NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Operação Poseidon 2021: FAB e EB se qualificam para operar a bordo do NAM Atlântico


Por Luiz Padilha E Guilherme Wiltgen | Publicada em 14/09/2021 12:21

Durante 5 dias, em um exercício sob responsabilidade do Ministério da Defesa, o 1º BAvEx do Exército Brasileiro (EB), o 3º/8º GAV, Esquadrão Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) e o Esquadrão HU-2 Pégasus, da Marinha do Brasil, se exercitaram a bordo do Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A 140),  em uma área determinada de 20 x 60 milhas, distante 50 MN da costa de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro.

A Operação Poseidon 2021 foi acompanhada de perto pelo Ministro da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto, pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; e pelo Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Rafael Pinto Costa, que foram recebidos a bordo do NAM Atlântico pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva.

O ineditismo deste exercício se deu por ser a primeira vez em que as aeronaves H225M do Exército e da FAB, realizaram Qualificação e Requalificação de Pouso e Decolagem a Bordo (QRPB) com o Atlântico em movimento.

Na primeira Op. Poseidon, em 2020, as aeronaves executaram pousos e decolagens com o navio fundeado na Baia de Sepetiba e o DAN esteve presente. Clique aqui para ver como foi!

Desta vez, o nível de complexidade foi aumentado, com os pilotos do HU-2 realizando vários voos com os pilotos da FAB e do EB nos H225M da Marinha (UH-15). Passada essa etapa, os pilotos passaram a voar com as suas aeronaves, mas sempre com um piloto do HU-2 a bordo no assento do 3P.

O que se viu foi uma rápida adaptação dos pilotos da FAB e do EB, que realizaram diversos pousos e decolagens no navio. A qualificação dos pilotos para o pouso a bordo tem validade de 6 meses, e com os próximos exercícios programados, UANFEX e DRAGÃO, espera-se que não só mais pilotos das Forças Singulares se qualifiquem, como ocorra a manutenção dos qualificados nessa Poseidon.

Entre os diversos exercícios operativos executados pelas três Forças ressaltamos:

Dobragem de pás
Rolagem e hangaragem de aeronaves
Evacuação Aeromédica (EVAM)
Fast-Rope com o GRUMEC

Fragata Liberal (F 43)

A fragata Liberal (F 43), esteve presente na Operação Poseidon 2021 realizando a escolta do NAM Atlântico (A 140), com sua aeronave orgânica AH-11B WildLynx N-4003 a bordo, a qual realizou um “cross deck” no Atlântico.

PORTAL AEROFLAP


Projeto LANDELL: FAB ativa comunicações de datalink na porção continental do país


Gabriel Centeno | Publicada em 14/09/2021 16:00

A Força Aérea Brasileira, através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), realizou a ativação do CPDLC (Controller Pilot Data Link Communications) na porção continental do país. A ativação do sistema de comunicação por enlace de dados faz parte do Projeto LANDELL, que leva à uma nova era as Comunicações Aeronáuticas no Espaço Aéreo Continental Brasileiro.

A tecnologia já era usada no FIR Atlântico (Região de Informação de Voo) desde 2009, mas apenas recentemente foi ativada na área continental do país. Na tarde da quinta-feira (09) o Projeto LANDELL foi oficialmente ativado simultaneamente nos Centros de Controle de Área de Recife (ACC-RE) e Amazônico (ACC-AZ), sediados, respectivamente nos Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III e IV) – em Recife e Manaus.

Uma cerimônia militar foi realizada e, respeitando os protocolos de segurança da pandemia, transmitida para ao vivo para representantes de instituições militares e civis e da comunidade aeronáutica que estiveram envolvidas em todo o processo de estruturação, desenvolvimento e implementação do projeto.

Depois das boas-vindas aos participantes presenciais e online, na sequência do canto do Hino Nacional, a palavra foi passada ao Comandante do CINDACTA IV, Coronel Aviador Alexander Santopietro de Sousa.

Destacando a dimensão gigantesca da área de responsabilidade deste Centro – mais de 60% do espaço aéreo nacional, o Coronel Santopietro mencionou que o CINDACTA IV é uma das principais portas de entrada para o Brasil – especialmente para as aeronaves vindas da América do Norte e América Central.

Neste cenário, onde profissionais de múltiplos países se comunicam, o idioma e os sotaques podem ser um obstáculo para a compreensão das mensagens trocadas por voz, via sistema VHF (Very High Frequency).

“A comunicação via enlace de dados, mais conhecida como CPDLC, é uma grande ferramenta para que possamos minimizar as diferenças e trazer mais eficiência e, principalmente, segurança para essa comunicação. Podemos dizer que o Projeto LANDELL, englobado pelo Programa SIRIUS, trará para este Centro uma segurança e uma eficiência muito melhores do que as que já temos hoje, proporcionando para os usuários do SISCEAB um serviço de qualidade ainda melhor, como todos esperamos”, frisou o Comandante.

Após uma mensagem de texto dando boas-vindas aos usuários do CPDLC Continental, a tripulação do FAB3603, um Embraer IU-50 do Grupo Especial de Inspeção em Voo, tornou-se a primeira a responder uma mensagem através do novo sistema.

Para o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, a entrada em operação do projeto LANDELL é motivo de muito orgulho.

“Foram vários anos de trabalho de uma equipe multidisciplinar, altamente capacitada e comprometida com os resultados do projeto. O sucesso desta inauguração é a garantia da entrega de um produto, que desde a sua concepção, é completamente voltado para os usuários do SISCEAB, que, a partir de agora, terão ainda mais segurança e eficiência nas comunicações com os Órgãos de Controle de Tráfego Aéreo. A comunicação CPDLC continental é mais uma prova de que a FAB e o DECEA seguem na vanguarda da aviação mundial”.

Via DECEA