NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas participam de repatriação de brasileiros vindos da Bolívia


Tenente Franklin | Publicada em 14/04/2020 09:52

Brasileiros que estão no exterior continuam sendo repatriados pelo governo brasileiro com apoio das Forças Armadas, na Operação COVID-19. Nesse último final de semana, mais seis ônibus vindos da Bolívia chegaram a Corumbá (MS). Até terça-feira (14), está prevista a chegada de mais oito ônibus com brasileiros que estão na Bolívia e não conseguiram regressar ao Brasil, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Em Corumbá (MS), foi montada uma estrutura pelo Exército Brasileiro (EB) para efetuação de triagem, onde são avaliadas as condições de saúde dos passageiros; realizados procedimentos de esterilização individual, de roupas, calçados e bagagens; assim como verificada a temperatura corpórea e conferida a documentação individual e controle aduaneiro de mercadorias. Além do apoio das Forças Armadas, a ação, que é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, conta com parceria no Estado, da Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Anvisa.

A grande maioria dos brasileiros vindos das cidades bolivianas são estudantes de medicina ou recém-formados. De Corumbá (MS), eles seguem viagem para diversas cidades brasileiras, sendo Campo Grande (MS) e São Paulo (SP) os principais destinos.

Por conta da pandemia, a Bolívia decretou estado de emergência e fechou as fronteiras desde o dia 19 de março. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde Boliviano, do dia 12 de abril, o país tem 330 casos confirmados de pessoas com Coronavírus. As regiões mais afetadas são justamente onde vive a maioria dos brasileiros no país, Santa Cruz de La Sierra (163), La Paz (73) e Cochabamba (52). Até o momento, 1.400 brasileiros que se encontravam na Bolívia já foram repatriados.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também vem atuando no apoio aos resgates de brasileiros no exterior. A última missão foi no final de março, em Cuzco, no Peru, onde duas aeronaves C-130 Hércules realizaram o resgate de 66 brasileiros que se encontravam retidos no país vizinho.

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação Covid-19. Até o momento, são mais de 27 mil militares envolvidos na ação, utilizando 816 viaturas, 71 embarcações e 26 aeronaves.

 

Forças Armadas aplicam esforços na Operação Covid 19 por todo o país


Mariana Alvarenga | Publicada em 14/04/2020 16:50

As Forças Armadas empregam, diariamente, esforços no combate à Covid-19. Marinha, Exército e Aeronáutica unidos em missão inédita, contra uma pandemia no Brasil, articulados em 10 Comandos Conjuntos espalhados pelo país. Até o momento, o efetivo envolvido é de 28 mil militares, utilizando-se de 816 viaturas, 71 embarcações e 26 aeronaves.

O Comando Conjunto Sul continua a campanha de doação de sangue em toda a Região Sul. Militares das três Forças doaram mais de 530 litros de sangue desde o início da Operação, beneficiando mais de cinco mil pessoas. Em Lages (SC), equipe do 1º Batalhão Ferroviário continua na campanha de doação de sangue coordenada pelo Comando Conjunto Sul. O objetivo é manter os estoques do Hemocentro Municipal em condições de ajudar a população durante a Operação Covid-19. Em Porto Alegre (RS), militares distribuíram 500 máscaras de proteção ao Hospital Militar de Área de Porto Alegre. Essas foram recebidas de parcerias das Forças Armadas com empresas e instituições.

Na Região Norte, em Marabá (PA), foi realizada desinfecção de pontos de ônibus. Além disso, os militares conduziram entrega de informativos para conscientizar a população do combate e da prevenção ao coronavírus.

Na Região Centro-Oeste, em Brasília (DF), a descontaminação foi feita no Aeroporto Internacional de Brasília. Em Anastácio (MS), o Comando Conjunto Oeste realiza higienização de ruas, calçadas, praças e áreas de grande circulação de pessoas. Em Ponta Porã (MS), militares apoiam a Secretaria Municipal de Saúde no controle do fluxo de entrada e orientam a sociedade na prevenção do contágio.

