NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Saiba como é o trabalho dos militares na descontaminação de áreas públicas


Da Redação | Publicada em 11/05/2020 09:00

Uma das atividades realizadas pelos militares que atuam na Operação COVID-19 é a descontaminação de áreas públicas. Militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) executam periodicamente ações desse tipo em diversos locais do país. O Comando Conjunto Planalto, por exemplo, atuou na Rodoviária do Plano Piloto de Brasília (DF), no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Esse trabalho ocorre em apoio aos órgãos de saúde na prevenção ao novo coronavírus. Mas como se dá o trabalho de descontaminação?

A atividade é realizada pelos militares especializados, com a finalidade de combater e mitigar a disseminação do COVID-19. Geralmente, cerca de 20 militares participam do trabalho de descontaminação em uma área.

Inicialmente, é feito um reconhecimento do local, detectando os pontos mais sensíveis. Para realizar o trabalho, os militares utilizam diversos equipamentos, como o Equipamento de Proteção Individual (EPI), que é composto por: traje impermeável, com capacidade de proteção, cobrindo o corpo todo e a cabeça; máscaras que vedam todo o rosto e têm alto poder de filtração; e botas de borracha. Eles carregam equipamentos que contêm a solução descontaminante que será empregada nos locais.

Após realizar a descontaminação, todos os militares que entraram na área contaminada passam por um posto de descontaminação técnica específica, onde se dará a retirada do EPI, a separação do material que possa estar contaminado para ser descartado como rejeito biológico e o banho, para realizar a limpeza pessoal e estar pronto para as próximas atividades.

Além da descontaminação, ainda é conduzida a capacitação para as equipes de manutenção de diversas instituições, a fim de mostrar quais equipamentos devem ser empregados, quais técnicas utilizar, cuidados que devem ser tomados durante a realização do trabalho e durante a retirada da roupa. Logo após, é feita uma prática controlada em que tanto os militares quanto a equipe de manutenção fazem juntos a descontaminação de uma área.

Em casa, uma pessoa pode realizar a descontaminação com materiais que estão disponíveis no mercado, como luvas de proteção, máscara e óculos. Já a solução de descontaminação pode ser feita utilizando a diluição de um litro de água sanitária para três litros de água comum. Com essa solução, pode-se descontaminar chão, vidros, superfícies, maçanetas e controles de TV, entre outros.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

 

PORTAL DEFESANET


FAB transporta cilindros de oxigênio para São Gabriel da Cachoeira (AM)

Os itens serão utilizados no combate ao novo Coronavírus

Da Redação | Publicada em 11/05/2020 11:20

Uma aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, neste sábado (09/05), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, transportou 22 cilindros de oxigênio, de Manaus (AM) para São Gabriel da Cachoeira (AM). A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2802, com o carregamento, decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus às 16h45 (horário de Brasília) e pousou em São Gabriel da Cachoeira às 18h40. Os cilindros de oxigênio serão empregados no município amazonense para atendimento à população local, no enfrentamento ao novo Coronavírus.

O Comandante do C-105, Tenente Aviador Leonel Azevedo Neto, informou que a tripulação foi acionada na tarde deste sábado e, em apenas uma hora, o avião já havia decolado com os cilindros de oxigênio.

“É uma imensa satisfação fazer parte dessa missão e poder contribuir com o tratamento desses pacientes que necessitam do oxigênio”, continuou.

O Tenente Aviador destacou, ainda, que São Gabriel da Cachoeira depende de Manaus para provimento dos meios necessários para o combate à COVID-19. "Como não há estradas, a viagem de barco duraria muitos dias, contra o fluxo do Rio Negro", finalizou.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus em apoio à população.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

FAB e AEB assinam acordo relacionado ao Centro Espacial de Alcântara

Documento firmado entre Estado-Maior da Aeronáutica e Agência Espacial Brasileira estabelece atribuições e processos de trabalho nas fases de implantação e operação do CEA

Da Redação | Publicada em 11/05/2020 23:10

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) assinaram, nesta segunda-feira (11/05), em Brasília (DF), o Acordo de Cooperação definindo atribuições e processos de trabalho na fase de implantação e na fase de operação do futuro Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. A assinatura do acordo é um dos passos para viabilizar o lançamento de veículos espaciais não militares empregando o CEA.

O documento que celebra o Acordo foi assinado pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; pelo Presidente da AEB, Carlos Augusto Teixeira de Moura; e pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã.

