NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


O KC-390 Millennium no frio do Alasca


Da Redação | Publicada em 12/02/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer iniciaram, no dia 08 de fevereiro, os ensaios de frio extremo, conhecido como Cold Soak, da aeronave KC-390 Millennium, com o FAB 2855, que participou do Exercício Operacional Culminating, no estado do Alasca, Estados Unidos da América (EUA). A missão tem como foco verificar a integração de todos os subsistemas e a robustez do novo cargueiro da FAB em ambiente hostil, com condições de temperatura extremamente baixas.

A atividade é gerenciada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e conta com representantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) e integrantes da Embraer. Já a operação da aeronave teve o apoio de tripulação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), o “Esquadrão Zeus”.

Diferentemente de uma qualificação ambiental quanto a componente, o ensaio de Cold Soak tem por objetivo investigar, no quesito sistema, o efeito da exposição da aeronave a temperaturas extremamente baixas, por um intervalo de tempo considerável em solo, situação na qual a falha de sistemas pode levar a eventos de Dificuldades em Serviço, nas quais a aeronave fique sem condições de operação.

O início da atividade se deu com a chegada do KC-390 à cidade de Jacksonville (FL), no dia 08 de fevereiro, onde a equipe especializada da Embraer e da FAB, entre engenheiros, técnicos e tripulantes se reuniram. No mesmo dia, a aeronave decolou para Moses Lake (WA) para realizar o primeiro trajeto do traslado para Fairbanks (AK). Vale notar que essa etapa teve duração de 6h28min, que representa o maior tempo de voo operacional do KC-390, em percurso único, já realizado e explicita a autonomia e o alcance da aeronave, fatores essenciais para o cumprimento da missão de transporte aéreo logístico.

Já em Fairbanks, a aeronave foi exposta, por um longo período, a um ambiente climático favorável aos testes, atingindo um pico de -37,8°C com sensação térmica de – 47,8°C. Após o tempo de exposição requisitado, foram conduzidos cheques operacionais da aeronave para verificar a correta funcionalidade de diversos sistemas, tais como: aviônicos, elétrico, hidráulico, controles de voo, combustível, motores, Auxiliary Power Unit (APU) e radar.

O tenente-coronel aviador Carlos Vagner Ottone Veiga, do Esquadrão Zeus, está na missão e destacou a importância dos testes. “Os resultados dos testes serão importantes para seguir com a certificação da aeronave nesta condição, um grande passo para que as missões do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) com o KC-390 possam ocorrer em um futuro próximo. Cabe ressaltar que o Esquadrão alcançou a marca de voo mais longo com essa aeronave, no trecho entre Jacksonville e Moses Lake, evidenciando a enorme capacidade desse vetor”, explicou.

Para o tenente-coronel engenheiro Emerson Gonçalves de Souza, da COPAC, que também faz parte da equipe, o ensaio Cold Soak é mais um passo na certificação da aeronave. “A realização do ensaio representa um marco importante no processo de desenvolvimento e certificação militar da aeronave KC-390, que visa garantir que esse importante vetor da Força Aérea estará apto a operar eficientemente em condições de baixa temperatura, atendendo aos requisitos estabelecidos pela Força Aérea para seu emprego”, disse.

Devido à exposição ao extremo frio, os cheques ocorreram de forma cadenciada e minuciosa, a fim de garantir a segurança da equipe de ensaios e a qualidade dos resultados obtidos. A longa jornada de testes permitiu a coleta de dados diversos que serão utilizados para comprovar a robustez da aeronave, bem como para o aprimoramento e maturação dos sistemas avaliados.

“Foi uma grande alegria para o time de engenheiros e mecânicos da Embraer observar o resultado de anos de desenvolvimento. A aeronave operou muito bem e, com o resultado do ensaio, poderemos aumentar a segurança e a eficiência quando o KC-390 operar em baixas temperaturas”, comentou o engenheiro da Embraer Guilherme Moreschi Valente dos Santos.

O sucesso da missão foi um passo fundamental para prosseguir na certificação da aeronave KC-390 Millennium, garantindo a integração dos sistemas, a robustez e a segurança em todo o envelope operacional. Destaca-se, ainda, que tais características auxiliarão no cumprimento das missões estratégicas do PROANTAR.

PORTAL AEROFLAP


FAB posta fotos do KC-390 Millennium em meio ao frio extremo do Alasca


André Magalhães | Publicada em 12/02/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) postou fotos do KC-390 Millennium que está no estado do Alasca, EUA, fazendo testes de frio extremo, Cold Soak, a aeronave chegou na cidade de Fairbanks (AK), no dia 8 de fevereiro.

O KC-390 em questão fez a seguinte rota: Anápolis (GO), Boa Vista (RO), Jacksonville (FL), Moses Lakes (WA) e por fim Fairbanks (AK).

Entre que a etapa de Moses Kaes até Fairbanks teve uma duração de 6h28min, o que representa o maior tempo de voo operacional do KC-390, em percurso único, já realizado.

A missão foi coordenada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e teve a participação do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI),  Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), integrantes da Embraer e do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, esquadrão da aeronave.