No Nordeste, o Comando Conjunto Bahia fechou parceria com a Federação das Indústrias do estado para apoiar a produção de máscaras de proteção individual. Ainda na Bahia, militares da Marinha fizeram a desinfecção da Delegacia da Capitania dos Portos, em Ilhéus.

A Força Aérea Brasileira (FAB) emprega esforços na Operação Covid-19, no transporte aéreo logístico de medicamentos, equipamentos de saúde e álcool gel. Em Salvador, militares do Esquadrão de Saúde da Base Aérea de Salvador também atuam na barreira da Vigilância Sanitária Estadual, aferindo a temperatura de passageiros no desembarque do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Essa ação acontece em apoio à Secretaria de Saúde do estado.

PORTAL DEFESANET


Uma luta sem temor - A complexidade militar do emprego das Forças Armadas brasileiras na Operação COVID-19


Agência Verde Oliva | Publicada em 14/04/2020 10:30

Com as publicações das Portarias Nº 1.232/GM-MD, de 18 de março de 2020, e N° 1.272/GM-MD, de 20 de março de 2020, ambas do Ministério da Defesa (MD), foram aprovadas, respectivamente, a Diretriz Ministerial de Planejamento, que regula o emprego das Forças Armadas em todo o território nacional para o apoio às medidas deliberadas pelo governo federal voltadas para a mitigação das consequências da pandemia COVID-19, e a Diretriz Ministerial de Execução, que ativou a Operação COVID-19.

Nesse caso, a Operação COVID-19 não se trata do emprego de Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO), como normalmente ocorre, mas se trata de uma operação de apoio aos órgãos de saúde e de segurança pública.

Dessa forma, o MD ativou o Centro de Operações Conjuntas (COC), em Brasília, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas na operação em questão. Foram ativados, também, dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional (oito comandos sob a responsabilidade do Exército e dois da Marinha), além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente.

A partir desse momento, a Marinha Brasileira, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira passaram a disponibilizar recursos operacionais e logísticos necessários para atender às necessidades da população brasileira.

A complexidade do planejamento e da execução da operação advém de várias considerações, entre elas, a dimensão física do Brasil e a distribuição da população pelo território. Enquanto a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a mais poderosa aliança militar da atualidade e composta por 30 países membros, engloba quase todo o continente europeu, com aproximadamente 4,7 milhões de Km² de área, excluindo-se os Estados Unidos da América e o Canadá, o Brasil possui, sozinho, 8,5 milhões de Km². Tal comparação já demonstra um dos óbices a ser superado, o esforço a ser despendido e a capacidade do poder militar brasileiro.

Nos diversos Comandos Conjuntos, devido à capilaridade, aos efetivos, aos meios e por estarem presentes em todo o território nacional, tropas do Exército estão atuando em várias frentes: em campanhas de vacinação, de doação de sangue e de conscientização de combate ao vírus; na desinfecção de espaços públicos, como rodoviárias, aeroportos, escolas e de veículos, barcas e trens; no lazer, por intermédio da música levada a pacientes hospitalizados; no controle sanitário em estradas; nos empréstimos de materiais logísticos às secretarias de saúde estaduais e municipais;na confecção de máscaras; na organização e entrega de alimentos e de kits de merenda escolar; na instrução e no treinamento de defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN) para diversas equipes; no controle de fronteiras; nas pesquisas voltadas para o combate ao vírus; no apoio à repatriação de brasileiros; e na produção de medicamentos e de álcool-gel.

São centenas de atividades simultâneas em execução. A Marinha e a Força Aérea têm contribuído com transporte de pessoas e meios, pesquisas, controle de fronteiras e desinfecção de áreas, entre outras atividades.

