NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESATV


Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” sedia Intercâmbio Operacional com Aeronaves H225M

Nesta fase o navio encontrava-se ancorado no Arsenal de Marinha, e foi realizado adestramentos do tipo: Peiação, dobragem das pás do rotor principal, rolagem das aeronaves no Convoo e Hangaragem.

Redação Defesatv | Publicada em 14/07/2021 12:22

A Marinha do Brasil (MB), visando o conceito de interoperabilidade com as Forças coirmãs, realizou no dia 13 de julho, adestramentos a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, com helicópteros do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O capitânia da esquadra, encontrava-se atracado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) no momento do pouso das aeronaves H225M do EB (HM-4 Jaguar) e da FAB (H-36 Caracal), acompanhados por uma equipe do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), da MB.

Os adestramentos consistiram em atividades de apoio de solo, tais como peiação, dobragem das pás do rotor principal, rolagem das aeronaves no Convoo e Hangaragem, realizadas pelas equipagens das respectivas Forças. Tais eventos preparatórios são fundamentais para a execução da fase de mar, que envolverá o pouso dessas unidades a bordo, durante comissão operativa.

O Intercâmbio Operacional das Aeronaves H225M contribuirá para o incremento da interoperabilidade entre a Marinha, o Exército, e a Força Aérea, na forma de alavancar novas capacidades operativas para as três forças, envolvendo Operações Aéreas embarcadas a partir do Navio-Aeródromo.

PORTAL AEROIN


Azul Linhas Aéreas se reúne com comandante da Força Aérea em Brasília


Agência Força Aérea | Publicada em 13/07/2021 19:00

A reunião entre o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e o Diretor de Relações Institucionais da Empresa Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, aconteceu nesta terça-feira (13), em Brasília (DF). Em pauta, foram discutidos assuntos correlatos à Força Aérea Brasileira (FAB) e à empresa.

Na oportunidade, o Comandante agradeceu pela visita e ressaltou a importância do encontro, visto que a atuação da aviação militar e civil ocorre em sinergia.

O Diretor de Relações Institucionais da Empresa Azul destacou que esta é a primeira visita desde que o Comandante assumiu a FAB, em abril de 2021. “É importante entendermos que as aviações civil e militar trabalham juntas. A Azul é uma empresa que tem em sua raiz levar o País a ser bem servido pelo meio aéreo e, por isso, estamos trabalhando para atingir 200 cidades com serviço aéreo regular, algo inédito na história recente do País. O apoio da FAB é essencial para chegar nesse objetivo”, finaliza.

Companhias aéreas levaram gratuitamente 2,5 mil itens para transplantes no 1º semestre


Carlos Ferreira | Publicada em 14/07/2021 22:06

As companhias aéreas brasileiras transportaram gratuitamente, no primeiro semestre de 2021, 2.573 itens para transplante (órgãos, tecidos, insumos e equipes médicas), segundo dados da Central Nacional de Transplantes (CNT), do Ministério da Saúde. Nesse período, 1.611 voos levaram pelo menos um item a bordo.

Voos operados pela Força Aérea Brasileira (FAB), companhias aéreas estrangeiras, trajetos terrestres e serviço postal transportaram 980 itens, totalizando uma movimentação 3.553 itens neste período.

Asas do Bem
Em 2014, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lançou o programa Asas do Bem, com o objetivo de divulgar a importância do transporte gratuito de órgãos, tecidos, equipes médicas e materiais realizado diariamente no país por suas associadas.

A contribuição da aviação comercial no transporte de órgãos teve início em 2001. O esforço inclui atualmente, além da ABEAR e suas associadas, outras companhias aéreas, o Ministério da Saúde (CNT), o Ministério da Infraestrutura (Secretaria Nacional de Aviação Civil – SAC), o Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira – FAB, Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Infraero,  aeroportos concessionados e a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA).

Em 2018, a ABEAR lançou a Jornada Asas do Bem, série de palestras presenciais e online para destacar a importância da doação de órgãos e a contribuição da aviação para viabilizar os transplantes. As apresentações são realizadas pelo publicitário Alexandre Barroso, três vezes transplantado, e já percorreram 15 estados e o Distrito Federal, reunindo cerca de 4 mil pessoas em eventos promovidos por hospitais, centrais de transplantes, companhias aéreas e iniciativas sociais.

Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, foram realizadas lives com Barroso e profissionais de saúde para promover o tema no Instagram e YouTube.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL FOLHA DE BARBACENA - EPCAR forma mais uma turma de soldados em Barbacena


Isabella Paolucci | Publicada em 14/07/2021 09:34

Na manhã da última sexta-feira (09/07), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou em sua sede em Barbacena a cerimônia militar de compromisso à Bandeira Nacional dos recrutas componentes da turma Philia – nome escolhido por seus integrantes. O evento foi feito sem a presença de convidados devido às medidas restritivas e marcou a conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD), da 1ª turma de 2021.

