NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Delegação brasileira que viajou ao Líbano retorna ao país

Beirute foi devastada por uma grave explosão no porto da cidade

Alex Rodrigues | Publicada em 15/08/2020 10:22

Os integrantes da comitiva brasileira que viajou ao Líbano na última quarta-feira (12) chegaram há pouco a Brasília. Segundo a Força Aérea Brasileira, os dois aviões em que a delegação viajou, um KC-390 Millennium e um VC-2 (Embraer 190), deixaram a capital libanesa, Beirute, no início da tarde de ontem (14) e pousaram no Distrito Federal pouco depois das 9 horas de hoje (15), tendo feito paradas técnicas para reabastecimento no percurso. 

Chefiada pelo ex-presidente da República Michel Temer, a delegação acompanhou o transporte de seis toneladas de alimentos e medicamentos que o Estado brasileiro doou ao Líbano. A doação, de caráter humanitário, visa a ajudar a população libanesa, minimizando as consequências de uma grave explosão ocorrida no último dia 4, em um armazém da região portuária de Beirute, onde cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amônio estavam armazenadas.

O total de mortes em decorrência da força da explosão que destruiu a região com a força de uma bomba já passa de 100. Além disso, o porto de Beirute era o principal local de armazenamento de grãos do país. Com a explosão, restaram reservas de grãos suficientes para alimentar a população, de cerca de 6,8 milhões de habitantes, por menos de um mês.

Além de seis toneladas de alimentos, medicamentos e insumos básicos de saúde (antibióticos, corticoides, analgésicos, ataduras, seringas, cateteres, máscaras cirúrgicas e 300 ventiladores pulmonares), o Brasil doou mais 4 mil toneladas de arroz que estão sendo transportadas para o Líbano a bordo de navios. Com a comitiva brasileira viajaram peritos brasileiros em explosões e incêndios que permanecerão no país até o fim do mês, ajudando as autoridades locais e identificando outras situações em que o Brasil possa ajudar.

Além de Temer, que é filho de libaneses e, ontem (14), se reuniu com o primeiro-ministro interino do Líbano, Hassan Diab, integraram a delegação brasileira os senadores Nelson Trad Filho e Luiz Pastore, o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Viana Rocha, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, entre outros membros nomeados pela Presidência da República.

DEFESA AÉREA & NAVAL


US Brazil Space Working Group: Intercâmbio entre a FAB, AEB, USAF, USSF e o Comando Sul dos EUA


Guilherme Wiltgen | Publicada em 15/08/2020 08:00

O Comando Sul dos EUA (U.S. Southern Command) recebeu a USAF e o United States Space Force (USSF) e as contrapartes brasileiras para as recém-estabelecidas conversas virtuais de engajamento espacial EUA-Brasil. Este não é apenas o primeiro evento oficial espacial entre os EUA e o Brasil, mas é o primeiro evento desse tipo do USSF.

As negociações, realizadas em sessões virtuais separadas nos dias 4, 6, 11 e 13 de agosto, tiveram como objetivo fortalecer parceria espacial de ambos os países e identificar oportunidades de cooperação entre os militares dos Estados Unidos e do Brasil.

As negociações proporcionaram um fórum para o avanço dos objetivos dos EUA e do Brasil no desenvolvimento de capacidades espaciais para apoiar operações espaciais combinadas. As discussões enfocaram as oportunidades futuras de colaboração na consciência situacional do espaço, pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação, lançamento, comando e controle de satélite, entre outras áreas.

O Brasil é líder em operações espaciais na América Latina, com laços muito estreitos com os Estados Unidos. As operações espaciais combinadas dos Estados Unidos e do Brasil fortalecem a vantagem competitiva dos Estados Unidos e de seus aliados, melhorando a garantia da missão e a eficácia militar em todos os domínios.

A parceria espacial dos Estados Unidos com o Brasil, e outros parceiros regionais, ajuda a garantir o acesso e o uso do espaço para fins responsáveis e seguros.

As palestras virtuais incluíram participantes do Ministério da Defesa, da Força Aérea Brasileira (FAB), Agência Espacial Brasileira (AEB), Embaixada dos EUA no Brasil, Comando Sul dos EUA, Força Espacial dos EUA, Comando Espacial dos EUA, Gabinete do Subsecretário Adjunto de Defesa para Política Espacial, Escritório do Subsecretário Adjunto de Defesa para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Centro de Sistemas Espaciais e de Mísseis (SMC – Space and Missiles Systems Center), Air Forces Southern, e o Air Force Research Lab (AFRL).

JORNAL MIDIAMAX (MS)


Bombeiros são socorridos em aeronaves após ficarem rodeados por fogo no Pantanal

As chamas atingem as áreas entre MS e MT

Renata Portela | Publicada em 15/08/2020 11:28

Na sexta-feira (14), equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso passou por momentos de bastante risco e tensão durante atuação no incêndio que atinge grande extensão do Pantanal. As queimadas já perduram por dias na área entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Conforme a corporação daquele Estado, uma GCIF (Guarnição de Combate a Incêndios Florestais) atuava no combate aos focos em uma determinada área do Pantanal. Assim, em certo momento a equipe foi surpreendida pela velocidade e intensidade das linhas de fogo.

