NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Segunda fase da Operação Gota vai imunizar 6 mil indígenas no AM

Vacinação ocorrerá entre os dias 13 de maio e 1º de junho

Paula Laboissière | Publicada em 11/05/2023 16:13

Cerca de 6 mil indígenas devem ser imunizados entre os dias 13 de maio e 1º de junho no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Médio Rio Solimões e Afluentes, no Amazonas. A segunda fase da Operação Gota, parceria entre os ministérios da Saúde e da Defesa, vai cobrir os municípios de Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e Jutaí, totalizando 62 aldeias.

A operação conta com o suporte de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) – um helicóptero H-60L Black Hawk e um avião C-105 Amazonas – para o transporte diário de 14 profissionais da saúde e de materiais.

Durante 20 dias, serão ofertados 20 tipos de imunobiológicos, que incluem vacinas contra a covid-19 e a influenza, além de doses antirrábicas.

O público-alvo são crianças, adolescentes, gestantes e idosos. Também serão promovidos atendimentos em saúde física e psicológica. “O suporte logístico dos militares é fundamental para que as ações do governo federal consigam alcançar as populações em regiões mais remotas e de acesso difícil do país”, destacou, em nota, o Ministério da Defesa.

Durante a primeira etapa da operação, em abril, foram imunizados cerca de 8 mil indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira (AM), no Distrito Sanitário Especial Indígena de Alto Rio Negro, totalizando 111 aldeias. Para este ano, estão previstas oito novas missões, incluindo outros estados.

A operação
A Operação Gota é classificada como uma estratégia de vacinação em áreas de difícil acesso geográfico. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente e o Ministério da Defesa, por meio de um termo de cooperação técnica, para utilização de horas-voo.

A proposta é ofertar às populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas doses do Calendário Nacional de Vacinação, visando ao controle de doenças imunopreveníveis em território brasileiro. Os critérios utilizados para seleção das áreas que se caracterizam como de difícil acesso são:

- área não atendida por rodovia ou hidrovia;
- área que exige do profissional mais de cinco dias de viagem;
- área sem visitação/entrada por mais de seis meses no ano;
- área com barreiras geográficas;
- área de floresta que exige a permanência do profissional por mais de quatro dias sem comunicação.

PORTAL AEROIN


FAB deve voar cerca de 600 horas em operação para imunizar 6 mil indígenas no Amazonas


Juliano Gianotto | Publicada em 11/05/2023 09:26

A partir de hoje, 11 de maio, o Ministério da Defesa (MD), por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), apoiará o Ministério da Saúde (MS) na 2ª fase da Operação Gota 2023, que se estende até o próximo dia 30, no Amazonas (AM).

De acordo com o Ministério da Defesa, para esta nova etapa, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Solimões e Afluentes (MRSA), a previsão é de que sejam imunizados cerca de 6 mil indígenas dos municípios de Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e Jutaí, em 62 aldeias.

O suporte logístico dos militares é fundamental para que as ações do Governo Federal consigam alcançar as populações em regiões mais remotas e de acesso difícil do país.

A coordenadora do DSEI MRSA, Vanessa Padilha, falou sobre a relevância da atuação conjunta com a Defesa.

“A parceria entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Saúde tem sido essencial para que nós possamos levar saúde em forma de imunização até os indivíduos que moram em locais de mais difícil acesso do Médio Solimões. A região tem uma extensão territorial muito grande e ela se divide em duas calhas, para que nós possamos atender. E esse apoio do Ministério da Defesa é importantíssimo, uma vez que, para chegar até essas localidades, nós precisamos de transporte aéreo, que nós não temos. Essa parceria tem sido fundamental para que possamos levar uma melhor qualidade no atendimento para essa população”, ressaltou.

A fase atual conta com o suporte de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) – um helicóptero H-60L Black Hawk e um avião C-105 Amazonas – para o transporte diário de 14 profissionais do MS e materiais.

Durante 19 dias, a Saúde irá ofertar 20 tipos de imunobiológicos, que incluem vacinas de combate à Covid-19, à Influenza e antirrábicas, entre outras do Calendário Nacional de Vacinação. O público-alvo são crianças, adolescentes, gestantes e idosos. Também serão promovidos atendimentos em saúde física e psicológica.

Durante a primeira etapa da operação, no mês de abril, a Defesa transportou servidores e insumos do MS para imunização de cerca de 8 mil indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira – Distrito Sanitário Especial Indígena de Alto Rio Negro (AM) – em 111 aldeias. Ainda este ano, estão previstas mais oito novas missões, também em outros estados.

