NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Bolsonaro entrega títulos de propriedade de terra no Maranhão

Hoje, 125 famílias foram beneficiadas com a regularização

Andreia Verdélio | Publicada em 11/02/2021 13:07

O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (11) da cerimônia de entrega de títulos de propriedade de terras em Alcântara, no Maranhão. O evento aconteceu no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), instalação da Força Aérea Brasileira de lançamento de foguetes científico-tecnológicos.

De acordo com o presidente, a emissão desses títulos está pendente desde a década de 1980, quando as famílias foram remanejadas do seu local de origem para agrovilas no município, para construção do CLA. Para a implantação do projeto do centro, foi desapropriada uma área de segurança de mais de 62 mil hectares.

Na ocasião, uma fazenda foi adquirida e incorporada ao patrimônio da União e cada família recebeu uma gleba rural de 15 hectares e um lote urbano com uma residência. Hoje, 125 famílias foram beneficiadas com a regularização das propriedades, promovida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Economia, em conjunto com o Comando da Aeronáutica.

“Sei das dificuldades das cidades pequenas e nós devemos ajudar os seus moradores. E essa é uma forma de dar dignidade ao homem do campo”, disse Bolsonaro em seu discurso. “Não existe preço por estar em suas mãos um título de propriedade, para dizer que é seu, 'eu posso investir, posso buscar recursos, posso fazer financiamentos e melhorar aquilo que, agora, é meu'”, acrescentou o presidente.

Alcântara fica na Região Metropolitana de São Luís, com população estimada em 22,1 mil habitantes.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Famílias recebem escrituras em Alcântara (MA)

Moradores esperavam o reconhecimento das terras onde vivem há décadas

Publicada em 11/02/2021 17:18

O Governo Federal entregou, nesta quinta-feira (11), escrituras a mais de 60 famílias remanejadas pela criação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, na década de 80. O Presidente Jair Bolsonaro e ministros participaram da entrega.

Os beneficiados viviam na área da base de Alcântara e na década de 80 foram realocados para a construção do centro que fica em uma região próxima à linha do Equador e tem estabilidade geológica e climática. De acordo com a Força Aérea Brasileira, esses fatores tornam o espaço o mais bem localizado do mundo.

As famílias foram transferidas para agrovilas com eletrificação rural, casa de farinha, poço artesiano, sistema de distribuição de água, escola, campo de futebol, tribuna de festa, posto de saúde, igreja e estradas vicinais. Após a desapropriação, cada uma recebeu uma gleba rural de 15 hectares, um lote urbano de 1.000 m² com uma residência de 72 m² em alvenaria.

Mas as famílias não possuíam o título da propriedade. Hoje, receberam o título da gleba e outro do lote urbano. É o caso de José Ribamar, que falou da luta de muitos anos para ter o reconhecimento das terras onde vive. “Eu me sinto muito feliz em estar recebendo esse título de propriedade, porque agora eu sei que é meu”, ressaltou. Com o título, há mais facilidade para acessar programas de governo e pegar crédito para investir na terra, por exemplo.

Centro de Alcântara

Com a entrega, o Governo Federal, além de honrar um passivo antigo, assume o compromisso de integração entre a atividade aeroespacial e o desenvolvimento local sustentável com o objetivo de trazer benefícios econômicos, bem como o progresso científico e tecnológico.

O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, destacou a importância do Centro de Alcântara para geração de empregos e impulsionar o desenvolvimento na região. “Nosso objetivo é trazer o desenvolvimento sustentável de forma que o progresso traga realização dos anseios coletivos que fazem decolar os seus sonhos e permitam melhores oportunidades para todos os cidadãos.”

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, disse que o Centro de Alcântara ainda crescerá muito e trará inovações para o país e população brasileira. Segundo ele, a entrega dos títulos é um momento histórico para o Programa Espacial Brasileiro. “Lembrar que tudo começa com um sonho e o programa espacial não é diferente, e esse sonho começou há muito tempo. Tenho visitado as agrovilas, conversado com o pessoal e visto o quanto esse sonho tem esperado ao longo de tanto tempo”, contou.

Para a ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves, os títulos são uma garantia de tranquilidade para essas famílias que esperam há décadas. “Eu sei o que é uma mãe poder dormir sabendo que a propriedade é dela e ninguém mais toma. É de vocês.”