Com isso os bombeiros acabaram rodeados pelas chamas e solicitaram apoio em caráter de emergência, se abrigando em um corixo, em um canal de água. Imediatamente foram acionados o avião Bombeiro 01 e o helicóptero Black Hawk H-60 da FAB (Força Aérea Brasileira).

Assim, a aeronave dos bombeiros entrou na cortina de fumaça e localizou o ponto exato em que estavam os militares. Com isso, foi feita a extração de emergência da equipe terrestre, composta por 6 bombeiros.

PORTAL AEROIN


Aviões Embraer chegam de volta do Líbano; veja o que a delegação brasileira fez por lá


Murilo Basseto | Publicada em 15/08/2020 12:06

Os aviões Embraer KC-390 Millennium e o VC-2 (E190), da missão humanitária brasileira de ajuda ao Líbano, deixaram Beirute na sexta-feira (14) no início da tarde, horário de Brasília, e chegaram ao Brasil neste sábado (15).

Antes de pousar em Anápolis(GO) e Brasília(DF), as aeronaves fizeram paradas técnicas para abastecimento na Ilha do Sal, em Cabo Verde, em Valência, na Espanha, e em Fortaleza, no Ceará.

Na sexta-feira, a delegação brasileira, composta entre outros pelo ex-Presidente da República Michel Temer e pelo presidente da Fiesp Paulo Skaf, esteve no Parlamento Libanês e reuniu-se com o Primeiro Ministro do Líbano, em exercício, Hassan Diab. Temer, chefe da missão humanitária brasileira, ofereceu apoio ao Presidente do Parlamento do Líbano, Nabih Berri.

“Estive reunido com as autoridades libanesas e com representantes das comissões religiosas do Líbano, colocando o Brasil, naturalmente, à disposição para ajudar na composição do Estado libanês”, afirmou Temer.

Além de ter doado seis toneladas de alimentos e medicamentos, na quinta-feira (13), e mais 4 mil toneladas de arroz, que chegarão ao Líbano por via marítima, a missão humanitária brasileira não para por aí. O Encarregado de Negócios do Brasil em Beirute, Jandyr Ferreira dos Santos, explicou como continuará o auxílio do Brasil ao Líbano.

“Essa primeira equipe, que se deslocou agora com a missão humanitária, é composta por técnicos em explosões e incêndios. Eles vão permanecer em Beirute até o dia 30 deste mês, fazendo ligação com o Ministério da Defesa local e identificando as possíveis necessidades do Líbano”.

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, e a comunidade libanesa doaram medicamentos e insumos básicos de saúde, como antibióticos, corticoides, analgésicos, ataduras, seringas e cateteres. Cerca de 100 mil máscaras cirúrgicas, 300 ventiladores pulmonares e alimentos também foram entregues no Líbano.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) continuam colaborando na elaboração de mapas com imagens satelitais de Beirute, utilizando o novo satélite brasileiro CBERS-4A. Além das capacidades dos CBERS anteriores, esse novo possui mais uma câmera, com resolução de dois metros por pixel, que será muito útil nas atividades de mapeamento emergencial pós-desastres.

PORTAL AEROFLAP


C-97 Brasília transporta profissionais e materiais de saúde para Barra do Garças (MT)


Pedro Viana | Publicada em 15/08/2020 08:17

Aeronaves C-97 Brasília, pertencentes ao Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) – Esquadrão Guará, sediado em Brasília (DF), e ao Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) – Esquadrão Cobra, com sede em Manaus (AM), participaram, nesta segunda-feira (10), do transporte de profissionais de saúde e materiais da Missão Xavante, de auxílio à população indígena.

O embarque ocorreu na Ala 1 – Base Aérea de Brasília com destino a Barra do Garças (MT).

Um dos pilotos do C-97 do 6º ETA, Capitão Aviadora Bruna Nascentes Teles, comenta sobre a importância da missão.

“A Força Aérea permanece apoiando a Missão que leva auxílio de médicos, enfermeiros e insumos para as aldeias indígenas que precisam de ajuda neste período de pandemia”, disse.

Xavante

A Missão Xavante é uma ação interministerial das pastas dos Ministérios da Defesa, da Saúde e da Justiça, e ocorre na região Centro-Oeste do Brasil.

Em função da extensa área de abrangência populacional e territorial, a missão foi dividida em três fases. 

A previsão de término da última fase é no dia 16/08. As populações atendidas são definidas de acordo com o estudo do perfil epidemiológico realizado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde.

H-60L Black Hawk da FAB apoia missões de Combate a Incêndio


Pedro Viana | Publicada em 15/08/2020 08:17

Uma aeronave H-60L Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB), operada pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, segue engajada na missão de Transporte Aéreo Logístico na Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa.

A ação teve início em 27 de julho, no Mato Grosso (MT) e, desde o dia 5 de agosto, foi estendida para o Mato Grosso do Sul (MS).