Apoio Logístico da Força Aérea Brasileira
Para o apoio a todas as fases da operação, a Força Aérea deve voar cerca de 600 horas. Entre as aeronaves empregadas até o momento, o H-60 Black Hawk é um helicóptero militar multimissão de médio porte, usado em larga escala para infiltração e exfiltração de tropas e para missões de resgate e busca e salvamento.

Já o C-105 Amazonas é uma aeronave de transporte de médio porte capaz de realizar missões de transporte tático e logístico, lançamento de paraquedistas, cargas e evacuação médica. Devido à versatilidade do avião, também é possível realizar missões de busca e salvamento e oferecer apoio aos pelotões de fronteira do Exército na Região Amazônica.

Operação Gota
As campanhas de vacinação da Operação Gota começaram em 1989, no Estado do Amazonas, após a notificação de surtos de sarampo em populações indígenas da região do Rio Juruá (AC e AM). Desde aquele ano, a ação garantiu a imunização de milhares de pessoas, prevenindo surtos e epidemias, e, consequentemente, evitando o ressurgimento de doenças graves, como a poliomielite e o sarampo.

O Acordo de Cooperação Técnica 01/2015, de 3 de julho de 2015, celebrado entre o MS e o MD, garante à Saúde o apoio logístico necessário às ações de saúde do governo federal em prol das comunidades indígenas de difícil acesso e das populações ribeirinhas e quilombolas, em todo o território nacional.

Informações do Ministério da Defesa

Aeronave da Força Aérea resgata homem acidentado a 230 km do litoral de Pernambuco – assista às cenas


Murilo Basseto | Publicada em 11/05/2023 21:45

A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou hoje um vídeo mostrando imagens do resgate de um homem, feito com uma de suas aeronaves na última terça-feira, 9 de maio, a 230 km do litoral brasileiro.

O player a seguir disponibiliza a gravação apresentada pela FAB, e no texto abaixo é possível conferir todos os detalhes da operação:

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), foi o responsável pelo resgate do homem de 54 anos, com um grave trauma na região pélvica.

A vítima estava a bordo do navio mercante Kynouria das Ilhas Marshall, que se encontrava afastado do litoral de Pernambuco por cerca de 230 quilômetros. O homem estava em sofrimento, apresentando dificuldades renais e o quadro clínico com fortes dores. Neste cenário, foi solicitada a evacuação por aeronave.

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após solicitação do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) e do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO).

O helicóptero H-36 Caracal decolou da Base Aérea de Natal por volta das 12h35 com destino a Recife (PE) para realizar o resgate da vítima.

A equipe multidisciplinar da FAB, composta por dois pilotos, um mecânico de voo, um operador de guincho, três homens de resgate (SAR), uma médica e um enfermeiro, realizou a retirada da vítima do navio pelo procedimento de içamento por maca com uso do guincho do H-36. O paciente foi, então, transportado para a Base Aérea de Recife (BARF), onde foi encaminhado para o atendimento hospitalar necessário.

O Comandante do Esquadrão Falcão, Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Almeida Cândido da Silva, falou sobre o resgate:

“A tripulação em voo e todos os militares que ficaram em solo atuaram de maneira sinérgica para resgatar a vítima que estava em grande sofrimento. O procedimento realizado para resgate em navio exige perícia da tripulação, com uso de guincho e equipe de resgate, mas também grande coordenação entre o SALVAERO, SALVAMAR, militares do esquadrão e da BANT. Ficamos muito orgulhosos em presenciar o excelente espírito de corpo da Unidade Aérea, que permitiu chegar ao final do dia com mais uma vida salva. Missão cumprida!”.

REVISTA AERO MAGAZINE


FAB participa de operação multinacional no Peru

Cooperación IX é uma operação multinacional que ocorre no Peru e a FAB enviou o KC-390 Millennium e o SC-105 Amazonas para o exercício militar

André Magalhães | Publicada em 11/05/2023 09:05

A Força Aérea Brasileira (FAB) está participando do exercício internacional Cooperación IX, que acontece em Lima, no Peru. A operação que ocorrerá até o dia 19 de maio e conta com  a presença da Argentina, Chile, Canadá, Honduras, Equador, Uruguai, Colômbia, República Dominicana, Panamá, Estados Unidos e Peru.