PORTAL AEROIN


Aviões da Força Aérea voaram mais de 1.600h em voos de ajuda ao norte do país


Carlos Ferreira | Publicada em 11/02/2021

O ano de 2021 continua a todo vapor para a Força Aérea Brasileira (FAB). Desde o dia 8 de janeiro, as aeronaves da FAB levam, em suas asas, ajuda àqueles que necessitam de apoio.

O envolvimento das aeronaves KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas e C-99 da FAB, entre outras, na Operação COVID-19, em apoio exclusivo à região Norte do Brasil, ultrapassou, nesta quarta-feira (10), 1.600 horas de voo. As missões para atender ao sistema de saúde da Região Norte, sob coordenação do Ministério da Defesa, como o transporte de cilindros e tanques de oxigênio líquido, além da remoção de pacientes para diversas cidades brasileiras, permanecem ativas.

Ao longo deste período, a FAB realizou diversos voos com destino aos estados de Rondônia, Roraima e Amazonas, tendo o objetivo de suprir as demandas hospitalares de cada local.

Com isso, já foram transportadas cerca de 1900 toneladas de carga. Houve, ainda, a necessidade do transporte de pacientes em razão da lotação dos hospitais. De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que coordena as missões na Operação COVID-19, até esta quarta-feira, foram transportados 628 pacientes. 

Nessa terça-feira (09), foram realizadas três missões de Transporte Aéreo Logístico: um C-105 Amazonas transportou, da Ala 8, em Manaus (AM), para o Rio de Janeiro (RJ), oito pacientes oncológicos com o objetivo de disponibilizar vagas na rede pública de saúde do estado; carregando 09 tanques de oxigênio líquido, um C-130 Hércules decolou, da Ala 1, em Brasília (DF), com destino a Manaus; já um KC-390 Millennium carregou, na capital federal, onde foi montada uma central de distribuição de oxigênio, 08 tanques de oxigênio líquido, que também foram transportados para o estado do Amazonas.

Na segunda-feira (08), um C-99 decolou, da Ala 8, com 18 pacientes e seis profissionais de saúde, para o Rio de Janeiro (RJ).

Para o Comandante da missão do C-99, Capitão Aviador Ricardo Gonçalves de Lima, do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, atuar na Operação COVID-19 é motivo de satisfação. “É fundamental e importante a realização dessas missões, pois elas ajudam a salvar vidas, e isso nos traz motivação e orgulho. Toda a tripulação está empenhada e dedicada durante os voos”, destaca o Oficial.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Fotos: Elos do Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica (SISCOMSAE)

Aviões da Embraer voam juntos e em fila no interior paulista


Carlos Martins | Publicada em 11/02/2021

Novamente, o interior paulista foi palco de um belíssimo voo em formação, desta vez com todos os aviões produzidos atualmente pela Embraer. O flagra foi capturado pelo leitor Cristian Cabral, onde é possível ver uma formação apenas de jatos Embraer, incluindo o cargueiro militar KC-390, os jatos comerciais E190-E2 e E195-E2, além de jatinhos das famílias Phenom e Praetor.

As aeronaves sobrevoavam a região próxima a Gavião Peixoto, onde fica o aeroporto de testes da Embraer e que tem a maior pista do hemisfério sul e do ocidente, com 5 quilômetros de extensão.

Pelo replay disponibilizado na plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 (abaixo), é possível ver que um KC-390 fez várias voltas e que estaria junto das aeronaves. Ele sobrevoou as cidades de Ibitinga, Nova Europa, Borborema e outras da região.

Ainda não se sabe o motivo do voo em formatura, que não foi divulgado pela Embraer, mas provavelmente serviu para algum ensaio fotográfico que será usado em alguma campanha promocional.

Estamos ansiosos pelo resultado desse voo.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Operação Covid-19, FAB chega a mais de 1.600 horas de voo


Equipe Tecnologia | Publicada em 11/02/2021

Desde o dia 8 de janeiro, as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) levam, em suas asas, ajuda àqueles que necessitam de apoio. O envolvimento das aeronaves KC-390 Millennium, C-130M Hércules, C-105 Amazonas e C-99 da FAB, entre outras, na Operação Covid-19, em apoio exclusivo à região Norte do Brasil, ultrapassou, nesta quarta-feira, dia 10, 1.600 horas de voo. As missões para atender ao sistema de saúde da Região Norte, sob coordenação do Ministério da Defesa, como o transporte de cilindros e tanques de oxigênio líquido, além da remoção de pacientes para diversas cidades brasileiras, permanecem ativas.

