NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL O VALE (S.J. DOS  CAMPOS -SP)


KC-390 da Embraer leva materiais de saúde para combater Covid-19

Avião decolou do Rio de Janeiro para Manaus com 6,9 toneladas de equipamentos e uma ambulância

Redação | Publicada em 13/04/2020 11:24

Fabricado pela Embraer, o KC-390 Millennium da FAB (Força Aérea Brasileira) transportou 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e uma ambulância para Manaus, na última sexta-feira (10). A decolagem foi da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Também uma aeronave C-105 Amazonas decolou da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, para Fortaleza (CE), com 30 respiradores hospitalares, aproximadamente uma tonelada de carga.

“Aqui no estado, o crescimento da Covid-19 é substancial e essa carga que recebemos vai aumentar a capacidade de internação do nosso hospital”, disse a tenente-coronel Rosieny Santos Batalha, diretora do Hospital de Aeronáutica de Manaus, sobre a importância de receber os materiais e equipamentos neste momento.

Segundo a FAB, o KC-390 Millennium realiza, a partir deste mês, voos em rota para o Rio de Janeiro, Guarulhos, Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), além de Canoas e Santa Maria (RS). As aeronaves poderão fazer transporte de cargas.

“Em março, terminamos a fase básica do treinamento dos nossos pilotos, que eram os voos locais, e começamos agora os voos de Transporte Aéreo Logístico. Nesses voos em rota, estamos treinando pilotos, mecânicos e mestres de carga, no carregamento e descarregamento de cargas”, disse o tenente-coronel aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, comandante do Esquadrão Zeus, que opera o avião feito pela Embraer.

KC-390 Millennium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo, Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras. A aeronave foi desenvolvida pela Embraer para atender aos requisitos operacionais da FAB.

A aeronave conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo , por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer.

PORTAL DEFESANET


Ministério da Defesa reforça ações da Operação COVID-19


Redação | Publicada em 13/04/2020 09:00

Com o objetivo de fortalecer as ações do governo federal na Operação COVID-19, o Ministério da Defesa (MD) está cadastrando as empresas que atuam no setor de Defesa. A meta na ação denominada “COVID-19, Produtos ao Alcance de Todos” é identificar as empresas que podem fornecer equipamentos para auxiliar no combate ao vírus.

Em paralelo, o Ministério está disponibilizando as informações sobre as empresas para órgãos públicos. A lista, com os nomes das empresas, locais onde atuam e os equipamentos que podem fornecer, será enviada ao Ministério da Saúde, às Forças Armadas, ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Oitenta e dois respiradores que necessitam de reparo serão transportados, pela Força Aérea Brasileira, para manutenção em diversas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A ação também conta com o envolvimento da Chefia de Logística (CHELOG) do Ministério e faz parte da Operação COVID-19.

Conforme levantamento, a unidade do SENAI em Salvador (BA) receberá o maior número de aparelhos para conserto. Serão 32 respiradores provenientes dos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, Amazonas e Acre, além do Distrito Federal.

Os centros que receberão os outros aparelhos estão localizados em Curitiba (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), São Luiz (MA) e São Paulo (SP), além de Belo Horizonte (MG), que também receberá respiradores provenientes de Barbacena, Juiz de Fora e Lagoa Santa, no interior do estado. Nesta missão, também haverá o envolvimento do Exército e da Marinha.

A primeira ação da parceria ocorreu em 6 de abril, quando 18 equipamentos foram recolhidos pela Força Aérea Brasileira (FAB), na capital federal e em Macapá (AP), para manutenção no SENAI de Belo Horizonte (MG). As missões de transporte dos respiradores terão prosseguimento nos próximos dias. A operação é gerenciada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM) do MD.

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), os defeitos apresentados são variados, como: necessidade de limpeza, calibração, verificação de peças plásticas ressecadas, mangueiras ou conexões, mas o principal problema costuma ser com a bateria do equipamento. A meta é devolver os respiradores para uso em até uma semana.

