NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Esquadrão Gavião celebra primeiro voo solo de Aspirantes a Oficiais Aviadores


Carlos Ferreira | Publicada em 12/05/2021 09:00

O Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN), realizou, no dia 6 de maio, o primeiro voo solo do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Asas Rotativas (CEO-AR). Trata-se do início da atividade aérea no helicóptero H-50 Esquilo.

Esta é a etapa mais marcante do treinamento, uma vez que, tradicionalmente, em helicópteros, o voo é realizado com equipe de tripulantes. “Há o mérito da conquista pessoal e da dedicação do Aspirante a Oficial Aviador ao realizar o primeiro voo solo. Na cabine, junto a ele, está todo o empenho dos instrutores, do pessoal da manutenção, do controle de tráfego aéreo e do apoio”, ressaltou o Comandante do Esquadrão Gavião, Tenente-Coronel Aviador Daniel Duarte Moreira Peixoto.

O Aspirante Igor Cardoso da Silva Marins foi o primeiro piloto a realizar o voo solo no H-50 Esquilo. “É um momento totalmente diferente. É incrível voar uma máquina que nunca voamos antes. É um sentimento de satisfação chegar aqui e conseguir realizar um sonho”, contou.

Os pilotos que, durante a formação na Academia da Força Aérea (AFA), não tiveram contato com a Aviação de Asas Rotativas, passaram inicialmente pela formação teórica na aeronave H-50 Esquilo. Após essa etapa, iniciaram a fase básica do Curso, quando foram ministradas instruções em voo de técnicas de pilotagem, exercícios básicos de aproximação, pousos pontuais e corridos, além de treinamentos em emergências como pane hidráulica, perda de potência e autorrotação.

O Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, recebeu o Aspirante Marins e entregou o Distintivo de Condição Especial de Operacionalidade na Aviação de Asas Rotativas. “A missão da Ala 10 é muito nobre e se reveste de dois objetivos: o primeiro, formar como Oficial o cadete que chega da Academia da Força Aérea; o segundo, prepará-lo operacionalmente para os Esquadrões. O voo solo é um marco importante, tanto para o Esquadrão Gavião quanto para a Aviação de Asas Rotativas, pois a partir desse momento é formado mais um militar operacionalmente”, afirmou o Comandante.

PORTAL AEROFLAP


Unidades de transporte da FAB celebram aniversário de fundação


Agência Força Aérea | Publicada em 12/05/2021

Nesta quarta-feira (12), os esquadrões Tracajá, Pastor, Pioneiro e Guará celebram seus 52 anos de fundação. Os Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA) são sediados em múltiplas localidades do país, e são empregados em missões de evacuação aeromédica, suprimento, lançamento de cargas, transporte órgãos e demais operações. 

Sediado na Ala 9, em Belém (PA), o 1º ETA, Esquadrão Tracajá utiliza aeronaves C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan. As mesmas aeronaves também são empregadas pelo 2º ETA, o Esquadrão Pastor, baseado na Ala 10, em Parnamirim (RN).

O 3º ETA, Esquadrão Pioneiro, destaca-se por ter sido a primeira unidade a utilizar o Embraer C-95 Bandeirante, aeronave que usa até os dias de hoje, atualmente modernizada. A organização é sediada na Base Aérea de Santa Cruz, atual Ala 12, no Rio de Janeiro. 

Já o 6º ETA, o Guará, opera aeronaves C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan, U-55 Learjet e U-100 Phenom. O esquadrão tem como casa a Base Aérea de Brasília (Ala 1). 

Recebidos em 2019, os Embraer U-100 Phenom são as aeronaves mais novas da unidade, e vem sendo empregadas extensivamente no transporte de órgãos e tecidos vitais. Na quarta-feira passada, um dos U-100 transportou um coração de Goiânia para Brasília. Segundo a FAB, o Guará realiza mais de 40% das missões de transporte de órgãos e de equipes médicas para transplante.

Desativado em janeiro de 2018, o 4º ETA, Esquadrão Carajá, também estaria celebrando seus 52 anos de fundação hoje. 

Os ETAs da FAB foram criados em 12 de maio de 1969 pela Portaria R012/GM3, que veio com o objetivo de descentralizar as atividades do Comando de Transporte Aéreo. A FAB também conta com outros dois ETA: o Esquadrão Pégaso (5º ETA), da Ala 3, e o Esquadrão Cobra (7º ETA), da Ala 8.