NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Empresário recebe título de Fumaça Honorário do Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB

Dênis Luiz Lunelli, presidente do conselho de uma companhia têxtil catarinense é piloto, entusiasta da Esquadrilha da Fumaça e idealizador da marca de moda masculina Hangar 33, inspirada no universo da aviação

Luiz Fara Monteiro| Do R7 | Publicada em 15/05/2023 16:52

Presidente do conselho da companhia têxtil catarinense Lunelli é piloto, entusiasta da Esquadrilha da Fumaça e idealizador da marca de moda masculina Hangar 33, inspirada no universo da aviação

Dênis Luiz Lunelli, presidente do conselho consultivo da companhia têxtil catarinense Lunelli, recebeu no último final de semana o título de “68º Fumaça Honorário” do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça. A homenagem foi realizada em evento de aniversário de 71 anos do Esquadrão, em Pirassununga (SP).

O título de "Fumaça Honorário" foi criado em 1996 e tem a finalidade de tornar público o reconhecimento do EDA a civis e militares entusiastas da aviação que de forma amiga, desinteressada e honesta, em muito contribuem para o sucesso no cumprimento da missão de divulgar a Força Aérea Brasileira.

Apaixonado por aviões desde criança e piloto por formação, Dênis Luiz Lunelli ocupou o cargo de presidente da empresa têxtil de 2009 até janeiro deste ano, quando foi sucedido pela irmã, Viviane Cecilia Lunelli, e assumiu a presidência do Conselho. Durante esse período, idealizou a Hangar 33, marca de moda masculina inspirada no universo da aviação, criada em 2012.

A grife conta com um acervo de 16 aeronaves próprias, entre elas um lendário North American T-6, primeiro modelo utilizado pela Esquadrilha da Fumaça (1952-1976) e restaurado pela marca no último ano com as cores originais utilizadas pela Força Aérea Brasileira na época, participando das comemorações dos 70 anos do Esquadrão.

Além do T-6, o acervo da marca conta com um exemplar da Demoiselle, do aviador e inventor brasileiro Alberto Santos Dumont; dois Antonov AN-2, maior monomotor biplano do mundo; um Fokker DR.I, imortalizado como Barão Vermelho e inspiração para a marca Hangar 33, entre outras aeronaves.

“Recebo com grande alegria e emoção a homenagem desse Esquadrão tão admirado por todos os brasileiros e orgulho da nossa Força Aérea Brasileira há sete décadas”, afirma Dênis Luiz Lunelli. “Criamos a Hangar 33 lá atrás para celebrar a aviação como um estilo de vida, ser reconhecido hoje como Fumaça Honorário é uma grande honra”, completa.

PORTAL AEROIN


DECEA comenta a atividade do especialista em Serviço de Informações Aeronáuticas


Murilo Basseto | Publicada em 15/05/2023

Em função do Dia Internacional do Serviço de Informações Aeronáutica (AIS), comemorado nesta segunda-feira, dia 15 de maio, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira (FAB), publicou um conteúdo especial no qual comenta como é a atividade do profissional especialista nessa área.

Segundo o DECEA, na FAB, o especialista AIS é responsável por assegurar que os dados e as informações aeronáuticas necessárias para a segurança, a regularidade e a eficiência da navegação aérea sejam disponibilizados de forma adequada aos requisitos operacionais para a comunidade de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (AIM).

Além disso, ele recebe, analisa, corrige, publica e distribui os dados e as informações aeronáuticas relativas a todo o território brasileiro, bem como relativas àquelas áreas em alto mar para as quais o Brasil é responsável pela prestação do serviço de tráfego aéreo.

Na área operacional, o profissional AIS atua com o recebimento, análise e encaminhamento dos planos de voo, e pode exercer a função em Salas AIS de Aeródromo, Centros de Informação Aeronáutica e Salas AIS de Órgão de Controle de Tráfego Aéreo.

Os especialistas também estão presentes na área administrativa atuando nas Seções de Planejamento, de Normas e de Coordenação e Controle de Informação Aeronáutica do Subdepartamento de Operações do DECEA.

A Sargento Jessica Laine Ribeiro Alves atua no planejamento da implantação, modernização e desativação de órgãos e meios de Informação Aeronáutica. Ela comenta: “Disponibilizamos ao usuário informação com acuracidade, qualidade e temporalidade, além de promover a máxima eficiência no funcionamento e na evolução do Serviço de Informação Aeronáutica, cujo objetivo é de melhorar a qualidade e a integridade dos dados e das informações necessárias”.

