NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Aviões da FAB transportam dois fígados no mesmo dia para cantos opostos do Brasil


Carlos Ferreira | Publicada em 13/11/2020

No dia 11 de novembro, quarta-feira passada, duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) foram destacadas para as importantes missões de levarem dois fígados a cantos opostos do Brasil, mostrou a FAB num tuíte. O primeiro voo partiu de São José do Rio Preto (SP) para a capital São Paulo e outro foi de Palmas (TO) para Brasília. As operações aconteceram em turboélices Embraer E120 Brasília e um Cessna Caravan.

Em muitos casos, o emprego das aeronaves da Força Aérea é fundamental para que o processo de transplante aconteça. Por isso, existem tripulações de sobreaviso, em tempo integral, nas seguintes localidades: Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Canoas (RS).

Logística do transporte de órgãos

A logística de uma missão de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) é complexa. Cabe ao Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), Organização da FAB sediada no Rio de Janeiro (RJ), a coordenação da distribuição, por meio de transporte aéreo, dos órgãos para transplante no Brasil. Para isso, a Unidade conta com duas posições da Central Nacional de Transplantes (CNT) em seu Salão Operacional, 24 horas por dia, que administram a logística de distribuição.

Recebida a demanda, os profissionais alocados no CGNA iniciam a busca pelo voo adequado mais próximo, que serve ao percurso requerido. A regra é o aproveitamento de voos da aviação comercial. Quando o trecho não é atendido por linha aérea, entra em cena o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da FAB, que, viabiliza uma aeronave militar. De lá, avalia-se qual Esquadrão deve ser acionado.

A partir de então, é ativada uma cadeia de eventos até a decolagem da aeronave. É preciso checar as condições de pouso no aeroporto de destino, acionar a tripulação e avisar ao controle de tráfego aéreo que se trata de um transporte de órgãos – tanto no plano de voo, quanto na fonia – pois isso confere prioridade ao avião para procedimentos de pouso e decolagem.

As instituições coordenadoras precisam ter uma boa comunicação e trabalhar de forma integrada. A agilidade no cumprimento da missão é necessária, pois todo órgão possui um tempo de isquemia fria (TIF), que é o período que pode ficar sem circulação sanguínea. O coração é o órgão que tem o menor tempo de isquemia,  04 horas. Já os rins, por exemplo, podem ficar até 48h sem serem irrigados.

Exercício da FAB prepara pilotos para operações em pistas críticas


Fabio Farias | Publicada em 13/11/2020

Os Esquadrões de Transporte Aéreo Tracajá (1º ETA) e Cobra (7º ETA) concluíram na terça-feira, 10, o Exercício Técnico (EXTEC) Pista Crítica – Fase 2. As unidades militares estão localizadas, respectivamente, na Ala 9, em Belém (PA), e na Ala 8, em Manaus (AM),

O treinamento, iniciado no dia 4 de novembro, foi sediado no Destacamento de Aeronáutica de São Gabriel da Cachoeira (AM), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada no extremo norte do Brasil.

O Exercício foi um complemento da primeira etapa, realizada em Boa Vista (RR) durante o mês de julho, e somou mais de 800 treinamentos de pouso curto.

Cerca de 60 tripulantes, entre pilotos e mecânicos de voo, receberam instruções e adestramento, de forma a manter a operacionalidade na aeronave C-98 Caravan para pousos e decolagens nas pistas de Bonfim (RR), Normandia (RR), Surucucu (RR), Uiramutã (RR), Maturacá (AM), Querari (AM), Tunuí (AM) e Pari-Cachoeira (AM), todas localizadas em Pelotões Especiais de Fronteiras do Exército Brasileiro.

Após dois anos de implantação, tenho a certeza de que valeu a pena o esforço para realizar um Exercício nos mais distantes rincões da nossa Amazônia, onde superamos todas as dificuldades logísticas, operacionais e de comunicação e controle. Graças à reestruturação da Força, estamos entregando pilotos prontos para enfrentar as mais restritas pistas do Brasil”, disse o Comandante do Esquadrão Tracajá, Tenente-Coronel Aviador Lázaro de Andrade Stallone.

O Tenente Aviador Matheus Lima Mendes Alves, do 7° ETA, que também participou da primeira fase do Exercício, destacou o ganho operacional advindo de todo o EXTEC. “Considero que o treinamento foi muito válido para o crescimento dos Esquadrões como um todo. Com certeza estou mais preparado e confiante para, no futuro, operar em pistas críticas e semi-preparadas”, ressaltou. 

A Fase II do EXTEC completa o pacote de treinamento em pistas críticas para o aprimoramento das tripulações, em especial dos pilotos oriundos do Esquadrão Rumba (1°/5° GAV), como destacou o Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Fonseca da Silva Rosa. “A segunda fase do exercício ratifica a importância dos tripulantes se capacitarem em pistas críticas, possibilitando assim a continuidade da integração do território brasileiro. O Exercício congratula com sucesso e segurança todo o planejamento dos Esquadrões Cobra e Tracajá para o ano de 2020”, concluiu o Comandante do 7° ETA.

Informações da FAB – 7º ETA, por Tenentes Dantoniele e Nijeslchi

PORTAL AEROFLAP


FAB presta apoio às eleições municipais na região Norte do Brasil


André Magalhães | Publicada em 13/11/2020 11:41

Em apoio às eleições municipais de 2020, a Força Aérea Brasileira (FAB) emprega, desde a última quarta-feira (11), aeronaves para o transporte aéreo logístico de pessoal e de material para localidades de difícil acesso dos estados do Amazonas (AM), Acre (AC) e Roraima (RR). A atuação da FAB integra a Operação Garantia da Votação e Apuração (GVA), deflagrada pelo Ministério da Defesa, que aprovou, por meio de Diretriz Ministerial, o emprego das Forças Armadas nas eleições municipais de 2020. As localidades atendidas foram demandas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e analisadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estão envolvidas na missão algumas aeronaves da FAB. Dentre elas um H-60L Black Hawk do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV); um C-97 Brasília e um C-98 Caravan, do Esquadrão Cobra (7º ETA); e um C-105 Amazonas do Esquadrão Arara (1º/9º GAV).

O Capitão Aviador Frederico de Brito Machado, do Esquadrão Harpia, destacou a satisfação em participar da missão. “É gratificante poder levar condições de voto até as comunidades isoladas e de difícil acesso em nossa Amazônia. O emprego da Força Aérea faz uma enorme diferença, com a participação de tripulações capacitadas e com experiência em operações na Selva Brasileira. As nossas aeronaves carregam muito mais que urnas e pessoal de apoio. Carregam cidadania”, disse.

O piloto do Esquadrão Arara, Capitão Aviador Felipe dos Santos Pereira, também está empenhado na missão. “Eu tive a oportunidade de apoiar as eleições municipais deste ano no estado do Amazonas, onde realizamos o transporte de tropas do Exército Brasileiro, de Humaitá para Manicoré, com o objetivo elevar a segurança desta localidade. É uma região com acesso muito limitado, onde o transporte fluvial levaria dias, e a Força Aérea realizou em 40 minutos, otimizando e tornando mais eficiente e eficaz este apoio”, disse.

 A FAB também transportará militares do Grupo de Segurança e Defesa da Ala 8 (GSD-MN), sediado em Manaus (AM), para realizar a segurança e garantir a votação e a apuração das eleições nos municípios de Manacapuru (AM) e Anamã (AM).

Fonte: Força Aérea Brasileira

Fotos: 1°/9° GAV e 7°/8° GAV

SAAB posta mais um episódio da série Colaboração Real 3


Publicada em 13/11/2020

A SAAB postou mais um vídeo da série Colaboração Real 3. No 12º episódio foi abordado o motivo da escolha da FAB em relação ao Gripen F-39.

A Embraer e outras empresas brasileiras vão estra ligadas ao projeto, tanto que 15 das 36 unidades serão construídas totalmente no Brasil.

No dia 23 de outubro o caça foi oficialmente apresentado as autoridades brasileiras, bem como a nação brasileira. 

O primeiro exemplar do F-39E brasileiro está no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). 

Neste centro serão conduzidos os testes que foram iniciados na Suécia. Estes testes vão garantir a certificação do mesmo, além do aprendizado e investimento no futuro caça da FAB.

Outro departamento relacionado ao Gripen no Brasil é a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que funciona em São Bernardo do Campo-SP. Nesta unidade são produzidas algumas partes do caça, como do cone de cauda, freios aerodinâmicos, caixão das asas e etc.

A partir de 2021 as quatro primeiras unidades operacionais do Gripen chegam para Força Aérea Brasileira e vão ficar baseadas na ALA-2, em Anápolis-GO. As 36 unidades serão dividas na seguinte forma 28 da versão E (monoposto) e 8 da versão F (biposto).