NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Aviões da missão humanitária brasileira de ajuda ao Líbano retornam ao Brasil neste sábado


Capitão-tenente Fabrício Costa | Publicada em 14/08/2020 15:51

Beirute (Líbano), 14/08/2020 - Os aviões KC-390 Millennium e o VC-2 (Embraer 190), da missão humanitária brasileira de ajuda ao Líbano, deixaram Beirute nesta sexta-feira (14) no início da tarde, horário de Brasília, e chegarão ao Brasil no próximo sábado (15). Antes de pousar em Anápolis(GO) e Brasília(DF), as aeronaves farão paradas técnicas para abastecimento na Ilha do Sal, em Cabo Verde, em Valência, na Espanha, e em Fortaleza, no Ceará.

Nesta sexta-feira, a delegação brasileira esteve no Parlamento Libanês e reuniu-se com o Primeiro Ministro do Líbano, em exercício, Hassan Diab. O chefe da missão humanitária brasileira, ex-Presidente da República Michel Temer, ofereceu apoio ao Presidente do Parlamento do Líbano, Nabih Berri.

“Estive reunido com as autoridades libanesas e com representantes das comissões religiosas do Líbano, colocando o Brasil, naturalmente, à disposição para ajudar na composição do Estado libanês”, afirmou Temer.

Além de ter doado seis toneladas de alimentos e medicamentos, na quinta-feira (13), e mais 4 mil toneladas de arroz, que chegarão ao Líbano por via marítima, a missão humanitária brasileira não para por aí. O Encarregado de Negócios do Brasil em Beirute, Jandyr Ferreira dos Santos, explicou como continuará o auxílio do Brasil ao Líbano.

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, e a comunidade libanesa doaram medicamentos e insumos básicos de saúde, como antibióticos, corticoides, analgésicos, ataduras, seringas e cateteres. Cerca de 100 mil máscaras cirúrgicas, 300 ventiladores pulmonares e alimentos também foram entregues no Líbano.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) continuam colaborando na elaboração de mapas com imagens satelitais de Beirute, utilizando o novo satélite brasileiro CBERS-4A. Além das capacidades dos CBERS anteriores, esse novo possui mais uma câmera, com resolução de dois metros por pixel, que será muito útil nas atividades de mapeamento emergencial pós-desastres.

“Essa primeira equipe, que se deslocou agora com a missão humanitária, é composta por técnicos em explosões e incêndios. Eles vão permanecer em Beirute até o dia 30 deste mês, fazendo ligação com o Ministério da Defesa local e identificando as possíveis necessidades do Líbano”.

PORTAL DEFESANET


Intercâmbio entre a FAB e os Estados Unidos trata de estratégias de uso do espaço

O evento tem por objetivo desenvolver possibilidades de cooperação técnica e operacional na área espacial

Tenente Raquel Alves E Capitão Oliveira Lima | Publicada em 14/08/2020 12:11

Nos dias 4, 6, 11 e 13 de agosto, foi realizado o US Brazil Space Working Group, intercâmbio entre a Força Aérea Brasileira (FAB), as Forças Espacial e Aérea dos Estados Unidos, e o Comando Sul Norte-Americano. Participam, também, integrantes do Ministério da Defesa (MD) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O evento, que foi transmitido por meio de videoconferência, teve por objetivo desenvolver possibilidades de cooperação técnica e operacional na área espacial.

Foram abordados diversos temas, como: estratégia espacial brasileira e atualizações (operações, investimentos e doutrina), esforços para o desenvolvimento dos satélites brasileiros, manifestações e oportunidades de lançamentos espaciais, possibilidades de parcerias com os EUA, desenvolvimento do Centro Espacial de Alcântara (CEA) e do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), entre outros assuntos.

O Vice-Chefe do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, destacou a relevância do evento. “A área espacial se reveste de grande importância nos dias atuais. A participação dos Estados Unidos nesse evento é fundamental para que possamos ter ainda mais interações em assuntos dessa área”, disse.

O Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, também participou do encontro. “Externaremos o nosso ponto de vista do uso do espaço e eles apresentarão as suas perspectivas. Trataremos, ainda, de alternativas de cooperação e discussões sobre propostas e ideias para facilitar os trabalhos futuros”, relatou.

O Chefe do Centro de Operações Espaciais (COPE), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, comentou sobre a importância do intercâmbio. “Essa é uma oportunidade de verificar algumas possibilidades de parceria na área espacial”, afirmou.

O US Brazil Space Working Group é o primeiro evento oficial internacional da Força Espacial dos Estados Unidos, após a sua criação em 2019.

PORTAL DEFENSA.COM (Espanha)


Los Embraer KC-390 y VC-2 /E-190 de la Fuerza Aérea Brasileña ya están en Líbano


Javier Bonilla | Publicada em 14/08/2020 19:52

Las dos aeronaves de la Fuerza Aérea Brasileña (FAB) que llevaron ayuda a la población libanesa, víctima de la explosión que asoló la zona portuaria de Beirut, a través de la Misión Multidisciplinaria Brasileña de Asistencia Humanitaria a la República Libanesa, aterrizaron alrededor de las 3:40 pm (9:40 am en hora Brasilia) este jueves en Beirut, capital del Líbano. El KC-390 Millennium transportó medicamentos, alimentos y equipos de salud, mientras que el VC-2 transportó a la delegación encabezada por el ex presidente Michel Temer con médicos voluntarios, autoridades y representantes de la comunidad libanesa en Brasil.

Fueron aproximadamente 13 horas de vuelo. Ambos aviones despegaron de Guarulhos haciendo una parada técnica en Fortaleza, Ilha do Sal y Valencia antes de llegar a su destino. Para la activación de la aeronave, se contó con la participación de la Oficina del Comandante de Aeronáutica (GABAER), también responsable de coordinar y controlar las misiones aéreas en apoyo de las autoridades; el Comando de Operaciones Aeroespaciales (COMAE), responsable del uso de los recursos de la Fuerza Aérea Brasileña; y el Comando de Preparación (COMPREP), encargado de formular la Doctrina Aeroespacial, en línea con las experiencias adquiridas y los sistemas de armamento incorporados a la FAB.

El KC-390 Millenium, que realiza por primera vez una misión internacional tripulada por militares de la FAB, pertenece al Primer Grupo de Transporte de Tropas (1er GTT) - Escuadrón Zeus, con base en Anápolis (Goiás), mientras que el VC-2, Embraer 190 de configuración especial, pertenece al Grupo de Transporte Especial (GTE), con sede en Brasilia.