NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


NOTIMP 102/2020 - 11/04/2020

Publicado: 11/04/2020 - 09:15h
REDE TV

PORTAL G1

AGÊNCIA BRASIL

JORNAL O POVO (CE)

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

PORTAL DEFESANET

OUTRAS MÍDIAS

REDE TV


Jornal Rede TV - Aeronave da FAB é designada para apoiar no combate ao coronavírus


Da Redação | Publicada em 09/04/2020 20:11

TRECHO SOBRE A FAB INICIA EM 28min e 45seg

Uma aeronave Força Aérea Brasileira foi designada pelo Ministério da Defesa para levar cerca de 5 Toneladas de Álcool Gel de São Paulo para Macapá. Ao todo, foram enviados 20 mil frascos do produto para a cidade.

A missão faz parte dos trabalhos de prevenção e enfrentamento à pandemia da COVID-19 no país.

PORTAL G1


Avião da FAB chega ao Ceará com 30 respiradores para auxilar pacientes com Covid-19

Aeronave partiu de São Paulo com equipamentos que vão ser utilizados nos hospitais do estado conforme o critério epidemiológico dos municípios.

Da Redação | Publicada em 10/04/2020 20:57

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo 30 respiradores para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19 chegou a Fortaleza na noite desta sexta-feira (10). A aeronave havia saído de Guarulhos, em São Paulo à tarde e pousou no aeroporto da capital cearense às 20h40. A carga com os equipamentos totaliza 1,5 tonelada.

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os respiradores adquiridos pelo governo do estado vão ser utilizados nos hospitais do estado de acordo com o critério epidemiológico dos municípios.

De Fortaleza, o avião segue para Macapá e Manaus, levando mais 30 equipamentos, a serem usados em pacientes que apresentarem quadro mais grave da doença. A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa em apoio ao Ministério da Saúde, faz parte da Operação Covid-19.

Casos no Ceará

A Secretaria da Saúde do Ceará, através da plataforma IntegraSUS, divulgou, até as 17h desta sexta-feira (10), 67 mortes por Covid-19 e 1.558 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Ceará.

Fortaleza, que concentra a maioria dos registros, chegou a 1.366 casos confirmados da doença, tendo ultrapassando os mil na terça-feira (7). No total, a Covid-19 foi diagnosticada em 53 municípios cearenses.

Dos óbitos, 53 aconteceram em Fortaleza, enquanto os demais aconteceram nos 12 municípios a seguir: Eusébio (2), Iguatu (2), Aracati (1), Cariús (1), Caucaia (1), Farias Brito (1), Horizonte (1), Itaitinga (1), Jaguaribe (1), Maracanaú (1), Santa Quitéria (1) e Tianguá (1).

Além da capital, apresentam manifestações da Covid-19 as cidades de: Aquiraz (28), Caucaia (23), Maracanaú (20), Sobral (14), Horizonte (7), Quixadá (6), Iguatu (5), Eusébio (3), Icó (3), Itaitinga (3), Jaguaribe (3), Juazeiro do Norte (3), Aracati (2), Cariús (2), Independência (2), Ipueiras (2), Limoeiro do Norte (2), Maranguape (2), Mombaça (2), Novo Oriente (2), Pacatuba (2), Quixeramobim (2), Quixeré (1), Santa Quitéria (2), Senador Pompeu (2), Tianguá (2), Amontada (1), Beberibe (1), Canindé (1), Cascavel (1), Catarina (1), Crateús (1), Crato (1), Croatá (1), Farias Brito (1), Guaraciaba do Norte (1), Icapuí (1), Ipaporanga (1), Itaiçaba (1), Itapipoca (1), Itapajé (1), Lavras da Mangabeira (1), Mauriti (1), Pedra Branca (1), Pindoretama (1), Russas (1), Santana do Acaraú (1), São Luis do Curu (1), Senador Sá (1), Tabuleiro do Norte (1) e Várzea Alegre (1).

A plataforma IntegraSUS ainda registra outros 20 casos confirmados sem informações sobre locais onde houve identificação da doença

Coronavírus: Militares montam leitos e estruturas de apoio para hospital no Seridó do RN

Ação acontece no Hospital Regional do Seridó, em Caicó.

Da Redação | Publicada em 10/04/2020 19:38

Militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica estão montando leitos e estruturas de apoio para o Hospital Regional do Seridó, em Caicó, no Rio Grande do Norte, que vão servir no enfrentamento ao novo coronavírus.

A montagem está acontecendo nesta sexta-feira (9) e continuará no sábado (10) e é realizada pelo Comando Conjunto do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Militares do 1° Batalhão de Engenharia de Construção têm atuado nessa construção. Além disso, eles tem contribuído na disponibilização de recursos operacionais e logísticos aos órgãos de saúde e de segurança pública como forma de reduzir os impactos do coronavírus.

O representante da Marinha do Brasil é o Comando do 3º Distrito Naval, do Exército é a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada e da Força Aérea Brasileira é a ALA 10.

