificar se há presença de algum vírus de doença respiratória, entre eles o novo coronavírus. O resultado dos exames deve sair na quarta (12).

O Brasil não tem nenhum caso confirmado de coronavírus e o número de casos suspeitos caiu para sete. De acordo com o Ministério da Saúde, três em São Paulo. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul têm um caso suspeito cada um. Ao todo, 32 casos suspeitos já foram descartados no país.

Em Brasília, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, diz que o momento ainda é de vigilância.

“Eu acho que é possível esse vírus chegar ao Brasil, eu acho que é provável que chegue. A gente tem que estar muito vigilante para que, se chegar, a gente possa organizar o tratamento dessa pessoa e minimizar a transmissão para os eventuais contatos que possam surgir”, avaliou.

TV GLOBO - JORNAL HOJE


Brasileiros vindos da China dão início a quarentena na base militar de Anápolis


Publicada em 10/02/2020 13:52

PORTAL G1


Brasileira mostra na web realização de exames e reunião sobre rotina durante a quarentena em Anápolis

Grupo chegou na manhã de domingo ao hotel da base aérea após deixar Wuhan, epicentro da infecção por coronavírus.

Por Sílvio Túlio E Vanessa Martins, G1 Go — Anápol | Publicada em 10/02/2020 17:17

Uma das 34 pessoas repatriadas da China devido ao coronavírus divulgou, nesta segunda-feira (10), como foram as primeiras atividades na quarentena realizada na Base Aérea de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Em uma rede social, ela postou fotos de uma colega passando por exames e de uma reunião sobre a rotina durante o isolamento, que deve durar 18 dias.

Pelas fotos, é possível ver que o exame é realizado na parte interna do Hotel de Trânsito ,onde o grupo está hospedado e faz as refeições. Já a reunião é realizada na área externa, que fica ao lado do prédio e foi reservada aos repatriados. Lá, sobre um grande espaço gramado, foi montada uma enorme tenda.

Pela imagem, nota-se que há um painel na parte da frente onde há algumas instruções. No cabeçalho, consta a seguinte inscrição: “Rotina - Condutas de Boa Convivência”. As pessoas que ministram a palestra e os repatriados usam máscaras cirúrgicas.

O G1 entrou em contato, por e-mail, com a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para saber detalhes sobre esta reunião e aguarda retorno.

Mais cedo, outros repatriados também contaram um pouco da rotina. Um deles disse que está sendo muito bem tratado e elogiou as acomodações e os médicos. Já outro afirmou que não estava acostumado a acordar ao som dos pássaros e estava “amando” aquilo.

O Hotel de Trânsito foi adaptado para recebê-los. Os repatriados fizeram fotos e vídeos mostrando os quartos. Inclusive, registraram parte das refeições.

Boletim médico

No primeiro boletim divulgado pelo Ministério da Defesa, na noite de domingo (9), foi informado que o grupo continua sem qualquer sintoma do coronavírus. A avaliação foi feita pelo Ministério da Saúde.

No sábado (8), foram colhidas amostras de secreções no nariz e da garganta tanto dos repatriados como da equipe técnica que participou da operação de resgate. Elas serão analisadas para verificar a existência ou não de 21 tipos de vírus, além do coronavírus.

Rotina da quarentena

O que é oferecido aos repatriados na quarentena em Anápolis:

6 refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas);

Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares;

Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcoólicos;

Serviço religioso;

Emergência odontológica;

Apoio psicológico e pedagógico.

Os repatriados

Os grupo dos 34 repatriados da China é composto da seguinte forma:

4 chineses casados com brasileiros;

7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;

23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).

Surto

Desde o início do surto, no início do ano, a China registrou 908 mortes por coronavírus e 40.171 casos confirmados.

No Brasil, são sete casos suspeitos do novo coronavírus e nenhuma confirmação, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados são do balanço divulgado às 13h30 desta segunda-feira (10).

Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.

Paraense está entre 34 brasileiros repatriados da província de Wuhan, epicentro do coronavírus na China

Reisirene Liao está em Anápolis, Goiás, onde ficará em quarentena de 18 dias, realizando exames para detectar possível infecção por coronavírus.

Por G1 Pa — Belém | Publicada em 10/02/2020 17:29

A paraense Reisirene Liao está entre os 34 brasileiros repatriados da província de Wuhan, na China, área mais afetada pela epidemia de coronavírus, conforme apuração do G1. De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), o Ministério da Saúde informou que os brasileiros estão em regime de quarentena, por 18 dias, na cidade de Anápolis, em Goiás. O grupo aterrissou no Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no último domingo (9).

De acordo com o Ministério da Saúde, nenhum dos brasileiros repatriados apresentou sintomas do coronavírus. O próximo boletim com o estado de saúde dos brasileiros deve ser divulgado na quarta-feira (12).