Para o Tenente-Coronel Engenheiro Emerson Gonçalves de Souza, da COPAC, que também faz parte da equipe, o ensaio Cold Soak é mais um passo na certificação da aeronave. “A realização do ensaio representa um marco importante no processo de desenvolvimento e certificação militar da aeronave KC-390, que visa garantir que esse importante vetor da Força Aérea estará apto a operar eficientemente em condições de baixa temperatura, atendendo aos requisitos estabelecidos pela Força Aérea para seu emprego”, disse.

Em Fairbanks, o KC-390 foi submetido a temperaturas de de -37,8°C com sensação térmica de – 47,8°C. Após esse tempo de exposição diversos cheques foram feitos na aeronave tendo como objetivo verificar a funcionalidade de alguns equipamentos, como: aviônicos, elétrico, hidráulico, controles de voo, combustível, motores, Auxiliary Power Unit (APU) e radar.

“Foi uma grande alegria para o time de engenheiros e mecânicos da Embraer observar o resultado de anos de desenvolvimento. A aeronave operou muito bem e, com o resultado do ensaio, poderemos aumentar a segurança e a eficiência quando o KC-390 operar em baixas temperaturas”, comentou o engenheiro da Embraer Guilherme Moreschi Valente dos Santos.

Hoje a FAB conta com quatro unidades do KC-390 que são operadas a partir da ALA-2, em Anápolis-GO. A previsão é que a FAB receba 28 exemplares que aos poucos irão substituir os C-130/KC-130 Hércules.

Comandante da Aeronáutica é condecorado com a Medalha do Centenário


André Magalhães | Publicada em 12/02/2021

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, participou, nesta quarta-feira (10), do Almoço do Centenário, uma das ações que fazem parte das comemorações dos 100 anos do Ministério Público Militar (MPM), com o apoio da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM).

Participaram do evento o Procurador-Geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte; o Conselheiro Nacional do Ministério Público Militar e Subprocurador-Geral de Justiça Militar, Marcelo Weitzel; o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral da Justiça Militar, Jorge Farias; o Diretor-Geral do Ministério Público Militar, Alexander Pires; o Secretário de Relações Institucionais, Antonio Coutinho; e o Presidente da ANMPM, Edmar Jorge de Almeida.

O Oficial-General foi homenageado com a Medalha do Centenário, criada especialmente pela ANMPM para celebrar o tão significativo marco cronológico da Instituição. O Procurador-Geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, e o Presidente da ANMPM, Edmar Jorge de Almeida, agradeceram ao Tenente-Brigadeiro Bermudez pelo brilhante trabalho desenvolvido à frente da Força Aérea Brasileira (FAB), promovendo a segurança e a estabilidade que o País necessita.

Também ressaltaram as ações promovidas pela FAB de apoio ao enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, como o transporte de profissionais da área de saúde, medicamentos e equipamentos hospitalares; a distribuição de suprimentos, cestas básicas e água potável, inclusive para comunidades indígenas; o repatriamento de brasileiros, entre outras atividades. Estes fatos levaram o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), após manifestação do MPM, a emitir uma Nota Pública em reconhecimento à atuação das Forças Armadas no enfrentamento à COVID-19. Na oportunidade, saudaram, ainda, a Força Aérea Brasileira pelos 80 anos completados em 2021.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez enalteceu o recebimento da comenda. “Agradeço a homenagem e destaco que todo reconhecimento que recebo evidencia o trabalho dos homens e mulheres do Comando da Aeronáutica”, finalizou.

Histórico da ANMPM e da Condecoração Honra ao Mérito da ANMPM

A Associação do Ministério Público Militar (ANMPM) foi fundada em 30 de novembro de 1978 num contexto em que se mostrava essencial a criação de uma entidade representativa dos membros do Ministério Público Militar (ativos, aposentados e pensionistas), capaz de garantir a especial mobilização da classe, o diálogo continuo com o procurador-geral sobre as necessidades da categoria e, sobretudo, de estender essa interlocução para outras instituições, que cada vez mais influíam nos destinos do Ministério Público brasileiro.

A ANMPM completou, em 30 de novembro de 2018, 40 anos de existência, demonstrando o acerto dos que a idealizaram, tanto pela projeção e respeito alcançados no âmbito associativo, mas principalmente pela eficiência de sua atuação e responsabilidade com que as diversas Diretorias vêm pautando as sucessivas gestões.

A Condecoração Honra ao Mérito da ANMPM está prevista no art. 59 do Estatuto Social e disciplinada no art. 38 do Regimento Interno, materializando-se em forma de Medalha especialmente confeccionada para agraciar personalidades civis e militares que, de alguma forma, tenham contribuído efetivamente para que a entidade promova a defesa de seus associados, conquistando os objetivos que nortearam a sua criação.