O exercício tem objetivo de ampliar as coordenações de Comando e Controle no apoio a calamidades públicas e assistência a desastres naturais. As missões incluem cenários de simulações de terremotos (1ª etapa) e furações (2º etapa).

A FAB enviou dois aviões que cumprem papéis significativos nas missões de assitência humanitária e destarestres naturais, o KC-390 Millennium, do 1º GTT – Esquadrão Zeus, e o SC-105 Amazonas, operado pelo 2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano.

“Foram executadas diversas reuniões e preparações internas, que, aliadas à prontidão de nossas aeronaves e tripulantes, nos permitiram estar em condições de representar a Força Aérea Brasileira neste exercício multinacional”, disse Bruno Américo Pereira, comandante do 1º GTT.

A Cooperación IX marca mais uma participação internacional do KC-390 em operações no exterior, a exemplo de treinamentos nos EUA e operações na Antártica.

 

PORTAL DEFESANET


SpaceBR Show 2023 debate a participação do Brasil na nova corrida espacial

Terceira edição do evento organizado pela MundoGEO discutirá as oportunidades de negócios geradas a partir do Programa Artemis e da reabertura do Centro Espacial de Alcântara (CEA). Encontro acontece em São Paulo entre 9 e 11 de maio

Ricardo Fan | Publicada em 11/05/2023 09:24

O lançamento do foguete HANBIT-TLV da empresa sul-coreana Innospace em março deste ano foi o primeiro de uma empresa privada a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. Esse marco do setor espacial brasileiro e as oportunidades que dele estão surgindo estarão no centro dos debates do SpaceBR Show 2023, que será realizado entre os dias 9 e 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

O evento, que conta com o apoio institucional da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é o principal do setor espacial na América Latina, e contará com uma feira de negócios e um fórum com tradução simultânea em português, inglês e espanhol.

O primeiro dia do SpaceBR Show 2023 terá como foco as oportunidades do Brasil na nova corrida espacial, incluindo a participação do país no Programa Artemis, desenvolvido pela Nasa e que pretende levar novamente o ser humano à Lua, incluindo a primeira mulher, e também chegar a Marte em um voo tripulado.

Além disso, um espaço de destaque será dado à reabertura do Centro Espacial de Alcântara (CEA), o principal espaçoporto brasileiro, com debates sobre como as empresas privadas podem se beneficiar do uso do local – além da Innospace, outras companhias estão habilitadas para realizar lançamentos. Também será debatido como esse novo momento impactará a região de Alcântara ae os novos negócios que movimentarão a cadeia espacial e logística para a operação do CEA.

No segundo dia será debatido como a exploração espacial pode beneficiar as pessoas aqui na Terra, com discussões sobre os avanços na medicina e na nutrição em virtude de experimentos espaciais, bem como das possibilidade de uso dos recursos encontrados no espaço e das contribuições do turismo espacial para o setor.

No último dia, o foco serão as startups e como elas estão mudando o cenário espacial em todo o mundo. Na ocasião, oito startups terão a oportunidade de apresentar seus negócios a investidores no Space Pitch 2023, que ofertará premiações às melhores iniciativas. O pitch conta com o apoio da Amazon Web Services (AMS), que distribuirá US$ 17,5 mil em créditos para o desenvolvimento de projetos utilizando os serviços de computação em nuvem.

“Uma janela de oportunidades está se formando no setor espacial brasileiro. O evento SpaceBR show tem o propósito de conectar os principais atores públicos e privados deste setor, visando fortalecê-lo e transformando o país em um protagonista desse mercado na América Latina”, comenta o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.

Na feira da indústria espacial estão confirmados empresas e instituições como AEB, Ministério da Defesa, Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB), Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), SCCON Geospatial, Visiona Tecnologia Espacial, Telespazio Brasil, C6 Launch Systems e Newspace Systems. E no intuito de conectar os atores do setor espacial, o SpaceBR Show ainda abrirá espaço para uma Rodada de Negócios para compradores e fornecedores.

Destaques do fórum
9 de maio – Programa Artemis e o Centro Espacial de Alcântara

9h – Abertura: Participação e benefícios do Brasil no Programa Artemis
10h – Oportunidades geradas pelas empresas que utilizarão o Centro Espacial de Alcântara (CEA)
11h30 – Aberto para negócios: Centro Espacial de Alcântara

10 de maio – Oportunidades de Negócios e ESG na Indústria Espacial Privada
9h – Novas oportunidades de negócios: nutrição e medicina espacial
10h – Novas oportunidades de negócios: turismo e recursos espaciais
11h30 – Inclusão no contexto Ambiental, Social e de Governança (ESG) na Indústria espacial

Eventos paralelos
Nessa terceira edição, o SpaceBR Show ainda sediará dois importantes eventos paralelos. O 2º Encontro dos Líderes das Agências Espaciais Membros da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (II Encontro IILA) reunirá agências espaciais de países da América Latina, e o Space Education Summit, em conjunto com a Ideia Space, apresentará a gestores do setor educacional os benefícios da Educação Espacial para crianças e adolescentes.