Carga com 30 respiradores para pacientes com Covid-19 está prevista para chegar a Fortaleza na noite desta sexta-feira

O transporte dos equipamentos que totalizam 1,5 tonelada é feito por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que deve chegar às 20h50 no aeroporto da capital.

Da Redação | Publicada em 10/04/2020 17:32

Uma carga com 30 respiradores para auxiliar pacientes no tratamento ao novo coronavírus chega na noite desta sexta-feira (10) a Fortaleza, no Ceará. Uma aeronave C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB) transporta 1,5 tonelada do equipamento, e decolou de Guarulho (SP) às 15h desta sexta-feira com chegada prevista ao Aeroporto Internacional de Fortaleza às 20h50 (horário de Brasília).

O respirador é um equipamento essencial para o tratamento de pessoas infectadas com o vírus e que apresentam o sintoma mais grave da doença, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa em apoio ao Ministério da Saúde, faz parte da Operação Covid-19. Outros 20 respiradores serão levados em seguida para Manaus e 10 para Macapá.

Vale-alimentação

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (9) que vai distribuir 423 mil cartões de vale-alimentação para alunos da rede pública de ensino do estado. O valor do cartão será de R$ 80.

"Vamos distribuir 423 mil vale-alimentação aos alunos da rede pública estadual. Por conta das escolas estarem fechadas e não estarem oferecendo alimentação a esses alunos, nós vamos distribuir esses cartões", afirmou o governador.

Chegada de equipamentos

A chegada dos equipamentos havia sido anunciada pelo governador Camilo Santana em vídeo transmitido nas redes sociais. Camilo afirmou também que conversou com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e apontou a necessidade de apoio do ministério.

"Ele se colocou totalmente à disposição do Estado do Ceará e prometeu enviar equipamentos ainda hoje para o Ceará", disse.

Bloqueios e calamidade pública

Pelo menos 19 cidades do Ceará determinaram o bloqueio de seus acessos para pessoas que não moram nos municípios. A medida adotada pelas prefeituras prevê o aumento de fluxo de pessoas nas cidades durante a Semana Santa, o que possibilita o risco de transmissão da Covid-19, doença com crescimento exponencial de casos em todo o Ceará.

Na quarta-feira (8), a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o estado de calamidade pública em 102 municípios cearenses. A votação aconteceu em regime de urgência, durante sessão virtual, com a presença de 35 parlamentares.

AGÊNCIA BRASIL


FAB distribui respiradores entre Fortaleza, Manaus e Macapá

Avião, que parte de Guarulhos, leva 1,5 tonelada em equipamentos

Marcelo Brandão | Publicada em 10/04/2020 15:13

A Força Aérea Brasileira (FAB) transporta hoje (10) 30 respiradores para Fortaleza. Segundo a FAB, a aeronave C-105 leva 1,5 tonelada em equipamentos. A previsão é que a aeronave, que parte de Guarulhos (SP), chegue à capital do Ceará às 20h50. Mais 20 respiradores serão entregues em Manaus (AM) e dez em Macapá (AP).

Segundo o Ministério da Saúde, as três capitais têm necessidade de ampliar urgentemente o número de leitos de tratamento intensivo para atender os infectados pelo novo coronavírus. O respirador é um equipamento essencial para tratar pessoas infectadas com o vírus e que apresentam o sintoma mais grave da doença, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

De acordo com o ministério, o Ceará é um dos quatro estados que podem estar entrando numa fase de aceleração descontrolada da pandemia. O Amazonas também está nessa lista. Os outros estados são Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal.

No boletim divulgado ontem (9) pela pasta, o Ceará é o estado da Região Nordeste com mais casos registrados. São 1.291 contaminações confirmadas e 43 mortes. O segundo estado da região com mais contaminações é a Bahia, com 497 casos. Na Região Norte, o Amazonas também se destaca em número de infecções. São 899 casos confirmados e 40 óbitos.

Os respiradores que seguem para Manaus ficarão instalados em leitos do Hospital Delphina Abdel Aziz, na zona norte da cidade. Na capital do Amapá, os equipamentos irão para a Maternidade Dra. Euclélia Américo, também na zona norte.

O Brasil tem encontrado dificuldades para importar respiradores. Segundo informou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta semana, uma empresa chinesa que estaria responsável pela entrega de 15 mil unidades de respiradores mecânicos não deu garantias de que fará a entrega. No início do mês, o governo da Bahia acusou os Estados Unidos de reter em Miami um carregamento de respiradores que haviam sido comprados pelo estado de uma empresa chinesa. A empresa cancelou a venda.

JORNAL O POVO (CE)


Fortaleza recebe nesta noite 30 respiradores do Ministério da Saúde

Governo Federal também doou equipamentos para Manaus e Macapá

Eliomare De Lima | Publicada em 10/04/2020 17:49

Ministério da Saúde iniciou na manhã desta sexta-feira (10) um plano de distribuição de 60 respiradores para as cidades de Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Macapá (AP). As três capitais já estão precisando ampliar com urgência o número de leitos de tratamento intensivo para atender os doentes de Covid-19.