Produtos ao Alcance de Todos

Em outra frente, na “COVID-19, Produtos ao Alcance de Todos” para identificar as empresas da Base Industrial de Defesa (BID) que podem fornecer equipamentos para auxiliar no combate ao vírus, 106 empresas já se cadastraram, oferecendo 404 produtos. A ação foi lançada em 27 de março e os dados foram repassados ao Ministério da Saúde, às Forças Armadas, ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A iniciativa também faz parte da Operação COVID-19 do Governo Federal.

O Secretário-executivo do CONASEMS, Mauro Junqueira, destacou que a ação alcançou todos os 5.570 municípios do país. Ele comentou que alguns Secretários já acionaram as empresas. “Neste momento, ainda não conseguimos saber quais as indústrias e municípios estão negociando. Mas certamente esta ação está auxiliando muito os órgãos de saúde dos municípios”, destacou.

As empresas, que compõem a Base Industrial de Defesa (BID), alteraram os seus processos produtivos, o que lhes permitiu oferecer produtos como: álcool gel, máscaras, luvas, artigos de laboratório e farmácia, respiradores automáticos e termômetros digitais a laser. As indústrias também apresentaram a capacidade de produção diária, o que abre a possibilidade de o gestor fazer um planejamento de suas necessidades.

As empresas cadastradas estão localizadas em todas as regiões do País, com maior ênfase para as regiões Sul e Sudeste. Isto proporciona maior agilidade nos processos de contratação e entrega dos produtos, atendendo as situações de urgência e emergência dos órgãos de Saúde.

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação Covid-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Guarnições da FAB auxiliam no enfrentamento ao novo Coronavírus

Efetivo oferece apoio psicológico e participa de doação de sangue

Agência Força Aérea | Publicada em 13/04/2020 11:10

Militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) realizaram ações de solidariedade. De forma voluntária, eles estiveram na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE) para doação de sangue. Além disso, o efetivo do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), em parceira com o Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), oferece suporte psicológico a militares da ativa e veteranos, juntamente com  seus dependentes, e aos servidores civis da Guarnição. As ações têm como foco central auxiliar no enfrentamento ao novo Coronavírus.

CINDACTA III e HARF realizam campanha de suporte psicológico

A parceria entre o CINDACTA III e o HARF envolve oito profissionais, para oferecer suporte psicológico a militares da ativa e veteranos, juntamente com  seus dependentes, e aos servidores civis da GUARNAE-RF. O objetivo é reduzir o estresse causado pelos momentos vividos neste período de isolamento social.

Nesta forma de intervenção, o foco é oferecer o suporte, a escuta, o acolhimento e a orientação, não sendo considerado como tratamento psicoterápico. Por outro lado, respostas emocionais, embora consideradas disfuncionais (problemas com o sono, irritabilidade aumentada, sentimentos e pensamentos negativos, entre outras), em um cenário de crise, são consideradas normais. O atendimento é feito por meio do contato telefônico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h

A psicóloga do CINDACTA III, Tenente Manuela Beltrão, salienta que esta é uma importante iniciativa, por demonstrar preocupação com a segurança e bem estar da Família Força Aérea. “No atual cenário de pandemia, com o isolamento social e as alterações no dia a dia do indivíduo, existe um aumento no nível de estresse, ansiedade e depressão. Com o atendimento telefônico, podemos prestar apoio emocional, orientando no desenvolvimento de estratégias de como lidar nessa situação”, afirma a Oficial.

Doação de sangue

 

A ação aconteceu na última quarta-feira (08/04) e teve a intenção de contribuir com o abastecimento dos bancos de sangue de Pernambuco, em razão da baixa no estoque por conta da pandemia de COVID-19. O Comandante do CINDACTA III e Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto Nordeste, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, promoveu, junto à GUARNAE-RF, a campanha de doação de sangue.