Ao longo deste período, a FAB realizou diversos voos com destino aos estados de Rondônia, Roraima e Amazonas, tendo o objetivo de suprir as demandas hospitalares de cada local. Com isso, já foram transportadas cerca de 1900 toneladas de carga. Houve, ainda, a necessidade do transporte de pacientes em razão da lotação dos hospitais. De acordo com o comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que coordena as missões, até esta quarta-feira, foram transportados 628 pacientes.

No dia 9, foram realizadas três missões de Transporte Aéreo Logístico: um C-105 Amazonas transportou, da Ala 8, em Manaus (AM), para o Rio de Janeiro (RJ), oito pacientes oncológicos com o objetivo de disponibilizar vagas na rede pública de saúde do estado; carregando 09 tanques de oxigênio líquido, um C-130 Hércules decolou, da Ala 1, em Brasília (DF), com destino a Manaus; já um KC-390 Millennium carregou, na capital federal, onde foi montada uma central de distribuição de oxigênio, 08 tanques de oxigênio líquido, que também foram transportados para o estado do Amazonas. No dia 8, um C-99 decolou, da Ala 8, com 18 pacientes e seis profissionais de saúde, para o Rio de Janeiro (RJ).

Para o comandante da missão do C-99, capitão aviador Ricardo Gonçalves de Lima, do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT), o “Esquadrão Condor”, atuar na Operação Covid-19 é motivo de satisfação. “É fundamental e importante a realização dessas missões, pois elas ajudam a salvar vidas, e isso nos traz motivação e orgulho. Toda a tripulação está empenhada e dedicada durante os voos”, destaca o Oficial.

Operação COVID-19

Por meio do COMAE, a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde de alguns estados do Norte do País. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Controle de tráfego aéreo de primeiro mundo


Paulo Roberto Bastos Jr | Publicada em 11/02/2021

O Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional, o conhecido SAGITARIO, em operação no Brasil, desenvolvido pela Atech Negócios em Tecnologia S/A, em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), passou por atualizações recentes e sua nova infraestrutura de hardware foi implementada pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), no Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS), em janeiro de 2021.

A partir de então, e de um processo todo acompanhado pela Atech, o ACC-BS passou a operar com máquinas de última geração, e com a versão mais recente do SAGITARIO. Foram realizados os testes de aceitação em campo para verificar as atualizações e análises dos documentos para a integração do sistema.

“As principais etapas dessa implantação contemplam o levantamento em campo, projetos executivos de instalação elétrica e eletrônica, planos e materiais para treinamento, procedimentos e testes de aceitação em campo, voo do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) para validação, operação assistida, documentação definitiva e garantia”, explicou Francisco Accacio Oliveira da Silva, gerente de projetos da Divisão Operacional da CISCEA.

Nos próximos dois meses, a CISCEA e a Atech acompanharão a operação do ACC-BS “in loco”e, na sequência, darão início à implantação e modernização do Controle de Aproximação de Brasília (APP-BR), que também ganhará a nova versão do SAGITÁRIO, em processo previsto para ser finalizado ainda em 2021.

De acordo com o brigadeiro-do-ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, presidente da CISCEA, “a atualização do hardware e a instalação da versão mais atual do SAGITARIO no ACC-BS é um importante passo para a implementação da Centralização de Planos de Voo, projeto de extrema relevância do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, reforçando o compromisso da CISCEA na implantação de sistemas, equipamentos e infraestrutura de ponta para as atividades de gerenciamento e controle”.

O SAGITARIO está em operação nos CINDACTAs de Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE) e Manaus (AM), além de 18 APPs – São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília, Manaus, Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife, Salvador (BA), Vitória (ES), Curitiba, Macaé (RJ), Pirassununga (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT).

“Fazer parte do desenvolvimento de sistemas e soluções que elevam o nível do Brasil no gerenciamento do tráfego aéreo, garantindo sua soberania em áreas estratégicas do País, reforçam o DNA integrador e tecnológico da Atech”, disse Marcos Resende, diretor de negócios ATM da Atech.

PORTAL AEROFLAP


Brigadeiro da FAB diz que cronograma do Gripen está em dia e fala sobre projetos futuros da FAB


André Magalhães | Publicada em 11/02/2021

O presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), major-brigadeiro Valter Borges Malta, em entrevista ao Correio Braziliense na data de ontem (10/11), falou sobre alguns projetos da FAB, entre eles o Gripen F-39E/F e o KC-390 Millennium.

Em sua entrevista o Brigadeiro Malta reforçou que o cronograma de entrega dos F-39E/F está em dia e que no final deste ano a FAB receberá as quatro primeiras unidades operacionais.