Os respiradores ficaram no Aeroporto de Guarulhos (SP), sob guarda da Receita Federal e fazem parte das requisições administrativas feitas às empresas exportadoras. O Ministério da Saúde os distribuirá com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira). Um avião C-105 decolou às 15h para Fortaleza, com 30 respiradores a bordo — carga total de 1,5 tonelada.

A previsão de chegada no Aeroporto Internacional da capital cearense é às 20h50. De lá, todos os respiradores serão levados para o Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, que é a unidade de referência para assistência contra o coronavírus, no bairro da Messejana.

A distribuição levou em conta aquilo que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chama de “espiral” da epidemia, isto é, onde a transmissão está se dando em velocidade maior e, portanto, mais doentes indo aos hospitais ao mesmo tempo e ocupando toda a capacidade de assistência do sistema de saúde.

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE


Avião da FAB chega a Fortaleza com 30 respiradores para auxílio a pacientes com Covid-19

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os equipamentos vão ser utilizados na rede hospitalar do estado de acordo com o critério epidemiológico de cada município

Da Redação | Publicada em 10/04/2020 20:06

Os 30 respiradores adquiridos pelo governo do estado para auxiliar pacientes com Covid-19 chegaram a Fortaleza por volta das 21h40 desta sexta-feira (10) em um avião C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave saiu de Guarulhos à tarde com cerca de 1,5 tonelada de equipamentos e pousou na área oeste do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Os respiradores vão ser utilizados na rede hospitalar do estado de acordo com o critério epidemiológico de cada município para onde serão encaminhados, segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O equipamento é utilizado no tratamento de pacientes que têm um quadro mais grave da doença, apresentando Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A Operação Covid-19 é realizada pelo Ministério da Defesa em apoio ao Ministério da Saúde. Após o pouso na capital cearense, a aeronave deve seguir para Macapá (AP) e Manaus (AM), que receberão outros 30 equipamentos.

Covid-19 no Ceará

Já são 67 óbitos no Ceará em consequência da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Do total, 53 mortes foram registradas apenas em Fortaleza, segundo dados disponíveis na plataforma digital IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), na última atualização, nesta sexta-feira (10), por volta das 17h. O município de Horizonte, na Região Metropolitana, teve o primeiro óbito confirmado nesta sexta.

PORTAL DEFESANET


KC-390 Millennium e C-105 Amazonas realizam Transporte Aéreo Logístico

Foram transportados para Manaus (AM) e Fortaleza (CE) materiais de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus

Da Redação | Publicada em 10/04/2020 22:00

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram missão durante essa sexta-feira (10/04). O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou às 12h da Ala 11 - Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 - Base Aérea de Manaus (AM), transportando 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e uma ambulância. Já o C-105 Amazonas decolou às 15h da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), para Fortaleza (CE), com 30 respiradores hospitalares, aproximadamente uma tonelada de carga.

Esta é mais uma ação de enfrentamento ao novo Coronavírus, deflagrada pelo Governo Federal. A missão interministerial, coordenada pelo COMAE junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, visa transportar equipamentos e insumos a diversas regiões do Brasil, para auxiliar no combate à COVID-19. 
 
Missão do KC-390 Millennium

Na manhã desta sexta-feira (10/04), o KC-390 Millennium decolou de Anápolis (GO) e seguiu para o Rio de Janeiro (RJ), onde realizou o carregamento do material de saúde, seguindo para Manaus (AM).

Os tripulantes do avião multimissão da FAB estão em instrução de operação da aeronave.

A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19. Neste caso, houve a participação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.
 
A Diretora do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Tenente-Coronel Rosieny Santos Batalha, comenta a importância de receber os materiais e equipamentos neste momento. “Aqui no Estado, o crescimento da COVID-19 é substancial e essa carga que recebemos vai aumentar a capacidade de internação do nosso hospital”, garante.

Esquadrão Zeus

Operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), o KC-390 Millennium realiza, a partir deste mês, voos em rota para o Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), além de Canoas e Santa Maria (RS). Em aproveitamento de missão, as aeronaves poderão fazer transporte de cargas.
 
De acordo com o Comandante do Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, a previsão é de que a capacitação ocorra até junho. “Em março, terminamos a fase básica do treinamento dos nossos pilotos, que eram os voos locais, e começamos agora os voos de Transporte Aéreo Logístico. Nesses voos em rota, estamos treinando pilotos, mecânicos e Mestres de Carga, no carregamento e descarregamento de cargas”, esclarece.

Para o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Aviador Daniel Silva Fortes, a tarefa de sair da fase básica de formação dos tripulantes e iniciar os voos em rota foi muito estudada. “Estamos em coordenação estreita com o COMPREP e com o COMAE para poder viabilizar, tanto o treinamento dos pilotos, quanto o transporte de material e pessoal em proveito desses voos de instrução com o KC-390”, afirmou.

