NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Esquadrão Orungan recebe militares da Força Aérea Canadense

Grupo estrangeiro conheceu as capacidades da Unidade Aérea da Ala 12 e trocou experiências sobre missões reais

Tenente Jonathan Jayme E Major Monteiro | Publicada em 13/09/2019 07:35

O Esquadrão Orungan (1º/7º GAV), sediado na Ala 12, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu a visita de uma comitiva da Real Força Aérea Canadense (RCAF), no final de agosto. O grupo era composto por tripulantes da aeronave Lockheed CP-140 Aurora, que se baseia na plataforma do P-3 Orion - aeronave operada pela Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante o encontro, os visitantes conheceram o simulador tático MT-TAT (do inglês Mission Trainer-Tactical Aircrew Trainer), e do MSC (Mission Support Center), dedicados ao planejamento e às análises das diversas missões executadas pela Unidade Aérea.

Além das instalações administrativas, puderam visitar o Hangar do Zeppelin, um dos últimos espaços para dirigíveis existentes e um dos mais bem conservados do mundo. Entre palestras e briefings, os tripulantes dos dois países puderam trocar experiências e mostrar as capacidades das suas aeronaves.

Os canadenses, fundamentados por experiências em situações reais no Afeganistão, Iraque e Líbia, abordaram, por exemplo, os aspectos cruciais sobre as operações ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) no ambiente terrestre, com ênfase nas possíveis ameaças.

Por fim, a comitiva participou de um voo operacional na aeronave P-3AM e pôde assistir à coordenação entre a tripulação brasileira no cumprimento das Ações de Antissubmarino, Patrulha Marítima, e Busca e Salvamento, com lançamento simulado de bote pela porta principal.

O Comandante do 1º/7º GAV, Tenente-Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, falou sobre o intercâmbio com os tripulantes do Esquadrão 404 da RCAF. “Além de servir para a troca de experiências entre os dois países, realçou as potencialidades da aeronave P-3AM em ambiente ISR, com múltiplos vetores, tanto no cenário marítimo como no terrestre”, comentou.

JORNAL DA BAND - TV


Militares levam pacientes necessitados para hospitais


Da Redação | Publicada em 13/09/2019 20:20

Na reportagem especial desta sexta-feira, 13, da série "Missão Brasil", você vai conhecer o trabalho da FAB na Amazônia. Salvamentos na selva, transporte de órgãos para transplantes e defesa aérea na fronteira estão entre as atividades dos homens da Aeronáutica.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Esquadrão da FAB realiza resgate de vítima de acidente em navio


André Magalhães | Publicada em 13/09/2019 08:20

O Esquadrão Falcão (1°/8° GAV), sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN), resgatou, nesta quinta-feira (12/09), um homem que sofreu acidente em um navio estrangeiro que navega na costa brasileira. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo acionamento de missões aéreas, acionou o Esquadrão após o contato do Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF).

A unidade de saúde da FAB em Pernambuco participou da operação, analisando as informações recebidas pelo SALVAMAR (Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo) sobre o estado da vítima antes do acionamento do helicóptero.

“Recebemos essa solicitação de socorro a enfermo a bordo do navio, sugerindo uma evacuação aeromédica e, após a averiguação do estado de saúde, achamos necessário, por causa da urgência, entrar em contato com a Força Aérea”, destacou o coordenador da missão, Capitão de Fragata Alexandre Souza de Aguiar.

A aeronave H-36 Caracal, do 1°/8° GAV, decolou de Paranamirim (RN) para Fortaleza (CE), onde realizou pouso técnico; em seguida, voou até o navio para realizar o resgate. O helicóptero manteve o voo pairado enquanto os homens de resgate SAR (do ingês Search And Rescue – Busca e Salvamento) içaram a vítima em uma maca até a aeronave. Ao final, o esquadrão transportou o paciente para a capital cearense para receber atendimento médico especializado, totalizando 3h50 de voo.

“Nós treinamos, diuturnamente, para cumprir esse tipo de missão. Então, é uma satisfação voltar com uma vida a bordo da aeronave para receber o tratamento adequado”, ressaltou o comandante da missão, Tenente Aviador Charles Bruno da Silva Duarte.

A tripulação foi composta por três pilotos, um mecânico de aeronave, um operador de equipamentos especiais (responsável por operar o guincho que auxiliou a tripulação), três homens de resgate, uma médica e uma enfermeira. “O resgate foi bastante difícil, no convés, em alto-mar, com muitos obstáculos, mas cumprimos o nosso dever e resgatamos uma vida”, enfatizou o Sargento Gerson Claudio Chermont Torres.

O navio procedente do Porto de Colon, no Panamá, tem como destino o Porto do Rio de Janeiro (RJ). Segundo a avaliação médica, caso o tripulante não fosse resgatado por uma aeronave, a situação poderia ser agravada, considerando a previsão de 12 horas para a chegada do navio ao porto de Fortaleza.

