NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL PODER AÉREO


Gripen Brasileiro realiza teste Water Spray no Brasil


Redação | Publicada em 13/07/2021

A Saab conduziu com sucesso o teste Water Spray com o Gripen E, que atesta a capacidade do caça de operar em situações adversas. As atividades foram realizadas em junho, no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (do inglês, Gripen Flight Test Centre – GFTC), nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

Durante o exercício, a aeronave passou por uma pista inundada, em diferentes velocidades. Com isso, é possível identificar os efeitos da pulverização de água nos motores e outros sistemas do Gripen. Isso significa que não pode haver mau funcionamento, nem ingestão de quantidades perigosas de água durante o taxiamento do avião.

“A atividade correu bem e a aeronave teve o desempenho esperado. O Gripen E mostrou que é capaz de operar com segurança em situações como a de uma chuva forte, sem sofrer danos causados pelas cascatas de água empoçada na pista”, contou Sven Larsson, head do Centro de Ensaios em Voo do Gripen, da Saab.

O GFTC tem estrutura para coletar em tempo real as informações de telemetria dos voos, de maneira criptografada, para que os engenheiros de voo deem todo o suporte necessário aos pilotos durante os ensaios. Essa é uma atividade realizada em parceria com a Embraer, cuja troca de experiências traz benefícios significativos para o Programa Gripen e também para Brasil e Suécia.

“Realizamos o teste na base da Embraer, em Gavião Peixoto, que conta com uma infraestrutura especial para montar uma “piscina” na pista e proporcionar essa experiência única. A oportunidade de unir as forças da empresa brasileira com a Saab aumenta significativamente a capacidade do Programa Gripen como um todo, uma vez que todos avanços que fazemos aqui servem para a campanha de testes dos caças brasileiros e suecos”, reforçou Larsson.

Sobre a Saab

A Saab é líder no segmento de defesa e segurança e tem a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade.

Com a força de 18.000 talentos, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário.

A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos.

A sede da empresa localiza-se na Suécia. A Saab tem operações de grande porte em todo o mundo e configura entre os recursos de defesa de diversas nações.

PORTAL AEROFLAP


Black Hawk, C-105 e A-29 da FAB sobrevoam Campo Grande em formação


Gabriel Centeno | Publicada em 13/07/2021 18:22

Circulam nas redes sociais vídeos de um helicóptero H-60L Black Hawk, um avião de transporte C-105 Amazonas e duas aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano sobrevoando a cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, em formação. 

Segundo apurado, o sobrevoo das aeronaves é um treinamento para cerimônia de passagem de comando da Ala 5 (Base Aérea de Campo Grande), que será realizada amanhã às 10h30. A informação também foi confirmada pela assessoria da Ala 5 ao portal Campo Grande News.

Atualmente a Ala 5 é sede dos esquadrões: 

- Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv), unidade dedicada às operações de busca e resgate (SAR), operando com as aeronaves H-60L Black Hawk e SC-105 Amazonas/Amazonas-SAR.

- Esquadrão Onça (1º/15º), unidade de transporte que emprega o C-105 Amazonas em missões de lançamento de cargas e paraquedistas, evacuação aeromédica, transporte de tropas, suprimento logístico e outras. 

- Esquadrão Flecha (3º/3º GAv), unidade da Aviação de Caça que opera o A-29A/B Super Tucano na formação de líderes de esquadrilha de caça e vigilância de fronteiras. 

- Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), organização que opera em proximidade com o Esquadrão Pelicano. Os militares do PARA-SAR são especializados nas missões de busca e resgate em quaisquer condições. 

Desde 2018 a Força Aérea Brasileira realiza na Ala 5 o Exercício Tápio, com o objetivo de treinar seus militares nas missões de busca e salvamento em combate (CSAR) e outras operações, simulando diversos cenários de guerra e recebendo diversos esquadrões de caça, transporte, reconhecimento e asas rotativas. 