O Mecânico de Voo, Sargento Cleber Pereira dos Santos Junior, também participa desta fase do treinamento. “O mecânico tem a responsabilidade de realizar toda preparação da aeronave e entregar o avião pronto para os pilotos, bem como acompanhar o funcionamento dos sistemas durante o voo”, esclarece.KC-390 Millennium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras. A aeronave foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

A aeronave já conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo , em inglês “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. Além disso, realizou ensaio inédito de lançamento de chaff e flare, na Ala 3, em Canoas (RS).Atuação do C-105 Amazonas

Os 30 respiradores hospitalares destinados à Fortaleza (CE) chegaram à Base Aérea de São Paulo (BASP) por volta das 12h de hoje. A aeronave C-105 utilizada no transporte, é operada pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAv) – Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande (MS).

O Comandante da missão, Capitão Aviador Marcelo Augusto Xavier de Almeida, disse que esta é mais uma missão da FAB no combate à COVID-19. “É com muita satisfação que realizamos essa missão de Transporte Aéreo Logístico, possibilitando que mais brasileiros possam receber os cuidados necessários”, comentou.

Para o Mestre de Cargas da aeronave, Sargento Gabriel Heringer Klein Pinheiro, este é mais um momento em que o Brasil precisa da Força Aérea para o transporte de materiais e equipamentos. “É muito importante poder contribuir com o transporte dessa carga e colaborar no esforço de combate à pandemia”.

FAB transporta 4,6 toneladas de material de saúde para combater a COVID-19

A aeronave C-130 Hércules do 1°/1° GT realizou Apoio Aéreo Logístico de Guarulhos (SP) para Macapá (AP)

Da Redação | Publicada em 10/04/2020 10:00

Em mais uma etapa da Operação COVID-19, que conta com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), uma aeronave C-130 Hércules, operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, decolou de Guarulhos (SP), nesta quinta-feira (09/04), às 10h15, com destino a Macapá (AP), onde pousou às 15h45. A bordo estão 4,6 toneladas de material de saúde.

A missão interministerial, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, visa transportar os insumos para a região norte do país para auxiliar no combate à COVID-19.  

O Capitão Aviador Rodolfo Gonçalves da Silva, piloto do C-130, salienta que, estar nesta missão, é uma experiência gratificante por contribuir com a integração e união dos brasileiros. “É uma honra fazer isso pela nação brasileira. Continuamos ajudando quem mais precisa diante desta crise que estamos enfrentando”, comenta.

Para o Mestre de Cargas Sargento Eduardo Augusto Carias Pereira, que compõe a tripulação, o apoio para auxiliar os brasileiros neste momento é de extrema relevância. "Daremos todo suporte possível, no que estiver ao nosso alcance, cumprindo a missão e ajudando o maior número de pessoas", garante. 

Aeronaves da FAB em missão

Nessa segunda-feira (06/04), o Grupo de Transporte Especial (GTE), com a aeronave VC-99C (EMBRAER 135) realizou Transporte Aéreo Logístico de material de saúde, vacinas e respiradores hospitalares, para o enfrentamento ao novo Coronavírus.

No domingo (05/04), a Força Aérea Brasileira (FAB) deslocou seus meios aéreos, de diversas localidades do país, para a ALA 1 – Base Aérea de Brasília, ALA 11 – Base Aérea do Galeão e ALA 12 – Base Aérea de Santa Cruz, com o objetivo de promover a ampliação da capacidade de pronta-resposta em atendimento às demandas do Ministério da Defesa nas ações logísticas de enfrentamento à COVID-19.

Na sexta-feira (03/04), outro C-130 Hércules do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo – realizou Transporte Aéreo Logístico de material de saúde e outros itens, da Ala 11 - Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, até a Ala 8 - Base Aérea de Manaus, no Amazonas.

Na quarta-feira (1º/04), uma aeronave C-130 do 1º/1º GT – Esquadrão Gordo – prestou apoio no transporte de 9,6 toneladas de álcool em gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de Guarulhos (SP) para Recife (PE).

No dia 25 de março, duas aeronaves C-130 Hércules, com cidadãos brasileiros que estavam em Cuzco, no Peru, pousaram no Brasil. Na Ala 6, em Porto Velho (RO), os aviões realizaram pouso técnico e seguiram para a Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). Esta etapa da Operação COVID-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa, visou repatriar os brasileiros que estavam impedidos de voltar ao país.

OUTRAS MÍDIAS


GBN - KC-390 inicia nova fase operacional e atua na Logística da Operação COVID-19


Da Redação | Publicada em 11/04/2020 06:59

Nesta sexta-feira (10), a maior e mais moderna aeronave já produzida no hemisfério sul, o KC-390 "Millennium", demonstrou suas capacidades de transporte tático atuando no apoio logístico ao enfrentamento a pandemia do Coronavírus (COVID-19), cumprindo a missão de transporte aéreo logístico, transportando mais de 6,9 toneladas em materiais hospitalares e uma ambulância do Rio de Janeiro para Manaus.