Ainda à respeito do Gripen, Malta disse que o desenvolvimento do caça irá gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos no Brasil.

O primeiro Gripen F-39 do Brasil, está no país desde setembro passado e “atualmente está em voos diários de desenvolvimento, em Gavião Peixoto-SP”, disse o Brig. Malta. O novo caça foi apresentado oficialmente no dia 23 de outubro de 2020, o Dia do Aviador.

O Brasil terá 36 unidades do caça que ficarão sediados na ALA-2, em Anápolis-GO. Serão 28 da versão E (monoposto) e 8 da versão F (biposto).

Dos 36 caças, 13 serão produzidos na Suécia, oito começam ser produzidos na Suécia e são finalizados no Brasil e por fim 15 serão totalmente construídos no país.

KC-390 Millennium:

Outro tema da entrevista foi o KC-390, questionado sobre a ação da FAB nas operações da COVID-19, Malta ressaltou o empenho da força aérea em cumprir os voos com insumos médicos, oxigênio, transporte de pacientes e vacinas.

“Desde o começo da pandemia, atuamos de maneira bem integrada, essencialmente sobre a dificuldade na região amazônica. Mas já voamos mais de 1.600 horas, transportamos mais de 1.800 toneladas de materiais, e retiramos mais de 600 pacientes de Manaus para outros lugares do Brasil. Estamos realizando essa ação de transporte com todo o nosso sistema de apoio”, disse o militar ao Correio.

O brigadeiro ainda reforçou o uso dos KCs-390 Millennium que estão a todo o vapor em prol da Operação Covid-19.

Hoje a FAB conta com quatro unidades do KC-390, sendo que o previsto são 28 unidades que irão substituir os clássicos C-130/KC-130 Hércules.

Projetos FAB 2041:

Outro destaque da entrevista foi sobre os 18 projetos da FAB planejados para 2041, ano no qual a FAB completa 100 anos, alguns destes projetos já estão acontecendo como é o caso do Gripen e do KC-390.

Em sua fala, o brigadeiro Malta fez menção a aeronaves de 5º geração que detêm tecnologia de ponta. “Uma aeronave desse modelo terá alta performance, alta velocidade, integração dos sistemas, inteligência artificial, além de baixa visibilidade perante os sensores e radares. Por isso, para atingir essa tecnologia, elaboramos esses diversos projetos”, finaliza.

No entanto, vale ressaltar que nada sobre um vetor de 5º geração foi confirmado, apenas  que é possivelmente no futuro haja o desenvolvimento de um vetor desta geração.

No final da entrevista foi questionado ao brigadeiro Malta sobre a aquisição de uma aeronave de maior porte para transporte de passageiros e cargas, o presidente da Copac não confirmou nada sobre, mas reconheceu a necessidade da FAB em ter uma aeronave desta capacidade.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ministro da Defesa participa de solenidade de entrega de títulos de propriedade em Alcântara


Publicada em 11/02/2021 16:55

Nesta quinta-feira (11), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, na cerimônia de entrega de títulos de propriedade a moradores de agrovilas no município de Alcântara (MA). A solenidade ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no estado do Maranhão.

Na ocasião, foram entregues 120 títulos de propriedade às famílias remanejadas por ocasião da criação do CLA na década 80. O ato representa o cumprimento pela União de compromisso pendente com comunidades do município de Alcântara desde a década de 1980. O CLA é responsável por executar lançamento de foguetes e atividades espaciais.

O Presidente Bolsonaro ressaltou que a entrega desses termos desestimula a invasão de terras, além de oficializar a posse de propriedade das famílias. “Esse título representa que tudo que eles fizerem na sua terra a partir de agora é deles, dos seus filhos e de seus netos”, disse na cerimônia.

Morador de uma agrovila local, José Ribamar recebeu o título das mãos do Ministro Fernando Azevedo. “Me sinto muito feliz em receber esse título de propriedade. Essa luta vem de muitos anos”, destacou.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Aeronáutica no CLA e o apoio prestado à população local ao longo dos anos. “Durante quase três décadas cada um dos moradores daqui tem esperado por esse momento de ter essas terras”, salientou.

Para implantação do CLA, foi necessário desapropriar uma área de 62.728,31 hectares. No entanto, desde o princípio, a Aeronáutica procurou tomar conhecimento das condições de vida da população local que seriam removidas para outra área pré-estabelecida. Para isso, firmou parcerias, convênios e contratos com diversos órgãos de esfera federal, estadual e municipal.