Soma-se a todas essas ações, o trabalho invisível do comando e controle e da logística que coordena, controla e sustenta os milhares de militares e meios que se encontram atuando 24 horas, sete dias por semana. Além das missões inerentes à Operação COVID-19, as missões constitucionais continuam em andamento. É a prontidão e a disponibilidade permanentes de um Exército que não para.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


Terminal Salineiro da Codern é desinfectado


Redação | Publicada em 15/04/2020 00:19

Militares do Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba desinfectaram o Terminal Salineiro de Areia Branca, nesta terça-feira (14). A ação de prevenção e enfrentamento ao coronavirus contou com membros da Marinha do Brasil (Comando do 3º Distrito Naval), Exército Brasileiro (7º Brigada de Infantaria Motorizada) e Força Aérea Brasileira (ALA 10). O trabalho de desinfecção foi feito em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura.

A atividade contou com militares do Comando do 3º Distrito Naval habilitados para serem empregados em ações de prevenção ao novo coronaviírus, como descontaminação de pessoal, ambientes e materiais. O transporte da equipe até o terminal, que é um porto-ilha, foi realizado pelo Navio-Patrulha “Graúna”, da Marinha do Brasil.

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba é um dos 10 Comandos Conjuntos ativados pelo Ministério da Defesa, em março deste ano, no âmbito da Operação Covid-19, no combate aos impactos do coronavírus no Brasil.

PORTAL GLOBO.COM


Oficiais da FAB participam de força-tarefa para embalar doações em São José


Publicada em 14/04/2020

OUTRAS MÍDIAS


MIX VALE - Forças Armadas capacitam militares e profissionais de limpeza para desinfectar locais públicos


Por Redação | Publicada em 14/04/2020 15:16

As Forças Armadas já direcionaram mais de 27 mil militares para atuar em ações de combate ao coronavírus, utilizando 816 viaturas, 71 embarcações e 26 aeronaves. A atividade de descontaminação de espaços públicos de grande movimentação de pessoas, empregada para minimizar a propagação do vírus, é reforçada todos os dias em diferentes localidades.

Diante da importância desse procedimento para eliminar o vírus de superfícies, as Forças estão capacitando mais recursos humanos para realizarem esse trabalho. Na segunda-feira (13), militares da Força Aérea e do Exército foram capacitados em Fortaleza (CE) em Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR). O Corpo de Bombeiros também participou desse treinamento. No Rio de Janeiro (RJ), equipes da Marinha realizaram a desinfecção do Ministério da Economia no Centro do Rio de Janeiro.

Nesta terça-feira (14), está prevista a capacitação de militares em desinfecção em Organizações Militares do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nos dias seguintes, está programada a desinfecção de quatro estações de Veículo Leve sob Trilhos (VLT) na cidade do Rio de Janeiro.

De 15 a 17 de abril, serão promovidas capacitações de diversos profissionais. Na quarta-feira (15), essa será direcionada a funcionários da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb). No dia posterior,  aos funcionários da empresa Supervia Trens Urbanos. Na quinta-feira (16), a capacitação será voltada para militares, em Petrópolis (RJ). Na sexta-feira (17), funcionários do aeroporto Santos Dumont também serão treinados em desinfecção.

Em Brasília, será conduzida a descontaminação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck nesta terça-feira (14) por militares do Exército.

Outras ações

Além disso, os dez Comandos em Atividade por todo o Brasil continuam trabalhando em diferentes ações. Em Corumbá (MS), o Comando Conjunto Oeste estabeleceu Posto de Bloqueio e Controle de Estradas, intensificando a presença na fronteira e realizando patrulhamento e orientação à população local.

Em Santa Maria (RS), o Comando Conjunto Sul auxiliou desabrigados com almoço de Páscoa, em parceria com a prefeitura municipal. Em Bagé (RS), militares apoiaram a Defesa Civil municipal na desinfecção de veículos que acessam a cidade. No Centro Oeste, o Comando Militar do Planalto vem produzindo máscaras de proteção individual para distribuição em apoio à tropa.