PORTAL DEFESANET


DCTA e Parque Tecnológico de Itaipu firmam parceria para área técnica


Tenente Larissa Santos E Major Bazilius | Publicada em 13/07/2021 17:17

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), realizou, na última segunda-feira (5), a assinatura do Memorando de Entendimento com a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu-Brasil (PTI-BR), cujo objetivo é aproximar as instituições, a fim de identificar oportunidades para o desenvolvimento de ações de interesse comum.

O Ato foi presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e contou com a presença do Diretor Superintendente do Parque de Itaipu, General de Divisão Eduardo Castanheira Garrido Alves; do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia; demais Oficiais-Generais do DCTA e membros do PTI-BR.

A expectativa, a partir da assinatura do MOU (Memorandum of Understanding), é de que as Instituições possam promover e desenvolver projetos em conjunto, integrando e transformando conhecimentos em soluções e tecnologias que possam gerar impacto, beneficiar e contribuir com o progresso da sociedade, por meio de transferência tecnológica ou pela geração de novos negócios.

“Hoje estamos aqui materializando a parceria entre o DCTA e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, por intermédio de um memorando de entendimentos. Temos vários pontos onde podemos atuar com sinergia. Temos o foco em ciência, tecnologia, negócios e ovações que serão transformadas em produtos desenvolvidos por empresas”, ressaltou o Diretor Superintendente do PTI-BR, General Garrido.

Nas palavras do Reitor do ITA, Prof. Dr. Anderson, a parceria do Parque de Itaipu com o DCTA pode ajudar a explorar e identificar as possibilidades de negócios existentes. “São inúmeras as tecnologias desenvolvidas pelos Institutos do DCTA que têm potencial para gerar negócios no futuro. A Força Aérea Brasileira será beneficiada, uma vez que será usuária dessas tecnologias para a defesa do poder aeroespacial”, afirma.

Visita Institucional

Antes da assinatura do MOU, a comitiva do Parque de Itaipu pôde visitar as dependências do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), e conhecer um pouco da história do DCTA, presente no acervo de aeronaves, foguetes e produtos desenvolvidos para a indústria brasileira, ao longo de cerca de 70 anos de história.

A Comitiva também foi apresentada ao Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório do ITA especializado em todas as etapas do Ciclo de Vida de Produto, com pesquisas voltadas ao desenvolvimento da indústria e ao Centro Espacial do ITA (CEI), responsável pela capacitação de recursos humanos e pela pesquisa e desenvolvimento do setor espacial. Nesses laboratórios, os visitantes puderam ver o trabalho realizado na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

Fotos: Sargento Roberto / DCTA

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


IAE realiza Operação Santa Maria 1/2021 no Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA)


Redação | Publicada em 13/07/2021 16:10

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou a segunda fase da Operação Santa Maria 1/2021. O evento ocorreu de 27 de maio a 18 de junho, no Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), em Alcântara (MA). O IAE e o CLA são  subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e participam do Programa Espacial Brasileiro (PEB).

A Operação faz parte do desenvolvimento do Projeto do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) e teve como objetivo a integração de um Motor-Foguete S50, carregado e inerte, com massa total de aproximadamente 13 toneladas, na Mesa de Lançamentos da Torre Móvel de Integração (TMI) do CLA. A atividade serviu de preparação para futuros lançamentos dos veículos VS-50 e VLM-1, que são desenvolvidos pelo Projeto VLM-1.

Segundo o Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Cesar Augusto ODonnell Alvan, a realização da Operação demandou meses de planejamento e envolveu diversos setores do IAE. “Foi realizado desde o projeto e desenho de todas as interfaces e sistemas, seguido pela análise estrutural, fabricação, metrologia e ensaios preliminares de integração no IAE, realizados em 2020. Já em Alcântara (MA), a Operação permitiu o primeiro exercício completo de transporte, montagem e integração do Motor S50 Inerte no ambiente operacional”, destacou.