A cerimônia foi presidida pelo comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, e contou com a presença apenas dos concludentes, da equipe de instrução e militares representantes das Organizações Militares (OM) que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Durante os últimos quatro meses, os integrantes da turma Philia receberam instruções divididas em duas fases: adaptação e especialização. O período da adaptação, nas semanas iniciais, é destinado para que os instruendos se adaptem à conduta militar, bem como ao ambiente da caserna. O período de especialização é destinado à instrução básica, constituída de instruções cívicas, bélicas e de infantaria.

O Tenente Especialista de Aeronáutica José Eduardo Ferreira, Comandante da Esquadrilha de Formação de Soldados do Esquadrão de Segurança e Defesa de Barbacena (ESD-BQ), foi o responsável pelo trabalho doutrinador. “Superamos as adversidades e, nesse momento, entregamos 95 novos soldados prontos para cumprirem a missão da FAB (Força Aérea Brasileira) e, em particular, da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena”, afirmou.

Na solenidade, os novos soldados prestaram o compromisso e a continência à Bandeira Nacional e, além do soldado melhor colocado no curso, foi premiado aquele que foi eleito pelos companheiros de Turma e pela equipe de instrução como “militar padrão”, uma reverência pelo elevado espírito de corpo, disciplina e camaradagem que foram apresentados pelo militar durante todo o curso.

PORTAL DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - V e VII COMAR arrecadam mais de 600 kg em roupas para população carente


Agência Força Aérea | Publicada em 14/07/2021 10:39

O Comando Aéreo Sul (V COMAR) e Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO) arrecadaram, de 1° a 30 de junho, meia tonelada em roupas e calçados de inverno para a Campanha do Agasalho 2021 – Pátria Voluntária. As doações foram entregues no dia 7 de julho para instituições da cidade, localizada no Rio Grande do Sul, responsáveis por pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social.

As doações arrecadadas nos 30 dias de campanha foram passaram pela triagem da Assessoria de Comunicação Social do V COMAR e separadas conforme tamanho, sexo e faixa etária, e, em seguida, acondicionadas em embalagens transparentes e fechadas, para garantir o cuidado com a saúde e minimizar a propagação do COVID-19, conforme a cartilha de orientações do Governo Federal.

Segundo o Comandante do Comando Aéreo Sul, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, “a manifestação de solidariedade da Guarnição de Aeronáutica de Canoas, traduzida em número expressivo de doações, certamente será de grande valia para enfrentar o rigor do inverno na nossa região”, disse o Oficial-General.

Devido ao grande volume de doações, mais de 200 sacolas totalizando 514 quilos, ou seja, mais de meia tonelada, o V COMAR selecionou duas entidades cadastradas na plataforma do Governo, o “Movimento Ação por Canoas – MACA” e a “Associação de Transformação e Combate a Vulnerabilidade Social do Rio Grande do Sul – Transformar RS”.

“Em nome da nossa presidente, senhora Karine Bonatto Braga, gostaríamos de agradecer a oportunidade de fazer parte dessa ação junto ao V COMAR, sendo escolhida como uma das entidades para dar destino a essas doações, tão importantes nesse momento, e também estender o agradecimento a toda a corporação e familiares que se engajaram nessa campanha”, concluiu o Coordenador Geral da Transformar RS, Álvaro Fráguas.

“Esta Campanha buscou reforçar e propagar o compromisso social de todos da Guarnição por meio da empatia pelo próximo, principalmente por aqueles em situação de vulnerabilidade social que sofrem com os impactos da chegada do inverno” ressaltou o Chefe da Assessoria de Comunicação Social, Coronel Aviador Carlos Emmanuel de Queiroz Barboza.

No dia 9 de julho, o Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR) também realizou a entrega de 370 peças de agasalhos e cobertores para a população carente, doados por militares, para representantes da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) dentro da Campanha do Agasalho.  A entrega do material aconteceu na sede do VII COMAR após 25 dias de campanha, ocorrida de 6 de maio a 30 de junho.

Apesar das características climáticas do norte do país, a participação das Bases Aéreas de Boa Vista (BAPV), Manaus (BAMN) e Porto Velho (BAPV) e da Prefeitura de Aeronáutica de Manaus (PAMN) demonstrou a preocupação e a empatia das Organizações Militares da Amazônia com as necessidades da população que sofre com a chegada do inverno. Para o Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, a Campanha do Agasalho é uma iniciativa ímpar. “Campanhas como essa, os mutirões de doação de sangue e a distribuição de kits alimentação para as famílias inscritas no PROFESP, são ações que reforçam a responsabilidade social da Força Aérea Brasileira num momento em que a parcela mais vulnerável da sociedade brasileira se encontra ainda mais fragilizada, por conta do cenário pandêmico”, disse.

