NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


52 atletas militares já estão classificados para os jogos

Os Jogos Olímpicos de Tóquio ocorrem de 23 de julho a 8 de agosto

Da Redação | Publicada em 10/05/2021 13:59

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão cada vez mais perto e, até o momento, mais de 200 atletas brasileiros já se classificaram para participar da competição que ocorre de 23 de julho a 8 de agosto. Do total, 52 desportistas são militares e fazem parte do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), do Ministério da Defesa. Eles participarão de 15 das 46 modalidades esportivas. Esse grupo representa 25% do total de competidores.

Entre os representantes do PAAR em Tóquio, está a sargento Ana Sátila, classificada na modalidade Canoagem. “O Programa de Atletas de Alto Rendimento da FAB [Força Aérea Brasileira] tem sido um diferencial extremamente importante na minha carreira. Me ajuda bastante pelo incentivo, pelo apoio, e sem contar os valores que são ensinados dentro da instituição, como disciplina, a garra, a dedicação”, conta. “Eu me sinto muito honrada e grata em fazer parte dos atletas de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira”, completou Sátila.

Outro militar que representará o Brasil em Tóquio, no atletismo, é o terceiro sargento da FAB, Augusto Dutra da Silva de Oliveira. Segundo ele, o projeto foi indispensável para a carreira dele. “Estarei em busca de uma medalha, em busca do primeiro lugar, o lugar mais alto no pódio. Sou honrado de representar a Força Aérea Brasileira.”

PAAR

O Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento foi criado em 2008 pelo Ministério da Defesa com o objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. Ele conta com a parceria do Ministério da Cidadania.

Segundo o Ministério da Defesa, para participar do PAAR, o candidato precisa passar por uma seleção, por meio de edital público, que inclui avaliação curricular, entrevista, inspeção de saúde e exame físico. O candidato que estiver apto à vaga passa a integrar a Força Terrestre com a graduação de terceiro sargento temporário e têm à disposição todos os benefícios da carreira, como soldo, 13º salário, férias, direito à assistência médica, além de todas as instalações esportivas militares adequadas para treinamento nos centros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Atualmente, o programa conta com 511 atletas militares em 30 modalidades, das quais 23 são olímpicas.

O Ministério da Defesa investe aproximadamente R$ 38,3 milhões por ano no PAAR. As atividades ocorrem em parceria com a atuação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), de confederações e de clubes.

Jogos Olímpicos de 2016

Segundo o Ministério da Defesa, nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, foram classificados 145 militares que foram responsáveis por 68% das premiações do país, ou seja, ganharam 13 das 19 medalhas alcançadas pelo Brasil.

No Jogos Rio 2016, o Brasil conquistou 19 medalhas: 7 ouros, 6 pratas e 6 bronzes.

DEFESATV


Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira geram parceria que garante manutenção de robô desativador de explosivos

A parceria possibilitou o retorno das atividades do robô DAE/EOD Telemax

Redação Defesatv | Publicada em 10/05/2021 14:30

Uma parceria entre o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) possibilitou o retorno das atividades do robô DAE/EOD Telemax, ferramenta da força terrestre utilizada para desativação de artefatos explosivos e anti-dispositivos explosivos improvisados.

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, contribuiu com a produção de uma peça da esteira de rodagem do equipamento.

O apoio do EB foi solicitado pelo Destacamento Especial de Engenharia para Desativação de Artefatos Explosivos (Dst Esp E DAE) do 2º Batalhão de Engenharia de Combate (2° BE Cmb). No dia 3 de maio, a peça foi inserida no robô.

O Comandante do 2º BECmb, Tenente-Coronel Henrique Vidal López Pedrosa, destacou que o apoio prestado foi fundamental e decisivo para a recuperação da capacidade do Robô Telemax, o que possibilitará seu emprego imediato. Ao término dos trabalhos, o Chefe de Gabinete do IAE, Tenente-Coronel Especialista em Armamento Augusto José de Amorim Neto, destacou a parceria.

“É de extrema importância a interoperabilidade entre as Forças Armadas Brasileiras, em especial nas diversas atividades operacionais, por compartilhar e agregar conhecimentos em todos os níveis, resultando num maior engajamento e sucesso nos resultados obtidos nas atividades de neutralização e destruição de artefatos, tanto no âmbito do comando da Aeronáutica, como no da Força Terrestre”.

Outras atividades

Durante a visita ao instituto, o destacamento especial dividiu-se em duas equipes. A primeira, com a participação de uma equipe técnica do IAE, realizou a aplicação da peça reproduzida pela Divisão de Mecânica ao equipamento (Robô DAE/EOD Telemax). A outra equipe, como forma de agradecimento ao apoio do IAE, ministrou uma instrução sobre as novas tecnologias utilizadas no Exército Brasileiro para a detecção de artefatos explosivos.