As doações acontecem de forma coordenada, com o objetivo de evitar aglomerações e diminuir as chances de contaminação pelo vírus. Assim, são respeitadas as recomendações de distanciamento e higiene, não havendo risco para os voluntários. O Soldado Moaci Francisco de Queiroz Filho foi um dos doadores e salientou a importância do ato. “Estamos passando por um momento delicado e, com essas ações, ajudamos aqueles que necessitam”, afirmou.

A GUARNAE-RF realiza, também, campanhas de arrecadação de alimentos para familiares de militares, bem como para população civil. Apoia, ainda, o desembarque de materiais de saúde transportados pela Força Aérea Brasileira, além de participar das ações do Comando Conjunto Nordeste no combate ao vírus, cumprindo, assim, as determinações do Ministério da Defesa.

Esquadrão de Saúde de Salvador integra barreira da Vigilância Sanitária Estadual¹

 

Militares do Esquadrão de Saúde da Base Aérea de Salvador (BASV) passaram a integrar, na quarta-feira (08/04), a equipe que atua na barreira da Vigilância Sanitária Estadual, na área de desembarque do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. O objetivo é aferir a temperatura dos passageiros, em ação de combate ao novo Coronavírus.

Os profissionais da Força Aérea Brasileira (FAB) passam a apoiar a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), sob a coordenação do Comando Conjunto da Bahia. A orientação é que, se algum passageiro apresentar temperatura acima de 37,8ºC, a Sesab deve ser notificada para o  devido acompanhamento.

De acordo com o Tenente Dentista Eduardo Gomes Ferraz, a cooperação é importante, na medida em que une esforços no combate ao novo Coronavírus. “Essa ação, que faz parte da Operação COVID-19, é de extrema utilidade, pois por meio dela poderemos evitar que pessoas com sintomas adentrem à cidade sem a realização do teste. Além disso, como militar da Força Aérea Brasileira, sinto-me orgulhoso de fazer parte desse grande esforço contra a pandemia”, ressalta.

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, tem por objetivo fortalecer as ações do Governo Federal contra a nova pandemia, contando com a atuação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

OUTRAS MÍDIAS


AMAZONAS ATUAL - Força Aérea ajudará na vacinação contra Influenza no interior do Amazonas


Redação | Publicada em 13/04/2020 16:28

Dos 62 municípios do Amazonas, nove vão receber as doses da vacina contra Influenza com a ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB), nos próximos dias. São municípios de difícil acesso, informa a Susam (Secretaria de Saúde do Amazonas). Os postos de vacinação do estado do Amazonas imunizam idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza, que causa a gripe.

Idosos com 60 anos ou mais que vivem em Manaus não precisam sair de casa. As equipes de saúde vão até o domicílio para aplicar a vacina nas pessoas que são acompanhados pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Aqueles que não são assistidos na estratégia devem se cadastrar por meio do site da Secretaria de Saúde Municipal e agendar a vacina. 

Nos demais municípios do estado, a vacinação é feita nos postos de saúde. Os municípios amazonenses têm autonomia para definir as estratégias de vacinação em seus postos de saúde, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde de evitar aglomerações por causa do coronavírus, Se houver fila, os idosos devem manter distância de dois metros.

Izabel Nascimento, coordenadora estadual de Imunização da Susam, afirma que a população precisa ser vacinada para evitar a propagação do vírus Influenza. Ela também dá outras dicas para evitar a gripe. “Nós precisamos, efetivamente, diminuir não só a circulação viral do coronavírus, mas também do Influenza. Ao espirrar, use o cotovelo, use o lenço, lave a mãos, não empreste seus materiais de uso pessoal para outras pessoas. Enfim, são coisinhas básicas”. 

O estado recebeu 216 mil doses para iniciar a campanha. Nas próximas semanas, o Ministério da Saúde deve enviar novas doses da vacina para o Amazonas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo da campanha, o que corresponde a 1,2 milhão de pessoas. 

Na segunda fase da campanha, a partir de 16 de abril, serão vacinados membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A partir de 9 de maio, na terceira etapa, entram professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência. 

