NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas completam 25 dias mobilizadas no combate à pandemia de coronavírus


Mariana Alvarenga, Tenentes Franklin E Bueno | Publicada em 15/04/2020 17:39

A Operação Covid-19 chega ao 25º dia de atividade com a mobilização de mais de 28 mil militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do coronavírus em apoio à população. Até o momento, são empregadas 816 viaturas, 71 embarcações e 26 aeronaves.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional. Esses Comandos Conjuntos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

O Comando Conjunto Bahia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), recebeu a doação de 300 máscaras de proteção facial do tipo face shield. Elas serão utilizadas pela tropa e são de suma importância para a execução das atividades desenvolvidas na operação. Também foram recebidas mais 1.500 máscaras do mesmo modelo para distribuição a hospitais públicos de 16 municípios baianos.

Na Região Norte, em Itaituba (PA), militares fizeram higienização nas imediações do Aeroporto Municipal, em parceria com a prefeitura. Também foi realizada triagem dos passageiros que chegavam.

Em João Pessoa (PB) e Natal (RN), foram distribuídos kits alimentação a crianças e jovens atendidos pelo Programa Forças no Esporte (Profesp). Além disso, o Comando Militar Rio Grande do Norte e Paraíba vêm apoiando com pessoal o SENAI/RN para produção de máscaras acrílicas, que serão doadas aos órgãos de saúde e segurança pública.

No Sudeste, em Montes Claros (MG), alunos do Profesp também receberam kits alimentação. No Rio de Janeiro (RJ), militares da Marinha realizaram a descontaminação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Na Região Sul, em Porto Alegre (RS), militares realizam o carregamento de 24 toneladas de alimentos para serem levados para o município de Santa Maria. Esses mantimentos serão doados a famílias de baixa renda do município.

Na Região Nordeste, em Maceió (AL), um respirador de baixo custo é fabricado sob coordenação do sargento do Exército Rodrigo Costa dos Santos. De forma voluntária, ele teve a iniciativa a partir de uma engenharia inovadora, com o uso do amb, um tipo de reanimador manual, como princípio de funcionamento.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também não mede esforços nessa Operação. Aeronaves da FAB foram acionadas nesta quarta-feira (15) para realizar mais duas missões de Transporte Aéreo Logístico na Operação COVID-19 do Ministério da Defesa. Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER), um molde para injeção do suporte da máscara Face Shield foi transportado de Canoas (RS) com destino a Recife (PE), a bordo da aeronave C-130 Hércules até o Rio de Janeiro (RJ) e, no restante do percurso, da aeronave C-97 Brasília.

O modelo será utilizado para produção de 500 mil unidades de máscaras rígidas até sexta-feira, 17. O prazo foi estipulado para atender o período de pico estimado da contaminação pelo governo Federal. A previsão de pouso na capital pernambucana é às 17h.

Já uma aeronave C-99 foi empregada no transporte de medicamentos e álcool em gel do Rio de Janeiro (RJ) até Boa Vista (RR). Foram transportadas 132 caixas de cloroquina 150 mg, além de mil bisnagas de 85 ml e 40 frascos de 5 litros de álcool em gel 70%.

PORTAL DEFESANET


Presidente da República é informado sobre ações das Forças Armadas no combate à Covid-19


Maristella Marszalek | Publicada em 15/04/2020 10:50

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recebeu o Presidente da República, Jair Bolsonaro, na tarde desta segunda-feira (13), na sede da Pasta. Bolsonaro foi informado do trabalho realizado pelas Forças Armadas (FA) no combate ao coronavírus, no âmbito da Operação COVID-19. Ele participou de reunião, por videoconferência, com a participação dos comandantes das FA (Marinha, Exército e Aeronáutica), além dos comandantes dos dez Comandos Conjuntos distribuídos pelo país.

Os Comandantes Militares de área falaram sobre a atuação dos militares na sua região de abrangência, sobre a situação dos estados nesse cenário e, ainda, sobre os esforços empreendidos na missão. Nas pautas, foram destacadas ações tais como o transporte de cargas hospitalares, doação de sangue, desinfecção de locais públicos e produção de máscaras e medicamentos, entre outros.

Hoje, mais de 27,3 mil militares estão empregados na luta contra a COVID-19 e, graças à grande capilaridade das FA , está presente em todo o Brasil.