Em postagem nas redes sociais, Reisirene fala sobre a recepção feita aos brasileiros na base aérea de Anápolis, além de registrar o traslado de quase dois dias da China até o Brasil. Em outras postagens, Reisirene mostra a rotina da vida em Wuhan, epicentro da doença, os tratamentos especiais para evitar o contágio e o uso constante de máscaras e higienização. A paraense vivia na China desde novembro de 2019.

A Sespa informou que acompanhará a evolução do quadro do paciente por meio de informações obtidas junto ao Ministério da Saúde e que está pronta para prestar todo auxílio necessário. A Sespa disse ainda que apesar de estarem em regime de quarentena, os brasileiros repatriados possuem acesso irrestrito à internet e à comunicação celular.

Quarentena

Segundo o Governo Federal, os brasileiros repatriados passarão por uma série de exames nos próximos dias para detectar uma possível infecção do novo coronavírus. Caso algum dos confinados apresentar sintomas de infecção, o governo prevê transferência para o Hospital das Forças Armadas em Brasília.

O que será oferecido aos repatriados na quarentena

6 refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas)

Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares

Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcóolicos

Serviço religioso

Emergência odontológica

Apoio psicológico e pedagógico

Além disso, eles serão submetidos a:

3 monitoramentos diários de saúde, feitos pela Secretaria de Saúde de Goiás

Os repatriados

Os grupo dos 34 repatriados da China é composto da seguinte forma:

4 chineses casados com brasileiros;

7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;

23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).

Modelo diz que se surpreendeu com a atenção dada aos repatriados da China que estão em quarentena: Aliviada

Ela postou nas redes sociais detalhes da rotina, como a realização de exames na Base Aérea de Anápolis. Grupo estava em Wuhan, epicentro do surto de coronavírus.

Sílvio Túlio E Vanessa Martins | Publicada em 10/02/2020 17:17

Após um dia de quarentena na Base Aérea de Anápolis, a 55 km de Goiânia, a modelo Adrielly Eger conta que se surpreendeu com o tratamento que ela e os outros 34 repatriados da China estão recebendo. Nesta segunda-feira (10), ela divulgou nas redes sociais fotos de uma amiga passando por exames e da reunião sobre a rotina durante o período de isolamento, que deve durar 18 dias.

“Estou mais aliviada. Eu achava que ia ser assim bem diferente, mas o pessoal está cuidando muito bem de nós, preparam tudo de uma maneira muito especial. Então, acho que está sendo ótimo”, disse a modelo.

O grupo estava em Wuhan, cidade chinesa em que houve o epicentro do surto de coronavírus. Eles chegaram ao Brasil no domingo (9).

Desde então, vários repatriados fizeram questão de postar nas redes sociais um pouco da rotina, seja detalhes dos quartos ou da alimentação que estão recebendo. Um deles, inclusive, afirmou que não estava acostumado a acordar ao som dos pássaros e estava “amando” aquilo.

Pelas fotos postadas pela modelo nesta segunda-feira, é possível ver que o exame é realizado na parte interna do Hotel de Trânsito, onde o grupo está hospedado. Já a reunião ocorreu na área externa, que fica ao lado do prédio e foi reservada aos repatriados. Lá, sobre um grande espaço gramado, foi montada uma enorme tenda.

Pela imagem, nota-se que há um painel na parte da frente onde há algumas instruções. No cabeçalho, consta a seguinte inscrição: “Rotina - Condutas de Boa Convivência”. As pessoas que ministram a palestra e os repatriados usam máscaras cirúrgicas.

O Ministério da Defesa explicou que o "grupo passou por avaliações clínicas de saúde, que incluem aferições de sinais vitais, como medição de temperatura, pressão e frequência cardíaca e exame de nasofaringe". O órgão completou que a equipe "fez uma apresentação sobre os aspectos da “área branca, local comum aos hóspedes, que oferece lazer e bem-estar".

No sábado (8), foram colhidas amostras de secreções no nariz e da garganta tanto dos repatriados como da equipe técnica que participou da operação de resgate. Elas serão analisadas para verificar a existência ou não de 21 tipos de vírus, além do coronavírus.

Rotina da quarentena

O que é oferecido aos repatriados na quarentena em Anápolis:

6 refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas);

Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares;

Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcoólicos;

Serviço religioso;

Emergência odontológica;

Apoio psicológico e pedagógico.

Os repatriados

Os grupo dos 34 repatriados da China é composto da seguinte forma:

4 chineses casados com brasileiros;

7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;

23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).

Surto

Desde o início do surto, no início do ano, a China registrou 908 mortes por coronavírus e 40.171 casos confirmados.

No Brasil, são sete casos suspeitos do novo coronavírus e nenhuma confirmação, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados são do balanço divulgado às 13h30 desta segunda-feira (10).

Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.