Na oportunidade, foram apresentados, além do Robô DAE/EOD Telemax: o Robô DAE/EOD tEODor, detectores de metais convencionais, detectores de metais compactos, detectores de material bélico não detonado (UXO – Unexploded Ordnance), detectores de metais de sensor duplo e os de radar de penetração de solo.

Com a interação dos profissionais do Exército e Aeronáutica, tendo como coordenador o Tenente-Coronel Augusto José de Amorim Neto, foram simuladas situações de busca de artefato bélico, em que foram detectados todos os itens propostos.

Na sequência, foi executada uma simulação de abordagem dos itens pelo Robô DAE/EOD tEODor, demonstrando a capacidade operacional em situações de manipulação de artefatos explosivos.

OUTRAS MÍDIAS


PARANÁ PORTAL - Aniversário da Itaipu terá Esquadrilha da Fumaça, homenagens e arte


Pedro Ribeiro | Publicada em 10/05/2021 11:39

Esquadrilha da Fumaça vai sobrevoar os céus da usina e de outros pontos de Foz do Iguaçu, nesta terça-feira (11), para celebrar os 47 anos da binacional.

Para comemorar os 47 anos de criação da Itaipu Binacional, a Esquadrilha da Fumaça foi convidada para um show inédito, sobrevoando a usina com manobras especiais e formando frases no céu, nesta terça-feira (11), às 15h30.

Em função da pandemia, não haverá solenidade e não será permitido assistir à apresentação ao vivo, para que não haja aglomerações. A demonstração será filmada e os empregados poderão assistir ao vídeo no JIE. O público externo também poderá ver o vídeo, nos perfis da Itaipu nas redes sociais e no canal da empresa no Youtube.

A apresentação na Itaipu foi uma bem-vinda coincidência de agenda. A Esquadrilha vai aproveitar um treinamento pré-agendado para homenagear a empresa pelo seu aniversário.

Durante o treinamento da Esquadrilha da Fumaça em Foz do Iguaçu, os pilotos também passarão sobre a Ponte da Amizade, as Cataratas do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras. Órgãos de controle do espaço aéreo paraguaio e argentino concederam autorizações especiais para que os aviões possam sobrevoar a região.

“As pessoas que fazem da Itaipu a empresa que é, líder mundial de geração limpa e renovável e referência em diversos setores, merecem celebrar esses 47 anos de maneira muito especial”, afirma o diretor-geral brasileiro, general João Francisco Ferreira. “Que a Esquadrilha da Fumaça nos inspire a enfrentar e a superar os desafios que temos pela frente”, diz.

Aniversário
Os 47 anos da Itaipu Binacional serão completados na próxima segunda-feira (17). Em 17 de maio de 1974, brasileiros e paraguaios deram o passo definitivo para o início da construção da usina, constituindo a empresa binacional Itaipu, para gerenciar a obra e, futuramente, administrar o empreendimento hidrelétrico. Nas quatro décadas seguintes, a obra transformaria a região Oeste do Paraná e viria a contribuir para um novo perfil econômico, mais industrializado, do Brasil e do Paraguai.

Hoje, Itaipu continua desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social das duas nações vizinhas. Mesmo com a expansão do parque gerador brasileiro, a usina ainda responde, hoje, por 11% do consumo de energia elétrica de todo o mercado nacional e aproximadamente 90% do paraguaio.

Apresentação do DGB
Na semana do aniversário da empresa, no dia 19 de maio, às 8h, todos os empregados estão convidados a assistir à primeira apresentação do novo diretor-geral brasileiro, João Francisco Ferreira, voltada ao público interno. Para evitar aglomerações, 100 pessoas acompanharão a fala presencialmente, no Cineteatro dos Barrageiros, e os demais assistirão via Webex. O link será enviado em breve.

Comemorando com arte
A Diretoria de Coordenação também preparou uma série de ações para comemorar o aniversário da Itaipu. O primeiro deles é um mural de grafite, pintado por um artista da região, que tem como tema a história da construção da usina, suas ações socioambientais e as obras estruturantes que estão sendo financiadas pela empresa. O mural deve ser apresentado ao público na semana do aniversário.

Os empregados também poderão curtir cinco exposições itinerantes que ficarão um mês em cada área da Itaipu, em sistema de rodízio. Parte do acervo do Ecomuseu vai integrar as mostras. E, por fim, será feito o lançamento do Catálogo Talentos da Itaipu, para divulgar o trabalho dos colegas que desenvolvem algum tipo de atividade artística. As datas dos eventos e mais informações serão divulgadas em breve.