Ao final da videoconferência, Fernando Azevedo ressaltou a preocupação do Ministério da Defesa na estrutura de apoio à população brasileira nesse momento pelo qual o mundo inteiro está passando.

“Presidente, queremos mostrar que estamos organizados, atuando em todas as regiões do Brasil, com a Marinha, o Exército e a Aeronáutica”.

Jair Bolsonaro encerrou a reunião, parabenizando o trabalho de todos os envolvidos e ressaltando que o Governo Federal não medirá esforços para, junto com as Forças Armadas, atender aos interesses nacionais. “ Esperamos vencer essa crise e o apoio dos senhores nos conforta”, finalizou.

Centro de Operações Conjuntas
O Centro de Operações Conjuntas foi ativado no dia 20 de março pelo Ministério da Defesa (MD) para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas para combater a COVID-19.

Desde então, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente, dez Comandos Conjuntos estão trabalhando para cobrir todo o território nacional em uma força tarefa contra este coronavírus, seja na disponibilização de recursos operacionais e logísticos necessários às ações a serem realizadas, seja no apoio aos hospitais de campanha e órgãos estaduais e municipais, entre outros.

Na reunião, acompanharam o Presidente da República o Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General Heleno, e o Secretário Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira.

Os Comandantes das Forças Armadas também participaram da videoconferência, Almirante Ilques Barbosa Junior, Marinha, General Edson Leal Pujol, Exército e o Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, Aeronáutica. Além do Ministro Fernando Azevedo, pela Defesa estiveram presentes o Secretário Geral, Almirante de Esquadra Garnier, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente Brigadeiro do Ar Botelho, e o Chefe de Operações Conjuntas, Almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - FAB: C-99, C-130 e C-97 realizam Transporte Aéreo Logístico de materiais de saúde


Pedro Viana | Publicada em 15/04/2020 21:00

Três aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram missão de Transporte Aéreo Logístico durante essa quarta-feira (15/04).

Um C-99 decolou às 9h (horário de Brasília) da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), com destino à Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), transportando materiais de saúde que serão utilizados no combate à COVID-19 na Região Norte. O pouso do C-99 no seu destino ocorreu às 15h15.

A aeronave C-99 é pertencente ao Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT), Esquadrão Condor. Segundo o Tenente Márcio Delibaldo Blumer, Comandante da missão, esta aeronave é uma das mais versáteis dentro da aviação, atuando desde a evacuação aeromédica até o transporte de autoridades.

“Nessa missão, pudemos levar medicamentos e a esperança de cura para centenas de brasileiros, em meio ao cenário que estamos vivendo. Sinto orgulho de saber que estamos contribuindo para o bem da sociedade”, declarou. 

Na mesma manhã, um C-130 Hércules decolou, às 9h, da Ala 3 – Base Aérea de Canoas (RS) para a Ala 11 – Base Aérea do Galeão, transportando, dentre outros materiais, um molde de fabricação de máscaras faciais tipo Face Shield (que cobrem todo o rosto), doado pela ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais. A carga seguiu, então, em um C-97 Brasília para Recife (PE), seu destino final, onde pousou às 17h30.

De acordo com um dos pilotos da aeronave, Tenente Aviador Lucas Piccinini, é uma grande satisfação para o efetivo do Esquadrão Gordo realizar mais essa missão para o povo brasileiro. “Não dá pra mensurar a importância que essa carga terá para o combate ao novo Coronavírus”, afirmou.

Operação COVID-19

Esta é mais uma ação de enfrentamento ao novo Coronavírus, deflagrada pelo Governo Federal, em apoio ao Ministério da Saúde, que visa transportar equipamentos e insumos a diversas regiões do Brasil, para auxiliar no combate à pandemia.

A missão interministerial foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, que foi ativado no dia 20 de março para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) no enfrentamento à COVID-19.

KC-390 Millennium e C-105 Amazonas 

Na sexta-feira (10/04), duas aeronaves da FAB, um KC-390 Millennium e um C-105 Amazonas também realizaram Transporte Aéreo Logístico de materiais de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou às 12h da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM), transportando uma ambulância e equipamentos hospitalares. O peso da carga totalizou 6,9 toneladas.

Já o C-105 Amazonas decolou às 15h da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), para Fortaleza (CE), com 30 respiradores hospitalares, totalizando, aproximadamente, uma tonelada de carga.