Participaram, ainda, do ato o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; o Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho; o Vice-Presidente da CCISE, Brigadeiro do Ar José Vagner Vital; o Diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da AEB, Brigadeiro do Ar Paulo Eduardo Vasconcellos; e o Assessor Especial da Chefia de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa, Brigadeiro do Ar Rogério Luiz Veríssimo Cruz.

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica disse que a cooperação firmada estabelece uma matriz de responsabilidades para a consolidação do CEA. "Isso permitirá que a gente possa, o mais rápido possível, ofertar a área de serviços que já temos disponível no atual Centro de Lançamento de Alcântara e, assim, concretizar o uso efetivo do Centro Espacial", enfatizou o Tenente-Brigadeiro Amaral.

De acordo com o Presidente da AEB, a cooperação dá início à fase de contato com empresas interessadas em utilizar as instalações de Alcântara para as atividades na área espacial. "Esse acordo estabelece claramente quais são os limites de atuação de cada Instituição. A AEB faz o trabalho inicial e cuida do licenciamento e, a partir disso, entrega o processo para o Comando da Aeronáutica para que estabeleça os contratos. É um passo importante para o início das atividades não militares em Alcântara", disse.
 
Entendendo o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas

Em 2019, foi assinado pelo Governo Brasileiro e pelos Estados Unidos da América em cerimônia oficial, em Washington, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre os dois países. Por meio desse acordo, os Estados Unidos autorizam o Brasil a lançar foguetes e espaçonaves, nacionais ou estrangeiras, que contenham partes tecnológicas americanas. Em contrapartida, o Brasil garante a proteção da tecnologia americana contida nesses artefatos.

Atualmente, aproximadamente 80% dos equipamentos espaciais do mundo possuem algum componente norte-americano. Por isso, o AST se mostra imprescindível para que o Centro Espacial de Alcântara entre no mercado global de lançamentos de cargas ao espaço. É do interesse do Brasil fomentar este tipo de atividade comercial, pois gerará recursos substanciais para o desenvolvimento local, regional e para o Programa Espacial Brasileiro.

OUTRAS MÍDIAS


REVISTA AEROMAGAZINE - FAB transporta cilindros de oxigênio para o Amazonas

Carga especial será empregada por equipes médicas em São Gabriel da Cachoeira, no extremo norte do Brasil

Por Edmundo Ubiratan | Publicada em 11/05/2020 10:00

A Força Aérea Brasileira tem realizado uma grande força tarefa para auxiliar as autoridades no combate ao coronavírus no Brasil. A mais recente missão inclui o transporte de cilindros de oxigênio para o município de São Gabriel da Cachoeira, no extremo norte do Amazonas, que serão utilizados no atendimento emergencial à população local.

O voo realizado por um Airbus C-105 Amazonas (FAB 2802), pertencente ao (1º/9º GAv – Esquadrão Arara, que transportou 22 cilindros de oxigênio, de Manaus para São Gabriel da Cachoeira. O avião com o carregamento, decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus às 16h45 (horário de Brasília) e pousou em São Gabriel da Cachoeira às 18h40.

A força aérea tem utilizado todos seus vetores cargueiros, incluindo o KC-390, em apoio a missões diárias no combate a pandemia, especialmente nas regiões mais carentes e afastadas dos grandes centros do Brasil.

Expectativa é ampliar o uso de meios militares em apoio as operações realizadas pelas empresas aéreas ao longo dos últimos dois meses.

PORTAL AC24HORAS - Covid-19: Defesa anuncia concurso emergencial para área médica na Aeronáutica


Edmilson Ferreira | Publicada em 11/05/2020 11:21

O Ministério da Defesa abriu processo seletivo emergencial para convocação e incorporação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos, com vistas à Prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2020.

A seleção será feita pelo Comando da Aeronáutica e ainda não há detalhes do concurso, número de vagas, lotação e outros.

O processo seletivo se dá em razão da necessidade de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância decorrente do coronavírus, justifica o Ministério da Defesa.

A portaria do PSE está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11).

PORTAL MIX VALE - Operação Covid-19 completa 50 dias com diversas ações em todo o Brasil


Da Redação | Publicada em 11/05/2020 17:04

A Operação Covid-19 completou 50 dias no último sábado (9). Desde então, diariamente, mais de 29 mil militares estão envolvidos nas ações por todo o Brasil para frear o avanço da doença e apoiar a sociedade. Entrega de cestas básicas, transporte aéreo de medicamentos e materiais de saúde, descontaminação de áreas públicas, entre outras atividades, são desenvolvidas por homens e mulheres das Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa.