O Centro de Coordenação da Operação está instalado no aeródromo do SESC Pantanal, em Poconé (MT), ponto estratégico para o emprego dos meios. Participam da operação embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; Fuzileiros Navais com curso de incêndio florestal; e agências federais e estaduais.

O H-60L Black Hawk realizou, entre os dias 9 e 13 de agosto, sete saídas. A aeronave atua no transporte, até os locais das chamas, de brigadistas do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). 

De acordo com um dos pilotos, Tenente Aviador Josué Marcos Coelho Gonçalves, o fogo tem se alastrado com grande rapidez e proporção.

“Estamos realizando a infiltração e exfiltração dos brigadistas, que combatem os focos de incêndios, em áreas de difícil acesso por via terrestre. Esta ação está sendo fundamental para a diminuição dos danos ambientais e patrimoniais da região afetada”, comenta.

Operação Pantanal

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da FAB responsável pelo emprego das aeronaves, realiza a coordenação junto ao Ministério da Defesa (MD), que atendeu à solicitação do Governo do Mato Grosso do Sul.

Para cumprir a demanda, o MD estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário (MS). Também participam das ações, helicópteros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, dentre outras instituições.

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Exercício militar terá rastreio por QR Code e aeronave com bolha de isolamento

Cerca de 700 pessoas participarão de exercício a partir de segunda-feira em Campo Grande

Gabriel Neris | Publicada em 15/08/2020 14:01

O Exercício Operacional Tápio, previsto a partir de segunda-feira (17) com 700 militares de outras localidades na Base Aérea de Campo Grande, contará com barreiras sanitárias, monitoramento dos participantes por QR Code e helicóptero adaptado com cápsula de isolamento.

O brigadeiro do ar Luiz Cláudio Macedo Santos, comandante da Ala 5, explica que Campo Grande foi escolhida ainda no ano passado para receber o treinamento, previsto para maio, mas adiado para a segunda quinzena de agosto para que a FAB (Força Aérea Brasileira) pudesse se adaptar, com regras de biossegurança em meio à pandemia.

“Aqui é um ambiente próprio para realização desse tipo de treinamento, simula um cenário de guerra irregular e assimétrico”, afirma.

O comandante diz que as capacitações precisam ocorrer para que as operações de apoio continuem ocorrendo, como no Pantanal, no combate as queimadas, e da própria covid-19, em casos de transportes de materiais, medicamentos e EPIs (Equipamento de Proteção Individual). “O exercício é fundamental para manter a capacitação para emprego nessas frentes e na nossa vigilância do espaço aéreo, bem como resgate em alto-mar”.

Segundo o comandante, os militares em treinamento realizaram testes de covid antes da viagem e passarão por quatro barreiras sanitárias montadas dentro da Base Aérea, entre eles o local de desembarque e o portão de acesso. Todos também serão monitorados por aplicativo, através de QR Code, disponíveis em vários ambientes.

“Auditórios, salas de planejamento, refeitórios, hotéis, inclusive hotéis da cidade. A nossa central de atendimento e saúde acompanhada cada um diariamente e todo o movimento dele, justamente para que em caso de sintoma saibamos por onde passou, para que possamos desinfectar o ambiente, bem como todos aqueles que interagiram com o militar. Toda a estrutura é uma preocupação extrema para que não venha sobrecarregar o sistema de saúde de Campo Grande”, explica.

Uma unidade de saúde, com 12 médicos e enfermeiros, foi montada para funcionar 24 horas por dia e ficará disponível para caso algum integrante apresenta sintomas da doença. O Hotel de Trânsito dos Oficiais também foi disponibilizado como local de isolamento.

“Caso tenhamos agravamento da situação, há possibilidade de internação com leitos respiratórios e se não for o suficiente, se o militar requerer estrutura mais robusta, será evacuado para uma unidade de saúde da Aeronáutica”, afirma o comandante. “Tudo para garantir o exercício e manter a capacidade operacional”, completa.

Caso seja necessário, duas aeronaves estarão disponíveis para transportar militares diagnosticados com a covid. As aeronaves contam com instalação de leitos e também há disponível, em Brasília, outra com possibilidade de montar leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Em Campo Grande também ficará disponível o helicóptero com duas macas preparadas para transporte de infectados, não apenas de covid, como de outras doenças.

A realização do treinamento em meio à pandemia gerou questionamentos de moradores vizinhos e também reclamações ao Campo Grande News de dentro do quartel, temendo por contágio. Parte dos militares já desembarcou em Campo Grande e o restante deve chegar no domingo. O treinamento vai até 2 de setembro.

O comandante explicou ainda que os militares participantes já foram orientados sobre as normas de biossegurança, como distanciamento e uso de máscaras, e que os ambientes serão reduzidos pela metade da capacidade. Também reforçou que, fora da Base Aérea, os militares devem seguir os protocolos estabelecidos, entre eles os decretos da prefeitura, como não ultrapassar o horário do toque de recolher.