O acordo entre o governo do Brasil e dos Estados Unidos da América sobre Salvaguardas Tecnológicas relacionadas à participação do país norte-americano em lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara foi promulgado pelo Decreto 10.220 de 2020.
“Com o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara o Brasil pode ocupar 1% do volume de negócios de mercado de lançamento de cargas no espaço, mas 1% significa 10 milhões de dólares por ano” ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez.


Participaram da solenidade o Ministro do Turismo, Gilson Machado, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, além de autoridades civis e militares.

CLA

O Centro de Lançamento de Alcântara é o principal empregador do município de Alcântara e estimula a criação de empregos indiretos por intermédio de contratações de obras e serviços no Centro. O CLA é também o maior gerador de impostos para a administração municipal que, juntamente com os governos estadual e federal, devem prover políticas públicas para a população local.

Situado a apenas 250 km da linha do Equador, o CLA possui posição privilegiada para o lançamento de foguetes, que permite uma economia de combustível de 30% para lançamentos em órbitas equatoriais.

Por Lane Barreto
Fotos: Antônio Oliveira

Desmatamento em janeiro tem queda de 70% e é o menor dos últimos quatro anos


Redação | Publicada em 12/02/2021 07:10

Brasília, 12/02/2021 – O último mês de janeiro apresentou a menor área de alertas de desmatamento na Amazônia Legal dos últimos quatro anos, com uma redução de 70% em relação ao mesmo mês de 2020, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nos últimos seis meses, os avisos de desmatamento tiveram redução de 21%. Entre agosto de 2020 e janeiro de 2021 foram 988km2 de redução em alertas, de acordo com dados do Inpe. A título comparativo, trata-se de uma área superior a área urbana da cidade de São Paulo – maior centro urbano do país com aproximadamente 950km2.

Esses dados demonstram o bom desempenho do trabalho integrado coordenado pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) na região, principalmente por meio da Operação Verde Brasil 2. Do início da operação até janeiro deste ano, foram apreendidos 331 mil m³ de madeira, 1.699 embarcações, 326 tratores e 20 aviões/helicópteros, resultando na aplicação de 4.842 multas e totalizando o valor de 3,33 bilhões de reais.

A otimização das ações das equipes de campo durante a Operação tem sido garantida por meio do trabalho técnico-científico de uma equipe de analistas de órgãos governamentais reunidos no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

O Grupo de Integração para Proteção da Amazônia (Gipam) faz a fusão e verificação de informações disponíveis nos bancos de dados de agências de proteção ambiental e órgãos policiais e elabora relatórios que mostram detalhes sobre onde ocorre o desmatamento e o garimpo ilegal. A partir desses relatórios, o comando da Operação Verde Brasil e os órgãos ambientais realizam o planejamento das ações das Forças Armadas e equipes de fiscalização. O grupo é composto, permanentemente, pelos seguintes órgãos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço Florestal Brasileiro, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Agência Nacional de Mineração (ANM).

“No Gipam integramos pessoas, sistemas, informações e conhecimento. A metodologia científica, desenvolvida de forma conjunta pelo grupo, beneficia-se da expertise de cada um dos seus integrantes, partindo de uma análise detalhada de diversas informações já disponíveis em cada órgão.”, afirma o diretor-geral do Censipam, Rafael Pinto Costa. O cruzamento de alertas de desmatamento com registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o banco de dados dos estados é uma das metodologias aplicadas pelos analistas sediados no Censipam. Com isso, é possível verificar se as áreas tiveram autorização para realizar o desmate.

PORTAL DEFESANET


Pesquisas de tecnologia da FAB podem gerar 21 mil empregos no país

Segundo major-brigadeiro Valter Borges Malta, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), projeto de aquisição de 36 caças Saab Gripen NG está em desenvolvimento, com entrega prevista até 2027

Denise Rothenburg E Edis Henrique Peres | Publicada em 12/02/2021 18:30

Projeto de aquisição de 36 caças Saab Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto com o desenvolvimento de conhecimento em estruturação e tecnologia, pode gerar cerca de 21 mil empregos em toda a cadeia econômica do Brasil. A informação é do major-brigadeiro Valter Borges Malta, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC). Malta foi o entrevistado pelo CB.Poder — uma parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília.
 
“O conhecimento gerado nessas pesquisas aeroespaciais pode, inclusive, ser derivado para a indústria de medicina, como (no desenvolvimento de) sensores ópticos para diagnósticos, por exemplo. Além de, claro, atender a demanda que a FAB possui de controlar, defender e integrar o território nacional. E para isso, são necessárias aeronaves cada vez mais capazes, com longo alcance e capacidade de carga”, explica Malta.

O major-brigadeiro conta que a COPAC possui cerca de 10 projetos em desenvolvimento e explica que o projeto F-39 Gripen ocorre dentro do cronograma planejado, apesar das dificuldades impostas pela pandemia. “O Gripen envolve a entrega de 36 aeronaves, 28 com um assento e 8 aeronaves com dois assentos, e o Brasil já recebeu a primeira, em 2020, no dia 23 de outubro, o Dia do Aviador”.

A aeronave recebida em outubro está em desenvolvimento nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). “O objetivo é que o F-39 Gripen, que recebemos, seja a aeronave de caça da FAB, com missões de força aérea, ataque ao solo e também reconhecimento. Ela já sobrevoou Brasília e está sobrevoando diariamente Gavião Peixoto em seu processo de desenvolvimento. Também as quatro primeiras aeronaves para compor o esquadrão do corpo de defesa aérea em Anápolis (GO) chegarão ao Brasil no fim deste ano”, revela.

A expectativa é que, entre 2026 e 2027, as 36 aeronaves da F-39 Gripen já estejam entregues no país. Malta esclarece que a integração de armamento e o desenvolvimento da estrutura das aeronaves podem possibilitar que as indústrias participantes do Brasil desenvolvam ao fim do ciclo Gripen aeronaves de 5° geração. “Atualmente, o F-39 Gripen está basicamente entre a 4° e 5° geração, um meio termo entre os dois”, pontua.


Dificuldades na pandemia

O presidente da COPAC também defende a atuação da FAB em meio à pandemia. Questionado sobre a falta de aeronaves capazes de transportar carga no país, Malta reconheceu a demanda, mas reiterou que a força aérea atua fortemente na questão do novo coronavírus.

“Desde o começo da pandemia, atuamos de maneira bem integrada, essencialmente sobre a dificuldade na região amazônica. Mas já voamos mais de 1.600 horas, transportamos mais de 1.800 toneladas de materiais, e retiramos mais de 600 pacientes de Manaus para outros lugares do Brasil. Estamos realizando essa ação de transporte com todo o nosso sistema de apoio”, afirma.

Estratégia Nacional de Defesa (END)

Malte explica ainda na entrevista que a FAB tem cerca de 18 projetos principais e que a força aérea possui na sua concepção aeronáutica um planejamento para 2041, quando completa 100 anos. “Estabelecemos essa estratégia nacional de defesa. É um plano que mira na infraestrutura e tecnologia necessárias para o que esperamos no centenário da FAB”, conta.
O major-brigadeiro acrescenta que os 18 projetos são espalhados entre as diversas áreas de infraestrutura, tecnologia e modernização: os caminhos necessários para se desenvolver aeronaves de 5° geração. “Uma aeronave desse modelo terá alta performance, alta velocidade, integração dos sistemas, inteligência artificial, além de baixa visibilidade perante os sensores e radares. Por isso, para atingir essa tecnologia, elaboramos esses diversos projetos”, finaliza.

PORTAL IG - ÚLTIMO SEGUNDO


Mais de 1.600 horas foram voadas pela FAB em apoio à região Norte

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou hoje (11) alguns números referentes ao apoio à região Norte do país durante a Operação Covid-19. Segundo a FAB, entre os dias 8 de… O post Mais de 1.600 horas foram voadas pela FAB em apoio à região Norte apareceu primeiro em Contato Radar.

Gabriel Araújo | Publicada em 11/02/2021 16:36

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou hoje (11) alguns números referentes ao apoio à região Norte do país durante a Operação Covid-19.

Segundo a FAB, entre os dias 8 de janeiro, quando começou o apoio logístico, até 10 de fevereiro, foram voadas mais de 1.650 horas de voo, 1.918 toneladas de carga foram transportadas e 628 pacientes foram transportados.

Ao longo deste período, a FAB realizou diversos voos com destino aos estados de Rondônia, Roraima e Amazonas, tendo o objetivo de suprir as demandas hospitalares de cada local, incluindo o transporte de pacientes em razão da lotação dos hospitais e o transporte de cilindros e tanques de oxigênio líquido.

“É fundamental e importante a realização dessas missões, pois elas ajudam a salvar vidas, e isso nos traz motivação e orgulho. Toda a tripulação está empenhada e dedicada durante os voos”, destaca o Capitão Aviador Ricardo Gonçalves de Lima, do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor.