NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Com balanço positivo, KC-390 conclui participação no Exercício Culminating


Agência Força Aérea | Publicada em 14/02/2021 12:34

Missão cumprida com sucesso. Essa é a avaliação da primeira participação do KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) em um Exercício Operacional Internacional. As conquistas inéditas do KC-390 aconteceram em Louisiana, Estados Unidos, entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro, durante o Exercício “Culminating”. As principais imagens do treinamento podem ser conferidas no álbum do Flickr da Força Aérea Brasileira e nos vídeos no canal da FAB no Youtube.

O treinamento em conjunto com o Exército Americano, Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Americana teve, entre os objetivos, a preparação de militares e tripulantes para missões de emprego em operações aeroterrestres.

De acordo com um dos um dos integrantes da tripulação do KC-390, Major Aviador Bruno Américo Pereira, a sensação é de dever cumprido “Nós conseguimos fazer os voos de acordo com o planejado, realizando também a missão de lançamento de paraquedistas, com o C-17 e C-130 da Força Aérea Americana. Agora nós vamos continuar a formação e desenvolvimento doutrinários da aeronave”, comenta.

Com um balanço positivo da participação no Exercício “Culminating”, o KC-390 cumpriu etapas fundamentais para o processo de implantação da aeronave, tais quais: a conclusão da primeira participação em um treinamento com cenários militares e objetivos referentes às práticas de combate, a realização do lançamento de paraquedistas com uma tripulação 100% composta por tripulantes da Força Aérea Brasileira e a participação em um voo de formatura tática com aeronaves militares já consagradas.

De acordo com o Capitão Aviador Anderson Dias Santiago, uma aeronave em fase de implantação traz muitos desafios. “Nós estamos ampliando as nossas capacidades e pudemos colocá-las em prática no Exercício ‘Culminating’. Então, para nós foi um ganho muito grande. Nós temos trabalhado há alguns anos no desenvolvimento de técnicas e práticas e esses procedimentos foram muito bem executados durante o treinamento”, destacou.

“Temos a convicção de que a nossa aeronave é muito capaz e estamos prontos para participar de qualquer exercício que venha a acontecer”, complementa o Capitão Santiago.

Na edição de fevereiro do Notaer é possível conferir os próximos exercícios operacionais que o KC-390 participará.

KC-390

O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à Força Aérea em setembro de 2019. E, após cerca de um ano e meio operando a aeronave multimissão, a FAB atualmente conta com quatro KC-390 em sua frota realizando missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.

A participação do KC-390 em treinamentos como o exercício “Culminating” é fundamental para o aprimoramento da utilização da aeronave. A capacidade operacional e de atuação do KC-390 são obtidas mediante o acúmulo de experiências em exercícios conjuntos, o que também possibilita o desenvolvimento doutrinário para a utilização segura da aeronave.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Covid-19: pacientes são transferidos de Parintins para Manaus

Treze pacientes de Parintins foram internados no Hospital Delphina Aziz, na capital

Redação | Publicada em 14/02/2021 08:43

Como medida para salvar vidas e também desafogar a ocupação de leitos no interior, o Governo do Amazonas transferiu, neste sábado (13), 13 pacientes acometidos pela COVID-19, do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para a capital. O grupo receberá tratamento no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, uma das unidades de referência da rede de saúde.

Todos os pacientes removidos de Parintins, sendo oito homens e cinco mulheres, foram avaliados pelas equipes médicas, com o estado de saúde moderado para o embarque. A transferência ocorreu em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou em Manaus por volta das 18h30. Os pacientes seguiram em ambulâncias para a unidade hospitalar, localizada na zona norte.

Os treze pacientes receberão acompanhamento em leitos clínicos do Hospital Delphina Aziz.

Oferta de leitos - A oferta de leitos e acolhimento para outros municípios afetados pela doença é resultado do trabalho de contingência do Governo do Amazonas. Os avanços na estabilização do suprimento de oxigênio, nas unidades de saúde, possibilitaram a abertura de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da redução da taxa de ocupação na rede de saúde.

Conforme dados divulgados hoje, a taxa de ocupação, que em janeiro chegou a 160%, atualmente está em 82% para leitos clínicos e em 92% para UTI. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) também registra uma redução do número de pacientes que aguardam remoções de um leito de menor complexidade para outro de maior complexidade. Em janeiro, essa fila chegou a ter 659 pessoas esperando leitos clínicos e de UTI e, hoje, tem 377 pacientes.

Foco agora é para remoção no interior


Da Redação | Publicada em 15/02/2021 01:24

Em Manaus desde a última sexta-feira, o ministro da saúde Eduardo Pazuello anunciou novo plano de remoção de pacientes diagnosticados com Covid-19. O foco agora será para remoção de pacientes do interior para Manaus ou estados mais próximos. Segundo o Ministério da Saúde, a fila de espera por leitos no interior do Estado está maior do que a da capital, “que vem sendo amenizada com a abertura de mais 183 leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”.

Transportes   Ainda segundo o MS, outro dado importante é que, além dos casos leves e moderados, poderão também ser removidos os pacientes em estado grave, transportados em UTIs aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB), em aeronaves com capacidade para até seis pessoas.

Tratamentos   Ontem começaram  as remoções de pacientes graves do interior para tratamento em hospitais de Manaus ou cidades próximas, na região Norte, e no estado do Espírito Santo, que já disponibilizou leitos de UTI.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA - CENIPA DIVULGA NOVO ESTUDO DE SEGURANÇA DE VOO


Redação | Publicada em 14/02/2021 23:05

No âmbito do Programa de Segurança Operacional do Estado Brasileiro (PSO-BR), o CENIPA atua como Autoridade de Investigação SIPAER e desenvolve, dentre outras atividades de prevenção, Estudos de Segurança de Voo com o objetivo de dar continuidade, por meio de uma análise mais completa, às investigações realizadas e aos Relatórios Finais produzidos, visando mitigar ou até mesmo eliminar um determinado tipo recorrente de ocorrência aeronáutica. 

Neste novo Estudo publicado, foram analisadas as ocorrências de falha de motor em voo com aviões bimotores leves (até 12.500 libras) registrados na categoria TPX (táxi-aéreo), no período de 2010 a 2019. O Estudo buscou analisar as consequências das falhas de motor em voo em um segmento da aviação civil brasileira que presta serviço de transporte aéreo público e que opera aviões bimotores leves, os quais exigem conhecimentos e habilidades específicas para a condução do voo após a parada de um dos motores, tanto no aspecto de controlabilidade, quanto no aspecto de conhecimento sobre o desempenho da aeronave. Como será possível verificar, esses conhecimentos e habilidades específicas são primordiais para reduzir ou até eliminar um dos elos da cadeia de eventos de uma ocorrência aeronáutica, reduzindo suas consequências.

Os Estudos de Segurança de Voo estão disponíveis no link https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/prevencao/estudos-de-seg-voo