O KC-390 incorporado a Força Aérea Brasileira em 2019, é operado pelo 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o "Esquadrão Zeus", decolou na manhã desta sexta-feira (10) da Base Aérea de Anápolis em Goiás, rumo a Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro, onde foi reabastecida e carregada com material hospitalar destinado aos esforços interministeriais de combate ao COVID-19. 

A nova aeronave brasileira que irá substituir gradativamente os vetustos C-130 "Hércules", está em processo de qualificação e treinamentos de seus tripulantes, os quais após a familiarização com a aeronave, iniciam uma nova e importante fase de sua preparação para que estejam plenamente qualificados para operação do tipo no Brasil.

No mês de março, foi concluído o treinamento básico dos pilotos, fase esta em que foram realizados voos locais, com objetivo a familiarizar as tripulações com os comandos e características operacionais da aeronave, importante fase que precede o inicio do emprego da mesma em missões de Transporte Aéreo Logístico, quando de fato a aeronave inicia sua operação em rotas realizando a ligação logística prevista pela FAB. O KC-390 dá início neste mês de abril, aos voos em rota para o Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), além de Canoas e Santa Maria (RS). Aproveitando estas missões de treinamento, entendeu-se que trata-se de uma oportunidade de aproveitar essas missões, para realizar o transporte de cargas atendendo a uma das demandas da Operação COVID-19, assim contribuindo não apenas com o treinamento de pilotos, mecânicos e Mestres de Carga, no carregamento e descarregamento de cargas, mas atendendo a demanda logística neste momento que nosso país enfrenta.

A missão interministerial, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes, junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, visa transportar equipamentos e insumos a diversas regiões do Brasil, para auxiliar no combate à COVID-19.

O KC-390 Millennium representa uma nova era no Transporte Tático da Força Aérea Brasileira, sendo fruto do desenvolvimento conjunto entre a gigante brasileira Embraer, fabricante da aeronave e a Força Aérea Brasileira, que definiu os requisitos e alocou os recursos para o programa de desenvolvimento da aeronave que irá substituir os míticos "Hércules" do inventário da FAB. A nova aeronave que se tornará a espinha dorsal do Transporte Aéreo logístico brasileiro, apresenta capacidade de realizar missões não apenas de Transporte Aéreo Logístico, como também Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras. A aeronave provê grande mobilidade estratégica às Forças de Armadas do Brasil.

Muitos de nossos leitores enviaram questionamentos sobre a ausência do KC-390 em recentes missões no âmbito do COVID-19, como o recente resgate de brasileiros no Peru, o qual foi cumprido pelos C-130 "Hércules". Esclarecendo as dúvidas suscitadas, o KC-390 é uma aeronave que esta em avançada fase de implementação em nossas linhas de voo, há todo um processo que necessita ser cumprido para que sua operação seja realizada com eficiência e segurança, principalmente por ser uma aeronave completamente nova e trás consigo novas tecnologias e capacidades, demandando a qualificação de suas equipagens no novo meio, para gradativamente o inserir a nova aeronave nas atividades previstas pela força. Conforme descrevemos nesta reportagem, a mesma inicia agora a fase de voos em rota, o que possibilitará em breve alcançar a plena capacidade operativa, que é quando o tipo estará plenamente certificado para cumprir o vasto leque de missões as quais se propõe.

DEFESA AÉREA E NAVAL - Vídeo: KC-390 Millennium e C-105 Amazonas na Operação COVID-19


Da Redação | Publicada em 11/04/2020 06:08

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram missão durante essa sexta-feira (10/04).

O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou às 12h da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM), transportando 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e uma ambulância.

Já o C-105 Amazonas decolou às 15h da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), para Fortaleza (CE), com 30 respiradores hospitalares, aproximadamente uma tonelada de carga.

BOM DIA AMAZÔNAS - Aeronave da FAB leva cerca de 20 mil frascos de álcool em gel para o Amapá

Estado ainda recebe doação de seis respiradores.

Da Redação | Publicada em 10/04/2020 06:55

MÍDIA MAX - FAB distribui respiradores entre Fortaleza, Manaus e Macapá

Avião, que parte de Guarulhos, em SP, leva 1,5 tonelada em equipamentos

Da Redação | Publicada em 10/04/2020 17:24

A Força Aérea Brasileira (FAB) transporta hoje (10) 30 respiradores para Fortaleza. Segundo a FAB, a aeronave C-105 leva 1,5 tonelada em equipamentos. A previsão é que a aeronave, que parte de Guarulhos (SP), chegue à capital do Ceará às 20h50. Mais 20 respiradores serão entregues em Manaus (AM) e dez em Macapá (AP).