De acordo com o Gerente do Projeto VLM-1, Major Engenheiro Rodrigo César Rocha Lacerda, o Motor S50 inerte utilizado na missão possui as mesmas dimensões e massa de um Motor S50 ativo. “Ele foi carregado com propelente real, de forma que toda a operação de embarque do motor na aeronave C-130 Hércules da FAB, em São José dos Campos (SP), o transporte e o desembarque no CLA, foi tratada como se o Motor S50 estivesse sendo transportado para uma operação de lançamento”, explicou.

Com isso, todos os equipamentos de suporte em solo, Mechanical Ground Support Equipaments (MGSE), desenvolvidos para o Motor S50, puderam ser testados como se fossem um motor ativo, o que foi importante para o treinamento das equipes que, futuramente, irão operar nos lançamentos dos veículos VS-50 e, posteriormente, do VLM-1. Foram testados equipamentos como, por exemplo, o Dispositivo de Transporte, a Carreta Rodoviária, a Carreta Industrial de Integração e o Sistema de Basculamento e de Içamento do Motor.

Para que esta integração fosse possível, o IAE teve de desenvolver novos sistemas e realizar adaptações na Mesa de Lançamentos da TMI como, por exemplo, um sistema pneumático de fixação do veículo, que também foi instalado e testado em conjunto com a montagem final do Motor S50 na Torre.

Outra preocupação da equipe foi instrumentar o Motor S50 inerte durante toda a Operação, com sensores capazes de medir os níveis de vibração aos quais o motor real estará sujeito, nas fases de movimentação, transporte e integração, durante a operação de lançamentos. Ao final da Operação, o Motor S50 inerte foi transportado de volta para o IAE, onde outros testes serão realizados.

Projeto VLM-1

O Projeto VLM-1 é desenvolvido em conjunto pelo IAE e pela Agência Espacial Alemã (DLR). A parte brasileira do projeto é financiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e compreende, primeiramente, o desenvolvimento do veículo Suborbital VS-50, para qualificação em voo do Motor S50, das redes elétricas e pirotécnicas e do sistema de Guiamento, Controle e Navegação que, posteriormente, serão empregados no VLM-1, mitigando os riscos técnicos do projeto, de maneira semelhante à estratégia da família de foguetes Sonda empregada com sucesso no passado.

O DCTA, o IAE e a AEB planejam, ainda, mais uma Operação em novembro de 2021, e outra em agosto de 2022. As atividades visam integrar os demais sistemas necessários para o lançamento do VS-50 V01, planejado para ocorrer no final de 2022. Em relação ao projeto, o Veículo Lançador de Microssatélites – 1 (VLM-1) objetiva atingir os objetivos previstos no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) para o segmento de veículos lançadores, dentre eles assegurar por completo o ciclo de acesso ao espaço. O veículo é um lançador de satélites, que terá a capacidade de colocar cargas úteis (30 kg) em Órbita Terrestre Baixa (LEO, na sigla em inglês).

A Operação Santa Maria 1/2021 contou com o apoio de diversas Organizações do DCTA e do COMAER, tais como:  o 1º/1ºGT no Transporte de ida/volta do Motor S50, o 5º/8º GAv no Sobreaviso de EVAM (Evacuação Aeromédica), o CTLA (Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica) no apoio para movimentação do Motor S50 em São José dos Campos, o IFI (Instituto de Fomento e Coordenação) e o GAP-SJ (Grupamento de Apoio de São José dos Campos), entre outras Organizações.

Atualmente, o projeto encontra-se em fase de desenvolvimento, com atividades sendo realizadas no IAE, no DLR (Centro Aeroespacial Alemão) e na indústria nacional. A empresa Avibras, por exemplo, é responsável pelo fornecimento de seis motores S50, sendo: um envelope motor S50 inerte, empregado com sucesso em outubro de 2018 no ensaio de ruptura, um motor para ensaios estruturais e carregamento inerte, concluídos em outubro de 2019, dois motores S50 para ensaios de queima em banco de provas e dois motores S50 para ensaios em voo do VS-50, assim como os meios mecânicos de solo para manuseio e movimentação do motor.