NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Comandante da FAB fala sobre importância estratégica do Gripen


Gabriel Centeno | Publicada em 13/05/2022

No 12º episódio da websérie Colaboração Real 4, produzida pela Saab, o comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Jr., falou sobre a importância estratégica do F-39 Gripen para o Brasil. 

A chegada das novas aeronaves representa uma nova era e um salto tecnológico para a aviação de caça brasileira, que está recebendo um avião com capacidades jamais vistas na Força. 

O Ten-Brig Baptista Jr., que foi piloto de caça, também falou sobre um 2º lote de aeronaves, com maior participação industrial brasileira.

“Já é hora de olharmos para a frente e entendermos que o Brasil necessita de uma quantidade muito maior que a atualmente contratada. Olhando o futuro, eu vejo que está na hora de nós começarmos a sonhar com o próximo lote.”

Em 22 de abril, Dia da Aviação de Caça, o comandante anunciou a compra de quatro Gripens adicionais ao primeiro contrato de 36 aeronaves, e os estudos para um segundo lote de aeronaves. O Brigadeiro não deu detalhes quanto ao número de F-39 para o próximo lote, mas em outras entrevistas, chegou a mencionar 30 unidades. 

A FAB já recebeu cinco F-39 Gripen, sendo que três estão no Brasil (4100, 01 e 02) e outros dois ainda estão na Suécia (4103 e 04). A dupla deve ser enviada ao Brasil por via marítima ainda no primeiro semestre de 2022. 

PORTAL DEFESANET


Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) completa 40 anos

Cerimônia realizada na Embaixada do Paraguai celebra sucesso do apoio da MTAB na Soberania do Espaço Aéreo local

Da Redação | Publicada em 13/05/2022 10:10

A Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) celebrou na última sexta-feira (06/05) seu 40º aniversário em uma cerimônia realizada no Auditório Tom Jobim da Embaixada do Brasil no Paraguai. A MTAB é uma Organização de excelência no assessoramento à República do Paraguai no desenvolvimento das atividades do campo aeronáutico. 

Ao longo desses 40 anos, a MTAB segue assessorando a Força Aérea Paraguaia (FAP) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), sob o lema: "Servir sem interferir no trabalho, cooperação e amizade".

Participaram da cerimônia o Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho; membros do corpo diplomático da Embaixada e Consulado Geral do Brasil em Assunção; Adidos militares e civis brasileiros credenciados no Paraguai; autoridades civis; Oficiais-Generais, Oficiais Superiores de diversas Unidades da FAP e integrantes da MTAB com seus familiares. 

Na oportunidade, foram homenageados os seguintes ex-integrantes da Missão: o Coronel Aviador Rubens Ribeiro Cardoso Filho; o Major Especialista José Carlos Coelho; o Major Especialista Alexandre Luiz Dutra Bastos; o Comandante da Força Aérea Paraguaia, General del Aire Arturo Javier Gonzalez Ocampo; o Chefe do Estado-Maior da FAP, General Div Aer Ruben Dario Piris Fernandez; o Diretor da DINAC, Félix Masao Kanazawa; e a Diretora do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), Zulma Noemí Román Medina. Na ocasião, também foi entregue o título honorífico de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” ao Gerente Industrial do Grupo Riquelme, conglomerado de empresas paraguaias, Ricardo Steffen.

O Chefe da MTAB, Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, destacou a importância da missão da Organização. “Ao longo de quatro décadas a MTAB esteve lado a lado da Força Aérea Paraguaia e da Direção Nacional de Aeronáutica Civil para o desenvolvimento e organização das atividades relacionadas à Soberania do Espaço Aéreo local. Em breve esperamos colaborar com estas instituições para o recebimento de novas tecnologias tão almejadas, como Super Tucanos, Radares, Sistemas Integrados de Gerenciamento Aeronáutico, entre outros”, disse.

Criação da Missão

A criação da MTAB, no início da década de 1980, teve como objetivo proporcionar ao Paraguai uma estrutura técnica e profissional para garantir a operação segura de artefatos bélicos aeronáuticos de última geração recém adquiridos do Brasil. A Organização, durante todo esse tempo, exerce um papel fundamental no campo Operacional, no Ensino, na Segurança de Voo e no Controle do Espaço Aéreo, fazendo que a Força Aérea Brasileira (FAB) seja um referencial de alto nível para o desenvolvimento da atividade aérea no Paraguai.  

