NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Esquadrilha da Fumaça fará live para celebrar os 68 anos

A transmissão será neste domingo (17), às 10h, por meio do canal no Youtube

Publicada em 15/05/2020 11:20

Acostumada a se encontrar com o público nos finais de semana pelo Brasil, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, celebra este ano o seu aniversário de 68 anos de uma maneira diferente. Com as demonstrações suspensas temporariamente em virtude da pandemia do novo Coronavírus, o Esquadrão realiza, no próximo domingo (17), a partir das 10h, uma live (transmissão ao vivo) de uma demonstração aérea, por meio do seu canal no Youtube, www.youtube.com/fumacajah.

Por meio das contas oficiais do Instagram e Facebook, o público poderá acompanhar a demonstração aérea desde os preparativos para o voo, que terá recursos e imagens inéditas, como câmeras a bordo dos A-29 Super Tucano e a visão que os pilotos têm de dentro das aeronaves.

Os internautas poderão, ainda, interagir com dois pilotos que realizarão a locução, fazendo perguntas e ouvindo a explicação detalhada de tudo que ocorre durante a apresentação.

De acordo com o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin, o voo será um treinamento de rotina da Esquadrilha da Fumaça para manter operacionais os seus pilotos e mecânicos, o que garante a manutenção da segurança para quando as demonstrações retornarem com sua agenda pelo país. “É uma circunstância nova a qual temos que nos adaptar. Apesar de fisicamente distantes do público, graças à tecnologia, podemos dar de presente essa transmissão ao vivo, em comemoração ao aniversário de 68 anos da Fumaça”, ressalta o Comandante.

Esquadrilha da Fumaça: 68 anos

No dia 14 de maio, o EDA completa 68 anos de criação, data que remete à sua primeira demonstração aérea na antiga Escola de Aviação, no Rio de Janeiro (RJ). Nesses anos, já realizou quase quatro mil demonstrações aéreas em todas as regiões do Brasil e em 21 países, divulgando a missão institucional e representando a Força Aérea Brasileira.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - FAB atua na Operação Verde Brasil 2


Publicada em 15/05/2020 15:54

A Força Aérea Brasileira (FAB) atua, desde a segunda-feira (11/05), na Operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa. Entre as missões realizadas estão o Transporte Aéreo Logístico e o Aerolevantamento, coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). 

Nesta fase da Operação, a FAB está empregando dois helicópteros H-36 Caracal dos Esquadrões Falcão (1º/8º GAV) e Puma (3º/8º GAV), transportando militares e demais agentes envolvidos para as áreas de atuação. 

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. Deflagrada pelo Governo Federal em 11 de maio de 2020, a Operação visa a realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira) em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA). Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Fonte:Força Aérea Brasileira

Fotos: Esquadrão Falcão