Com a pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A ideia é permitir que os médicos façam o diagnóstico e encaminhem os pacientes. Gripe e Covid-19 têm sintomas parecidos. As autoridades em saúde lembram que a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus. 

De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave no estado do Amazonas, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde, desde novembro de 2019 foram notificados 19 casos de Influenza, 15 pelo tipo B do vírus e quatro pelo conhecido subtipo A (H1N1). Três pessoas morreram em Manaus por Influenza B. 

Idosos, gestantes, doentes crônicos e os grupos de risco contemplados no calendário de vacinação não podem deixar de se vacinar. Francieli Fontana, coordenadora Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, afirma que essa é a melhor forma de se proteger da gripe. 

“A melhor maneira de reduzir a chance de adquirir Influenza grave e contagiar outras pessoas é a vacinação. Ela oferece imunidade aos três tipos de vírus da gripe que circulam em qualquer estação, tanto no inverno como no verão”, disse. 

Por recomendação do Ministério da Saúde a rede pública de saúde do Amazonas interrompeu, temporariamente, as vacinas de rotina. Ficam mantidas apenas as campanhas contra Sarampo e Influenza. O objetivo é reduzir o contato dos idosos com 60 anos ou mais, que são atendidos na primeira fase da campanha de vacinação. Em caso de fila, os idosos devem manter distância de dois metros.

O BRASILIANISTA - Duas aeronaves da FAB transportam materiais de saúde para enfrentar pandemia


Redação | Publicada em 13/04/2020 17:46

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira, o KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB e o C-105 Amazonas, partiram nesta sexta-feira para transportar 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e 30 respiradores hospitalares com uma tonelada de carga, respectivamente.

Em missão interministerial, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, o KC-390 MIllennium decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para a Base Aérea de Manaus, no Amazonas. Já o C-105 Amazonas partiu de Guarulhos, em São Paulo, para Fortaleza, no Ceará.

“Aqui no Estado, o crescimento da COVID-19 é substancial e essa carga que recebemos vai aumentar a capacidade de internação do nosso hospital”, afirmou a Diretora do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Tenente-Coronel Rosieny Santos Batalha.

PORTAL DO HOLANDA - FAB vai ajudar na vacinação contra Influenza no interior do Amazonas


Redação | Publicada em 13/04/2020 09:04

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai auxiliar o trabalho de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, em nove municípios do Amazonas em regiões consideradas de difícil acesso, conforme noticiou a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam). O Estado está em fase de conclusão da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, imunizando idosos com idade acima dos 60 anos e profissionais da saúde. 

Devido a pandemia do novo coronavírus, a campanha foi antecipada no Brasil e o Amazonas recebeu 216 mil doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde. Mais doses serão enviadas para o Estado nas próximas semanas para realização da segunda e terceira etapas da campanha. 

A segunda etapa inicia no dia 16 de abril, com foco na imunização dos profissionais da força de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A terceira etapa inicia no dia 9 de maio, para vacinação de professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência. O objetivo é vacinar 90% do público-alvo.

 

DEFESA TV - Parceria da Defesa com a indústria brasileira amplia combate à Covid-19


Marcelo Barros | Publicada em 13/04/2020 10:37

Oitenta e dois respiradores que necessitam de reparo serão transportados, pela Força Aérea Brasileira, para manutenção em diversas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A ação também conta com o envolvimento da Chefia de Logística (CHELOG) do Ministério e faz parte da Operação COVID-19.

Conforme levantamento, a unidade do SENAI em Salvador (BA) receberá o maior número de aparelhos para conserto. Serão 32 respiradores provenientes dos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, Amazonas e Acre, além do Distrito Federal.

Os centros que receberão os outros aparelhos estão localizados em Curitiba (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), São Luiz (MA) e São Paulo (SP), além de Belo Horizonte (MG), que também receberá respiradores provenientes de Barbacena, Juiz de Fora e Lagoa Santa, no interior do estado. Nesta missão, também haverá o envolvimento do Exército e da Marinha.