No Nordeste, foi realizada descontaminação na estação ferroviária de João Pessoa (PB). Em Fortaleza (CE), foram entregues 30 respiradores hospitalares pela Força Aérea Brasileira (FAB). No Norte, Macapá (AP) recebeu 20 mil unidades de frascos de álcool em gel, totalizando 4,46 toneladas. O volume foi entregue pela FAB para auxiliar na prevenção e no enfrentamento ao coronavírus.

PORTAL INFODEFESA.COM - La Fuerza Aérea de Brasil emplea aviones KC-390 y C-105 para transportar equipos sanitarios


Roberto Valadares Caiafa | Publicada em 14/04/2020

El KC-390 Millennium de la Fuerza Aérea Brasileña (FAB), un avión de misiones múltiples, despegó del Ala 11 - Base Aérea de Galeão (RJ) con destino al Ala 8 - Base Aérea de Manaos (AM), transportando 6,9 toneladas de equipos hospitalarios y una ambulancia, en lo que constituye la primera misión real del avión.

El C-105 Amazonas despegó de la Base Aérea de São Paulo, en Guarulhos (SP), a Fortaleza (CE), con 30 respiradores hospitalarios, aproximadamente una tonelada de carga. Estas acciones se suman a las que viene llevando a cabo el Gobierno Federal de Brasil con el objetivo de combatir la pandemos del Covid-19.

La misión interministerial, coordinada por el Comando Aeroespacial (Comae) en el Centro de Operaciones Conjuntas del Ministerio de Defensa, en apoyo del Ministerio de Salud, transportó equipos y suministros a varias regiones de Brasil para ayudar a combatir la enfermedad.

Misión del KC-390 Millennium

El KC-390 Millennium despegó de Anápolis (GO) y se dirigió a Río de Janeiro (RJ), donde llevó la carga del material de salud. Las tripulaciones del avión multimisión de la FAB están en instrucciones de operación para el avión. La misión de transporte de material se llevó a cabo con éxito, cumpliendo una de las demandas de la Operación Covid-19.

Esta fue una misión conjunta entre la Comae, que participó en la activación de las misiones de Transporte Aéreo Logístico, y el Comando de Preparación (Comprep), responsable del desarrollo de la doctrina utilizada en la preparación operativa de la tripulación.

El director del Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), el teniente coronel Rosieny Santos Batalha, destacó la importancia de recibir materiales y equipos en este momento: "Aquí en el estado, el crecimiento de Covid-19 es sustancial y la carga que recibimos aumentará la capacidad de hospitalización del hospital".

Escuadrón Zeus

Operado por el Primer Grupo de Transporte de Tropas (1er GTT) - Escuadrón Zeus, con base en el Ala 2 - Base Aérea de Anápolis (GO), el Millennium KC-390, a partir de este mes, volará a Río de Janeiro ( RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), además de Canoas y Santa Maria (RS). El avión cruzará Brasil de norte a sur, de este a oeste.

Según el comandante del Escuadrón Zeus, el teniente coronel aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, el pronóstico es que el entrenamiento se realizará en junio. Rezende explicó que "en marzo, terminamos la fase básica de capacitación de nuestros pilotos, que eran vuelos locales, y ahora comenzamos los vuelos de transporte aéreo logístico". Y agregó: "En estos vuelos en ruta, estamos entrenando a pilotos, mecánicos y personal de carga y descarga".

Para el jefe de la Sección de Operaciones del 1er GTT, Daniel Silva Fortes, la tarea de abandonar la fase básica de entrenamiento de la tripulación y comenzar los vuelos en ruta fue muy estudiada. En este sentido, Silva sostuvo que se está "en estrecha coordinación con Comprep y Comae para poder realizar tanto la capacitación de pilotos como el transporte de material y personal en estos vuelos de instrucción con el KC-390".

El mecánico de vuelo, sargento Cleber Pereira dos Santos Junior, también participa en esta fase de entrenamiento. "El mecánico tiene la responsabilidad de llevar a cabo toda la preparación del avión y entregar el avión listo para los pilotos, así como monitorear la operación de los sistemas durante el vuelo", explicó.

Rendimiento del KC-390 Millennium

El avión militar más grande desarrollado y fabricado en el hemisferio sur, el KC-390 Millennium es capaz de llevar a cabo misiones de transporte aéreo logístico, reabastecimiento de combustible en vuelo (REVO), evacuación aeromédica, búsqueda y rescate, lucha contra incendios en vuelo, entre otros.

El avión fue desarrollado para cumplir con los requisitos operativos de la FAB, proporcionando movilidad estratégica a las Fuerzas de Defensa de Brasil. El modelo ya ganó el 63° Premio Laureate 2020, en la categoría de Mejor Producto Nuevo, por ser el avión de defensa más grande y sofisticado jamás producido por Embraer Defence and Security.

Además, recientemente se realizó un ensayo sin precedentes del lanzamiento de chaff y flare, en el Ala 3, en Canoas (RS). El KC-390 Millennium es el primer avión de transporte de la FAB que presenta una suite defensiva activa/pasiva de fábrica en la historia de la institución.

Rendimiento del C-105 Amazonas

30 respiradores hospitalarios destinados a Fortaleza (CE) llegaron a la Base de la Fuerza Aérea de São Paulo (BASP) el pasado viernes. El avión C-105 utilizado en el transporte es operado por el Primer Escuadrón del Decimoquinto Grupo de Aviación (1°/15 ° GAv) - Escuadrón Onça, con base en el Ala 5 - Base Aérea de Campo Grande (MS).

El comandante de la misión, el capitán de aviación Marcelo Augusto Xavier de Almeida, dijo que esta es otra misión de la FAB para combatir Covid-19. "Con gran satisfacción llevamos a cabo esta misión de transporte aéreo logístico, permitiendo que más brasileños reciban la atención necesaria", comentó.

Para el jefe de carga del avión, sargento Gabriel Heringer Klein Pinheiro, este es otro momento en que Brasil necesita la Fuerza Aérea para transportar materiales y equipos. "Es muy importante poder contribuir al transporte de esta carga y colaborar en el esfuerzo para combatir la pandemia", consideró.

AEROFLAP - Aeroporto de Brasília passa por desinfecção nesta terça-feira


Pedro Viana | Publicada em 14/04/2020 14:00

O Aeroporto de Brasília passou por uma desinfecção nesta terça-feira, dia 14 de abril. A operação foi realizada pelo Comando Conjunto Planalto formado por unidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, que contou com o apoio da equipe da Inframerica, administradora do Aeroporto.

A ação vem se somar a diversas medidas já tomadas pela concessionária que tem como objetivo evitar a propagação do Coronavírus na capital federal.

Um grupo de 20 militares participou da ação e treinou a equipe da Inframerica composta por 16 bombeiros civis de aeródromo e seis funcionários da empresa de limpeza. Com o curso, os profissionais colocarão em prática mais este procedimento de descontaminação na rotina diária de limpeza da infraestrutura aeroportuária.

A equipe utilizou para a higienização do terminal hipoclorito de sódio (água sanitária), álcool isopropílico (90%), fenóis e derivados (creolina), álcool 70%, além de água e sabão, aplicados com jatos especiais.

Os profissionais utilizaram roupas específicas para a desinfecção e o acesso às áreas onde foram aplicados os produtos foram isolados para a atuação dos militares e dos funcionários da Inframerica que fizeram parte da iniciativa. Os espaços descontaminados foram liberados para uso algumas horas depois.

Durante esta manhã, nove voos foram atendidos com toda a segurança necessária e sem impacto para a operação de desinfecção realizada pelos militares. O Aeroporto de Brasília teve uma redução de 90% no fluxo aéreo, o que consequentemente resultou numa redução abrupta na movimentação de usuários. O terminal aéreo brasiliense é o 3º maior aeroporto do país em movimentação de passageiros.

O Aeroporto já vem sendo higienizado com produtos sanitários utilizados em UTIs de hospitais. Além da limpeza, o sabão dos banheiros está sendo reposto constantemente. 

PREFEITURA DE ARAPONGAS - Aeroporto de Arapongas recebe equipamentos para modernizar comunicação com aeronaves e sistema de terra


Por Assessoria De Imprensa | Publicada em 14/04/2020 14:24

O Aeroporto de Arapongas Alberto Bertelli recebeu nesta terça-feira (14), um aparelho de comunicação que vai auxiliar tal sistema entre a estação de superfície e a aeronaves que sobrevoarem todo o norte do Paraná. O novo aparelho é composto por radar de superfície; VHF; Estação Meteorológica de Superfície (EMS) avançada - fornecendo dados de vento, pressão, umidade e radar meteorológico de aproximação e acompanhamento de aeronaves. Os serviços das instalações são executados através da Infraero. O gerador próprio que também contempla todo o novo sistema já foi instalado em dezembro do ano passado. “ Esses são aparelhos automáticos e de última geração, que vão modernizar a comunicação com aeronaves e sistema de terra. O serviço possibilitará também acesso eficaz com a Estação Meteorológica que será operada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e acompanhamento de aeronaves operados pela Infraero. As benfeitorias fazem parte de um levantamento junto à Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), que incluiu Arapongas, por ser um local bastante adequado em altitude – 300 metros acima de Londrina, sendo possível assim, cobrir todo o Norte do Paraná”, explica administrador do Aeroporto de Arapongas, José Antônio Wielewicki. Conforme a administração do Aeroporto, após os testes e conexões está previsto que os serviços sejam colocados em prática em 15 dias.

Wielewicki acrescenta que as melhorias foram solicitações da própria administração do aeroporto, com intermédio e esforços do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre e vice Jair Milani, governador Ratinho Júnior e ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly.

Demais investimentos – Além da modernização do sistema de comunicação, o Aeroporto Alberto Bertelli passa por obras de reforma e ampliação. Já foram executadas as demolições, seguindo com as partes de fundação da área a ser ampliada – que inclui sala de embarque; sala de espera; sala de descanso; almoxarifado; além da construção de novos banheiros. O projeto traz também a readequação total do saguão, que será demolido, dando um espaço para um local reformulado para os atendimentos aos passageiros, funcionários e tripulantes. O investimento é de R$ 296.926,61 em recursos próprios.

AEROFLAP - Setor aéreo transportou 44,7 mil passageiros do exterior ao Brasil nos últimos 21 dias


Pedro Viana | Publicada em 14/04/2020 18:07

De 23 de março a 12 de abril, companhias aéreas nacionais, internacionais e a Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram em voos regulares e fretados em torno de 44,7 mil passageiros ao Brasil de pelo menos 37 países.

Estima-se que 65% desse total são brasileiros que retornaram ao país.

São pessoas que vieram dos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Chile, Etiópia, Holanda, França, Inglaterra, Uruguai, Espanha, Portugal, Paraguai, Turquia, Moçambique, Peru, Cabo Verde, Etiópia, Emirados Árabes, Alemanha, Itália, Catar, República Dominicana, Porto Rico, México, Israel, África do Sul, Senegal, Equador, Suriname, Rússia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Nigéria, Honduras e Dinamarca.

Dados diários:
23/03: 2.715
24/03: 7.300
25/03: 4.180
26/03: 3.700
27/03: 2.600
28/03: 3.300
29/03: 1.900
30/03: 2.900
31/03: 1.800
01/04: 2.500
02/04: 2.800
03/04: 1.100
04/04: 800
05/04: 1.600
06/04: 1.000
07/04: 500
08/04: 800
09/04: 1.000
10/04: 900
11/04: 700
12/04: 600

Fonte: Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA)