NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Com quase 80 casos, São Gabriel da Cachoeira, no AM, recebe cilindros de oxigênio

Outros 50, que estão sendo reabastecidos, devem ser entregues ainda neste domingo (10).

G1 Am | Publicada em 10/05/2020 14:00

O Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, recebeu, neste sábado (09), 30 cilindros de oxigênio para atender a demanda de pacientes de Covid-19. Segundo o governo, uma nova leva, com 50 cilindros, será enviada ainda neste domingo (10).

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que realizou o transporte dos 30 cilindros para o município, trouxe para Manaus mais 50 vazios para serem recarregados com oxigênio e retornarem para o município, segundo o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior (SEA Interior), Cássio Espírito Santo.

“A gente vem trabalhando para suprir as necessidades de todos os municípios do interior. No Hospital de São Gabriel da Cachoeira, o Governo do Estado trabalha em parceria com o Exército Brasileiro. É um hospital que tem uma usina de oxigênio e, nesses últimos dias, a demanda tem sido muito grande, por isso a necessidade do envio dos cilindros”, disse o secretário.

São Gabriel já recebeu cinco remessas de testes rápidos e 49,7 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além de mais de R$ 515 mil do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para serem usados no enfrentamento ao novo coronavírus, segundo o governo.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Aeronave da Força Aérea transporta cilindros de oxigênio para região de fronteira do Amazonas


Publicada em 10/05/2020 16:19

O Ministério da Defesa continua coordenando as atividades da Operação COVID-19, ativada desde 20 de março para o planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à pandemia causada pelo novo Coronavírus. No sábado (09), uma aeronave C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Manaus (AM) com destino ao município de São Gabriel da Cachoeira (AM), a mais de 800 km da capital amazonense, transportando 20 cilindros de oxigênio para apoiar o tratamento dos pacientes da localidade. Neste domingo (10), mais 50 cilindros chegaram ao município, situado no extremo norte do País, próximo à fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela. O esforço também teve a participação da 2ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro.

Também na Região Norte, em Marabá (PA), o 52º Batalhão de Infantaria de Selva realizou patrulhas de higienização na Feira Comercial do bairro Laranjeiras, em praças e áreas comuns do município. Já em Itaituba (PA), houve uma campanha de conscientização da população realizada pelo 53° Batalhão de Infantaria de Selva, que distribuiu panfletos e alertou a população local quanto ao risco de contaminação e sintomas da COVID-19. A mesma ação foi realizada por militares da Marinha do Brasil na Capitania Fluvial de Santarém (PA), durante Inspeção Naval na orla de Santarém, e no município de Raposa (MA), pela Capitania dos Portos do Maranhão.

Na Região Nordeste, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou as desinfecções do Aeroporto Internacional de João Pessoa (PB) e do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte. Os trabalhos foram realizados em horário reservado, sem a concentração de pessoas nos locais, facilitando a aplicação dos produtos químicos de forma segura. As atividades contaram com militares habilitados para a descontaminação de ambientes, material e pessoal, em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval.

No Centro-Oeste, a ação de destaque nos últimos dias foi a doação voluntária de sangue. Em Cuiabá (MT), a 57 militares da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada compareceram ao Hemocentro da capital mato-grossense, que tem o abastecimento de seus estoques defasado por conta da pandemia. Em Barra do Garças (MT), integrantes do 58° Batalhão de Infantaria Motorizado doaram sangue no Hemocentro local e realizaram ações de conscientização à população do Vale do Araguaia. Para isso, foram montados postos de higienização, distribuição de máscaras e orientações de medidas preventivas em parceria com a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

PORTAL DEFESANET


Força Aérea Brasileira presta homenagem ao Dia das Mães


Luiz Padilha | Publicada em 10/05/2020 12:13

OUTRAS MÍDIAS


JOVEM SUL NEWS - Seis órgãos e tecidos são captados durante primeira doação do mês


Ass. Com. Santa Casa C. Gde. | Publicada em 10/05/2020 09:57

O paciente, de 21 anos, doou coração, fígado, rins e córneas após evoluir para morte encefálica, dias depois de sofrer traumatismo craniano grave durante um acidente de trânsito.

O coração captado foi encaminhado para Brasília e, no trajeto do hospital até o aeroporto, contou com o apoio de batedores da Polícia Militar de Trânsito. O transporte aéreo foi realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), grande parceira do Sistema Nacional de Transplantes. O fígado saiu minutos depois, para o mesmo destino, mas em outra aeronave da FAB por possuir algumas horas a mais de isquemia fria.

Um dos rins doados pelo paciente foi transportado para São Paulo em voo comercial, o outro permaneceu na Santa Casa para ser transplantado nas próximas horas. As córneas também foram captadas e entregues ao Banco de Olhos do hospital.