A primeira ação da parceria ocorreu em 6 de abril, quando 18 equipamentos foram recolhidos pela Força Aérea Brasileira (FAB), na capital federal e em Macapá (AP), para manutenção no SENAI de Belo Horizonte (MG). As missões de transporte dos respiradores terão prosseguimento nos próximos dias. A operação é gerenciada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM) do MD.

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), os defeitos apresentados são variados, como: necessidade de limpeza, calibração, verificação de peças plásticas ressecadas, mangueiras ou conexões, mas o principal problema costuma ser com a bateria do equipamento. A meta é devolver os respiradores para uso em até uma semana.

Produtos ao Alcance de Todos

Em outra frente, na “COVID-19, Produtos ao Alcance de Todos” para identificar as empresas da Base Industrial de Defesa (BID) que podem fornecer equipamentos para auxiliar no combate ao vírus, 106 empresas já se cadastraram, oferecendo 404 produtos. A ação foi lançada em 27 de março e os dados foram repassados ao Ministério da Saúde, às Forças Armadas, ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A iniciativa também faz parte da Operação COVID-19 do Governo Federal.

O Secretário-executivo do CONASEMS, Mauro Junqueira, destacou que a ação alcançou todos os 5.570 municípios do país. Ele comentou que alguns Secretários já acionaram as empresas. “Neste momento, ainda não conseguimos saber quais as indústrias e municípios estão negociando. Mas certamente esta ação está auxiliando muito os órgãos de saúde dos municípios”, destacou.

As empresas, que compõem a Base Industrial de Defesa (BID), alteraram os seus processos produtivos, o que lhes permitiu oferecer produtos como: álcool gel, máscaras, luvas, artigos de laboratório e farmácia, respiradores automáticos e termômetros digitais a laser. As indústrias também apresentaram a capacidade de produção diária, o que abre a possibilidade de o gestor fazer um planejamento de suas necessidades.

As empresas cadastradas estão localizadas em todas as regiões do País, com maior ênfase para as regiões Sul e Sudeste. Isto proporciona maior agilidade nos processos de contratação e entrega dos produtos, atendendo as situações de urgência e emergência dos órgãos de Saúde.

FLÁVIA MELLO - Universidade da Força Aérea distribui kits de alimentação às famílias de crianças e jovens do Profesp AF.


Flávia Mello | Publicada em 13/04/2020 19:14

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) iniciou na quinta-feira (09), a distribuição de kits alimentação para as famílias dos alunos atendidos pelo Programa Forças no Esporte – Segundo Tempo e o Projeto João do Pulo (PROFESP – PST e PJP), da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas, o Profesp atende crianças, adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, com a finalidade de promover cidadania, inclusão e integração social por meio de atividades físicas e reforço escolar, dentro de organizações militares.

Devido ao atual cenário de isolamento social em decorrência da COVID-19, as atividades do programa foram suspensas. Sendo o reforço alimentar fator importante dentro das atividades, a Orientação Normativa nº4 de 31 de março de 2020, do Ministério da Defesa , prevê a distribuição de kits de alimentação aos beneficiados do programa, durante o estado de calamidade pública em decorrência da COVID-19 (coronavírus).

“Agradeço a iniciativa que o Profesp teve em doar esses kits ao beneficiários. Estamos passando por um momento de grande dificuldade e essa é uma maneira de nos ajudar. Para mim foi uma grande honra ter recebido esse kit”, afirmou Cícera Graciela Oliveira da Silva, mãe da Emanoela Oliveira Alves, aluna beneficiada.

“Na véspera de Páscoa, este gesto social e humanitário das Forças Armadas potencializou o nosso compromisso de servir à Pátria e ao cidadão brasileiro. Assim, cumprindo as diretrizes do Sr. Ministro da Defesa e do Sr. Comandante da Aeronáutica, os elos da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos tornaram possível esta realidade, em apoio aos jovens atendidos por esses programas”, ressaltou o Major Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, Comandante da UNIFA e Coordenador Geral do Profesp Afonsos.