O desenvolvimento do AIS no Brasil

Com a crescente evolução tecnológica, os serviços relacionados com a Informação Aeronáutica, ao longo dos últimos anos, vêm sofrendo uma radical transformação no seu processo de interação com os usuários.

Com isso, o AIS ganha destaque na apresentação de informações precisas e oportunas, que contribuem para a garantia da eficiência do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do futuro e sua fluidez em um cenário com expressivos aumentos da demanda pelo espaço aéreo.

No Brasil, o DECEA, através do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), tem garantido a implementação do AIM, concretizando a evolução desse conceito.

O chefe da Seção de Análise de Dados e Informação Aeronáutica do ICA, Tenente Romulo Teixeira de Queiroz, pontua que estão sendo seguidos os passos recomendados pela Organização da Aviação Civil Internacional e o desenvolvimento do AIM no Brasil está bastante evoluído.

“Estamos trabalhando na migração do banco de dados para que possamos prover cada vez mais informações precisas e dados atualizados e confiáveis para o setor de aviação, incluindo pilotos, controladores de tráfego aéreo, companhias aéreas, empresas de serviços aeroportuários e outras organizações envolvidas nas operações aéreas”, concluiu o Tenente.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – FAB comemora dia do Assistente Social


Agência Força Aérea | Publicada em 15/05/2023

No dia 15 de maio, celebramos o Dia do Assistente Social, uma data especial que reconhece e valoriza o papel fundamental desses profissionais que são verdadeiros agentes de transformação, trabalhando incansavelmente para combater as desigualdades, a exclusão e a injustiça. Eles atuam em diversas áreas, como saúde, educação, direitos humanos, justiça, entre outras, sempre buscando garantir a dignidade e a qualidade de vida das pessoas.

Na Força Aérea Brasileira (FAB), o Serviço Social do Comando da Aeronáutica (COMAER) atua frente às demandas decorrentes das relações sociais do seu efetivo, militares e servidores civis, ativos e veteranos, além de seus respectivos dependentes e pensionistas, afiançando-lhes condições de segurança e proteção.

Com uma formação sólida e embasada em conhecimentos teóricos e práticos, os assistentes sociais utilizam suas habilidades e competências para identificar e analisar as necessidades individuais e coletivas, promovendo a inclusão social e a autonomia dos indivíduos e grupos. Seu trabalho é pautado por princípios éticos e valores como a justiça social, a solidariedade, a equidade e o respeito à diversidade.

O momento é de agradecimento aos profissionais que alicerçam caminhos, constroem pontes e forjam as possibilidades para o acesso à proteção social da Aeronáutica aos efetivos.

Avanços

Tal progresso, que representa hoje o Sistema de Assistência Social da Aeronáutica, só foi possível pela capacidade desses profissionais em tornar visíveis as possibilidades e desafios da área social, e assim contribuir na construção de respostas efetivas diante das múltiplas faces da questão social na contemporaneidade.

Em uma perspectiva mais ampla, é importante destacar a formulação da Política de Assistência Social das Forças Armadas e das Diretrizes dos Programas Sociais prioritários para serem realizados no âmbito das Três Forças. Tais legislações, aprovadas nos anos 2000 pelo Ministério da Defesa, aliadas aos dispositivos legais específicos de cada Força, representaram um marco na trajetória das Políticas de Assistência Social e no fortalecimento das ações de proteção social para os efetivos nas Forças Armadas.

As referidas normas fortalecem doutrinas e ampliam a proteção social, orientando a visão e definindo novos papéis para os profissionais de Serviço Social nas OM. Tais doutrinas se tornam a base configuradora de um conjunto de princípios, cuja proposta traz intrínseco o compromisso de ampliação do conceito de proteção social ao homem, e o desafio de concretizá-lo no Teatro de Operações.

O exercício profissional do Assistente Social é respaldado em princípios éticos e mantém a qualidade dos serviços prestados desde a criação do Ministério da Aeronáutica até os dias atuais, notadamente aprimorado pela publicação da NSCA 163-1/2020. No âmbito coletivo, os profissionais direcionam suas ações aos programas, projetos e atividades socioeducativas, consonantes às legislações em âmbito nacional, bem como às diretrizes mundiais para a categoria, correlacionadas às normativas atinentes ao Serviço Social no bojo do COMAER. No que tange à esfera individual, realiza a viabilização de benefícios socioassistenciais, encaminhamento intrainstitucional e extrainstitucional, orientação social, elaboração de relatório social, visita domiciliar, dentre outros.