Neste primeiro trimestre de 2020, a OPO Santa Casa registrou 42 notificações de morte encefálica, mas apenas 13 famílias autorizaram a doação, em que foram captados dois corações, cinco fígados e 21 rins. Segundo o enfermeiro coordenador da OPO, Rodrigo Gomes, a quantidade de potenciais doares é grande, mas, infelizmente, nem todas as famílias autorizam a doação. “Na maioria das vezes a alegação está no fato de desconhecer a intenção da pessoa em vida, por isso é preciso dialogar mais sobre esse assunto, para que o consentimento das famílias continue ajudando o sistema de transplantes a beneficiar mais pessoas” comentou.

MONTEDO - FAB monta estrutura para produção e distribuição de refeições para caminhoneiros


Publicada em 10/05/2020

PRESS PERIÓDICO - FAB transporta cilindros de oxigênio para São Gabriel da Cachoeira (AM)


Marcos Ferreira | Publicada em 10/05/2020 13:30

Uma aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, neste sábado (09/05), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, transportou 22 cilindros de oxigênio, de Manaus (AM) para São Gabriel da Cachoeira (AM). A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2802, com o carregamento, decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus às 16h45 (horário de Brasília) e pousou em São Gabriel da Cachoeira às 18h40. Os cilindros de oxigênio serão empregados no município amazonense para atendimento à população local, no enfrentamento ao novo Coronavírus.

O Comandante do C-105, Tenente Aviador Leonel Azevedo Neto, informou que a tripulação foi acionada na tarde deste sábado e, em apenas uma hora, o avião já havia decolado com os cilindros de oxigênio.

“É uma imensa satisfação fazer parte dessa missão e poder contribuir com o tratamento desses pacientes que necessitam do oxigênio”, continuou.

O Tenente Aviador destacou, ainda, que São Gabriel da Cachoeira depende de Manaus para provimento dos meios necessários para o combate à COVID-19. “Como não há estradas, a viagem de barco duraria muitos dias, contra o fluxo do Rio Negro”, finalizou.

Fonte: Portal de Imprensa da Força Aérea Brasileira

EM TEMPO - Com 95 casos de covid-19 São Gabriel recebe cilindros de oxigênio

A cidade tem 95 casos confirmados de coronavírus

Publicada em 10/05/2020 15:51

O Governo do Amazonas enviou, no sábado (9), 30 cilindros de oxigênio para o Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, a fim de atender à demanda de pacientes com Covid-19 no município. Mais 50 cilindros seguirão neste domingo (10). A cidade tem 95 casos confirmados de coronavírus.

De acordo com o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior (SEA Interior), Cássio Espírito Santo, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que realizou o transporte dos 30 cilindros para o município, trouxe para Manaus mais 50 vazios para serem recarregados com oxigênio e retornarem para o município.

“A gente vem trabalhando para suprir as necessidades de todos os municípios do interior. No Hospital de São Gabriel da Cachoeira, o Governo do Estado trabalha em parceria com o Exército Brasileiro. É um hospital que tem uma usina de oxigênio e, nesses últimos dias, a demanda tem sido muito grande, por isso a necessidade do envio dos cilindros”, disse o secretário.

A logística do Amazonas, segundo Cássio Espírito Santo, é diferenciada por ter municípios que são mais distantes, além de dificuldades em relação ao acesso. “Nós estamos trabalhando uma logística muito rápida para estar atendendo ao interior do Amazonas, porque um paciente com Covid-19 que está entubado consome, aproximadamente, três cilindros de oxigênio por dia”, afirmou.

Insumos

O Governo do Estado já enviou cinco remessas de testes rápidos para o município de São Gabriel da Cachoeira e 49,7 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

 O município recebeu R$ 515,4 mil do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para serem usados no enfrentamento ao novo coronavírus.

AMAZONAS ATUAL - Cilindros de oxigênio são enviados a São Gabriel para evitar colapso em hospital


Redação | Publicada em 10/05/2020

MANAUS – Trinta cilindros de oxigênio foram enviados para o Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (a 872 quilômetros de Manaus) para uso no atendimento a pacientes com Covid-19 no município. Mais 50 cilindros seguirão neste domingo, 10, segundo informou a Secretaria Executivo Adjunta de Atenção Especializada ao Interior, vinculada à Susam (Secretaria de Saúde do Amazonas).

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que realizou o transporte dos 30 cilindros para o município, trouxe para Manaus mais 50 vazios para serem recarregados e retornarem para o município. O estoque de oxigênio no hospital estava praticamente a zero nesse sábado.

“No Hospital de São Gabriel da Cachoeira, o Governo do Estado trabalha em parceria com o Exército Brasileiro. É um hospital que tem uma usina de oxigênio e, nesses últimos dias, a demanda tem sido muito grande, por isso a necessidade do envio dos cilindros”, disse o secretário adjunto do Interior Cássio Espírito Santo. Um paciente com Covid-19 que está entubado consome, aproximadamente, três cilindros de oxigênio por dia.  

Conforme Cássio, também foram enviadas cinco remessas de testes rápidos para São Gabriel e 49,7 mil EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como máscaras, capacetes e macacões. Também foram repassados R$ 515,4 mil do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas), segundo Espírito Santo.