Confira as ações que aconteceram nesse fim de semana em todas as regiões Brasil:

Região Norte

Amazonas: no último sábado (9), uma aeronave C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da capital amazonense em direção ao município de São Gabriel da Cachoeira (AM), distante cerca de 800 quilômetros da capital, transportando 20 cilindros de oxigênio para apoiar o tratamento dos pacientes com a Covid-19. No domingo (10), foram enviados mais 80 cilindros de oxigênio e 100 kg de medicamentos para o município.

Amapá: a Capitania dos Portos do Amapá atuou, no sábado (9), na conscientização da comunidade sobre medidas de prevenção à doença com entrega de panfletos na área portuária do município de Santana. 

Pará: em Belém, militares da Marinha descontaminaram o Hospital Pronto Socorro Municipal Dr. Humberto Maradei Pereira. 

Rondônia: em Porto Velho, capital de Rondônia, militares participaram nos dias 8 e 9 da campanha de doação de sangue no Comando Conjunto Amazônia, um esforço para repor o estoque de bolsas de sangue no Estado.

Nordeste

Piauí: militares da Capitania dos Portos do Piauí, no sábado (9), distribuíram panfletos com informações e medidas de prevenção à doença  no polo litoral de Parnaíba e no polo Delta.

Sul

Rio Grande do Sul: no município gaúcho de Bagé, o 3° Batalhão Logístico apoia a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul com armazenamento de mais de 3,2 mil kits de alimentação, além de 2,5 mil já armazenados e distribuídos. Esses kits são entregues a famílias de alunos de escolas estaduais.

Ação semelhante ocorre no município de São Luiz Gonzaga (RS), onde militares do Exército estão distribuindo 2,2 mil kits de alimentação que beneficiarão famílias de alunos da 52 escolas da rede pública de ensino. A iniciativa conta com a parceria da Defesa Civil do Estado.

Paraná: na capital paranaense, o 20º Batalhão de Infantaria Blindado montou barraca para triagem em apoio logístico à Fundação Pró-Renal de Curitiba.

Região Centro Oeste

Mato Grosso do Sul: em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, também houve entrega de kits de alimentação aos alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). O apoio à população de baixa renda aconteceu com a entrega de alimentos por militares do Comando Conjunto Nordeste.

Região Sudeste

Rio de Janeiro: na capital do Rio de Janeiro foi feita a desinfecção do Hospital Federal de Andaraí. 

São Paulo: em Mauá, o 2° Batalhão de Polícia do Exército realizou a desinfecção no terminal central de ônibus do município e na estação Mauá da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Minas Gerais: a  Banda de Música da 4ª Região Militar se apresentou para profissionais de saúde do Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. A instituição é uma das unidades da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e referência nos atendimentos de pacientes com Covid 19 na capital mineira.

Fonte: Ministério da Defesa

PORTAL COMANDO NOTÍCIA - Militares distribuem refeições a caminhoneiros em São Paulo


Da Redação | Publicada em 11/05/2020 17:48

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) estão produzindo e distribuindo refeições para caminhoneiros que trafegam pela SP-055, próximo ao Porto de Santos, no litoral paulista, para dar um apoio nas estradas brasileiras. 

Cerca de 50 militares estão envolvidos na ação, que começa logo cedo com a preparação das refeições. A estimativa é que sejam distribuídas 800 unidades por dia. “Eles acordam logo de madrugada e vão para nossa área de produção, ativando os equipamentos para produzir os alimentos para que a gente saia de lá por volta de 11 horas e estejamos prontos às 12 horas para primeira atividade”, explicou o comandante da Base Aérea de Santos, tenente-coronel aviador Francisco José Formaggio.

A estrutura do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC) tem um contêiner com uma cozinha industrial. Também estão sendo utilizadas duas cozinhas com mobilidade na carroceria de um caminhão, onde é transportado o alimento na temperatura ideal. “Na Base Aérea e Santos nós estamos com uma estrutura de guerra, uma estrutura que nós levaríamos para um front de combate”, destacou o comandante. 

A operação teve início no dia quatro de maio, e a previsão é continuar por dois meses. As marmitas estão sendo entregues das 12h às 13h e das 18h às 19h nas balanças de pesagem da Ecovias, localizadas no km 264 (pista leste) e km 262 (pista oeste). 