INFOCORS - Instalada em Uruguaiana a primeira Estação Meteorológica de Altitude Automática da América Latina

Os valores de direção e velocidade do vento são calculados a partir do posicionamento de balões

Fred Marcovici | Publicada em 10/05/2021 12:38

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) concluiu a fase de testes da 1ª Estação Meteorológica de Altitude Automática (EMA-A) no Destacamento de Controle do Tráfego Aéreo de Uruguaiana. Foi realizada a substituição da estação convencional por uma automática, a primeira do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e da América Latina, que permite a otimização do efetivo de meteorologistas e uma maior disponibilidade de informações para a previsão e vigilância.

Conforme o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da FAB, as estações automáticas destinam-se a coletar e processar os dados, especialmente de temperatura, umidade e pressão, desse a superfície até níveis superiores da atmosfera, utilizando-se de sinais enviados por radiossonda lançada e acoplada a balão meteorológico. Os valores de direção e velocidade do vento são calculados a partir do posicionamento dos balões. Estes são automaticamente lançados duas vezes por dia e podem atingir altura de 10.000 a 15.00 metros e se deslocar até 300 quilômetros. Segundo o Decea, a implantação de estações automáticas possibilita a manutenção da prestação do Serviço de Meteorologia Aeronáutica, reduzindo a logística e a necessidade de fixação dos recursos humanos em locais remotos.

 

FOLHA DE BARBACENA - EPCAR homenageia barbacenense ex-combatente da Segunda Guerra Mundial no Dia da Vitória


Camila Condé | Publicada em 10/05/2021 10:28

No dia 8/05, conhecido como o “Dia da Vitória”, é comemorado em todo o mundo o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa data, no ano de 1945, se deu a rendição das forças inimigas do Eixo às forças Aliadas. Naquele conflito, integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) participaram dos combates em território europeu, enquanto a Marinha do Brasil protegia nossos comboios. A Força Aérea Brasileira (FAB), por sua vez, patrulhou o litoral, tendo afundado submarinos alemães, e também combateu nos céus da Itália com grande êxito.

Em Barbacena, esta data é tradicionalmente comemorada com um marcante evento civico-militar na Praça Dom Silvério, no centro da cidade, onde encontra-se erguido um monumento em homenagem aos ex-combatentes barbacenenses que arriscaram suas vidas em solo europeu, entretanto, em razão da pandemia, essa solenidade não foi realizada. Por isso, o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, fez questão de homenagear o Ex-Combatente da FEB João Rodrigues da Costa de uma forma diferente. O Senhor João Rodrigues, que na época foi incorporado as fileiras do Exército Brasileiro, integrou o 11° Batalhão de Infantaria de Montanha, com sede na cidade de São João del-Rei e, posteriormente, foi convocado para a FEB e atuou nos campos de batalha europeus.

Cercado por seus familiares, o “pracinha”, que hoje está com 97 anos, se emocionou ao ouvir a interpretação em “violão e voz” feita por dois integrantes da Banda de Música da EPCAR. Em seguida, o Brigadeiro Silva Mendes discursou algumas palavras e entregou ao Sr. João Rodrigues uma homenagem, em nome do efetivo da Escola, enaltecendo o agradecimento de toda a Força Aérea, das Forças Armadas e de todos os brasileiros;

“Nenhuma nação, nenhum exército, nenhum país tratou os italianos tão bem como os brasileiros trataram. Há relatos, inclusive, de que soldados brasileiros deixaram de comer o seu alimento para doar ao povo italiano que estava passando fome. Então, o senhor, junto com os demais combatentes mostraram não apenas o valor dos soldados brasileiros, mas o valor do povo brasileiro. Mostraram que esta nação quando todos estão unidos em busca de um objetivo único, comum, nós somos simplesmente imbatíveis. Agradeço muito ao senhor por tudo o que fez por nosso país”, concluiu, o oficial-general.

Com muita lucidez, João Rodrigues agradeceu mais uma vez a presença de militares da EPCAR em momentos marcantes e expressou seu reconhecimento pela lembrança à sua dedicação enquanto integrante da FEB.

“Senhor Brigadeiro, eu nem tenho palavras para agradecer. Eu fico sinceramente agradecido ao senhor e aos colegas pela gentileza por se lembrarem de mim. Todos os anos, nesta data, recordo os velhos amigos e colegas que já se foram. Com maior prazer e satisfação, participava da solenidade que é realizada no centro da cidade. Um abraço a todos os senhores, com o devido respeito”, finalizou o ex-combatente que, atualmente, é o único representante dos Pracinhas da FEB na cidade de Barbacena e região.