Segundo o Ministério da Saúde, as três capitais têm necessidade de ampliar urgentemente o número de leitos de tratamento intensivo para atender os infectados pelo novo coronavírus. O respirador é um equipamento essencial para tratar pessoas infectadas com o vírus e que apresentam o sintoma mais grave da doença, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

De acordo com o ministério, o Ceará é um dos quatro estados que podem estar entrando numa fase de aceleração descontrolada da pandemia. O Amazonas também está nessa lista. Os outros estados são Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal.

No boletim divulgado ontem (9) pela pasta, o Ceará é o estado da Região Nordeste com mais casos registrados. São 1.291 contaminações confirmadas e 43 mortes. O segundo estado da região com mais contaminações é a Bahia, com 497 casos. Na Região Norte, o Amazonas também se destaca em número de infecções. São 899 casos confirmados e 40 óbitos.

Os respiradores que seguem para Manaus ficarão instalados em leitos do Hospital Delphina Abdel Aziz, na zona norte da cidade. Na capital do Amapá, os equipamentos irão para a Maternidade Dra. Euclélia Américo, também na zona norte.

O Brasil tem encontrado dificuldades para importar respiradores. Segundo informou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta semana, uma empresa chinesa que estaria responsável pela entrega de 15 mil unidades de respiradores mecânicos não deu garantias de que fará a entrega. No início do mês, o governo da Bahia acusou os Estados Unidos de reter em Miami um carregamento de respiradores que haviam sido comprados pelo estado de uma empresa chinesa. A empresa cancelou a venda.

FOLHA POLÍTICA - Força Aérea Brasileira faz operação emergencial para transporte de equipamentos, respiradores


Da Redação | Publicada em 09/04/2020 15:56

Força Aérea Brasileira faz operação emergencial para transporte de equipamentos hospitalares Uma aeronave VC-99C do Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o Transporte Aéreo Logístico de respiradores hospitalares e vacinas. A ação teve início na tarde desta segunda-feira (06/04), em Brasília (DF), e finalizou na madrugada desta terça, em Belo Horizonte (MG). Do total dos equipamentos, cinco ventiladores pulmonares são do Hospital das Forças Armadas (HFA), de Brasília, e outros 13 de hospitais da rede estadual do Amapá (AP). Os 18 respiradores hospitalares serão recuperados no Centro de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Minas Gerais (SENAI FIEMG) e, posteriormente, auxiliarão no tratamento de pacientes. A previsão é duas semanas para que os equipamentos estejam em condições de uso. O SENAI FIEMG, localizado em Belo Horizonte (MG), realizará, gratuitamente, a manutenção destes equipamentos que são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves. “Agir rápido para deixar esses equipamentos hospitalares em condição de uso é fundamental neste momento, tendo em vista que são extremamente necessários para o tratamento”, disse a Superintendente Corporativo do SESI/SENAI-DR do Amapá, Regiane Pereira Machado.

CNI - Minuto da Indústria - SENAI e FAB trabalham juntos contra o coronavírus


Da Redação | Publicada em 10/04/2020 14:59

A Força Aérea Brasileira e o SENAI se uniram em uma operação para consertar aparelhos respiradores, que podem ser usados nos casos mais graves de covid-19. Um avião da FAB levou os equipamentos que estavam quebrados do Distrito Federal e Amapá para Belo Horizonte, onde serão consertados no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI que faz o serviço de graça. O Edital de Inovação para a Indústria selecionou mais nove projetos de combate ao novo coronavírus. Eles vão receber R$ 9 milhões para serem desenvolvidos e devem apresentar resultados em até 40 dias. Na primeira chamada, foram selecionados seis projetos para receber R$ 10 milhões investidos pelo SESI e pelo SENAI. E neste período de isolamento social, o SESI oferece, na plataforma on-line, mais de 17 mil atividades para estudantes da educação infantil até o ensino médio nas áreas de matemática, ciências, geografia, português e história. Tudo de graça!

CAVOK - COVID-19: KC-390 Millennium e C-105 Amazonas realizam Transporte Aéreo Logístico


Da Redação | Publicada em 10/04/2020 21:04

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira, um KC-390 e um C-105, realizaram missão de transporte logístico no combate ao COVID-19 durante essa sexta-feira (10/04).

O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou às 12h da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM), transportando 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e uma ambulância. Já o C-105 Amazonas decolou às 15h da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), para Fortaleza (CE), com 30 respiradores hospitalares, aproximadamente uma tonelada de carga.

Esta é mais uma ação de enfrentamento ao novo Coronavírus, deflagrada pelo Governo Federal. A missão interministerial, coordenada pelo COMAE junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, visa transportar equipamentos e insumos a diversas regiões do Brasil, para auxiliar no combate à COVID-19.

Missão do KC-390 Millennium

Na manhã desta sexta-feira (10/04), o KC-390 Millennium decolou de Anápolis (GO) e seguiu para o Rio de Janeiro (RJ), onde realizou o carregamento do material de saúde, seguindo para Manaus (AM).