A Força Área informou que a iniciativa faz parte de operação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, sob coordenação do Comando Conjunto do Sudeste, com sede em São Paulo. Trata-se de um dos dez Comandos Conjuntos ativados em todo País, para apoio das Forças Armadas às medidas deliberadas pelo Ministério da Defesa.

PORTAL MIX VALE - Defesa investe em ações de cuidado da saúde mental de civis e militares


Da Redação | Publicada em 11/05/2020 18:21

O Governo Federal está empenhado em ações de enfrentamento do novo coronavírus, mas também em relação à saúde mental das pessoas. Neste sentido, equipes especializadas em psicologia das Forças Armadas estão preparadas para enfrentar possíveis problemas psicológicos causados pelo panorama atual. Diversas ações visam cuidar e auxiliar pessoas que passam por eventos potencialmente traumáticos, entre militares, civis e, principalmente, aqueles que atuam efetivamente contra a Covid-19.

A psicóloga e chefe do setor de Psicologia do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), tenente-coronel Ana Cláudia Lopes, orienta as pessoas a tentarem manter uma postura positiva com a vida e entender a situação atual como oportunidade de crescimento pessoal. Ela recomenda cuidado com os relacionamentos sociais, realizando tarefas com familiares, assim como criar outras formas de encontrar os amigos e conversar, meditar. 

“Essas atitudes podem contribuir para o enfrentamento saudável da situação. Recomendo também que deem atenção às próprias necessidades e sentimentos, compreendam que estar ansioso ou preocupado é algo perfeitamente natural, mas se perceberem que não estão conseguindo lidar com o que está acontecendo, peçam ajuda”, finalizou.

Aos que precisarem de ajuda, o Exército Brasileiro está divulgando o Centro de Valorização da Vida, que atende pelo número 188, onde é possível  conversar com um voluntário do CVV, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Além disso, o Exército publicou em sua página o guia sobre “Como proteger a sua Saúde Mental“. O material trata de temas como os cuidados ao lidar com o excesso de notícias e uso de redes sociais, além de destacar a importância da solidariedade, empatia e valorização dos profissionais de saúde. 

O portal Saúde Naval, da Marinha do Brasil, reúne conteúdos com informações importantes sobre os meios para enfrentar a ameaça da Covid-19 – incluindo dicas para cuidar da saúde mental. Por meio de textos, vídeos e podcast, o portal orienta sobre os cuidados necessários durante períodos de maior instabilidade. “Em cenários inseguros, como o que vivemos com o novo coronavírus, cuidar da saúde mental é fundamental. Medo, estresse e ansiedade podem surgir, e você deve estar preparado emocionalmente para lidar com essas sensações”, aconselha a tenente Raquel Penteado, psicóloga do Hospital Naval Marcílio Dias.

A Rádio Força Aérea tem tratado em seu podcast FABcast, na plataforma Spotify, sobre temas relacionados ao tratamento de problemas psicológicos no período de pandemia e distanciamento social, voltados para o público geral e para profissionais atuando ativamente contra o novo coronavírus. 

Apoio aos militares

As Forças Armadas do Brasil contam com ações de apoio psicológico aos militares que estão na linha de frente contra o novo coronavírus. 

O setor de psicologia do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) está estruturando serviço de apoio psicológico aos militares da Operação Covid-19, considerando os três universos envolvidos: os militares de saúde que trabalham na linha de frente, os pacientes internados e os familiares. “Aos profissionais de saúde, as ações são pensadas de forma que possibilite o desenvolvimento da capacidade de resiliência perante as situações vividas”, salientou a tenente-coronel Cláudia Lopes. Para os demais, os psicólogos estão à disposição para trabalhar na escuta ativa dos problemas que enfrentam.

Atualmente, o HMAB desenvolve um processo para apoio psicológico seguro aos casos emergenciais e de risco, que envolvam os pacientes que possam vir a se internar, seus familiares e profissionais de saúde. Esse atendimento é feito online, por videoconferência. Nos demais casos, o atendimento presencial segue as normas do Conselho, prevendo distanciamento e ambiente arejado.

No âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB), o Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) lançou canal de comunicação por telefone dedicado, exclusivamente, à escuta, acolhimento e suporte psicológico para os profissionais de saúde da Aeronáutica que estão na linha de frente do combate à Covid-19. A ação tem como propósito aumentar a resiliência e auxiliar na busca por estratégias funcionais de enfrentamento ao estresse causado por eventos potencialmente traumáticos. O serviço é oferecido por uma equipe de psicólogos voluntários em regime de plantão de sobreaviso 24 horas e em teletrabalho.