AEROFLAP - FAB participa do International Brazil Air Show (IBAS)


André Magalhães | Publicada em 13/09/2019 08:06

Começou nesta quarta-feira (11/09) a segunda edição do International Brazil Air Show (IBAS), que tem como tema Conectividade e Inovação para Fortalecimento do Transporte Aéreo na América Latina. A feira está sendo realizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), em São Paulo, até o dia 13/09, e tem como objetivo fomentar discussões e promover negócios no setor da aviação. O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, participou da cerimônia de abertura. Também estiveram presentes Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB), autoridades aeroportuárias e especialistas nacionais e internacionais em aviação.

Os três dias de evento, que tem foco no desenvolvimento do setor aéreo brasileiro, contarão com palestras e estandes de exposição. No espaço reservado à FAB, é possível conhecer sobre a plataforma de Serviço de Controle de Aeródromo prestado por uma Torre de Controle Remota. 

No discurso de abertura da feira, o Tenente-Brigadeiro Domingues falou a respeito da implantação desse Serviço em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, prevista para outubro deste ano, sendo o primeiro do hemisfério sul. “Estamos desenvolvendo grandes projetos voltados para a qualidade e segurança dos usuários, com o objetivo de tornar o setor de transporte aéreo mais rápido, eficiente e econômico”, disse.

O Vice-Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, também palestrou sobre o conceito de Torre Remota. “Um dos benefícios é a otimização dos recursos humanos, com a substituição do que é visto pelas janelas das torres tradicionais por displays de controle, que também permitirão a integração entre os sistemas existentes, aumentando a consciência situacional do controlador de tráfego aéreo”, ressaltou. 

O Coordenador do Projeto Agile GRU no DECEA, Major Controlador de Tráfego Aéreo Roberto Peçanha dos Santos, tratou sobre pousos e decolagens simultâneas em condições meteorológicas visuais. A metodologia já é aplicada no Aeroporto Internacional de Guarulhos e será futuramente implementada nos aeroportos do Rio de Janeiro (RJ). Durante a palestra, o Major Peçanha explicou que a primeira fase do projeto iniciou em maio de 2018 e, desde então, controladores passam por capacitação. “O treinamento foi baseado em boas práticas de outros países, adaptadas à realidade dos aeroportos brasileiros”, explicou. Segundo ele, o objetivo é aumentar a capacidade dos aeroportos nacionais, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura. 

O primeiro dia do evento contou, ainda, com palestras sobre perspectiva econômica para a aviação no Brasil, panorama dos serviços de transporte aéreo, otimização das operações no GRU Airport e gerenciamento de risco de fauna em aeroportos, dentre outros temas.

 

FOLHA DO PROGRESSO - Esquadrões da FAB realizam treinamentos na região norte do país


Caroline | Publicada em 13/09/2019 13:29

O Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA – Esquadrão Cobra) realizou, na cidade de Boa Vista (RR), a segunda fase do Exercício Técnico de Pista Crítica, em agosto de 2019.

O objetivo foi adestrar e manter a operacionalidade dos tripulantes da aeronave Grand Caravan C-98A para pousos e decolagens em pistas consideradas críticas, localizadas na região de fronteira do Brasil.

Participaram do treinamento 33 aeronavegantes, sendo 19 do efetivo do 7º ETA e 14 do Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA – Esquadrão Tracajá), sediado na Ala 9, em Belém (PA).

Para o  Chefe da Célula de Controle de Instrução e de Atividades Operacionais do Esquadrão Cobra, Tenente Aviador Renan Cabral Ramos, é importante adestrar o efetivo para operar nessas localidades. “Apoiamos diversos órgãos e comunidades, entre eles o Exército Brasileiro e os indígenas, corroborando com a missão de integrar o território nacional”, diz: A Ala 7 foi escolhida como sede para o exercício devido à sua estrutura e localização, permitindo mais proximidade às pistas selecionadas para o treinamento. Ao término dessa etapa e somando o esforço aéreo empregado na primeira fase, foram aproximadamente 150 horas de voo, totalizando cerca de 300 pousos.

Aeronave Grand Caravan C-98A “vem” para o pouso em pista “crítica”.
“Foi muito gratificante, tendo em vista que, além de operarmos em aeródromos considerados convencionais, frequentemente prestamos apoio a comunidades e pelotões de fronteira, o que nos leva a operar em campos não preparados. Uma ótima oportunidade para o esquadrão treinar as técnicas de pouso curto”, explica o Tenente Aviador Bruno Dunham, do 7º ETA.

Grifo

Já no Campo de Provas Brigadeiro Velloso, localizado na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso (PA), o Equadrão Grifo (2º/3º GAV) participou do Exercício Técnico Ar-Solo, no mês de julho.

A atividade foi desenvolvida com o objetivo de adestrar os pilotos no emprego de armamento aéreo para o cumprimento das ações de ataque, apoio aéreo aproximado, controle aéreo avançado e reconhecimento armado, por meio de missões de emprego ar-solo. Ao final, o Esquadrão realizou a manutenção e a elevação operacional de seus pilotos, bem como dos mecânicos que atuam com o armamento.