Os tripulantes do avião multimissão da FAB estão em instrução de operação da aeronave.

A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19. Neste caso, houve a participação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

A Diretora do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Tenente-Coronel Rosieny Santos Batalha, comenta a importância de receber os materiais e equipamentos neste momento. “Aqui no Estado, o crescimento da COVID-19 é substancial e essa carga que recebemos vai aumentar a capacidade de internação do nosso hospital”, garante.

Esquadrão Zeus

Operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), o KC-390 Millennium realiza, a partir deste mês, voos em rota para o Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), além de Canoas e Santa Maria (RS). Em aproveitamento de missão, as aeronaves poderão fazer transporte de cargas.

De acordo com o Comandante do Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, a previsão é de que a capacitação ocorra até junho. “Em março, terminamos a fase básica do treinamento dos nossos pilotos, que eram os voos locais, e começamos agora os voos de Transporte Aéreo Logístico. Nesses voos em rota, estamos treinando pilotos, mecânicos e Mestres de Carga, no carregamento e descarregamento de cargas”, esclarece.

Para o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Aviador Daniel Silva Fortes, a tarefa de sair da fase básica de formação dos tripulantes e iniciar os voos em rota foi muito estudada. “Estamos em coordenação estreita com o COMPREP e com o COMAE para poder viabilizar, tanto o treinamento dos pilotos, quanto o transporte de material e pessoal em proveito desses voos de instrução com o KC-390”, afirmou.

O Mecânico de Voo, Sargento Cleber Pereira dos Santos Junior, também participa desta fase do treinamento. “O mecânico tem a responsabilidade de realizar toda preparação da aeronave e entregar o avião pronto para os pilotos, bem como acompanhar o funcionamento dos sistemas durante o voo”, esclarece.

KC-390 Millennium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras. A aeronave foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

A aeronave já conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo , em inglês “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. Além disso, realizou ensaio inédito de lançamento de chaff e flare, na Ala 3, em Canoas (RS).

Atuação do C-105 AmazonasOs 30 respiradores hospitalares destinados à Fortaleza (CE) chegaram à Base Aérea de São Paulo (BASP) por volta das 12h de hoje. A aeronave C-105 utilizada no transporte, é operada pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAv) – Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande (MS).O Comandante da missão, Capitão Aviador Marcelo Augusto Xavier de Almeida, disse que esta é mais uma missão da FAB no combate à COVID-19. “É com muita satisfação que realizamos essa missão de Transporte Aéreo Logístico, possibilitando que mais brasileiros possam receber os cuidados necessários”, comentou.

Para o Mestre de Cargas da aeronave, Sargento Gabriel Heringer Klein Pinheiro, este é mais um momento em que o Brasil precisa da Força Aérea para o transporte de materiais e equipamentos. “É muito importante poder contribuir com o transporte dessa carga e colaborar no esforço de combate à pandemia”, considera.

AEROFLAP - KC-390 Millennium e C-105 Amazonas da FAB realizam Transporte Aéreo Logístico


Da Redação | Publicada em 10/04/2020 21:12

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram missão durante essa sexta-feira (10/04).

O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou às 12h da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM), transportando 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e uma ambulância.

Já o C-105 Amazonas decolou às 15h da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), para Fortaleza (CE), com 30 respiradores hospitalares, aproximadamente uma tonelada de carga.

Esta é mais uma ação de enfrentamento ao novo Coronavírus, deflagrada pelo Governo Federal. A missão interministerial, coordenada pelo COMAE junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, visa transportar equipamentos e insumos a diversas regiões do Brasil, para auxiliar no combate à COVID-19.  

Missão do KC-390 Millennium

Na manhã desta sexta-feira (10/04), o KC-390 Millennium decolou de Anápolis (GO) e seguiu para o Rio de Janeiro (RJ), onde realizou o carregamento do material de saúde, seguindo para Manaus (AM).

Os tripulantes do avião multimissão da FAB estão em instrução de operação da aeronave.

A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19. Neste caso, houve a participação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

A Diretora do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Tenente-Coronel Rosieny Santos Batalha, comenta a importância de receber os materiais e equipamentos neste momento. “Aqui no Estado, o crescimento da COVID-19 é substancial e essa carga que recebemos vai aumentar a capacidade de internação do nosso hospital”, garante.

Esquadrão Zeus 

Operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), o KC-390 Millennium realiza, a partir deste mês, voos em rota para o Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), além de Canoas e Santa Maria (RS). Em aproveitamento de missão, as aeronaves poderão fazer transporte de cargas.

De acordo com o Comandante do Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, a previsão é de que a capacitação ocorra até junho.

“Em março, terminamos a fase básica do treinamento dos nossos pilotos, que eram os voos locais, e começamos agora os voos de Transporte Aéreo Logístico. Nesses voos em rota, estamos treinando pilotos, mecânicos e Mestres de Carga, no carregamento e descarregamento de cargas”, esclarece.