 

MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas concentram todos os esforços no apoio à população do Amazonas


Centro De Comunicação Social Da Defesa (ccomsod) | Publicada em 12/02/2021 12:33

O Ministério da Defesa (MD) repudia veementemente qualquer acusação ou insinuação de indiferença das Forças Armadas diante da crise decorrente da Covid-19 no estado do Amazonas. Acusações e insinuações dessa natureza só podem ser decorrentes de má fé ou de alienação e absoluto desconhecimento dos fatos.

 As Forças Armadas estão diretamente engajadas no combate ao novo coronavírus em todo o País, desde o início da pandemia. A Operação Covid-19 atua em todos os estados, desde março de 2020, mobilizando em média 34 mil militares diariamente.

Justamente por atuarem na linha de frente, o índice de contaminação dos militares tem sido muito superior à média da população. Até o momento, 39.600 militares da ativa já foram contaminados, 12% do efetivo total das Forças Armadas.

 Assim, os hospitais militares têm estado bastante sobrecarregados. Além de tratar os militares da ativa contaminados, esses hospitais devem atender, conforme previsto em lei, milhares de militares inativos, dependentes e pensionistas, que, mensalmente, têm valores descontados em seus pagamentos para os fundos de saúde.

Na atual crise no Amazonas, todos os desafios e as angústias da pandemia também chegaram aos hospitais militares. Para atender os 55.201 usuários que compõem a família militar no estado, existem apenas 26 leitos de UTI, dos quais 18 estão presentemente ocupados, já tendo ocorrido 140 óbitos, situação que evolui a cada dia, em função da grande quantidade de militares contaminados. Por diversos dias de janeiro, a ocupação na UTI de Covid nos Hospitais Militares chegou a 100%. Para evitar o colapso total, 33 militares foram evacuados para outros estados, assim como vem sendo realizado com pacientes civis.

Mesmo assim, as Forças Armadas vêm concentrando todos os seus esforços para apoiar a população do estado do Amazonas. Desde o dia 8 de janeiro, aeronaves da Força Aérea Brasileira estão atuando no transporte de pacientes, bem como de tanques e cilindros de oxigênio, equipamentos de saúde e hospitais de campanha. Foram realizados 186 voos, sendo 63 para remoção de pacientes e 123 para apoio logístico de insumos médicos, totalizando 1.650 horas de voo.

As Forças Armadas disponibilizaram, transportaram e montaram em Manaus dois hospitais de campanha para atender a população.

A fim de contribuir para desafogar o sistema de saúde local, aviões da Força Aérea Brasileira também já transportaram 628 pacientes para outros estados.

As Forças Armadas transportaram um reservatório com 90 mil m³ de oxigênio, 529 tanques de oxigênio líquido, 28 usinas de oxigênio, 5.113 cilindros de oxigênio gasoso, além de 104 respiradores e mais de 10 toneladas de medicamentos.

As Forças Armadas, conforme claramente demonstrado nos fatos apresentados, não têm poupado esforços para apoiar a população, no limite de suas possibilidades.

Usinas geradoras de oxigênio abastecem sistema de saúde no Amazonas


Viviane Oliveira | Publicada em 12/02/2021 20:16

Usinas geradoras de oxigênio têm auxiliado no abastecimento de hospitais no Amazonas em resposta à crise sanitária provocada pela Covid-19. Três unidades, que saíram de Curitiba (PR), nesta quarta-feira (11), com destino à Manaus (AM), somam o total de 28 usinas de produção enviadas para o estado, até o momento. Os equipamentos, de fabricação nacional, foram transportados pela Força Aérea Brasileira.

As usinas serão encaminhadas para os municípios de Autazes, Nova Olinda do Norte e Careiro, todos no Amazonas. As unidades, com capacidade para produzir 8.760 metros cúbicos de oxigênio medicinal por mês, viabilizam o envasamento de até 38 cilindros por dia. Esse desempenho atende de 100 a 150 leitos hospitalares com 10 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Desde o início das ações emergenciais de apoio ao estado, no início de janeiro, as Forças Armadas atuam sem parar no transporte de oxigênio e insumos em apoio ao estado no norte do País. Na terça-feira (10), 26 tanques de oxigênio líquido foram enviados de Brasília para Manaus, que centraliza os itens recebidos de várias capitais do País e realiza a distribuição para os municípios amazonenses. Até então, foram transportados 529 tanques de oxigênio líquido e 5.290 cilindros de oxigênio gasoso. Desses, 116 cilindros foram encaminhados para a região de Tefé (AM) e 52 unidades para Parintins (AM).

Somado a esses esforços, os militares cooperam com a transferência de pacientes de Manaus (AM) para outros estados do País. A força-tarefa, dentro desse cenário, visa reduzir a ocupação de leitos nos hospitais para que sejam disponibilizados para pessoas em quadros mais sensíveis da Covid-19. Até então, mais de 640 pessoas foram deslocadas para unidades de saúde em outros estados, sendo 18 pacientes oncológicos que prosseguirão o tratamento no Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, 192 voos foram realizados nessa etapa da Operação Covid-19, somando 1.686 horas de deslocamento. Foram 54 trechos aéreos para a remoção de pacientes e 128 para apoio logístico, com o transporte de mais de 1.970 toneladas de carga.