FOLHA DE BARBACENA - Aeronáutica Solidária: Campanha arrecada alimentos e outros materiais para doação em Barbacena


Isabella Poalucci | Publicada em 14/07/2021 11:51

O Destacamento de Controle de Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ) está organizando uma campanha de arrecadação para serem distribuição para uma rede de assistência social do município. Além de alimentos para a composição de cestas básicas, também estão sendo arrecadados materiais de limpeza, materiais de higiene pessoal, máscaras, álcool em gel e luvas.

A campanha, que recebeu o nome de “Aeronáutica Solidária”, acontece em várias partes do Brasil, nas mais diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). Na cidade, participam da campanha os integrantes da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), contudo, a população também pode participar.

As doações estarão sendo recolhidas até o dia 10/08 nos seguintes pontos: Aeroporto de Barbacena, CASSAB (Bairro do Campo – Vila dos Sargentos) e portaria principal da EPCAR.

Para mais informações, entre em contato através do número (32)3331-7711 ou (32)3331-5320.

DEFESA AGêNCIA DE NOTÍCIAS - Cerimônia militar marca passagem de comando da Base Aérea de Campo Grande


Agência Força Aérea | Publicada em 14/07/2021 23:10

Foi realizada, nesta quarta-feira (14), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante da Base Aérea de Campo Grande (BAGC), na capital do Mato Grosso do Sul (MS). O Coronel Aviador Leonardo Pinheiro de Oliveira passou o comando da BAGC ao Coronel Aviador Clauco Fernando Vieira Rossetto. Na solenidade, também ocorreu o ato de transmissão de subordinação da BAGC ao Comando de Preparo (COMPREP).

O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, e do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso. Também esteve presente o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant´anna Soares e Silva, dentre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou a satisfação em retornar à BAGC e falou sobre a implantação do Projeto Piloto Campo Grande, previsto na DCA 19-7, que prevê uma estrutura orgânica com cinco grupos subordinados diretamente ao Comandante da Organização Militar. “Este é um solo em que qualquer semente jogada irá frutificar e irá florescer. E essa foi a razão principal de eu ter escolhido a Base Aérea de Campo Grande para testarmos e desenvolver, talvez, o que vai ser mais importante no meu período de comando”, declarou o Brigadeiro.

Novo dirigente

O Coronel Rossetto ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1º de fevereiro 1990. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 26 de novembro de 1993 e promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2016. Possui todos os cursos acadêmicos e operacionais de carreira; e, ainda, Altos Estudos Militares pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), pela Escola Superior de Guerra (ESG) e pela Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Dentre as principais funções exercidas estão: Chefe das Seções de Tiro e Bombardeio, Pessoal e Material do 3º/10º Grupo de Aviação; Chefe da Seção de Comando do Grupo de Transporte Especial; Comandante do 3º/10º Grupo de Aviação; Comandante da Base Aérea de Santa Maria; Comandante da Ala 4; Adido de Defesa Naval, do Exército e Aeronáutica na Suécia; e Vice-Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

Projeto Piloto Campo Grande
Na busca de consolidar as modificações na estrutura organizacional do COMAER, o Comandante da Aeronáutica estabeleceu a Diretriz de Implantação do Projeto Piloto Campo Grande, DCA 19-7, que prevê uma estrutura orgânica com cinco grupos subordinados diretamente ao Comandante da Organização Militar: Grupo de Apoio; Grupo Operacional; Grupo de Segurança e Defesa; Grupo Logístico; e Grupo de Saúde.

Nesse contexto, a estrutura organizacional da Base Aérea de Campo Grande, bem como os processos envolvidos observarão, como elo sistêmico, as normas dos respectivos órgãos centrais dos sistemas do Comando da Aeronáutica. Além disso, a Diretriz orienta que a Organização Militar realize as tarefas de apoio em proveito da sua missão principal.

Ato de Transmissão de Subordinação
O Comandante da Aeronáutica, no uso da atribuição legal em vigor, estabelece, conforme Portaria GABAER número 111/GC3, de 08 de julho de 2021, a subordinação da Base Aérea de Campo Grande ao COMPREP.

Na cerimônia, o Comandante do COMPREP, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou que a FAB está em um processo de contínuo aperfeiçoamento e que, de maneira, sistêmica, as novas diretrizes vêm consolidando a estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica, seguindo as orientações do Comandante Baptista Junior, “expressas claramente em sua Diretriz de Comando, valendo-se deste projeto piloto que ora se inicia, e perseguindo premissas fundamentais,

como a Unidade de Comando; a manutenção da identidade e denominação da Base Aérea de Campo Grande, o aperfeiçoamento da interação entre as atividades operacionais e administrativas; bem como o fortalecimento da governança e da representatividade local com a designação de um Oficial-General para seu Comando”.

Durante o evento, para a surpresa dos convidados, foi realizado o sobrevoo das aeronaves C-105 Amazonas, H-60 Black Hawk e A-29 Super Tucano.