Para o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Aviador Daniel Silva Fortes, a tarefa de sair da fase básica de formação dos tripulantes e iniciar os voos em rota foi muito estudada.

“Estamos em coordenação estreita com o COMPREP e com o COMAE para poder viabilizar, tanto o treinamento dos pilotos, quanto o transporte de material e pessoal em proveito desses voos de instrução com o KC-390”, afirmou.

O Mecânico de Voo, Sargento Cleber Pereira dos Santos Junior, também participa desta fase do treinamento.

“O mecânico tem a responsabilidade de realizar toda preparação da aeronave e entregar o avião pronto para os pilotos, bem como acompanhar o funcionamento dos sistemas durante o voo”, esclarece.

KC-390 Millennium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras.

A aeronave foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

A aeronave já conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo , em inglês “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. Além disso, realizou ensaio inédito de lançamento de chaff e flare, na Ala 3, em Canoas (RS).

Atuação do C-105 Amazonas

Os 30 respiradores hospitalares destinados à Fortaleza (CE) chegaram à Base Aérea de São Paulo (BASP) por volta das 12h de hoje.

A aeronave C-105 utilizada no transporte, é operada pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAv) – Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande (MS). O Comandante da missão, Capitão Aviador Marcelo Augusto Xavier de Almeida, disse que esta é mais uma missão da FAB no combate à COVID-19.

“É com muita satisfação que realizamos essa missão de Transporte Aéreo Logístico, possibilitando que mais brasileiros possam receber os cuidados necessários”, comentou.

Para o Mestre de Cargas da aeronave, Sargento Gabriel Heringer Klein Pinheiro, este é mais um momento em que o Brasil precisa da Força Aérea para o transporte de materiais e equipamentos.

“É muito importante poder contribuir com o transporte dessa carga e colaborar no esforço de combate à pandemia”, considera.

MINISTÉRIO DA SAÚDE - Ministério da Saúde envia equipamentos para cidades onde a epidemia acelera

O Governo Federal já enviou respiradores para os estados de Fortaleza, Manaus e Macapá

Da Redação | Publicada em 10/04/2020 15:12

O Ministério da Saúde iniciou na manhã desta sexta-feira (10) um plano de distribuição de 60 respiradores para as cidades de Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Macapá (AP). As três capitais já estão precisando ampliar com urgência o número de leitos de tratamento intensivo para atender os doentes de Covid-19. 

Os respiradores estão no Aeroporto de Guarulhos (SP), sob guarda da Receita Federal e fazem parte das requisições administrativas feitas às empresas exportadoras. O Ministério da Saúde os distribuirá com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira). Um avião C-105 decola às 15h para Fortaleza, com 30 respiradores a bordo — carga total de 1,5 tonelada. 

A previsão de chegada no Aeroporto Internacional da capital cearense é às 20h50. De lá, todos os respiradores serão levados para o Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, que é a unidade de referência para assistência contra o coronavírus, no bairro da Messejana.

Do lote oriundo de Guarulhos, seguirão ainda 20 respiradores para Manaus e 10 para Macapá. Esses, porém, serão mandados em outro vôo — previsão de decolarlgem amanhã de manhã. O Departamento de Logística do Ministério da Saúde ainda negocia o despacho da carga. 

Na capital amazonense, o equipamento será instalado em leitos do Hospital Delphina Abdel Aziz, na Zona Norte da cidade. Na capital do Estado do Amapá, irão para a Maternidade Dra. Euclélia Américo, também na Zona Norte. 

A distribuição levou em conta aquilo que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chama de “espiral” da epidemia, isto é, onde a transmissão está se dando em velocidade maior e, portanto, mais doentes indo aos hospitais ao mesmo tempo e ocupando toda a capacidade de assistência do sistema de saúde. 

Em Manaus, a Secretaria Estadual de Saúde verifica a ocupação cada vez mais veloz dos leitos desde última semana. O Estado do Amazonas tem 899 casos confirmados de infecção pelo coronavírus e 40 óbitos, segundo o último boletim epidemiológico. Inicialmente, o plano de contingência reservou 69 leitos de tratamento intensivo no Sistema Único de Saúde somente para doentes de Covid-19. Mas, no último domingo, atendendo a um apelo do então secretário de Saúde, o ministro Mandetta negociou com a rede privada D’Or e conseguiu enviar mais 10 respiradores para a cidade. 

Examinando junto com o ministro os dados do boletim epidemiológico e as informações trazidas pelos conselhos de secretários estaduais e municipais de Saúde, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, sugeriu que Macapá fosse a terceira cidade a receber os respiradores que estavam em posse da Receita Federal, em Guarulhos. O Estado tem, conforme o último boletim, 128 casos confirmados de infecção pelo coronavírus e duas mortes. O sistema de saúde já começa a chegar a um nível de alerta.