FAB lança documentário pelos 70 anos da Esquadrilha da Fumaça

Sábado, 14 de maio, a partir das 14h30, no canal do Youtube da Esquadrilha da Fumaça

Publicada em 13/05/2022 09:09

A Esquadrilha da Fumaça realizará neste sábado (14/05), a partir das 14h30, a live Fumaça 70, em comemoração ao septuagenário do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), direto da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O evento será no dia do aniversário da Esquadrilha que, em 14 de maio de 1952, realizou sua primeira demonstração oficial. 

Utilizando as aeronaves North American T-6, a Esquadrilha da Fumaça originou-se da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de "Esquadrilha da Fumaça". A primeira escrita foi a sigla "FAB", nos céus da praia de Copacabana.

Em 1955, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões com distintivo e pintura próprios. Assim, a Esquadrilha da Fumaça foi aumentando o número de manobras e se popularizando cada vez mais no Brasil e no exterior, até que em 1963 foi transformada em "Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira", única no mundo a se apresentar com aviões convencionais, até 1969, ano em que recebeu sete jatos Super Fouga Magister (T-24). Por limitações técnicas, os T-24 operaram até 1972 e, como não haviam abandonado o velho T-6, continuaram as apresentações até que, em 1976, após 1.272 demonstrações, o então Ministério da Aeronáutica resolveu não utilizar mais a aeronave. A partir daquela data, a Fumaça cessou suas atividades por um breve período.

Alguns anos mais tarde, já na AFA, houve a reativação da Fumaça com o T-25 Universal – o famoso “Cometa Branco”. Em 8 de dezembro de 1983, foram adquiridos os EMB-312 Tucano – famosos T-27, da Embraer, aeronave utilizada até março de 2013, ano em que se iniciou a implantação dos A-29 Super Tucanos, com a bandeira do Brasil na cauda dos aviões utilizados até então nas demonstrações aéreas da Esquadrilha da Fumaça.

Live Fumaça 70

A transmissão ao vivo da demonstração acontecerá direto da Academia da Força Aérea. Por ser um voo transmitido pelo canal da equipe no Youtube, os portões da AFA não estarão abertos para o público assistir presencialmente.

Na ocasião, o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, piloto número 5 – Ala Esquerda Externa – o Capitão Aviador Vinícius Moreno, piloto número 6 – Ala Direita Externa e o locutor de eventos aéreos farão a locução e todo o direcionamento da live que terá, ainda, acrobacias de aviões civis e participações especiais de personalidades que já voaram com a Fumaça.

A live terá duração de, aproximadamente, 1h30 e será transmitida pelo canal de Youtube da Esquadrilha da Fumaça www.youtube.com/esquadrilhadafumaca.

FAB lança documentário pelos 70 anos da Esquadrilha da Fumaça

Para marcar essas sete décadas de história, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) produziu um documentário em vídeo que será publicado em quatro blocos temáticos.

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, completa 70 anos no próximo dia 14 de maio. Para marcar essas sete décadas de história, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) produziu um documentário em vídeo que será publicado em quatro episódios temáticos.

O produto traz uma linguagem leve, baseada em depoimentos dos Fumaceiros e belas imagens. A estética lúdica trazida pelo formato de desenho animado utilizado em alguns momentos é especialmente voltada ao público infantil - e aos adultos que voltam a ser criança assistindo às demonstrações - em alusão à maneira como o público muitas vezes enxerga a Fumaça, como se não fossem reais ou palpáveis.

No primeiro vídeo, intitulado "No solo", o público vai saber mais sobre o trabalho dos Anjos da Guarda, aqueles responsáveis por manter aeronaves e equipamentos sempre seguros.

Na segunda parte, "Nos Bastidores", é possível acompanhar um pouco das cenas que geralmente não são vistas pelo público, como as viagens e a saudade da família.

"No Ar" é o episódio em que os pilotos contam suas histórias e a maneira como treinam para fazer as manobras que encantam a todos por onde passam.

Para finalizar, o quarto vídeo é dedicado à razão de ser do Esquadrão: o público. Os depoimentos tratam da relação dos integrantes da Fumaça com aqueles que os inspiram e são por eles inspirados.

PORTAL CAVOK


Saab Colaboração Real 4 – Episódio 12: A importância estratégica do F-39 Gripen para o Brasil


Fernando Valduga | Publicada em 13/05/2022 12:00

A superioridade aérea do Gripen o coloca em uma posição de destaque na Força Aérea Brasileira para a garantia da missão de soberania do espaço aéreo brasileiro.

Neste episódio da nossa websérie, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior, fala sobre os saltos operacionais, logísticos e de eficiência que as aeronaves trazem para a FAB, além dos planos para o futuro.

A chegada das primeiras aeronaves F-39 Gripen representa um novo patamar para a aviação de caça do Brasil.