PORTAL CAVOK


FAB: Esquadrão Pantera realiza treinamento operacional em Santa Catarina

Exercício teve como objetivo a manutenção operacional das tripulações do Esquadrão Pantera em missões de resgate.

Fernando Valduga | Publicada em 11/05/2023 10:15

O Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV), Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), realizou, entre os dias 10 e 15/04, mais um treinamento de içamento no mar.

O exercício técnico, que ocorreu em Florianópolis (SC), teve como finalidade adestrar e fazer a manutenção operacional das tripulações do Esquadrão em missões de resgate de homem ao mar a partir de embarcações.

O apoio foi prestado pela Base Aérea de Florianópolis (BAFL), onde as aeronaves, materiais e militares do 5º/8º GAV estavam alocados. Além disso, em conjunto com a Marinha do Brasil, a embarcação P-61 Benevente prestou apoio no que tange às técnicas, táticas e procedimentos de içamento tipo Convés.

O exercício técnico é composto por dois tipos diferentes de missões. O primeiro simula um homem ao mar a ser resgatado; e o segundo, um passageiro ou uma tripulação de embarcação que necessita de uma evacuação aeromédica (EVAM).

Em ações desse tipo, no momento em que a vítima está ao mar e é localizada pelo H-60L Black Hawk, é feito o lançamento de um fumígeno (dispositivo de sinalização) para marcar a posição do indivíduo e para a tripulação ter uma referência da direção do vento. Após toda a preparação da aeronave e dos homens de resgate, a aeronave realiza um voo pairado a uma altura próxima de 15 metros enquanto o homem de resgate verifica as condições da vítima.

Dessa forma, se a vítima estiver sem traumas na coluna cervical, é feita a sua retirada por meio de uma alça de içamento até a aeronave. Se for diagnosticada alguma fratura em sua coluna, é realizada a descida de mais um homem de resgate com uma maca, a fim de estabilizar o acidentado antes de ser içado pelo H-60L.

Para o resgate de indivíduos a bordo de uma embarcação, é feito todo o contato com o Comandante do navio via rádio. Quando a aeronave se aproxima do alvo, a tripulação realiza a verificação das condições do vento, obstáculos, objetos soltos e condições visuais da vítima. Após a preparação da aeronave e dos homens de resgate, inicia-se a exposição do militar a ser içado até o deque da embarcação. De maneira análoga ao resgate de homem ao mar, utiliza-se a alça de içamento ou a maca para estabilização do indivíduo.

Para a realização de missões reais de qualquer natureza, a cooperação de toda a tripulação – que é composta por Pilotos, Operadores de Equipamentos Especiais e Homens de Resgate – SAR (do inglês, Search and Rescue) – é indispensável. Cada militar, de forma codependente, desempenha um papel fundamental dentro da aeronave.

Segundo o mecânico do Esquadrão, Sargento Andrio Piveta Gonçalves, é de extrema importância o adestramento operacional da tripulação. “Atualmente, os Esquadrões de Asas Rotativas são os principais vetores aéreos para realizar um resgate dentro do mar aberto. Por vezes, esta é a única esperança do marinheiro retornar para sua família”, afirmou o especialista.

Já o Comandante do 5º/8º GAV, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Alonso Fortes, destaca a complexidade do treinamento realizado. “É de suma importância que as tripulações do Esquadrão Pantera estejam treinadas e prontas para cumprir esse tipo de missão”, concluiu.

OUTRAS MÍDIAS


HERTZ - “Esquadrilha da Fumaça” 2ª edição do Aero Franca: Organização divulga regras para o evento


Redação | Publicada em 11/05/2023 14:35

A organização da 2ª edição do Aero Franca, que acontecerá no próximo dia 28 de maio, das 08h00 às 18h00, no aeroporto tenente Lund Presotto divulgou uma série de regras para a nova edição do evento, que contará com a presença da Esquadrilha da Fumaça e outras participações. A expectativa da organização é superar o público da primeira edição, que foi de 55  mil pessoas.